sábado, 18 de setembro de 2010

Neste domingo (19) saem os semifinalistas do Campeonato Municipal

Neste domingo, 19-09, acontecem os jogos de volta das quartas de final do Campeonato Municipal de Futebol de São Francisco de Itabapoana. Das oito equipes, quatro avançam à fase semifinal. Os jogos da Categoria Aspirantes começam às 12h45min, já os da Categoria Principal iniciam às 14h45min. Nesta etapa são decisões em 180 minutos, e o critério de desempate será a somatória dos gols das duas partidas. Se nesta soma houver empate, a disputa será decidida nas cobranças de pênaltis. Os jogos de ida aconteceram no último domingo, 12-09.

Confrontos da Categoria Aspirantes

Travessão X Guaxindiba (Local: Santo Amaro) – Na primeira partida empate por 1 a 1. Agora uma vitória simples interessa as duas equipes. Um novo empate leva a decisão para pênaltis.

Amprajope X Nova Belém (Local: Praça João Pessoa) – O Amprajope terá de reverter uma vantagem invejável construída pelo Nova Belém no jogo de ida, vencido por 6 a 0. O Nova Belém poderá perder por cinco gols de diferença, que mesmo assim estará classificado. Ao Amprajope resta vencer por seis gols de diferença, para disputar nos pênaltis, ou mais para levar direto, uma difícil missão.

Gargaú X Palmeirinha (Local: Flor de Maio) – O Palmeirinha joga pelo empate, já que na primeira partida venceu por 1 a 0. Ao adversário interessa uma vitória por dois gols de diferença. Vitória simples do Gargaú leva a decisão para pênaltis.

Buena X Quatro Bocas (Local: Buena) – Jogando em casa o Buena tem a vantagem do empate. No jogo de ida a equipe bateu o Quatro Bocas por 2 a 1. Ao adversário interessa uma vitória por dois gols de diferença. Vitória simples do Quatro Bocas leva a decisão para pênaltis.

Confrontos da Categoria Principal

Amprajope X Guaxindiba (Local: Praça João Pessoa) – O Guaxindiba vai até Praça João Pessoa precisando de um empate. Na primeira partida, jogando em casa, o Guaxindiba bateu a Amprajope por 2 a 1.

Santo Amaro X São Francisco (Local: Santo Amaro) – No jogo de ida um empate sem gols. As duas equipes querem a vitória para seguirem na competição. Em caso de novo empate, a decisão vai para pênaltis.

Flor de Maio X Vilão (Local: Flor de Maio) – Jogando em casa, o Flor de Maio tem o empate a seu favor, já que venceu por 1 a 0 na primeira partida.

Buena X Quatro Bocas (Local: Buena) – A maior vantagem construída entre todos os confrontos da Categoria Principal foi do Buena. A equipe bateu o Quatro Bocas no primeiro confronto por 3 a 0, e agora pode até perder por dois gols de diferença, que ainda sim estará classificado. E a equipe ainda contará com o apoio da torcida.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Ponte na divisa do Rio com Espírito Santo entre SFI e Presidente Kennedy precisa de reparos urgentes



A reportagem do Blog, ao passar pela Ponte que liga os Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, entre os municípios de São Francisco de Itabapoana e Presidente Kennedy, constatou a necessidade de obra urgente na cabeceira do lado capixaba. Uma verdadeira armadilha coloca o motorista que transita na divisa em risco de cair em uma cratera que se formou entre a pista e a ponte.

Audiência Pública discute Porto de Presidente Kennedy


A Ferrous Resources do Brasil, empresa de pesquisa, prospecção, exploração, beneficiamento e comercialização de minério de ferro, realizou na noite desta quinta-feira, 16/09, audiência pública como parte do processo de licenciamento ambiental para a construção do Porto de Presidente Kennedy. O evento superou as expectativas de público, e reuniu uma multidão no Ginásio de Esportes Eraldo de Lemos Corrêa, o Correão, em Presidente Kennedy.

