sábado, 19 de outubro de 2013

Plantão policial: jovem de SFI baleado após reagir assalto

Um jovem de 24 anos, R.M.S. foi atingido por disparos de arma de fogo quando chegava em sua residência a Rua Amélia Buechem em São Francisco de Itabapoana, na madrugada de sexta, 18-10. Socorrido pela ambulância resgate da Secretaria Municipal de Saúde do município, o jovem foi levado para o Hospital Ferreira Machado onde foi  submetido a cirurgia e encontra-se fora de perigo de morte em observação médica.

Segundo  Informações da PM, a vítima após ser rendida quando  chegava de moto à residência onde mora. reagiu e o criminoso efetuou os  disparos, um deles atingindo a perna.

Tentativa de suicídio em Estreito

Na localidade de Estreito, Zona Rural de São Francisco de Itabapoana uma mulher ateou fogo ao próprio corpo e foi socorrido pelo resgate da saúde de SFI,  levada para o Hospital Ferreira Machado com cerca de 60 por cento do corpo queimado. 

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Começaram as obras do novo sistema de drenagem de principal Avenida em SFI



Ficou mais estreito para os motoristas, o trecho da Avenida vereador Edenites da Silva Viana, entre o trevo da Rua da Raia  até em frente a Caixa Econômica na Rua Lions Clube. 

É que começaram hoje, 18, as obras do novo sistema de drenagem. A empresa espera terminar o primeiro trecho da obra até o final de novembro.

A Emtransf - Empresa Municipal de Trânsito sinalizou com cones, tambores e pneus o trecho da obra. Mas os veículos continuam passando pelo local nos dois sentidos: trevo das praias e Praça São Francisco. Quem quiser sair de um possível engarrafamento ou trânsito mais lento, a opção é contornar pela Rua Daúd Salomão Acruche.


Aos motoristas um alerta: durante o período de construção não será permitido estacionamento de veículos no trecho da obra. O acostamento está servindo de pista de rolamento. 



Emater-Rio convoca agricultores familiares para reunião com a CEASA-RJ


A Emater-Rio enviou e-mail ao Blog em que convoca os agricultores familiares de São Francisco de Itabapoana e municípios vizinhos para participarem da Reunião com a Central de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (CEASA-RJ) sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) com Doação simultânea. Serão duas reuniões: em Nova Belém (21/10) e em Cajueiro (22/10), ambas as comunidades na Zona Rural do município.

Na ocasião serão realizados cadastros dos agricultores para fornecimento de alimentos para o Programa. Os agricultores e agricultoras devem comparecer levando documentos como RG e CPF ou a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

Data: 21/10/2013 às 19h na sede da Associação de Moradores e produtores de Carrapato
Local: Sede da Associação de Moradores e Produtores de Carrapato
Endereço: Estrada de Nova Belém, 845, Distrito de Carrapato

Data: 22/10/2013 às 10horas
Assentamento Zumbi V

Endereço: Associação de Moradores e Produtores Rurais do Assentamento Zumbi V, em Cajueiro, São Francisco de Itabapoana/RJ

Projeto itinerante de incentivo à leitura é lançado em São Francisco de Itabapoana

Lançado na última sexta-feira (11/10), na quadra do Colégio Estadual Pedro Cerqueira, em Imburi de cacimbas, o projeto itinerante Colhendo Leitores, criado pela Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social, tem como proposta incentivar a leitura entre as 396 crianças com idades entre seis e 14 anos assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Para desenvolver o projeto, foramreunidos 250 títulos de diferentes autores com obras direcionadas ao público infantil, como Ziraldo, Monteiro Lobato e Ruth Rocha, entre outros. Em dois baús, os livros percorrerão a cada semana um dos 14 núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para que possam ficar acessíveis aos alunos.

– Temos livros que abordam diferentes temas e de vários formatos, como os que se transformam em fantoches e minilivros. Disponibilizamos também livros em braile.Nossa meta é incentivar o hábito da leitura e contribuir para a formação de pequenos leitores, e que eles possam também se aperfeiçoar na elaboração de textos – destacou a secretária do Trabalho, da Assistência e Promoção Social, Dayse Teixeira.


