sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Brasil enfrentará na Copa seleções da Croácia, México e Camarões

O sorteio das chaves da Copa definiu os adversários da seleção brasileira na primeira fase. Cabeça de chave do Grupo A, o Brasil vai enfrentar as seleções da Croácia, do México e de Camarões. O jogo de abertura – Brasil e Croácia – será dia 12 de junho, no Itaquerão, em São Paulo. As 32 seleções que vão participar do Mundial foram divididas em oito grupos. (Ag. Brasil )

II Congresso de Jovens e Adolescentes em SFI

Recebemos e-mail com informações do II Congresso de Jovens e Adolescentes da Assembleia de Deus Ministério de Madureira em São Francisco de Itabapoana, nesta sexta (06) e sábado (7), no Salão Ana Festas em São Francisco de Itabapoana, a partir das 19 h, com entrada franca. Confira:




quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Justiça decreta prisão de suspeitos da morte de esposa de Secretário de Obras de SFI


Delegada Ivana Morgado
pediu a prisão temporária
A Justiça de São Francisco de Itabapoana decretou a prisão temporária por 30 dias dos suspeitos da autoria do assassinato de Joanete Gonçalves de Oliveira, 48, conhecida por Néia, morta a pedradas na localidade do Espiador, Zona Rural de São Francisco de Itabapoana na tarde do dia 3 de dezembro. Ela era esposa do Secretário de Obras , Urbanismo  e Serviços Públicos, Roosevelt Batista. 

A informação foi confirmada ao Blog pela delegada titular da 147ª Delegacia de Polícia de São Francisco de Itabapoana, Ivana Morgado, que concedeu entrevista à Rádio São Francisco antes da solenidade de posse do Conselho Comunitário de Segurança Pública de SFI.

São suspeitos de terem praticado o crime, Joel Gonçalves de Oliveira, 55, irmão da vítima e os sobrinhos de Joanete, Felipe Miguel de Oliveira, 29 e Eversan Miguel Oliveira, 36.

Na manhã desta quinta-feira, 05, de posse dos mandados de prisão expedidos pelo juiz Marcelo Feres Bressan, os policiais civis estiveram nas residências dos suspeitos  que não foram localizados. Segundo a delegada, a partir de agora os três elementos são considerados foragidos da Justiça.

“O crime já está praticamente solucionado, o que estamos fazendo agora é obter o máximo de  provas para dar subsídios ao Judiciário para levar os acusados ao Tribunal do Juri. A autoria e materialidade do crime já estão delineadas, e agora nós estamos focando na motivação. Com relação aos dois sobrinhos a autoria já está mais do que certa, já a participação do irmão precisa ser clareada um pouco mais, entretanto para nós da Polícia Civil já há motivos suficientes para pedir a condenação dos acusados”, disse a delegada.

Para Ivana Morgado os envolvidos são pessoas perigosas que precisam ser afastados do convívio social. “Esses acusados representam um risco não só para os familiares, mas também para a população de São Francisco, porque se eles foram capazes de ceifar a vida de um parente em via pública com sol quente, imagine o que eles não seriam capazes de fazer com qualquer um de nós”,  lembrou.

A delegada titular de São Francisco de Itabapoana solicitou apoio de toda a comunidade com informações que levem a Polícia aos acusados da autoria do crime. “Queremos cumprir o nosso papel, e contamos com o apoio da população com informações. O anonimato estará garantido ligando para a Polícia Militar pelo 190 ou para a Polícia Civil pelo telefone 2789-1322, concluiu Ivana.

Empossados membros do Conselho de Segurança de São Francisco


Foram empossados na tarde desta quinta-feira, 05-12, os membros do Conselho Comunitário de Segurança Pública de São Francisco de Itabapoana. A atuação do órgão reativado no município será fundamental para o debate das melhorias no setor. A delegada titular da 147ª Delegacia de Polícia de SFI, Ivana Morgado, o comandante do 8° BPM tenente-coronel Jonei Sardenberg Pestana e a comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar, Tenente Débora Ribeiro, estiveram presentes dando posse aos novos representantes do Conselho. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades municipais, entre vereadores, secretários, além de representantes da sociedade civil organizada como presidentes de associações de moradores.

Composto por cinco membros titulares e cinco  suplentes, ficou assim constituído o Conselho: na presidência o advogado e presidente da CDL  Romário Teixeira Bernardo; vice presidente Efrain Louro da Silva; 1ª Secretária, Elzana da Silva Pereira; 2ª Secretaria, Simone Pedrosa e diretor de Assuntos Comunitários,  Carlos Cruz da Silva, além de suplentes.












Ten. Débora, Ten. Coronel Sardenberg, Ivana Morgado e Romário Teixeira

Representantes do Porto Canaã apresentam projeto para autoridades sanfranciscanas



Representantes do Porto Offshore  Canaã,  empreendimento projetado para ser construído na localidade de Barrinha, no entorno de Buena, litoral de São Francisco de Itabapoana, fizeram uma apresentação do projeto para autoridades municipais. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (05/12) no auditório da Câmara Municipal, com a presença de vereadores, vários secretários municipais além de representantes do INEA, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Estadual.

Inicialmente, Rogério Araújo, um dos sócios do empreendimento fez a apresentação do projeto, e em seguida as autoridades fizeram as suas colocações e questionamentos. Durante quase três horas, foram debatidos temas como: geração de emprego e renda, impactos diretos e indiretos ao meio ambiente, segurança, mobilidade urbana, políticas compensatórias, entre outros.  O vereador Alexandre barrão, por exemplo, questionou quanto ao destino do lixo produzido pelo porto, o vereador Raliston Souza destacou a importância de criar o mais rápido possível programas de qualificação de mão de obra local, enquanto o vereador Fabinho do estaleiro falou sobre  a estrutura de rodovias para acesso ao empreendimento. Esses e vários outros questionamentos foram feitos e respondidos por Rogério Araújo, que destacou a urgência por parte dos gestores do município, em cria mecanismos legais que incentivem através de benefícios fiscais a instalação de novas empresas. “O porto será um atrativo para várias outras industrias e é preciso que o município faça o dever de casa criando atrativos fiscais “ disse Rogério.

A diretora do departamento de trabalho da Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social Gleicy França informou que existe um balcão de empregos na secretaria, e solicitou que o Porto Canaã possa absolver esses trabalhadores cadastrados, e que possa criar parcerias para novos cursos que atendam a demanda do próprio porto. Rogério afirmou que está a disposição para quantas reuniões forem necessárias, e que o empreendimento irá colaborar no que for possível e necessário.

O encontro desta quinta-feira foi solicitado pelo presidente da Câmara de Vereadores Claudinho Viana.

Audiência Pública - Está marcada para a próxima quarta-feira (11/12/13), às 19 horas, no Salão Ana Festas, a Audiência Pública para análise do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do Terminal Portuário Offshore Canaã.


O Terminal Portuário Offshore Canaã é um empreendimento que visa dar apoio à exploração e produção de petróleo e gás natural na Bacia de Campos, com possibilidade de alcançar também as Bacias do Espírito Santo e de Santos. A expectativa é para que as obras do Porto comecem no final de 2014 ou início de 2015.

Da redação do Blog com informações da Ascom Câmara

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Posse dos membros do Conselho de Segurança nesta quinta em SFI

Tomam posse nesta quinta-feira, 05-12, os membros do Conselho Municipal de Segurança Pública de São Francisco de Itabapoana, órgão reativado depois de vários anos desativado no município. Grandes incentivadoras para reativação do Conselho, a delegada titular da 147ª Delegacia de Polícia de SFI, Ivana Morgado, e a Comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar, Tenente Débora Ribeiro, estarão presentes dando posse aos novos representantes do Conselho. A solenidade de posse será no salão dos altos do Super Du Juca, às 15 horas.

Composto por cinco membros titulares e cinco  suplentes, ficou assim constituída a diretoria: na presidência o advogado e presidente da CDL  Romário Teixeira Bernardo; vice presidente Efrain Louro da Silva; 1ª Secretária, Elzana da Silva Pereira; 2ª Secretaria, Simone Pedrosa e diretor de Assuntos Comunitários,  Carlos Cruz da Silva, além de suplentes.


“Foram enviados convites para várias entidades, associações e autoridades do município, mas é possível que algum presidente de associação possa não ter recebido o convite. Gostaríamos de convidar através do Blog todos os representantes de Associações de Moradores do município para participarem conosco”, disse o presidente do conselho Romário Teixeira Bernardo.