O empreendimento, orçado em R$ 2,5 bilhões, deve começar a ser construído em meado de 2011. O porto surge exclusivamente para exportação de minério de ferro, que será transportado por mineroduto, desde a mina da Ferrous, em Congonhas (MG), até Presidente Kennedy, numa extensão de 400 km.

Impactos ambientais foram discutidos no Correão

A Audiência Pública foi presidida por Jorge Luiz Britto Cunha Reis, Coordenador de Mineração e Obras Civis da Diretoria de Licenciamento do IBAMA. Também participaram da composição da mesa, o prefeito de Presidente Kennedy, Reginaldo Quinta dos Santos; o diretor de Licenciamento Ambiental do Ibama, Leandro Hartleben Cordeiro, o Superintendente de Meio Ambiente e Assuntos Institucionais da Ferrous, Cristiano Parreiras; Ítalo Pazoline, representante da Cepemar, empresa responsável pelo EIA/RIMA – Estudo e Relatório de Impacto Ambiental; além de representante do IEMA – Instituto Estadual do Meio Ambiente do Espírito Santo. Os prefeitos de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, e de Marataízes, Jander Nunes Vidal, não compareceram, mas foram representados pelos secretários de Meio Ambiente.

O ginásio ficou lotado, demonstrando o interesse do público

Os sanfranciscanos lotaram quatro ônibus disponibilizados pela empresa. O município de São Francisco de Itabapoana, apesar de não lucrar no futuro com os impostos que serão gerados pelo empreendimento, sofrerá impactos positivos e negativos. A geração de emprego é o que mais desperta o interesse dos moradores de São Francisco, que dividem o interesse com os temores de impacto negativo na pesca e na qualidade do ar. Os mais pessimistas falam em possibilidade de prejudicar a qualidade da água do mar. Em entrevista ao Jornal São Francisco é Notícia da Rádio São Francisco, na manhã desta quinta-feira (16), o Superintendente da Ferrous, Cristiano Parreiras, falou que, para evitar danos ao meio ambiente, a empresa, na fase da operação, fará monitoramento constante da água e do ar. No pico da obra, a estimativa é que sejam gerados 3500 empregos. Já na fase de operação serão 400 postos de trabalho. A empresa lembra que não está contratando, e nem tão pouco recebendo currículos. No momento apropriado, a Ferrous irá visitar os municípios envolvidos no projeto (Presidente Kennedy, Marataízes e São Francisco de Itabapoana), e fará divulgação da contratação.




quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Petrobras realiza exercício simulado no litoral de Campos - RJ


A Petrobras realizou hoje, dia 16, na praia do Farol de São Thomé, no município de Campos dos Goytacazes - RJ, um exercício simulado de ações de emergência para controlar vazamentos de óleo no mar.

Esse tipo de treinamento está previsto na Licença de Operação da atividade de perfuração marítima nas concessões de exploração dos blocos BM-C-26 e 27, emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama.

O exercício simulou um vazamento de 7m3 de óleo durante as atividades de perfuração na plataforma auto-elevatória PA-37, operada pela Petrobras na Bacia de Campos, bem como o consequente aparecimento de pelotas de óleo em uma faixa de 2km na praia do Farol de São Thomé.

Durante o treinamento, a Companhia acionou seu plano de emergência e mobilizou todos os recursos de contenção e segurança utilizados nesse tipo de operação.

Esse exercício é um esforço conjunto da Petrobras e Ibama para identificar oportunidades de melhoria e aprimorar os procedimentos de resposta às emergências da Companhia.

Assessoria de Imprensa

"Banco de cadeiras de rodas", mais um projeto em favor dos carentes em SFI

Mais uma campanha do Rotary com a ampliação do “Banco de cadeiras de rodas”.