Durante o lançamento do projeto, além da distribuição de três livros a cada um dos alunos presentes - representantes dos núcleos de Imburi, Aroeira, São Domingos e Floresta -,foi ministrada pelo historiador, poeta e escritor Roberto Acruche uma palestra sobre a importância da leitura.  “Os alunos dos outros núcleos que não estiveram no lançamento também estarão recebendo os livros”, lembrou a secretária Dayse. (Ascom)

Neste final de semana Conferência de aniversário da Igreja Batista Manancial de Vida


quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Sepultado em SJB líder dos pescadores
















Foi sepultado nesta quinta-feira, 17, no cemitério de São João da Barra o presidente da Colônia Z2 de Atafona, William da Silva Pereira. Com grande acompanhamento, o enterro saiu da capela do cemitério por volta das 17 horas até o local onde estava a sepultura. 



Antes, porém, várias homenagens foram feitas ao líder dos pescadores acompanhada de aplausos dos amigos.

Foi dito que o bravo pescador e representante de sua classe, lutava por um ambiente saudável, pois era deste ambiente sadio, que toda a classe pesqueira necessita para tirar dali o pão de cada dia.

Lutou junto aos órgãos ambientais, as empresas responsáveis pelo Complexo Portuário do Açu e da Petrobras buscando sempre a compensação para a classe pesqueira que mais perdeu do que ganhou com o avanço das obras no litoral.

Durante as homenagens prestadas a William Pereira, uma recebeu mais aplausos dos amigos e parentes, quando foi dito que muitas foram as batalhas travadas por ele. Entretanto, a que não conseguiu vencer foi esta última.


Prosseguiu o orador afirmando: "Temos certeza que ele, já está junto Daquele que sempre o ajudou a vencer todas as batalhas em sua vida e, que agora, o chamou para perto Dele. O chamou para lutar em outro plano", concluiu sob aplausos.  

Obras do novo sistema de drenagem da Avenida Edenites Viana começam nesta sexta-feira


Vinícius Berto – da redação do Blog

Trecho alagado em dia de forte chuva
Começam nesta sexta-feira, 18/10, as obras do novo sistema de drenagem da Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, no Centro de São Francisco de Itabapoana, entre o cruzamento com as ruas Melinda Pinheiro Acruche e Amélia Buechem (ponto de partida da obra) até a Câmara Municipal. A empresa responsável pela obra é a Concerma. Segundo o presidente da Empresa Municipal de Trânsito (Emtransfi), José Amiltom Barreto, será montado um esquema especial para minimizar ao máximo os transtornos para o trânsito que a obra naturalmente irá ocasionar. A primeira etapa da obra será entre o ponto de partida até o entorno da Caixa Econômica Federal, ponto mais crítico de alagamentos. Esse trecho estará sujeito a interdições a partir das 7 horas desta sexta-feira.

Segundo Amiltom, a Emtransfi vai fechar o trânsito de acordo com a necessidade da empresa.
O órgão pode até interditar meia pista e colocar um sistema pare e siga, mas isso não é uma certeza.

Aos motoristas um alerta, durante o período de construção não será permitido estacionamento de veículos no trecho da obra. Com isso o acostamento poderá servir como pista de rolamento. A Emtransfi começou a sinalizar o local na tarde desta quinta-feira, para orientar motoristas a não estacionarem no trecho. Comerciantes do local também estão sendo avisados do início da obra.

Projeto apresentado à população em junho deste ano
Com a implantação do novo sistema de drenagem, totalizando 800 metros de extensão, não será desativado o sistema antigo, com escoamento da água na Lagoa do Salgadinho. Os dois sistemas funcionarão simultaneamente, aumentando a capacidade de drenagem. No sentido às praias o sistema antigo está do lado esquerdo da via e tem 60 centímetros de diâmetro, enquanto o novo sistema será construído do lado direito e terá um metro de diâmetro, tendo o fluxo das águas pluviais desviado pela Rua da Raia com destino à Grande Lagoa entre o Centro e Ciep Celso Martins Cordeiro.  

Ainda segundo Amilton, a empresa espera terminar o primeiro trecho da obra até o final de novembro.

Leia mais:

Vestibular Cederj: mais de 6 mil vagas para 14 cursos de graduação em todo Estado do RJ


O Vestibular do Consórcio Cederj 2014.1 / Universidade Aberta do Brasil vem com novidade - a oferta da graduação em Tecnologia em Segurança Pública. Nesta edição, que já se encontra com inscrições abertas, são 6.589 vagas em instituições públicas de nível superior no Estado do Rio de Janeiro, na modalidade semipresencial de Ensino a Distância (EAD). Integram o Consórcio Cederj da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro – Cecierj – CEFET, UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e UNIRIO.