Audiência Pública sobre Porto Canaã dia 11 de dezembro em SFI

Antes do encontro, empresa responsável pelo empreendimento participa de encontro na Câmara de Vereadores
Está marcada para a próxima quarta-feira (11/12/13), às 19 horas, no Salão Ana Festas, a Audiência Pública para análise do Estudo de Impacto Ambiental do Terminal Portuário Offshore Canaã, empreendimento projetado para ser construído na localidade de Barrinha, no entorno de Buena, litoral de São Francisco de Itabapoana.

Antes da Audiência Pública, representantes da empresa aceitaram um convite da Câmara de Vereadores de São Francisco de Itabapoana para falarem sobre o empreendimento com as autoridades municipais, nesta quinta-feira (05/12), às 10 horas, na sede do Legislativo

Segundo o presidente da Câmara, vereador Claudinho Viana (PSC) o encontro tem por objetivo  esclarecer possíveis questionamentos  das autoridades,  já que o empreendimento é de grande porte, e certamente causará alguns contratempos na estrutura já existente da cidade. “Queremos saber quais os impactos diretos e indiretos nos diversos setores,quais serão os benefícios e possíveis danos ao município; são muitas  dúvidas que pretendemos esclarecer nesse encontro”, disse Claudinho.

Claudinho confirmou também que foram convidados o Juiz da Comarca de São Francisco de Itabapaoana Marcelo Feres Bressan, Promotora de Justiça Juliana Viana, OAB em São Francisco de Itabapoana, representantes das Policias Civil e Militar, além do prefeito Pedrinho Cherene, vice Amaro Barros e todos os secretários municipais.

O Terminal Portuário Offshore Canaã é um empreendimento que visa dar apoio à exploração e produção de petróleo e gás natural na Bacia de Campos, com possibilidade de alcançar também as Bacias do Espírito Santo e de Santos.

O empreendimento, que contém um centro comercial, um condomínio industrial e um TUP – Terminal de Uso Privado Exclusivo, com 1.313.400m2 de retroárea, será construído em São Francisco de Itabapoana, no Norte do Estado do Rio de Janeiro.

Atualmente, o empreendimento está em fase de aprovações e tem lançamento previsto para 2014. Os pontos fortes do empreendimento são: localização privilegiada, excelentes condições de navegabilidade, ótima infraestrutura, tecnologia de ponta na operação portuária, ampla malha de acesso ao local, agilidade e independência nas operações portuárias, projeto e construção de instalações específicas para cada cliente, disponibilidade de mão de obra na região, baixo custo na logística de apoio à operação “Offshore”, água própria (outorga ANA), e a melhor legislação para a instalação empresas no Estado do Rio de Janeiro.



Além disso, a área onde será instalado o empreendimento tem 1.313.400m2, com 1.000 metros de frente para a rodovia e 1.500m de frente para o mar, comportando assim o arrendamento de grandes áreas para a instalação de um “pool” de empresas âncoras (operadoras de petróleo, empresas proprietárias de embarcações, empresas de logística, etc.), um parque de tancagem, uma distribuidora de combustível, um posto de gasolina de grandes dimensões, um estaleiro para reparos e construção, um condomínio industrial para empresas de suporte a esta atividade, além de um condomínio comercial de apoio ao empreendimento.

Por ser um TUP, o Terminal Portuário Offshore Canaã não precisa cumprir as regras legais, que são obrigatórias aos terminais públicos e que são dispensadas aos privativos. Entre as principais limitações em terminais públicos estão a contratação obrigatória da mão de obra de um órgão gestor e o pagamento de tarifas à autoridade portuária.

Todas as características descritas acima fazem do empreendimento o melhor “Hub” de logística e atividades de apoio “Offshore” do Estado do Rio de Janeiro, atendendo as atuais necessidades do mercado e resolvendo grande parte dos problemas que existem atualmente neste segmento, a custos competitivos.

Da Redação do Blog com informações das Assessorias da Câmara e do Terminal Canaã

Morre na Beneficência Portuguesa professor Nilo Queiroz

Morreu, nesta quarta-feira, 04-12, por volta das 15 horas, o professor Nilo Queiroz, 53, no Hospital Beneficência Portuguesa em Campos dos Goytacazes, onde estava internado há duas semanas, e nos últimos quatro dias, na UTI daquela unidade hospitalar.