Márcio Aleixo, representante do Odapel Distribuidora de Peças, foi alvo de homenagens pelo Rotary Club São Francisco de Itabapoana por mais uma parceria na doação ao Rotary de 50 cadeiras de rodas. Segundo o presidente do R. C. São Francisco Demilton Sales desde que começou há 8 anos, o “banco de cadeiras de rodas” já beneficiou centenas de famílias em São Francisco de Itabapoana. “O Rotary compre sua missão quando participamos de um projeto como este”, disse Demilton. Para o representante da Odapel, Márcio Aleixo, a empresa onde trabalha já desenvolve um trabalho social que beneficia outras comunidades. “A parceria que temos com o Rotary é o resultado da credibilidade desta instituição a nível internacional e que presta relevante serviço em São Francisco de Itabapoana”, disse. Após sua fala, Marcio Aleixo foi homenageado com um certificado de “amigo do Rotary”.
Dia das Crianças
O Rotary SFI promove neste domingo, 19, um cozido beneficente em sua sede na Avenida Oswaldo Rezende, na praia de Santa Clara a partir das 12 horas, cuja renda será revertida na compra de brinquedos para as crianças com distribuição prevista para uma das comunidades carentes do município sanfranciscano que ainda será anunciada. Toda a comunidade está convidada. O convite individual custa R$15,00 com direito a um delicioso cozido.

Polícia Federal em Campos/RJ apreende U$ 50.000,00 em notas de U$ 100,00



A Polícia Federal em Campos dos Goytacazes/RJ apreendeu na noite desta quarta-feira, 15/09, U$ 50.000,00 em notas de U$ 100,00. O dinheiro estava dividido em cinco envelopes lacrados de banco, dentro de uma bolsa de papelão cinza que se encontrava no interior de uma VW/Saveiro lotada de verduras. A abordagem aconteceu na BR 101, em Campos/RJ, na altura da Barreira Fiscal.

O motorista do veículo, N.N.P., 40 anos, ouvido na sede da PF local, disse que não sabia o conteúdo da bolsa. Mas, confirmou que a recebera de seu empregador, O.S.L., de nacionalidade coreana e dono de uma empresa do comércio exterior estabelecida em Vitória/ES. A missão do motorista seria levar a bolsa até São José dos Campos/SP, onde uma irmã do empresário o aguardaria. Depois, deveria seguir sua viagem até o Porto de Paranaguá/PR, onde concluiria sua missão entregando as verduras também transportadas.

Diante desses fatos, foi instaurado inquérito policial para apurar suposta lavagem de dinheiro e crime contra o Sistema Financeiro Nacional. Nenhuma linha de investigação está descartada, nem mesmo a de crime eleitoral. Os possíveis responsáveis serão chamados a prestar esclarecimentos acerca da origem e do destino do dinheiro apreendido, que já se encontra depositado em conta judicial no Banco do Brasil.

Bancários fazem manifestação anunciando greve por tempo indeterminado

Fotos: Ascom/Sindicato.


Os membros do Sindicato dos Bancários de Campos realizaram uma manifestação na manhã desta quinta-feira, dia 16, em frente a uma agência bancária no centro, anunciando que a partir da próxima semana farão greve de 24 horas e que no final do mês entram em greve por tempo indeterminado, já que os banqueiros estão irredutíveis e não querem conceder reajuste para os trabalhadores, que tem data-base, neste mês de setembro.A exemplo das manifestações ocorridas anteriormente na região, esta também contou com o apoio dos funcionários da Agência, que retardaram a entrada na unidade para que pudessem participar de reunião com os Diretores do Sindicato. Durante o Ato foi denunciada à população a pressão que os bancários sofrem diariamente para cumprirem metas absurdas e as conseqüências destas cobranças na saúde dos bancários. As altas tarifas, os juros altos e a necessidade de ampliação do horário de atendimento ao público foram outros assuntos tratados e debatidos com a população, funcionários clientes e usuários da agência. De acordo com o presidente do Sindicato, Rafanele Alves Pereira, ontem membros do Comando Nacional dos Bancários estiveram reunidos com representantes da Fenaban para mais uma rodada de negociação e não houve avanço. Nas três primeiras rodadas de negociação, os bancos mantiveram uma posição de intransigência e rejeitaram as principais reivindicações apresentadas pelos trabalhadores, como o fim das metas abusivas, o combate ao assédio moral, a garantia de emprego, mais contratações e segurança contra assaltos e sequestros. "Os bancos não estão levando a sério nossas reivindicações. A intransigência da Fenaban está empurrando os bancários para a greve", adverte o líder sindical.Os bancários defendem um reajuste salarial de 11%, uma Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de três salários mais R$ 4 mil e piso salarial de R$ 2.157, além de um salário-mínimo no tíquete-refeição, na cesta-alimentação e no auxílio creche/babá (R$510). Na quinta (16) estarão na pauta a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), tíquete-refeição, auxílio-alimentação e auxílio-creche.. Rafanele Alves destacou que os representantes da Fenaban declararam que o piso dos bancários “já é muito alto”. “Uma família não consegue sobreviver com um salário bruto de R$ 1.074. E um setor que lucra cerca de R$25 bilhões em seis meses tem todas as condições. Os números, no entanto, contrariam os argumentos dos banqueiros. A economia brasileira deve crescer mais de 7% este ano e a situação dos bancos é ainda melhor. Apenas as cinco maiores instituições financeiras (BB, Itaú, Bradesco, Caixa e Santander) tiveram lucro líquido de R$ 21,3 bilhões no primeiro semestre. Foi um crescimento de 32% em relação ao lucro do mesmo período do ano passado. Praticamente a cada dois anos, os bancos dobram de tamanho - um ganho sem paralelo no mundo.

Escolinha de Futebol de SF começa sua participação em Copinha de Carapebus


Como o Blog divulgou na semana passada, começou no último sábado (11-09) a Primeira Copinha Carapebus de Futebol Society. A Escolinha do Esporte Clube São Francisco participa do evento. Na estréia, o time treinado pelo professor Bahia perdeu em duas categorias e venceu em uma. Na sub 11 vitória sobre o Carapebus por 2 a 1, no sub 13 derrota para o Sepe de Macaé por 13 a 0 e na sub 15 o placar adverso foi 4 a 1 para o Carepebus. Neste sábado acontece a segunda rodada da competição.

Além de São Francisco de Itabapoana e Carapebus, participam do evento, delegações de Macaé, Rio das Ostras, Conceição de Macabu e Quissamã. São cerca de 500 atletas envolvidos, divididos em 24 equipes das categorias, uma verdadeira integração entre os jovens.

A competição será realizada em Carapebus, no estádio de Ubás. A Secretaria de Esportes de Carapebus e a Liga Macaé de Futebol 7 Society (LMF7S) organizam a Copa, e já montaram a estrutura para receber as equipes.

A fase de classificação acontecerá em três sábados, dias 11, 18 e 25 de setembro, a partir das 8 horas, com entrada franca. Segundo um dos dirigentes do Esporte Clube São Francisco, Hélio Alves, a delegação de São Francisco sairá de ônibus com destino a Carapebus, neste sábado (11), às 6 horas.

O evento conta com o apoio da Federação e da Confederação Brasileira de Futebol 7 Society, e o campeão de cada categoria terá o direito de representar a região no Campeonato Brasileiro que será disputado de 30/10/10 a 02/02/11 na cidade de Niterói.

O Esporte Clube São Francisco funciona no Centro Esportivo Edenites Viana, ao lado do CIEP de São Francisco. Segundo um dos dirigentes do Clube, Helio Alves, a participação do Esporte Clube São Francisco na Copinha tem o apoio das Secretarias Municipais de Esporte e Promoção Social, do Vereador Claudinho Viana e dos pais dos alunos.

Leia mais sobre o assunto os links abaixo:

LMF7S
Blog do Esporte Clube SF

Super Porto do Açú em São João da Barra contará com fábrica nacional de carros elétricos em 2010


Foto: Divulgação


Rio de Janeiro – O país terá uma frota de veículos elétricos nacionais circulando pelas ruas em 2014. O anúncio foi feito ontem (15) pelo empresário Eike Batista. A planta será construída ao lado do Super Porto do Açu, em São João da Barra, no norte fluminense, a um custo inicial de US$ 1 bilhão. Eike afirmou que vai buscar financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e ressaltou que a composição acionária da nova empresa será majoritariamente brasileira.

A produção inicial será de 100 mil veículos, totalmente movidos por baterias elétricas, com tecnologia japonesa e europeia. Eike estimou que, há espaço no mercado brasileiro para uma nova fábrica de veículos.

“A gente está enxergando que, nos próximos dez anos, o Brasil vai consumir 8 milhões de automóveis por ano. Então, tem espaço para gente nova, tem espaço para a indústria nacional, até pelo carinho que o brasileiro teria em comprar um carro bem feito. Vai ser uma empresa nacional, com know-how estrangeiro”, disse Eike, durante a Exposição Rio Oil & Gas, que reúne as principais empresas de petróleo e gás do mundo.

O presidente da EBX, considerado o oitavo homem mais rico do mundo, frisou que os carros elétricos representam uma tendência definitiva. Segundo ele, as baterias serão de tecnologia japonesa e o restante do veículo – para cinco passageiros e autonomia de 160 quilômetros – terá concepção e design europeu e brasileiro.

“O negócio do carro elétrico é irreversível. A pessoa que gasta R$ 200 por mês em combustível, num carro elétrico, botando ele na tomada à noite, vai gastar menos que R$ 20. O problema hoje ainda é que o custo inicial da compra do carro está caro, mas o preço das baterias está despencando. Tem uma revolução acontecendo nessa área”.

Entre as facilidades do complexo de Açu para abrigar o projeto, Eike citou a sinergia entre o complexo portuário que está sendo construído, pela empresa LLX, de sua propriedade, duas siderúrgicas, de capital estrangeiro, e uma usina termelétrica, além da existência de estradas de ferro e rodovias para escoamento da produção.

“Só pela logística do Açu, a gente ganha US$ 200 por automóvel, o que é muito dinheiro. Os incentivos naturais estão na eficiência da logística. Vão atracar no Porto do Açu os maiores navios contêineiros, a um custo imbatível. Em qualquer país do mundo, você tem que pensar que o mix de algo montado no país possa ser até 50% vindo de fora. Se você agrega os outros 50% de indústria nacional, mais mão-de-obra, você acaba tendo 70% do coeficiente do país. É isso que a gente quer. A indústria brasileira de autopeças, assim que a gente passa de 20 mil unidades [de veículos], ela se instala em volta”.

Eike não disse quantos empregos terá, mas informou que cada vaga gerada em uma montadora gera 15 empregos nas empresas da cadeia. O empresário espera entrar com projeto de financiamento no BNDES dentro de 12 meses e que o banco terá interesse em apoiar a iniciativa.

O empresário afirmou que este será o primeiro carro brasileiro, depois da experiência do empresário João Augusto Gurgel, nos anos 70 e 80, que chegou a produzir 43 mil veículos 100% nacionais. “Este é o meu conceito”. Perguntado onde Gurgel havia falhado, Eike respondeu: “O Gurgel quis conceber um carro do zero. Na época ele usava motor Volkswagen. Aí ele foi desenvolver um motor próprio, uma caixa de mudança própria e entrou em uma seara complicada”.

Eike ressaltou que o veículo elétrico também deverá receber incentivos por conta de questões ambientais, pois não polui e praticamente não produz ruído. Ainda sem nome determinado, ele sugeriu que a fábrica poderia se chamar FBX, de “Fábrica Brasileira de Automóveis”, mais a letra X, que aparece em todas suas empresas.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Segundo pesquisas Tiririca pode ser o deputado federal mais votado por São Paulo


Tiririca lidera corrida para se eleger deputado federal por São Paulo .

Pesquisa semanal do Ibope mostra que ele já desbancou políticos tradicionais .


Tiririca é dono do jargão "pior que tá num fica" .

O humorista Francisco Everardo Oliveira, o Tiririca (PR), lidera as pesquisas semanais do Ibope para a vaga de deputado federal em São Paulo, o maior colégio eleitoral do Brasil.

Com o resultado, o dono do jargão “pior que tá num fica, vote Tiririca” desbancou políticos tradicionais, como o favorito Márcio França, presidente do PSB em São Paulo, e Paulo Maluf (PP), ex-prefeito da capital.

