quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Um dia de chuva forte, e Guaxindiba volta a ficar inundada

Desta vez os moradores de Guaxindiba decidiram pedir uma reunião com as autoridades para discutir o assunto das águas represadas.


Rua da Vala: águas represadas e o dinheiro público jogado pelo ralo. As águas não seguem seu curso normal, resultado de obra mal feita.

Noel Silva, comerciante antigo da praia, explica o porquê das águas ficarem represadas. Vereador Fabinho do Estaleiro fala à Rádio São Francisco FM.

Bueiros entupidos

Moradores e o sub-secretário de Serviços Públicos e Urbano, Luiz da Fazenda fala à Rádio São Francisco.

Águas represadas por todo lado em apenas um dia de chuva.

Crianças capturam peixes na Rua e um morador antigo, seu Jorge, opina pela abertura do Valão.
Chuvas e ventos derrubam árvore na RJ-232 (Guaxindiba-SFI) e provoca acidente.

.
Moradores de Guaxindiba estão convidados.
.
A idéia desta reunião surgiu após a última tempestade ocorrida na quinta-feira, dia 29 de outubro, que acabou inundando o Bairro do Pedregal e represando águas em dezenas de ruas da praia de Guaxindiba, numa demonstração de que o serviço feito pela prefeitura não surtiu o efeito esperado pelos moradores. O objetivo é discutir com as autoridades que lá estarão, como resolver definitivamente o problema de inundação do Bairro Pedregal. Aliás, a questão das águas represadas em Guaxindiba é assunto permanente dos moradores toda vez que chove. Desta vez o carro de reportagem da Rádio São Francisco FM, acompanhado do vereador Fabinho do Estaleiro, do procurador da prefeitura Enaldo Barreto e do comerciante Noel Silva, percorreu todos os pontos de alagamentos ouvindo os moradores e observando o que teria acontecido: simplesmente as águas não passaram pelo manilhamento da Rua conhecida como Rua da Vala, com mais de dois quilômetros de extensão. Com isso, o óbvio aconteceu: ruas e quintais do Bairro com águas represadas, e as águas, que deveriam seguir seu curso normal através da Rua da Vala, trazem trasntornos para os moradores. Dizem os antigos do local que o melhor seria abrir o valão como era antigamente e retirar as manilhas que não estão servindo para nada. No primeiro governo do ex-prefeito Sr. Pedro Cherene, segundo o vereador Fabinho do Estaleiro da praia de Guaxindiba, surgiu um projeto que na época seria a solução com a colocação das manilhas e a urbanização de toda a Rua, com jardins, praças e até área de lazer e esporte. Acontece que a obra não deu seguimento. Foi interrompida e as manilhas entupidas. O tema é tão polêmico que o assunto em Guaxindiba está mais parecendo discussão de futebol: ou seja, cada grupo de moradores tem uma sugestão para se resolver o problema. Existe uma corrente de moradores que sugere abrir o valão. Outra acha um absurdo esta idéia e sugere o desentupimento das manilhas. Há ainda os que criticam o governo atual que não solucionou o problema. Bem, foi aí que surgiu a idéia da reunião dos moradores com as autoridades, inclusive com a presença do prefeito Beto Azevedo, a princípio na Padaria Papai Noel do Noel Silva. Entretanto, o vereador Fabinho do Estaleiro ontem conversou com o comerciante Fiinho e a reunião foi transferida para Hotel e Restaurante do Fiinho. Lá, cada morador poderá opinar sobre o assunto e ouvir das autoridades o que será feito para, de uma vez por toda, resolver o problema de inundação em Guaxindiba. É esperar para conferir. Nós do Blog e da Rádio estaremos lá. Conforme o Blog prometeu, aí estão as imagens após as chuvas fortes da semana passada.


.

14 comentários:

Fred disse...

Porque voce levou tantos dias para postar no blog esta reportagem?

marcos souza - sossego disse...