Os candidatos podem escolher entre: Bacharelado em Administração (659 vagas) e Administração Pública (437); Licenciaturas em: Ciências Biológicas (871), Física (385), Geografia (240), História (250), Letras Português/Literatura (300), Matemática (790), Pedagogia (826) e Química (267) e Turismo (285). Além das áreas de Tecnologia em: Gestão de Turismo (285); Segurança Pública (500) e Sistemas de Computação (529). A prova do Vestibular Cederj será no dia 30 de novembro (sábado) e os aprovados iniciarão a graduação no primeiro semestre letivo de 2014.

Apenas para o curso de Tecnologia em Segurança Pública, somente podem concorrer servidores das polícias Militar (PMERJ) e Civil (PCERJ) do Estado do Rio de Janeiro, bem como demais profissionais da ativa de outras áreas da Segurança Pública, como Corpo de Bombeiros, Guardas Municipais e Agentes Penitenciários.

São Francisco de Itabapoana

Fundado em 2003, o Polo Cederj de São Francisco funciona no Ciep Celso Martins Cordeiro com cinco cursos de licenciatura: Ciências Biológicas (UENF), Letras (UFF), Matemática (UFF), Pedagogia (UNIRIO) e Química (UENF).

Como se inscrever

As inscrições são recebidas somente pela internet, na página www.vestibular.cederj.edu.br. O valor da taxa é de R$ 55,00. No ato da inscrição será necessário escolher o polo de ensino e o curso. A distribuição das vagas pelos 32 polos existentes em todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro pode ser consultada no site http://www.cederj.edu.br/cederj/.

Como é o aprendizado

Por meio do modelo semipresencial de ensino, o Cederj proporciona ao aluno um ambiente virtual de aprendizagem (pela internet) e acesso aos tutores para apoio direto ao conteúdo das matérias. Os estudantes são incentivados a participar das atividades propostas e assistidos na metodologia de educação a distância (EAD), com ênfase na necessidade de se adquirir autonomia na aprendizagem. Além disso, o aluno recebe gratuitamente todo material didático do curso na forma online e impressa. As avaliações presenciais ocorrem em datas e horários pré-determinados. Quanto a eventuais dúvidas, os universitários também podem tirá-las por telefone (0800) ou pela internet.

Sobre o Cederj

O Consórcio Cederj pertence à Fundação Cecierj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, que conta com mais de 30 mil alunos matriculados nos cursos de graduação a distância. O Consórcio disponibiliza 32 polos regionais, localizados em: Angra dos Reis, Barra do Piraí, Belford Roxo, Bom Jesus do Itabapoana, Campo Grande, Cantagalo, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Magé e Miguel Pereira. Além de Natividade, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Piraí, Resende, Rio Bonito, Rio das Flôres, Rocinha, Santa Maria Madalena, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Três Rios e Volta Redonda.

Serviço:
Vestibular Cederj/UAB 2013 – 2º semestre
Inscrições até 03 de novembro de 2013
Inscrições pelo site: www.vestibular.cederj.edu.br
Valor da taxa: R$ 55,00


Com informações do Cederj

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Pesca de luto: morre presidente da Colônia Z2 de Atafona

O setor pesqueiro da Região está de luto. Faleceu no final da tarde desta quarta-feira (16-10-13), no Hospital Álvaro Alvim, em Campos dos Goytacazes, o presidente da Colônia de Pescadores Z2 de Atafona, em São João da Barra, William da Silva Pereira. William lutava contra um câncer na medula. 

William era um incansável defensor da classe pesqueira. Quando participava de conferências ou seminários utilizava o microfone, e com seus argumentos discursava com competência e inteligência. As palavras fluíam de sua boca mostrando a realidade da pesca em nossa Região que ainda necessita de muito apoio. 

Sepultamento

O local escolhido para velar o corpo William foi a Colônia Z-2 em Atafona. O velório acontece até as 15 horas desta quinta (17-10). De lá ele será levado até a capela mortuária do Cemitério de São João da Barra, onde será sepultado às 17 horas.

Festa da Penha em Atafona: William sempre deu apoio aos  pescadores de Gargaú em SFI.


Os pescadores e moradores de Gargaú, que tradicionalmente participam das festividades de N. S. da Penha em Atafona, SJB, sempre tiveram o apoio da Colônia de Pescadores Z2 de Atafona. 

O presidente da entidade dos pescadores William Pereira , através de convênio com a Petrobrás, projeto mosaico, conseguiu várias tendas onde as barracas de camping eram  montadas na área destinada aos pescadores de Gargaú. 

Entretanto, segundo os próprios pescadores a maior parte das barracas era sempre montada na área da Colônia. O Blog esteve no acampamento, durante a festa e conversou com os pescadores que, em clima de festa e muita fé, elogiaram as instalações com excelente infra-estrutura oferecida pela Colônia Z-2. 

