terça-feira, 15 de outubro de 2013

São Francisco de Itabapoana selecionado entre os municípios que irão receber o Projeto Cidades Digitais


São Francisco de Itabapoana está entre os municípios brasileiros que irão receber o Projeto Cidades Digitais. O prefeito Pedrinho Cherene participou, na última segunda-feira (14/10), do anúncio das cidades selecionadas pelo Ministério das Comunicações, em cerimônia realizada no auditório do Ministério, em Brasília, com a presença do ministro Paulo Bernardo, das Comunicações, Miriam Belchior, do Planejamento, Orçamento e Gestão, e Ideli Salvatti, das Relações Institucionais.

Nesta segunda etapa foram 262 municípios selecionados em todo o Brasil e apenas 12 no Estado do Rio de Janeiro. Na região Norte Fluminense apenas São Francisco de Itabapoana e São João da Barra foram contemplados. Ao todo, 1900 cidades participaram do processo de seleção, que teve entre os critérios possuir população abaixo de 50 mil habitantes e apresentar baixa densidade de conexão à banda larga.

Instituído em 2011 e tendo como proposta a melhoraria da qualidade e transparência na gestão pública e dos serviços prestados à população, além de democratizar o acesso à internet, o projeto prevê a implantação de uma infraestrutura de conexão entre órgãos e equipamentos públicos locais e a internet por meio de um anel de fibra ótica. Outro fator importante é a instalação de pontos de internet para uso livre e gratuito por parte da população.

Prefeitos de SFI e SJB Pedrinho e Neco com a ministra Ideli
- A possibilidade de São Francisco ser contemplado com o Cidades Digitais no levou, ainda no mês de maio, a formar uma grupo de trabalho para discutir e detalhar assuntos relacionados ao projeto, inclusive com a capacitação de uma equipe gestora, que será uma das atribuições dos municípios. Esperamos, com o projeto em funcionamento, que a população saia ganhando tanto nos serviços oferecidos pelo poder público quanto nos benefícios que o acesso fácil e de qualidade à internet podem oferecer – destacou o prefeito Pedrinho Cherene.

O investimento nos 262 municípios contemplados que inicialmente seria de R$ 180 milhões, de acordo com o ministro Paulo Bernardo, passou para R$ 201,7 milhões. O Projeto Cidades Digitais foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e deverá alcançar uma população de mais de 6,2 milhões de pessoas nessa segunda etapa.


Ascom-SFI

Nenhum comentário: