sábado, 8 de novembro de 2014

Agência do Bradesco de SFI sem previsão de data de inauguração

Informações chegadas à redação do Blog dão conta de que a agência do Bradesco , com sede na Avenida Vereador Ednites da Silva Viana, no centro de São Francisco de Itabapoana, está dependendo da concessionária de energia instalar um transformador para inaugurar. 

Isso é um absurdo se realmente for verdade. Com a palavra a concessionária de energia Ampla.

O prédio do Bradesco, aparentemente está pronto, conforme imagem do Blog do Paulo Noel. Entretanto, ainda não foi divulgada a data de inauguração. Estamos próximo do Natal, das festas de final de ano, período de férias quando o município recebe milhares de turistas e os clientes continuam com dificuldade até para sacar num caixa eletrônico no centro, principalmente os funcionários públicos. 

Sempre falta dinheiro. Um transtorno para todos. 

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Campanha de Vacinação contra a Pólio e o Sarampo começa neste sábado


A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo começa amanhã (8) em todo o país. A imunização segue até o dia 28 deste mês em todos os postos de saúde. No caso da poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, devem ser vacinadas crianças de 6 meses a 5 anos incompletos. Na vacinação contra o sarampo, a faixa etária indicada é de 1 ano a 5 anos incompletos.

O Brasil é considerado livre da pólio desde 1990. Em 1994, recebeu da Organização Pan-americana da Saúde a certificação de área livre de circulação do vírus. A continuidade das campanhas de vacinação é considerada fundamental pelo Ministério da Saúde para evitar a reintrodução da doença no país.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.


O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação. (Ag. Brasil )

Fazer selfie durante provas do Enem está proibido

Durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está proibido fazer selfie. Os candidatos que postarem fotos de si mesmos no local do exame, da prova ou do cartão de respostas, mesmo que não esteja preenchido, poderão ser eliminados.

A regra está no edital: não é permitido portar máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

A recomendação é que os candidatos não levem esses objetos, mas caso estejam com eles, guardem em porta-objetos fornecido pelo aplicador. Os equipamentos e o celular deverão estar desligados. A embalagem deverá ser lacrada e identificada com o nome do participante. Deverá ser colocada embaixo da carteira e retirada apenas no fim da prova.

Os candidatos que portarem qualquer um desses objetos durante a prova, que fizerem postagens de texto nas redes sociais ou trocarem mensagens eletrônicas ou por e-mail também estão sujeitos à eliminação.


As provas do Enem serão aplicadas  amanhã (8) e domingo. O exame tem 8,7 milhões de inscritos e ocorrerá em 1,7 mil cidades brasileiras. A prova terá inicío às 13h, no horário de Brasília. Os candidatos deverão chegar com uma hora de antecedência. Para verificar o local de prova, o candidato pode acessar o cartão de confirmação no site do Enem. (Ag Br)

Pedrinho Cherene recebe prêmio Prefeito Cidadão 2014


O prefeito do município de São Francisco de Itabapoana, Pedrinho Cherene, recebeu o prêmio Prefeito Cidadão 2014.

Entre os 50 prefeitos selecionados em todo o país, ele é o único do Estado do Rio de Janeiro que foi premiado por conta da boa política pública implantada no município neste ano.

A premiação aconteceu na noite de terça-feira (04) no XII Encontro Nacional de Prefeitos Municipais, na cidade de Gramado – RS, de 02 a 05 de novembro.

O prefeito Pedrinho Cherene participou do evento, que contou com palestras contendo temas importantes para aperfeiçoar a gestão do município, como “Desenvolvimento Tecnológico e Desenvolvimento Humano: Uma Questão de Gestão Social", “Planejamento e Gestão por Resultados”, “A Gestão do Conhecimento Organizacional em Processos de Conflito e Tomada de Decisões”.

“Quero dedicar esse prêmio a toda a minha equipe de governo que tem se empenhado para a promoção da qualidade de vida de toda população sanfranciscana, afinal, ser um Prefeito Cidadão significa cumprir e fazer cumprir com os deveres de cidadania e estamos trabalhando firmemente nisso”, destacou o prefeito.