Segundo William Pereira, os pescadores sempre mereceram  carinho e respeito em sua administração. “Ano que vem vamos melhorar ainda mais, podem aguardar”, afirmava naquela ocasião o querido William  Pereira que agora, só está entre nós, invisivelmente. (Confira aqui imagens e matéria sobre os acampamentos na Festa de Nossa Senhora da Penha)


Repercussão no Legislativo sanjoanese

Ao final da Ordem do Dia, na Câmara Municipal de São João da Barra, reunião de ontem, 17-10,  o presidente da Casa, Aluízio Siqueira, concedeu um minuto a cada vereador para se pronunciar  sobre o sanjoanense Willian Pereira – também irmão dos ex-vereadores, Antônio José e Carlos Pereira. Willian também tentou entrar para a política, sendo suplente de Aluízio no pleito passado. “Ele vai deixar saudade porque era um cara alegre, um lutador, que entusiasmava todo mundo que chegava perto dele. Peço a Deus que conforte a família neste momento”, disse Aluizio.

NOTA

A Câmara de São João da Barra se solidariza com a família da vereadora, Soninha Pereira, pela morte de seu irmão, Willian Pereira, presidente da Colônia de Pesca Z2, em Atafona. Exemplo de dignidade e perseverança, Willian Pereira era um grande defensor da classe pesqueira na região. Bastante estimado no município, o sanjoanense vai deixar muita saudade a todos os que conviveram com ele.

Projeto Eleitor do Futuro faz eleição simulada em escola de São Francisco de Itabapoana

 O objetivo é estimular o interesse de jovens entre 13 e 18 anos que estão prestes ou já podem participar do pleito.


______________________________________________
Da redação do Blog

A um ano das eleições de 2014, a Justiça Eleitoral de São Francisco de Itabapoana promoveu, nesta quarta-feira, 16, uma votação simulada no auditório do Colégio Estadual São Francisco de Paula, como parte do projeto Eleitor do Futuro, idealizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).  O objetivo é estimular o interesse de jovens entre 13 e 18 anos que estão prestes ou já podem participar do pleito.


Foram colocadas urnas eletrônicas no interior do auditório, onde os alunos puderam votar.

De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral da 130º Zona Eleitoral de SFI, Jorge Louback , em entrevista concedida à Rádio São Francisco FM, a junção de dois projetos acabou por atrair a atenção do TRE, porque o Projeto Eleitor do Futuro é desenvolvido apenas pelo Cartório Eleitoral  e o Projeto TRE na Escola, é desenvolvido pelo Juiz Eleitoral que vai a escola e dá uma palestra.

"O juiz eleitoral de São Francisco de Itabapoana, Marcelo Feres Bressan achou por bem promover uma eleição simulada no interior da Escola", disse Jorge Louback. 

Primeiro aconteceu uma palestra do juiz, onde foram selecionados os candidatos com participação de quatro candidatos e depois as eleições com  fiscalização e tudo como acontece num pleito normal, incluindo até plano de governo, panfletagem e tudo mais.

Os alunos abraçaram a causa e empolgados mostraram que podem fazer diferentes. Os jovens tem potencial e até surpreendeu o juiz da Comarca sanfranciscana.

Para o Juiz Marcelo Bressan a principal proposta do trabalho é lembrar de que jovens formam uma parcela importante do eleitorado e que para isso precisam votar de uma maneira consciente.

Foram debatidos  temas como saúde, trabalho, educação, acessibilidade, esporte e lazer, ocasião em que os quatro candidatos foram sabatinados pelos colegas a respeito dos temas apresentados.

Segundo o prefeito Pedrinho Cherene, a Justiça Eleitoral como essa iniciativa, mostra a importância de se exercer a cidadania.

"Receberei todas as propostas aqui apresentadas e aproveito para convidar os quatro alunos que participaram como candidatos para passarem  um dia na prefeitura. Lá eles poderão conhecer de perto os trabalhos do Executivo"  destacou o prefeito.

Estiveram presentes o  juiz da 130º Zona Eleitoral de SFI,  Marcelo Feres Bressa, a promotora Juliana Viana, o prefeito Pedrinho Cherene, vice-prefeito,  Amaro Barros o presidente da Câmara Municipal, Claudinho Viana além de vereadores.