Nilo Queiroz foi internado com insuficiência renal e uma infecção urinária. O quadro clínico,  no entanto, foi piorando, e hoje ele veio a óbito.

O professor Nilo Queiroz era funcionário da Rede Estadual de Ensino e do município de São Francisco de Itabapoana, além de professor do Externato Imaculada Conceição. Atualmente acumulava o cargo de coordenador de área de ciências da Secretaria Municipal de Educação do município. 

Atualização às 21h39min - O corpo do professor Nilo está sendo velado na Primeiro Igreja Batista de São Francisco e o sepultamento será às 11 horas desta quinta-feira (05-12), no Cemitério de São Francisco. O Blog deseja à família os sinceros pêsames pelo falecimento do professor Nilo, que era uma pessoa muito querida em nossa sociedade.

Sepultada esposa do Secretário de Obras de SFI

Após missa de corpo presente na matriz de São Francisco de Paula, no Centro de São Francisco de Itabapoana, por volta das 14 horas desta quarta-feira, 04-12, foi sepultada no cemitério de São Francisco de Itabapoana, Joanete Gonçalves de Oliveira, 48, conhecida por Néia, assassinada na tarde desta terça-feira, 3, a pedradas.

O secretário de Obras do município Roosevelt Batista, que era casado com Néia, foi amparado por amigos na saída da Igreja de São Francisco de Paula visivelmente abalado com tudo que aconteceu. O Blog esteve pessoalmente com o Secretário cumprimentando-o pela perda da esposa morta de maneira tão cruel. 

No momento do crime, a vítima estava na companhia da sobrinha de 13 anos
(Foto: Mauro de Souza - Ururau)
Na Praça de São Francisco de Paula o clima entre amigos e familiares era de tristeza e lamentação pela maneira violenta com que Néia fora assassinada. Entretanto,  nenhum parente quis se manifestar sobre  o crime.

O prefeito Pedrinho Cherene e vereadores que compõe o Legislativo sanfranciscano, além de secretários de governo,  participaram do enterro que saiu da Igreja de São Francisco de Paula por volta das 15h30m.


A Delega titular da 147ª DP Legal de São Francisco de Itabapoana, Dra  Ivana Morgado seguiu nesta quarta-feira com as investigações, mas não falou com a imprensa. O comentário é que as investigações estão adiantadas. Nesta quarta-feira, a delegada pediu reforço policial para dar prosseguimento às diligências. 






Sede da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba inaugurada nesta quarta-feira


Com a presença da presidente do INEA, Marilene Ramos, e do prefeito Pedrinho Cherene, foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (04/12), o Complexo da Sede Administrativa da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG), em São Francisco de Itabapoana. O espaço, que estará aberto ao trabalho de pesquisa científica e de educação ambiental, é orçado em 3 milhões de reais, com verbas do Fundo Mata Atlântica, e ocupa 830,16 m² de área total.

Durante a solenidade, o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do INEA, André Ilha, anunciou para o ano de 2014 a criação de uma Unidade de Polícia Ambiental na Estação Ecológica e o reflorestamento de 800 hectares, que irão somar aos 1.260 hectares de área de mata. A Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba abrange 3.260 hectares, incluindo áreas de recursos hídricos.

A sede é a primeira unidade de conservação estadual de proteção integrada inaugurada com uma estrutura completa e projetada inteiramente dentro dos conceitos de sustentabilidade. Foram priorizados ventilação e iluminação naturais, telhado verde, coletor solar nos postes e refletores, reuso da água da chuva, aproveitamento da energia solar, aerogerador e tratamento de esgoto sanitário com biodigestor.

O espaço é dotado de guarita, alojamento de pesquisadores e dos guarda-parques, casa do chefe da unidade, administração dos guarda-parques e sala de exposições. O quadro de funcionários inclui 13 pessoas, sendo oito guarda-parques e cinco integrantes da equipe técnica. A chefia da Estação está a cargo de Vânia Coelho, que orienta às escolas interessadas em visitar o local a realizar um agendamento para a visita.