A Premium Brasil Group, organizadora do evento, avaliou a desenvoltura dos prefeitos nas funções políticas, executivas e administrativas. Entre os critérios utilizados estão:

·  Medidas que demonstram sensibilidade social e compromisso com metas assumidas de desenvolvimento sustentável e proteção ao meio ambiente;
·       Empreendedorismo do atual prefeito, seu dinamismo e adoção de orçamento participativo;
·    Resultados expressivos e gerenciamento estratégico, com boas práticas;
·       Implantação de programas de capacitação;
·    Elaboração de redes sociais para benefícios dos mais humildes;
·      Ação efetiva de gastos e transparência na aplicação de recursos;
·      Controle efetivo para redução da mortalidade infantil;
·      Cumprir à lei de responsabilidade fiscal;
·      Vocação educadora da administração do município;
·      Executar metas nas áreas da saúde e educação.


O modo pesquisa se deu através da análise de fonte associadas à administração política municipal e estadual, páginas abertas de web governamentais, principais meios de comunicação, relacionadas à administração da prefeitura (imprensa, web sites, jornais, internet, blogs, entre outros).

Matéria enviada pela Ascom-SFI

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Petrobras divulga índices de aumento da gasolina e do diesel

A Petrobras divulgou, no início da noite desta quinta-feira (6), os percentuais de aumento da gasolina e do diesel. A decisão de reajustar o preço dos combustíveis havia sido acertada, na última terça-feira (4), durante reunião do Conselho de Administração da estatal, mas os valores não foram divulgados.


Os preços de venda nas refinarias sofrerão reajuste de 3% para a gasolina A e 5% para o diesel, a partir desta sexta-feira (7). A estatal esclareceu ainda que os preços sobre os quais incide o reajuste anunciado não incluem os tributos: Cide, PIS/Cofins e ICMS. (Ag. Brasil )

Costa Sul com vaga para cobrador


Recebemos e-mail da empresa capixaba Costa Sul, que opera uma linha entre Travessão de Barra e o Espírito Santo. No e-mail o setor de Recursos Humanos da empresa oferece 1 vaga para Agente de Bordo (cobrador). Interessados entrar em contato pelo telefone da empresa, em horário comercial, ou enviar currículo com foto para o e-mail rh@costasultransportes.com.br.

Veja o e-mail:

Tenho uma vaga de Agente de Bordo para a linha de Travessão. Precisamos de uma pessoa boa e honesta. Nosso salário é de 724,00 + ticket 374,00.

Aguardo o retorno

Atenciosamente,

Patricia Gonçalves Marques
Recursos Humanos
Costa Sul Transportes e Turismo Ltda
(28) 3521-4586

Conte até dez: alunos de SFI realizam ações em prol da paz


Conte até dez. A raiva passa. A vida fica. Destacando essa atitude, diversos alunos de 14 unidades escolares do município de São Francisco de Itabapoana realizaram várias apresentações de teatro, coreografia, rap, vídeos, entre outras atrações, nesta quarta-feira (05), em frente à Prefeitura, em prol da paz.

As ações fazem parte do projeto “Conte até 10: Valente mesmo é quem não Briga”, organizado pelo Conselho Nacional do Ministério Público como ação vinculada à ENASP – Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública em parceria com Conselho Nacional da Justiça e Ministério da Justiça, aderido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Município de São Francisco de Itabapoana em abril deste ano.

A secretária de Educação e Cultura, Kátia Martins, explica que o município é o único da região norte fluminense em que funciona o projeto. “É preciso a cada dia haver uma unidade de pensamento de paz, ou seja, todos nós devemos produzir, estimular e promover a paz na escola e em todos ambientes da sociedade. Vale destacar que a principal meta do Prefeito Pedrinho Cherene é construir dia a dia um governo e uma cultura de paz, já que tudo começa a partir da educação formadora de agentes de transformação social”, destacou.

O projeto conte até 10 surgiu devido a necessidade de combate a violência que vem crescendo nos últimos anos e tem por objetivo criar uma cultura de paz, tolerância e reflexão na comunidade escolar, sensibilizando sobre os impactos negativos da violência, de modo que esta cultura se consolide nas escolas e se estenda, através da comunidade escolar para toda a sociedade.

Um dos momentos mais marcantes que chamou a atenção do público do evento foi quando o aluno Emerson Freitas, 17 anos, da Escola Municipal Aníbal de Abreu Viana, situada na localidade de Buena, emocionou-se durante a apresentação que ele fez, dando um depoimento sobre a contribuição do projeto em sua vida.

“O projeto me ajudou a assumir a homossexualidade e viver uma vida com menos conflitos, já que antes eu sofria muito com o preconceito por ser homossexual. Agradeço a toda a equipe da escola que me ajudou a superar os momentos de raiva que poderiam gerar violência”, contou.

O público-alvo para implantação do projeto foi estudantes do segundo-segmento ( 7º, 8º e 9º anos) das seguintes escolas municipais: Décio Machado – Barra do Itabapoana, Manoel Gomes S. Lemos – Morro Alegre, Aventina Maria Ferreira – Floresta, João Paes Viana – Aroeira, E.M de Gargaú – Gargaú, Dirceu Dias da Silva – Guaxindiba, João Batista de Almeida – Sossego, Aníbal de Abreu Viana – Buena, Miguel Nunes Barbosa – Estreito, Manoel A. de Carvalho – Praça Imaculada, Domingos Santos – Ponto de Cacimbas, Abelino José de Souza – Batelão, Manoelina de S. Rodrigues – Travessão de Barra, Estelita de Araújo Crespo – Praça João Pessoa, Ilda Muylaert de Machado – Brejo Grande.

O Conte até 10 foi dividido em quatro fases.  A primeira fase foi a aplicação dos temas de combate à violência em forma de palestras nas Unidades Escolares. A segunda fase foi a formação e treinamento dos mediadores de conflito nas escolas. A terceira e quarta fases com a avaliação de todo o desempenho do projeto.

Estiveram presentes no evento o vice-prefeito, Amaro Barros,  a secretária de Educação e Cultura, Kátia Martins, a subsecretária Rosaura Amaral, a equipe multidisciplinar da SMEC, entre outros convidados.

As melhores apresentações receberam troféus para 1º, 2º e 3ª lugar de acordo com a pontuação dos jurados do evento.

O projeto “Conte até 10: Valente mesmo é quem não Briga” continuará sendo realizado em São Francisco de Itabapoana no próximo ano.






Matéria enviada pela Ascom-SFI

Detran agenda vistorias itinerantes para SFI


O Detran-RJ divulgou o calendário de vistorias itinerantes em municípios do interior do Estado neste mês de novembro. Mais uma vez São Francisco de Itabapoana receberá o serviço em dois dias, nas próximas quartas-feiras, dias 12 e 19. A ação visa oferecer maior comodidade ao cliente, evitando que ele tenha que se deslocar a cidades vizinhas para a regularização do seu veículo.

Serão oferecidos os serviços de licenciamento anual, transferência de propriedade, transferência de município, transferência de jurisdição, 2ª via de CRV, inclusão e baixa de alienação, além de alteração de características.

Os procedimentos serão realizados mediante agendamento prévio, pelos telefones 0800-0204040 e 0800-0204041 ou pelo site www.detran.rj.gov.br.

Em São Francisco o serviço é realizado no galpão da Secretaria de Transportes, na Rua localizada nos fundos da Prefeitura.

Veja o calendário de visitas itinerantes até o final do mês de novembro:

10/11 - São José de Ubá, Silva Jardim, São Fidélis e Duas Barras;
11/11 - Cantagalo, Cardoso Moreira, Iguaba Grande e Cambuci;
12/11 - Aperibé, Arraial do Cabo, São Francisco de Itabapoana e São Sebastião do Alto;
13/11 – Santa Maria Madalena, São João da Barra, Itaocara e Saquarema;
14/11 – Tanguá, São João da Barra e Trajano de Morais;
17/11 – Itatiaia, São José do Vale do Rio Preto, Carmo e Quissamã;
18/11 – Carapebus, Sumidouro, São Fidélis e Porto Real;
19/11 – Quatis, São Francisco de Itabapoana, Sapucaia e Rio das Ostras;
21/11 - Três Rios, Saquarema e Mendes;
24/11 – Carmo, Italva, Conceição de Macabu e Bom Jardim;
25/11 – Rio das Ostras, São João da Barra, Piraí e Itaocara;
26/11 – Guapimirim, Mangaratiba, São José do Vale do Rio Preto e Arraial do Cabo;
27/11 – Japeri, Paraty, São José do Vale do Rio Preto e Saquarema;


Blog do Paulo Noel com informações do Núcleo de Imprensa RJ

Susto: jovem cai do cavalo e desmaia em SFI


Adolescente foi encaminhada para o Hospital Ferreira Machado 

Apesar do susto, familiares comemoram o pronto restabelecimento da adolescente H.S.A, 13 anos,  moradora na Rua Getúlio Alves de Souza, próximo à Rádio São Francisco FM. 

Na noite de quarta-feira, 5, a jovem com mais alguns colegas, conversavam e resolveram dar uma volta de cavalo  pela Rua José Luiz de Freitas (a rua da Rádio). A princípio o dono do animal segurava na corda e caminhava puxando o cavalo. 

Mas em dado momento, a jovem disse que tinha prática de cavalgar, e pediu que a deixasse comandar o animal. Neste momento, segundo testemunhas, ela puxou o freio e o cavalo disparou e ainda teria se assustado com o grito da menina. Com o cavalo ter disparado a menina foi jogada ao calçamento, tendo ferimentos na cabeça, na região lombar e membros.

Felizmente, apesar de ter desmaiado, o socorro foi urgente. Quando a jovem foi colocada na ambulância ela já havia recobrado os sentidos, mas apresentava-se sonolenta. 

Ela foi levada ao Hospital Manoel Carola e em seguida encaminhada ao Hospital Ferreira Machado. Além da pancada na cabeça onde levou um corte, teve também uma unha da mão que teve que ser extraída.

“Agradecemos a Deus ela estar viva, pois ficamos apreensivos, quando vimos ela caída no calçamento desmaiada e com o sangue saindo do ferimento em sua cabeça”, disse um tio da jovem.

Familiares informam que foi feita uma tomografia computadorizada e o médico neurologista fez uma avaliação positiva do exame. Entretanto, a adolescente permanece muito sonolenta, mas quando acorda conversa com a mãe. 

Ela segue internada em observação no HFM. Uma pessoa ligada aos parentes disse que a família está confiante de que a jovem deve receber alta ainda esta semana. O Blog e a nossa comunidade torcem para que ela volte o mais rápido possível para casa.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Imagem em ostensório pode ser reflexo do vitrô da Igreja de São Francisco de Paula


 O Blog esteve no interior da Igreja de São Francisco de Paula, na tarde desta quarta-feira, 5, observando a imagem de um dos vitrôs de Jesus Cristo e a Cruz, que se assemelha a imagem que aparece no ostensório em foto tirada pela católica Ana Cláudia, ao meio dia de terça-feira, 4.

Para  Tatiana de Souza, vocalista do ministério de música Frutos do Espírito da Paróquia de São Francisco de Paula é possível que realmente seja o reflexo do vitrô.

“Entendo que deve ser mesmo o reflexo do vitrô,  entretanto penso que esse reflexo não foi uma simples coincidência, pode ser sim um sinal do nosso Deus vivo na Eucaristia.”, diz. Para Tatiana de Souza é importante que continuemos em oração.

O Blog lembra que a foto foi feita durante o dia. O vitrô em questão fica na frente da Igreja. Portanto a imagem refletida no ostensório pode ter sido uma sombra refletida da luz solar atravessando o vitrô. E a linha traçada sobre o que parece ser a face de Jesus? Talvez a explicação esteja em uma barra de ferro que há no coro da igreja, entre uma parede e outra, como se percebe na foto acima.



Igreja evangélica comemora 32 anos em SFI


A Igreja do Evangelho Quadrangular em São Francisco de Itabapoana, situada no Bairro do Macuco, realiza evento em comemoração aos 32 anos de fundação da denominação no município, de 08 a 15 de novembro. O Blog parabeniza pela expressiva data. Confira detalhes da programação:




Amproac comemora 12º aniversário


O Blog parabeniza a Amproac - Associação de Moradores e Produtores Agrícolas de Carrapato (Nova Belém) pelos 12 anos de fundação. E para comemorar a data será realizado evento de agradecimento a Deus, neste sábado (08), às 20 horas. Confira a programação:

6ª RISP comemora um ano de inauguração

A 6ª Região Integrada de Segurança Pública (6ª RISP), com sede em Campos dos Goytacazes, realizou na tarde desta quarta-feira (05/11) um coquetel em comemoração ao primeiro ano de inauguração do prédio, que foi o primeiro a ser inaugurado no Estado do Rio de Janeiro.

Estiveram presentes na oportunidade o Subsecretário de Planejamento e Integração Operacional, Antônio Roberto Cesário de Sá, o Superintendente de Programas Estratégicos da Subsecretaria de Planejamento e Integração Operacional, Cel PM Alexandre de Souza, o Comandante do 6° Departamento de Policiamento de Área, o Del Pol Antônio Carlos de Carvalho, o Comandante do 6° Comando de Policiamento de Área, CEL PM Lúcio Flávio Baracho de Sousa, além de diversas autoridades militares e civis.

Com 14 salas, a 6ª RISP acomoda os representantes do 6° Comando de Policiamento de Área (6°CPA), da PMERJ e do 6° Departamento de Polícia de Área (6° DPA) da Polícia Civil. Lançado em 2009, o projeto das RISP´s visa a integração do policiamento ostensivo e investigativo entre as polícias Militar e Civil, proporcionando maior compartilhamento de informações, maior efetividade das ações operacionais em uma mesma área de responsabilidade territorial e mais eficiência no monitoramento de metas comuns planejadas.