Fotos: Ascom

Vem aí o Deus é Show 2013


Associativismo em alta: mais uma associação de moradores surge em SFI

Mais uma associação de moradores está surgindo em São Francisco de Itabapoana. Membros da Comunidade do Vilão, Zona Rural do município, enviaram ao Blog Edital de Convocação para Reunião de Fundação da Associação de Moradores do Vilão, Eleição e posse da Diretoria. O encontro está marcado para o dia 24 de outubro de 2013, às 19 horas. Confira:

Católicos de Pingo D'Água realizam 12º Rainha da Paz neste sábado


terça-feira, 15 de outubro de 2013

Obras da Ponte entre SJB e SFI começam na segunda-feira (21)


O diretor da divisão de Campos, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Ivan do Amaral e um dos diretores de uma das empresas vencedoras da licitação, Luis Edmundo, apresentaram na manhã desta terça-feira (15/10) detalhes das obras da Ponte que vai ligar os municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.

A ordem de serviço da obra foi empenhada e será assinada ainda essa semana, já as obras terão início na próxima segunda-feira (21/10). O valor da obra ficou em pouco mais de R$ 137 milhões, conforme publicado no Diário Oficial no dia 14 de outubro, com execução do Consórcio Ponte Paraíba do Sul, formado pelas empresas Premag, Líder e Imbeg, para execução das obras de construção da ponte que vai ter 1.344 metros de comprimento e 16,20 metros de largura. Todo o recurso é do governo do estado, sem a participação dos municípios.

Já estão sendo feitas as marcações e as máquinas devem ser levadas para os canteiros de obras ainda esta semana. Pelo menos duas áreas deverão ser desapropriadas, mas segundo Ivan do Amaral não haverá problema, já que já foram realizados contatos com os proprietários das terras.

A previsão é para que toda a obra leve 12 meses, para acelerar a construção da nova estrutura serão montados dois canteiros de obras, um do lado de SJB e outro em SFI. Sobre a possibilidade de atrasos o grupo informou que só em caso de cheias.

No aspecto econômico regional destacou-se que a estimativa é de que cerca de 60 mil veículos trafeguem pela ponte por ano.

Ao ser indagado de por que não haver o aproveitamento dos pilares construídos há cerca de 30 anos, o diretor da divisão de Campos do DER justificou que os mesmos teriam sido planejados para um local indevido, além da economia com a nova estrutura sendo menor do que a primeira.

 “A estrutura antiga nós nem estudamos. O problema da ponte antiga é que teria que ser feito seguindo as orientações dos órgãos ambientais. Não poderia haver empecilho algum entre os dois diques do Rio Paraíba, como aterro, e para isso teria que ser feito um viaduto de dique a dique, e aproveitando os pilares daria um viaduto em torno de sete quilômetros, o que se tornou inviável nessa posição. Puxamos a ponte pra cima e arrumamos um lugar que será possível fazer de dique a dique com 1.300 metros, ou seja, bem mais barato do que fazer uma de sete quilômetros. O grande problema que inviabilizou a utilização dos pilares antigos é que está dentro de uma curva hidráulica do rio, o que tecnicamente não é viável, além de não poder ter aterro até os diques, o que complicou bastante. Uma ponte de 1.300 metros custa R$ 130 milhões, imaginem uma de sete quilômetros?”.

Duas novas rodovias, que não fazem parte do mesmo projeto, serão viabilizadas, mas ainda não foram licitadas. Estão ligadas diretamente ao funcionamento da ponte, já que vão servir de acesso direto.

A ponte do lado de São João da Barra sairá direto na BR-356 com acesso as rodovias estaduais, RJ-240 e ainda a RJ-196, as duas com ligação ao Superporto do Açu, onde, portanto, não haverá necessidade de novas intervenções e obras.

Já pelo lado de São Francisco de Itabapoana o que se tem é uma estrada de chão, e será feita pelo DER uma estrada de 14 metros de largura, em cima do dique que já existe. Esta construção estará ligando a RJ-194, a estrada da Usina São João (continuação da Beira Rio, em Campos) e a da ponte chegará já na RJ-196, em SFI, com acesso a Gargaú e outro para chegar ao Estado do Espírito Santo.

Ainda sobre os longos anos até a concretização da obra, Ivan Figueiredo ressaltou: “O que houve na verdade agora foi que o Estado se sensibilizou”.

A coletiva foi realizada na sede da Prefeitura Municipal de São João da Barra, onde participaram ainda com a presença do prefeito Neco, além de secretários e vereadores.