- A prefeitura e o INEA são parceiros no município de São Francisco. A construção dessa sede, atendendo os padrões de sustentabilidade, se torna não só um espaço de incentivo e à pesquisa científica, mas também uma referência regional em termos de educação e de proteção ambiental – destacou o prefeito Pedrinho Cherene.

Participaram da solenidade de inauguração, ainda, a Gerente de Unidades de Conservação de Proteção Integral do INEA, Patrícia Figueiredo, o presidente da Fenorte, Nelson Nahim, o representante da UENF, Rodrigo Caetano, vereadores do município de São Francisco de Itabapoana, demais autoridades municipais estaduais, lideranças comunitárias e ambientalistas.


Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba - Foi criada por decreto no dia 30 de dezembro de 2002, com objetivo de proteger o maior remanescente contínuo de mata estacional semidecidual do Estado do Rio de Janeiro. Também conhecido como mata-tabuleiro, é um dos ecossistemas mais ameaçados pelos ciclos econômicos voltados para cultivos e pastagens no passado. Sua categoria de proteção permite apenas visitas com propósitos educacionais e ou para fins de pesquisa científica.

Ascom-SFI

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Esposa do secretário de Obras de SFI é assassinada a pedradas

Corpo está sendo velado no prédio onde funcionou o Supermercado Líder.
Sepultamento será no cemitério de São Francisco de Itabapoana, após missa de corpo presente às 14 horas na Igreja Matriz de São Francisco.



Fotos do Blog do Paulo Noel.

Um crime chocou a cidade de São Francisco de Itabapoana na tarde desta terça-feira, 03-12, por volta das 17h30. Joanete Gonçalves de Oliveira, 48, conhecida por Néia, foi assassinada a pedradas numa estrada de chão batido no caminho para a localidade do Espiador, Zona Rural de São Francisco de Itabapoana. Ela era esposa do Secretário de Obras , Urbanismo  e Serviços Públicos, Roosevelt Batista.  

Em  entrevista à Rádio São Francisco FM, Júlio Batista (Julinho Batista) , que é cunhado de Néia, disse que Joanete Gonçalves deve ter entrado em luta corporal com os criminosos antes de morrer. "Alguém teria atingido o para brisa do veículo com uma pedrada, obrigado o carro a parar. Em seguida, soubemos que  minha cunhada fora puxada pelos cabelos para fora e jogada na Estrada de chão batido  onde fora assassinada a pedradas", disse.

Três viaturas da Polícia Militar e uma da Polícia Civil estão no local já investigando o bárbaro crime ocorrido bem em frente à Igreja evangélica Missão Batista Nova Jerusalém. Joanete Gonçalves de Oliveira morava na Rua Elias Maron, número 3 no centro de São Francisco de Itabapoana. 

Segundo o Blog foi informado, em conversa com a PM o crime teria motivação relacionada com herança de terras. A Polícia Civil trabalha na linha de investigação neste sentido e já há a informação de que os suspeitos da morte de Néia seriam um irmão e dois sobrinhos. 


A Polícia Militar foi acionada e esteve na casa dos suspeitos, que fica próxima ao local do crime, mas ninguém foi localizado.

De acordo com a PM, Joanete foi à propriedade rural da família, na Estrada de Espiador, acompanhada de uma sobrinha de 13 anos, para alimentar o gado. Quando retornavam, elas entraram no Santana branco, mas nesse momento chegaram três homens em outro carro, identificados como o irmão e dois sobrinhos da vítima. Em meio à confusão, a adolescente saiu do carro, e pedindo socorro, se abrigou em uma casa próxima ao local. Os criminosos fugiram em seguida.


De acordo com Roosevelt Batista, marido de Néia, os bens da família estão em processo de inventário há quatro anos.
A justiça morosa ainda não concluiu o formal de partilha. Aliás inventários demoram muito para chegar ao fim. 

São seis irmãos, mas a irmã de Joanete que era a inventariante teria pedido que ela assumisse o processo, pois mora em Macaé. Ao todo são 20 alqueires de terra, dividido em propriedades.


“Ela era muito trabalhadeira, uma pessoa boa e muito religiosa. Dizia que ia doar a parte dela na herança para a Canção Nova”, disse Roosevelt Batista. Joanete deixou dois filhos.
Mas informações assim que conversarmos com a Delegada da 147ª DP Legal de SFI, Dra. Ivana Morgado.