A eleição de Tiririca pode representar mais. Por ser dono do maior eleitorado do Brasil, São Paulo deve dar ao palhaço a maior votação do país.

Com isso, Tiririca não apenas se elegerá como deve trazer com ele outros políticos do PR que não vão conseguir tanto sucesso nas urnas, como os cantores Juca Chaves e Agnaldo Timóteo e o mensaleiro Valdemar Costa Neto, que precisou renunciar ao mandato de deputado federal em agosto de 2005 para não ser cassado.

Além de Tiririca, outros famosos tentam uma vaga no Congresso. É o caso do pagodeiro e candidato ao Senado Netinho de Paula (PCdoB), que divide a liderança das últimas pesquisas com a candidata Marta Suplicy (PT).

Também concorrem a uma vaga na Câmara por São Paulo a sambista Leci Brandão (PCdoB), o cantor Frank Aguiar (PTB), a apresentadora Simoni (PP) e a dançarina Mulher Pera (PTN).

Dor de cabeça

Preocupados com o sucesso da candidatura de Tiririca, seus adversários diretos vem partindo para o ataque no horário eleitoral gratuito. Tiririca já tem a antipatia do candidato a governador Aloizio Mercadante (PT), que se manifestou contra o discurso que o humorista costuma fazer em sua propaganda eleitoral, e de Maguila (PTN), outro estreante na política e adversário direto de Tiririca, que acerta um golpe num saco de boxe pintado com sua caricatura enquanto diz. - Política é coisa séria, chega de palhaçada. (Faça seu comentário ) (Do Site R7.com.br )

Ministério da Saúde quer incentivar exames nos homens



Idéia é fazer com que médicos do sistema público estimulem testes preventivos.

O Ministério da Saúde quer que os médicos da rede pública incentivem os homens a fazer exames preventivos na mesma época em que suas parceiras estiverem fazendo o exame pré-natal. O governo vai passar a orientação aos estados e municípios e, cada um, definirá a estratégia para levar a recomendação à comunidade. Uma das idéias é que a mulher leve o companheiro nas consultas médicas durante a gestação, quando o profissional de saúde poderá agendar exames de prevenção para o pai, principalmente de aids, sífilis, hepatites B e C, coração e taxa de colesterol.“Vamos procurar formas para que [o homem] tenha mais contato com o serviço de saúde. Isso já acontece na rede privada”, explicou o diretor do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas do ministério, José Luiz Telles. Pesquisas indicam que os homens procuram menos o atendimento médico em comparação com as mulheres. A maioria vai ao hospital ou posto de saúde quando já está doente. De acordo com o diretor, a questão cultural é o principal fator que leva o homem a negligenciar os cuidados com a própria saúde. “A nossa cultura diz que ser homem é não ser vulnerável. Só procura o médico quando não consegue mais trabalhar”, disse Telles. Segundo o diretor, alguns municípios já adotaram programas para aumentar o número de consultas e exames entre a população masculina, entre eles Ribeirão Preto e Várzea Paulista, ambos no estado de São Paulo, e o Rio de Janeiro. Um levantamento do ministério mostra que algumas das principais causas de morte entre os homens são as doenças cardiovasculares e cerebrais, além da violência. Eles vivem, em média, sete anos menos que as mulheres. Em agosto de 2009, foi criada a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. As prefeituras que aderem à política recebem repasse federal de R$ 75 mil para implantar projetos. Atualmente, 80 municípios aderiram à política.Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Resultados das Quartas de Final do Campeonato Municipal de Futebol de SFI

Categoria Aspirantes
Jogos de Ida - 12/09/10 – 12h45min

Guaxindiba 1 X 1 Travessão (Local: Guaxindiba)
Nova Belém 6 X 0 Amprajope (Local: São Francisco)
Palmeirinha 1 X 0 Gargaú (Local: Vilão)
Quatro Bocas 1 X 2 Buena (Local: Valão Seco)

Jogos de Volta- 19/09/10 – 12h45min

Travessão X Guaxindiba (Local: Santo Amaro)
Amprajope X Nova Belém (Local: Praça João Pessoa)
Gargaú X Palmeirinha (Local: Flor de Maio)
Buena X Quatro Bocas (Local: Buena)