Fonte: Ururau
Fotos: Secom-SJB / Ururau / Blog do Paulo Noel

São Francisco de Itabapoana selecionado entre os municípios que irão receber o Projeto Cidades Digitais


São Francisco de Itabapoana está entre os municípios brasileiros que irão receber o Projeto Cidades Digitais. O prefeito Pedrinho Cherene participou, na última segunda-feira (14/10), do anúncio das cidades selecionadas pelo Ministério das Comunicações, em cerimônia realizada no auditório do Ministério, em Brasília, com a presença do ministro Paulo Bernardo, das Comunicações, Miriam Belchior, do Planejamento, Orçamento e Gestão, e Ideli Salvatti, das Relações Institucionais.

Nesta segunda etapa foram 262 municípios selecionados em todo o Brasil e apenas 12 no Estado do Rio de Janeiro. Na região Norte Fluminense apenas São Francisco de Itabapoana e São João da Barra foram contemplados. Ao todo, 1900 cidades participaram do processo de seleção, que teve entre os critérios possuir população abaixo de 50 mil habitantes e apresentar baixa densidade de conexão à banda larga.

Instituído em 2011 e tendo como proposta a melhoraria da qualidade e transparência na gestão pública e dos serviços prestados à população, além de democratizar o acesso à internet, o projeto prevê a implantação de uma infraestrutura de conexão entre órgãos e equipamentos públicos locais e a internet por meio de um anel de fibra ótica. Outro fator importante é a instalação de pontos de internet para uso livre e gratuito por parte da população.

Prefeitos de SFI e SJB Pedrinho e Neco com a ministra Ideli
- A possibilidade de São Francisco ser contemplado com o Cidades Digitais no levou, ainda no mês de maio, a formar uma grupo de trabalho para discutir e detalhar assuntos relacionados ao projeto, inclusive com a capacitação de uma equipe gestora, que será uma das atribuições dos municípios. Esperamos, com o projeto em funcionamento, que a população saia ganhando tanto nos serviços oferecidos pelo poder público quanto nos benefícios que o acesso fácil e de qualidade à internet podem oferecer – destacou o prefeito Pedrinho Cherene.

O investimento nos 262 municípios contemplados que inicialmente seria de R$ 180 milhões, de acordo com o ministro Paulo Bernardo, passou para R$ 201,7 milhões. O Projeto Cidades Digitais foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e deverá alcançar uma população de mais de 6,2 milhões de pessoas nessa segunda etapa.


Ascom-SFI

Homenagem ao professor neste 15 de outubro



Suspeitos de praticarem assalto em São Francisco são presos em Campos

Após troca de tiros com a PM, bandidos se esconderam no Rio Paraíba. No final da noite, de tocaia, policiais esperaram criminosos saírem, e prenderam três dos cinco elementos acusados de assaltarem Ótica e Relojoaria Globo.

presos 1410 1No final da noite desta segunda-feira (14), a Polícia Militar conseguiu prender três dos cinco acusados de um assalto a uma joalheria em São Francisco de Itabapoana. Eles trocaram tiros com policiais militares durante um cerco montado próximo à antiga Usina São João, em Campos.
presos 1410 2

M.R. R., 22 anos, morador na  Lapa em Campos, o menor L.V.L.G., 17 anos, morador no KM 08 da rodovia Campos-Vitória, e L.N., 20 anos, morador no Parque Guarus,  entraram no rio Paraíba após trocarem tiros com a polícia durante a tarde. No final da noite, eles saíram do rio e foram para a estrada que liga Campos a Gargaú, onde pediam carona, já que o carro em que estavam havia sido apreendido após a troca de tiros.

assalto 1410 4Ocorre que, a PM manteve equipes no local e acabou conseguindo prender os assaltantes. As prisões foram realizadas por policiais do Patamo I, sargentos Moreira, Gesteira, F. Ramos e cabo Lucas, e do GAT I, sargentos Santos, De Freitas, W. Santos, e cabo Nascimento.

Como aconteceu

presos 1410 3Cinco bandidos trocaram tiros com policiais militares na tarde desta segunda-feira (14), por volta das 16h30, na estrada que liga Campos a Gargaú (RJ-194), próximo a antiga Usina São João, em Campos. Eles estavam em um Fiat Uno branco e tinham assaltado uma joalheria na Rua Joaquim da Mota Sobrinho, no Centro de São Francisco de Itabapoana.

Após a troca de tiros, os assaltantes se jogaram no rio Paraíba. Nenhum policial militar ficou ferido. No carro dos assaltantes (na foto), os policiais encontraram um revólver calibre 38, com cinco munições, sendo quatro deflagradas, e dezenas de relógios roubados.