Jovens de SFI acham carteira com R$400 e devolve ao dono

Entrega foi na Rádio São Francisco FM
  
Três jovens estudantes moradoras de Coreia e Divinéia, Zona Rural de São Francisco de Itabapoana, acharam uma carteira na manhã desta terça-feira, 03-12, na Praça de São Francisco de Itabapoana recheada com quatro cédulas de R$100 reais, e compareceram à Rádio São Francisco FM para fazer entrega da carteira ao seu dono.

Seria um gesto normal, o de entregar o que não nos pertence. Mas como vivemos em um país onde a imprensa quase todos os dias destaca casos de políticos e empresários envolvidos com corrupção, o que estas adolescentes fizeram entram na pauta como destaque.

A direção da Rádio entende assim, e por isso acredita que nem tudo está perdido. Ainda existem pessoas que fazem a diferença, como o caso destas jovens.

E você, o que faria se achasse uma carteira recheada com cédulas de R$100 reais. Devolveria ao dono?

O relevante aqui é destacar que estas meninas deram um bom exemplo. Mostram que são oriundas de famílias, embora humildes, mas que pregam a honestidade.  Estudam e aproveitam bem os ensinamentos.
  
Foi Roberta quem viu primeiro a carteira. Para surpresa das adolescentes, quando abriram encontraram além dos documentos de Hervé de Oliveira, 60 anos, R$400 em dinheiro. Hervé, que tem o apelido de Camarão e mora na localidade de Carrapato, no interior, estava na cidade para fazer fisioterapia. Disse que ficou sabendo quando chegou à clínica médica.

As meninas, a princípio,  ligaram para o 190 da Polícia Militar, mas não conseguiram falar.  Foi quanto tiveram a ideia de comparecer à Rádio São Francisco FM.
  
"Alguém disse que a Rádio estava falando que eu havia perdido os documentos. Quanto procurei, foi que constatei que a carteira não estava comigo. Recebo um salário de aposentadoria. Esse dinheiro ia fazer muito falta. Agradeço as meninas e peço a Deus por elas", disse Camarão, morador de Carrapato.

As jovens Roberta dos Santos Gomes Barros, 16 anos, é filha de  Zeca Barros e Helena Barros, mora em Divinéia e estuda no Colégio Estadual São Francisco de Paula, já Marina Galdêncio Rosa, mora em Coreia, é filha  Jubal Cruz Rosa e  Maria da Paz dos Santos Galdêncio, e também estuda no Colégio Estadual São Francisco de Paula,  enquanto Raiane Nascimento Ribeiro é filha de Arialdo e Rosane, mora em Coreia e estuda no CIEP Celso Martins Cordeiro de São Francisco de Itabapoana.


O Blog documentou a entrega da carteira. 

Estão abertas as inscrições para o curso Pró-Lideranças em Guaxindiba

O internauta Jairo Siqueira, através de e-mail informar que a partir de janeiro de 2014, o projeto NEA-BC, oferecerá vagas gratuitas para o 2º Ciclo do Programa de Formação de Lideranças, que acontecerá em 13 municípios da Bacia de Campos. Em São Francisco do Itabapoana haverá uma apresentação no dia 14 de dezembro às 16 horas, no Hotel Central.


O Programa transmitirá ferramentas e conhecimento, por meio de palestras dinâmicas,  intercâmbios e debates para que as pessoas participem ativamente da mudança social de suas comunidades. Estão aptos a participar lideranças formais e informais, jovens, estudantes e demais pessoas interessadas no tema.

Ex-vereador Manoel Roxinho é homenageado em São João da Barra pelos relevantes serviços prestados ao município


Detentor de mandatos eletivos por 22 anos, no período anterior à emancipação de São Francisco de Itabapoana, Manoel Alves Barreto (Manoel Roxinho) foi homenageado na noite da última sexta-feira (29/11) durante uma solenidade no Clube Democrata, na cidade de São João da Barra. A iniciativa partiu do Instituto de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (IDEHA), que levou em consideração os relevantes serviços prestados pelo político ao município.