O que fizeram com a verba de Hum muilhão (R$ 1.000.000,00) de reais doada pelo governo do estado para a questão das cheias. É muito dinheiro...para onde foi?
Preparemo-nos para o pior: este verão promete!!!

Paulo NOel disse...

Fazer um blog dá muito trabalho. Falta de tempo amigo foi o motivo. O importante é que a matéria foi publicada, não acha? Agradeço acesso. Paulo Noel.

Marcos disse...

Paulo, Parabens pelo blog e quero aqui me solidarizar com os moradores desse triste Bairro Pedregal. Não pode chover um pouco mais que o bairro fique totalmente alagado, sai Prefeito e entra Prefeito e ninguem faz NADA. Sou veranista dessa Praia mas estou desistindo de voltar para ai. Que "Papai Noel " um dia resolva esse situação de Guaxindiba. Pobre Bairro Pedregal. SDS Marcos

marcos disse...

Meu caro,

Porque não publicou o meu comentário sobre a verba de Hum milhão que o governo do estado repassou para o município?! Desta forma vc tá provando que é tendencioso à este prefeito...

anonimo disse...

Tô pensando em criar um blog para mostrar a diferença entre os comentários que você publica e aqueles que são censurados!!

Paulo Noel disse...

Olá amigo internauta anônimo. Que bom que vc. está pensando em criar um blog. Vc. aceitará em seu blog comentários anônimos como vc. está fazendo aqui no meu? Pelo visto falar é fácil. Mas crie o seu e vamos a luta. Da próximo tenha a dignidade de se identificar, pelo menos. Agradeço o acesso, Paulo Noel.

Anônimo disse...

Caro Paulo Noel, sou da terra, acesso seu blog diariamente, dê uma força para nossa praia de Guaxindiba, isso tá parecendo um cemitério enorme, nada muda, nosso prefeito não calçou, nem uma rua sequer, nossos imóveis depreciam a cada dia mais, casa em nossa praia não tem valor nenhum.

Paulo Noel disse...

Com relação à verba de Hum Milhão que você citou, pelo que formos informados pela Assessoria de Imprensa da prefeitura de SFI, e foi publicado no Blog, uma comissão de deputado da Alerj esteve em São Francisco de Itabapoana vistoriando e fiscalizando em que foi empregado este recurso, a verba. Além disso, não sei mais. A pergunta é maldosa e leva a crer que você sabe de algo mais. Assim agora quem pergunta sou eu: porque não vem a público denunciar o que você sabe? Mas vem e se apresenta com nome e endereço. Levantar suspeitas,sem provas dá processo. Quanto ao blog ser tendencioso ao prefeito é uma opinião sua. Nosso Blog foi criado para buscar solução e informar a população da verdade, nada mais que a verdade. Só que temos responsabilidades com o que falamos aqui. Estou com a consciência tranquila do dever cumprido. A prova é que este Blog já passou dos 400 mil acessos desde que foi criado. Uma prova de credibilidade, não acha? Agradeço o acesso. Paulo Noel.

Anônimo disse...

Muito bem sr Paulo Noel.esse anonimo tem que criar um blog pra ele e publicar oq ele quiser.e um problema dele.se ele nao sabe o que e ter e etica azar dele,pois vc sabe mto bem oq e isso.vcs estao ai com um unico objetivo.em ajudar a populaçao nas horas de pedidos de socorro.Parabens pelo seu trabalho.Que Deus possa cobrir seus caminhos de bençoas.
Muita paz e luz pra vcs.

Marcos disse...

Paulo Noel,
Gostaria de saber oque o Procurador Enaldo fez para amenizar essa situação no Bairro do Pedregal ? O que o vereador Fabinho fez ?

Thiago Viana disse...

Essa área não seria um pântano, antigamente?

Marcos souza disse...

É o Thiago "tropa" de choque defendendo o prefeito...o problema é que era um pântano....hahahahah
Não é incompetência do governo não...hahahaha
Dá-lhe thiagão, vai ganhar um bom aumento do prefeito...

Thiago Viana disse...

Sr. Marcos:

Adoraria mesmo, deixaria você com muita inveja!