Categoria Principal
Jogos de Ida - 12/09/10 – 14h45min

Guaxindiba 2 X 1 Amprajope (Local: Guaxindiba)
São Francisco 0 X 0 Santo Amaro (Local: São Francisco)
Vilão 0 X 1 Flor de Maio (Local: Vilão)
Quatro Bocas 1 X 2 Buena (Local: Valão Seco)

Jogos de Volta- 19/09/10 – 14h45min

Amprajope X Guaxindiba (Local: Praça João Pessoa)
Santo Amaro X São Francisco (Local: Santo Amaro)
Flor de Maio X Vilão (Local: Flor de Maio)
Buena X Quatro Bocas (Local: Buena)

domingo, 12 de setembro de 2010

Imagens das torres do parque de energia eólica da Praia de Santa Clara

Domingo de sol de praia deserta em Santa Clara.




Torres dos aero geradores do parque de energia eólica da GESA – Gargaú Energética vistas por outro ângulo, da Praia de Santa Clara, em São Francisco de Itabapoana (RJ). As imagens feitas pelo Blog neste domingo de sol, 12-09, mostram também a Praia deserta, e, pelo visto não foi opção para as famílias e turistas do litoral sanfranciscano. Apesar do sol , o vento soprava forte da Região Norte o que poderia ter afugentado os banhistas. Apenas um adulto acompanhado de uma criança catam conchinhas nas areias.

Segunda fase da olimpíada de matemática tem a participação de mais de 860 mil alunos



Brasília - Mais de 860 mil estudantes de educação básica em todo o país participam na tarde de hoje (11) da segunda fase da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 8.474 centros de aplicação de testes foram distribuídos em 5.397 municípios brasileiros.
A prova será feita por alunos do 7º e 8º anos do ensino fundamental e estudantes de qualquer série do nível médio.
Juliana da Silva de Oliveira, de 11 anos, está no 6º ano do ensino fundamental e diz que a primeira fase da competição não foi “tão difícil”. Pouco antes de participar da segunda fase, a estudante demonstrou nervosismo. “Estou ansiosa. Posso ganhar prêmios, ajudar a escola e os professores”, explicou.
Apesar da pouca idade, a adolescente já sabe que profissão quer ter no futuro – médica. Mais uma razão, segundo ela, para participar de competições como a Olimpíada de Matemática. “É importante, bom para o currículo. Quero ajudar vidas.”
Higor da Silva Menezes, de 12 anos, cursa o 6º ano de ensino fundamental e também sonha em ser médico. Mas confessa que a a dificuldade com a matemática aparece de vez em quando. “Gosto, mas não muito”. A saída, segundo ele, é não deixar o nervosismo atrapalhar na hora da prova.


“Competições assim são importantes porque divulgam a importância de estudar. Vou participar nos próximos anos e, se ganhar, vou mostrar o prêmio para o meu professor”, contou.
Joyce Vieria Barbosa, de 11 anos, cursa o 6º ano do ensino fundamental, e ainda não tem ideia do que quer ser quando ficar mais velha. A única certeza dela é que a matemática não será um entrave na hora de escolher a profissão. “Exercício e dever de casa ajudam. Se não, peço para a professora explicar tudo de novo”, contou.
As provas de hoje têm duração de três horas e os alunos devem responder a questões dissertativas (de seis a oito). Ao entregar a prova ao fiscal da sala, o estudante deve apresentar os cálculos que fez e o raciocínio usado para solucionar as questões. O resultado final será divulgado no dia 26 de novembro.


A Olimpíada Brasileira de Matemática funciona como um projeto de estímulo ao estudo da disciplina. Além de oferecer estágios aos professores premiados, o MEC proporciona a participação de alunos com melhor desempenho no Programa de Iniciação Científica Júnior, com bolsa de estudos integral oferecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Durante a primeira etapa da competição, foram feitas 19,6 milhões de inscrições de alunos de 44,7 mil escolas dos 26 estados e do Distrito Federal. Juliana Andrade (Agencia Brasil)