Das mãos do presidente do Instituto, Maicon Cruz, da diretora Vera Coutinho, e de demais integrantes da diretoria, o homenageado recebeu um certificado e uma placa de prata. Também participou da cerimônia o vereador por São João da Barra Ronaldo da Saúde. Genro do também ex-vereador José Pinto de Souza, o parlamentar sanjoanense se emocionou ao lembrar o período em que trabalhou como motorista da Câmara Municipal na década de 1980, quando Manoel Roxinho era companheiro de bancada de seu sogro, já falecido.

Manoel Alves Barreto é natural do hoje município de São Francisco de Itabapoana e no ano de 1966 obteve seu primeiro mandato na Câmara Municipal de São João da Barra, tendo como base eleitoral a região de Estreito e Imburi. A popularidade e o bom desempenho no Legislativo o transformaram em um dos políticos mais influentes do então Sertão de São João da Barra, se reelegendo vereador por mais duas legislaturas e vencendo, no ano de 1976, a eleição para vice-prefeito na chapa encabeçada por Genecy Mendonça, o Dodozinho.

A atuação política de Manoel Roxinho prosseguiu na década de 1980, com mais um mandato de vereador, entre 1983 e 1988, sendo presidente da Câmara Municipal no biênio 1985/1986. Ao decidir nesta legislatura se afastar da política, apontou como sucessor o filho Manoel Alves Júnior (Juninho). Também presente no evento, ele exerceu mandatos de vereador em São João da Barra e São Francisco de Itabapoana e hoje atua como Secretário Municipal de Controle Interno de São Francisco em Itabapoana.

– Atuei na política em um tempo difícil, tendo que percorrer mais de 90 quilômetros para se chegar à sede do município. Hoje, aos 82 anos de idade, me sinto honrado em receber essa homenagem nessa terra que tanto amo e onde eu reencontro grandes amigos. Tudo novamente faria se fosse preciso e gostaria de agradecer a toda diretoria do Instituto pela homenagem – destacou Manoel Roxinho em seu pronunciamento.

Fundado há um ano e meio, o IDEHA tem por finalidade apoiar e desenvolver ações para a garantia dos direitos humanos e elevação e manutenção da qualidade de vida. Na última sexta-feira (29/11), as homenagens foram concedidas durante a realização da I Noite Afro, em comemoração ao mês da Consciência Negra e que contou com a participação, entre outros, da presidente do Instituto Afro do Norte Fluminense, Lucimara Muniz, do superintendente municipal de Igualdade Racial de Campos dos Goytacazes, Jorge Luiz dos Santos, e da presidente da Associação Quilombola de Barrinha, em São Francisco de Itabapoana, Lídia Teixeira.


Matéria enviada por Mauricio Barreto

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Comissão do Porto do Açu da Alerj faz audiência pública nesta segunda-feira (02/12) em São João da Barra


A Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para acompanhar a real situação dos investimentos no Complexo Logístico Portuário do Açu e a situação dos trabalhadores e colaboradores envolvidos no empreendimento fará audiência pública nesta segunda-feira (02/12) às 10 horas na Câmara Municipal de São João da Barra. A reunião que será presidida pelo deputado estadual Roberto Henriques terá como tema o condomínio industrial. Para a audiência foram convidados os prefeitos e presidentes das Câmaras de Campos, São João da Barra, Quissamã e São Francisco de Itabapoana, o secretário estadual do Meio Ambiente, Carlos Minc, a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, e representante regional do órgão, representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e o representante da LLX, Eugênio Figueiredo.

“A ida da comissão ao município de São João da Barra tem o propósito de discutir o condomínio industrial. Nas audiências que promovemos na sede da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro tivemos uma visão geral do Porto do Açu e agora vamos fazer audiências para analisar pontualmente o condomínio industrial, o porto e o estaleiro.Durante a parte da tarde de segunda-feira vamos visitar o Porto do Açu e observar de perto a situação local. Não deixaremos de visitar a Vila da Terra e conversar com os agricultores e entender a real situação”, afirmou o presidente da comissão, o deputado estadual Roberto Henriques.

Durante a parte da tarde os parlamentares e mais uma comissão de trabalho composta por representantes da sociedade civil, do legislativo e executivo municipais visitarãoàs 14 horas o Complexo Logístico Portuário do Açu. Esta é a quarta audiência pública da comissão. Nos outros encontros já foram ouvidos a presidente da presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial (Codin), que representou também o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, os representantes da LLX e da EIG, atual controladora da LLX.