Fuga pelo Paraíba

assalto 1410Assim que foi avisada sobre o assalto em São Francisco, a PM montou um cerco em Campos. Ao se depararem com policiais da Supervisão de Graduados do 8º BPM, os bandidos desceram do carro atirando. Os militares revidaram e acham que dois deles foram atingidos. Os bandidos entraram em um matagal e chegaram ao rio Paraíba.


O Corpo de Bombeiros enviou uma equipe para fazer buscas em ilhas do rio Paraíba. Segundo a PM, eram cinco bandidos e dois deles teriam sido baleados.

Fonte: Campos 24 horas
Foto: Filipe Lemos/Campos 24 horas

Publicado no diário oficial do RJ resultado da licitação da execução das obras da ponte SJB/SFI

Matéria sobre a construção da ponte ligando os municípios de SJB a SFI está na pauta desta terça-feira, 15-10, da Rádio São Francisco FM que entrevista o  vice-governador Luiz Fernando Pezão que deverá anunciar o dia do lançamento da "pedra fundamental" da obra. 

Ontem o diário oficial do RJ publicou o resultado da licitação. Confira imagem do DO extraída do Blog do Roberto Moraes.  

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Bandidos que assaltaram relojoaria em SFI trocam tiros com policiais militares

 Mauro de Souza/Ururau.
Produto do assalto a relojoaria Globo em  SFI.















___________________________________________
Pelo que tudo indica, a fuga dos bandidos que assaltaram a relojoaria Globo em São Francisco de Itabapoana, foi pela Estrada da Muritiba que margeia o Rio Paraíba do Sul passando pela localidade de Gargaú. Também, os bandidos não estavam em um veículo Ford Escort, mas num Fiat de cor prata com placa de Cabo Frio.


Segundo a Policia Militar, os quatro elementos após o assalto, na tarde desta segunda-feira, em São Francisco de Itabapoana se depararam com a viatura da PM que seguia pela Estrada da Usina São João quando trocaram tiros com os policiais. 

A viatura seguia para SFI justamente para dar apoio a ocorrência. Mas, os bandidos ao perceberem a aproximação da guarnição, teriam saltado do veículo ainda em movimento e adentrado um matagal. Foi neste momento que dispararam vários tiros contra os policiais que revidaram, mas ninguém ficou ferido.

De acordo com o site Ururau, sem ter para onde fugir, os criminosos pularam no Rio Paraíba do Sul e tentaram fazer a travessia a nado. 

Mas os policiais realizaram um cerco, e com o apoio de um barco do Corpo de Bombeiros Militar, fizeram buscas em uma ilha, mas nenhum dos suspeitos foram localizados.

O veículo ainda em movimento caiu em um valão. Nele os policiais recuperaram 57 relógios, três óculos, um rádio automotivo e dois aparelhos celulares roubados na relojoaria. Também foi apreendido durante as buscas no local um revólver calibre 38 com seis munições deflagradas. O veículo foi encaminhado para a 146ª Delegacia Legal de Guarus, onde a ocorrência foi regi

Bandidos assaltam Ótica e Relojoaria Globo no Centro de São Francisco



Quatro elementos armados assaltaram a Ótica e Relojoaria Globo, na tarde desta segunda-feira (14-10), por volta das 16h30 no centro da cidade de São Francisco de Itabapoana. 

A ação durou cerca de cinco minutos, e os bandidos levaram relógios e jóias, fugindo pela RJ-224, sentido Campos dos Goytacazes. 

Antes de entrarem no estabelecimento, eles tentaram entrar na Jóia Básica, joalheria de São Francisco de Itabapoana que já foi assaltada duas vezes. As funcionárias da joalheria perceberam a movimentação estranha e não abriram a loja. Em seguida os criminosos escolheram o outro estabelecimento para praticarem o assalto. Após o assalto os elementos teriam fugido  em um veículo modelo Ford Escort cor cinza, segundo populares.

A Polícia Militar chegou 20 minutos após o assalto.

Atualizado às 18h25m: Segundo informações da Polícia Militar postada no site Ururau, os bandidos teriam tomado rumo da Estrada que liga Gargaú a Usina São João em Campos dos Goytacazes, margeando o Rio Paraíba do Sul e trocado tiros com a PM. Após a perseguição, os elementos se jogaram nas águas do Rio Paraíba. A Polícia Militar faz o cerco com ajuda do Corpo de Bombeiros. O carro teria caido em um valão. Ninguém saiu ferido. Mas a PM encontrou , nas buscas no local um revólver calibre 38 com munições deflagradas.  De acordo com a PM uma viatura seguia para o município de SFI para dar apoio na ocorrência quando se deparou com o Fiat Uno de cor prata e com placa de Cabo Frio, com quatro homens. 