Imagens de domingo na lagoa de Gargaú (SFI)

Imagens da lagoa de Gargaú, litoral de São Francisco de Itabapoana (RJ) na manhã deste domingo, primeiro dia do mês de dezembro.

Na lâmina d'água o reflexo das imagens em fotos de Paulo Noel e Rosane Berto. (6 fotos)


domingo, 1 de dezembro de 2013

Show de Rose Nascimento leva multidão a Praça dos Três Poderes nas comemorações do Dia dos Evangélicos

O Blog publica no link aqui mais imagens do show de Rose Nascimento Cristina Mel e Ana Maura em São Francisco de Itabapoana.

Foram três dias de muitas bençãos e músicas gospel com cantores de renome nacional. O público prestigiou, não só evangélicos mais os admiradores destas cantoras que por onde passam levam milhares de pessoas aos seus shows. 

Não foi diferente em São Francisco de Itabapoana que comemorou com intensa programação o "Dia dos Evangélicos", feriado municipal no dia 30-11.

O prefeito Pedrinho Cherene disse ao final do show de Rose Nascimento que enviou para a Câmara Municipal de SFI, relação dos eventos que fazem partem do calendário turístico e de turismo religioso. Ressaltou diante do público que o "Dia dos Evangélicos" faz parte deste calendário.

Cristina Mel, Ministério Ana Maura, Pastor Éber Silva e Rose Nascimento no fechamento das comemorações. Foi uma programação especial que teve, a todo momento, a participação de pastores pregando a palavra de Deus. o Blog publica aqui imagens do evento. Confira. 

Cristina Mel
 Rose Nascimento
Ana Maura

Corpo de Jean Santos encontrado em Atafona por pescador

Foto: Produção do Blog em imagem  extraída do facebook de Jean.

Eduardo Santos, irmão de Jean Santos, confirmou agora ao Blog do Paulo Noel que foi encontrado neste domingo, 1-12, pela manhã , o corpo de Jean Santos Batista, 30, anos que estava desaparecido nas água do Rio Paraíba após o barco tipo bateira em que estava com mais 4 pessoas ter afundado na sexta-feira, 29-11,  próximo a Ilha do Lima. O corpo de Jean foi encontrado por um pescador na Ilha da Convivência na Foz do Rio Paraíba do Sul.


Hoje, por volta das 7 horas, na Praia de Gargaú, a reportagem do Blog e da Rádio São Francisco FM esteve conversando com Eduardo Santos sobre a tragédia que abalou a família.

Eduardo disse que até ontem estava com esperança de encontrar o irmão com vida. "Neste domingo, acordei com o pressentimento de que tudo estava acabado. Até ontem, pelo que conheço do meu irmão, se estivesse em alguma ilha às margens do Paraíba já teria feito contato com a família", disse.

Segundo Eduardo o irmão será sepultado no Cemitério do Caju em Campos dos Goytacazes.


"Pretendemos sepultar o mais rápido possível o corpo do meu irmão. Ele está com o rosto deformado e muito inchado com marcas de ferimentos feitos por urubus. Informo aos amigos e parentes que antes das 16 horas, faremos o sepultamento", disse.


Pescadores experientes disseram, hoje, ao Blog na Praia de Gargaú, que a canoa tipo bateira começou a afundar pela proa, parte da frente do barco, ao atravessar o Rio Paraíba para chegar a Ilha do Lima. 

"Os banzeiros formados pelas ondas em função do vento forte,  lançavam muito  água na proa do barco que, com o excesso de passageiros,  começou a afunda", disse.

Segundo um pescador, o barco afundou rápido. Todos os trabalhadores e o condutor permaneceram nadando em círculo até a chegada do barco que prestou socorro as vítimas.

Um integrante do barco disse que ouvia os gritos de Jean dizendo que não queria morrer por causa das três filhas. "Adriano ainda tentou salvar o Jean. Pedimos para ele tirar as botas. Foi neste momento que foi ao fundo e não mais voltou", disse.


 O condutor do barco também quase morre afogado. Ele foi salvo quando já afundava. "Seguramos o braço dele e puxamos", disse um dos rapazes que estava no barco que socorreu as vítimas.