Gol atropela skatista em avenida da Praia de Santa Clara

Fotos: Eliel Pereira/Blog do Paulo Noel (Santa Clara)



Gol caixote ficou avariado no capo e no para-brisa 
com o impacto do skatista. 
Um jovem de 16 anos, B.F.X.A, residente em Santa Clara foi atropelado por um Gol, modelo "caixote" na tarde desta segunda-feira, 14-10, por volta das 14h30, na Avenida Oswaldo Rezende, na Praia de Santa Clara.

Um grupo de skatistas andava na pista de asfalto na Avenida Oswaldo Rezende quando surgiu o Gol.  Segundo populares, o motorista do Gol seguia sentido Praia de Gargaú, e ao desviar de um jovem, acabou atingindo outro que estaria andando no meio da Avenida.

O menor, lúcido , com ferimentos na cabeça,  foi socorrido por uma  ambulância resgate para o Hospital Ferreira Machado. O Gol teve o para-brisa danificado com o impacto do skatista que foi jogado para o alto antes de cair próximo ao meio fio.

A avó do menino, Dona Marlete, disse que a mãe está em Belo Horizonte (MG) e estaria vindo, hoje, para Santa Clara e ainda não sabe que o filho foi atropelado. "Eu pedi tanto ao meu neto para não andar de skate na Avenida. Mas ele insistia junto com os coleguinhas. Acho esse esporte muito perigoso quando praticado na Rua", disse.

Tanto na Praia de Santa Clara quanto na sede do município, não existem praças com pista de skaite para a juventude.   

Em São Francisco de Itabapoana  já aconteceu este ano, no mês de abril, o  Primeiro Encontro de Skatistas,  realizado na Rua Francisco Rangel de Abreu, próximo ao Colégio Estadual São Francisco de Paula, no Centro da cidade.

O evento reuniu praticantes de Skates do município e também das cidades de Campos dos Goytacazes e de Cardoso Moreira na modalidade long board. 

Inscrições abertas para cursos de Operador de Empilhadeira e Operador de Guindaste em São Francisco


A Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social de São Francisco de Itabapoana, em parceria com o Sest/Senat, por meio do Pronatec, abriu nesta segunda-feira (14/10) inscrições para os cursos de Operador de Empilhadeira (20 vagas) e Operador de Guindaste (20 vagas). Os interessados devem se dirigirà sede da Secretaria, situada na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, 176, das 9 às 17h.

Para realizar a inscrição, que termina no dia 21 de outubro, é necessário apresentar uma foto ¾, original e cópia colorida dos seguintes documentos: CPF, identidade, comprovante de residência atualizado, titulo de eleitor, comprovante de Ensino Fundamental completo e Carteira de Habilitação “C” para Operador de Guindaste.

Para ser contemplado com a vaga, o candidato deverá estar dentro do perfil exigido pelo Pronatec/MDS (Ministério do Desenvolvimento Social), que é ser beneficiário de algum programa social do Governo Federal,possuir renda familiar igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa (per capita) e estar desempregado ou sob Seguro Desemprego.O critério de seleção será por ordem de inscrição.


Os cursos serão ministrados à noite, na sede do município. A divulgação dos nomes dos candidatos contemplados com a vaga será no dia 28 de outubro, na Secretaria Municipal de Promoção Social a partir das 10h. (Ascom)

Secretaria de Meio Ambiente registra 276 animais capturados pelo Serviço de Correição


Desenvolvido pela prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Meio Ambiente, o serviço de correição de animais realizou do dia quatro de fevereiro a 30 de setembro 276 capturas às margens das estradas que cortam o município. A iniciativa tem como principal objetivo evitar acidentes nessas vias. Soltos e transitando livremente, esses animais se tornam um perigo constante para motoristas e motociclistas.

Para prestar o serviço à população, a Secretaria de Meio Ambiente conta com uma viatura e10 profissionais, entre motoristas e laçadores atuando em plantão de 24h. O serviço pode ser acionado pelos telefones 8153-0920 e/ou 9737-2523.

– O serviço é de alta relevância em nosso município e vale a pena ressaltar que, quem possui um animal é diretamente responsável civil e criminalmente em caso de acidentes, sobretudo nas estradas públicas – destacou o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Claudio Heringer.

A destinação dos animais, ainda de acordo com o secretário, é o curral municipal na localidade de Cobiça, de onde são retirados após os donos serem notificados. (Ascom)