Informações: 6ª CPA - P5

RJ registra em 2014 a maior queda de casos de dengue do país


Notificações da doença este ano são 97% menor que no ano anterior

O Rio de Janeiro foi o estado que mais conseguiu reduzir o número de casos de dengue no Brasil em 2014. Entre janeiro e outubro, as notificações da doença caíram 97%, em comparação com o mesmo período do ano passado. A redução nos registros da doença se deve a um conjunto de fatores: desde 2008, quando o estado viveu sua maior epidemia de dengue, novas estratégias de controle e prevenção foram implementadas que ajudaram a conter o avanço do vírus, como a Campanha 10 Minutos Contra a Dengue, a criação dos Centros de Hidratação e a capacitação de profissionais do setor público e privado.

“Esse é um dos menores índices da série histórica da dengue no estado. O resultado comprova uma maior mobilização dos municípios e da população, para eliminar as larvas do Aedes aegypti nos domicílios. Além disso, fatores climáticos, como o baixo índice de chuvas, e a imunização da população para os principais sorotipos circulantes também favoreceram para a queda”, avalia o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Alexandre Chieppe.


Leia aqui a matéria completa enviada pelo Núcleo de Imprensa do Governo do RJ

Padre Lucas fala ao Blog sobre imagem refletida em ostensório


Padre Lucas Mendes
O padre responsável pela Paróquia de São Francisco de Paula, Lucas Mendes, falou ao Blog sobre a imagem que aparece na foto registrada por uma católica, durante oração na Igreja Matriz do Centro de São Francisco de Itabapoana, nesta terça-feira, 04-11. A imagem refletida no ostensório parece ser a face de Jesus Cristo e uma cruz.

“Não tenho dúvida da presença de Cristo na Eucaristia. Entretanto, com relação à imagem refletida no ostensório, há de se ter muita cautela, pois pode ser um reflexo da luz. Estamos vivenciando um momento de muita oração e expectativa para o 13º Deus é Show. E o Cerco de Jericó tem preparado o coração de todos para esse evento que é para Deus”, comentou o Padre Lucas.

Padre Lucas disse que não conversou com o Bispo Diocesano sobre a foto. “É claro que a imagem chama a atenção, mas vamos agir com prudência. O momento é de orarmos pelo Deus é Show. O Bispo está viajando e assim que chegar conversaremos sobre a imagem”, finalizou o sacerdote.

O Bispo da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco Ferreria, participa de um congresso em Porto Alegre (RS).


Imagem feita pela vendedora Ana Cláudia
Imagem ampliada

Imagem que parece ser de Jesus aparece refletida em ostensório em foto na Igreja de São Francisco de Paula



Nesta terça-feira, 4, durante o Cerco de Jericó, que acontece na Paróquia de São Francisco de Paula, uma imagem feita pela vendedora Ana Cláudia chamou a atenção: no centro, onde está a hóstia sagrada, aparece uma imagem que parece ser a face de Jesus Cristo e uma cruz.

A imagem foi postada pela autora em seu Facebook, e chegou até o Blog, através do Facebook de Lorena Portto, que fez o seguinte comentário: “Hoje o Cerco de Jericó foi assim. Arrepiada até agora com a presença de Deus. Foto tirada por Ana Cláudia. Tocar pra Deus foi a melhor decisão da minha vida. Observe ao centro a imagem de Jesus. Não é sombra nem reflexo é a presença do amor maior".

A postagem já recebeu centenas de curtições, compartilhamentos e comentários de pessoas impressionados com a imagem.

O Cerco de Jericó acontece em intensão ao 13º Deus é Show, evento que acontece no próximo sábado (08). Trata-se de um momento de oração pelo Deus é Show, com adoração ao Santíssimo.

A imagem também foi compartilhada pelo Facebook da Paróquia de São Francisco de Paula. Segundo a Paróquia, a foto foi registrada na tarde desta terça-feira (04-11). Veja a postagem no Facebook da Paróquia: "Presença real de Cristo Jesus... Essa foto foi tirada na tarde desta terça-feira (04), e vem para nos mostrar e confirmar, mais do que nunca, que através de sua maior herança deixada para nós, a Eucaristia, Jesus está no meio de nós!!!"

O padre Lucas Mendes, da Paróquia de São Francisco de Paula, viajou para Campos onde tem compromissos e disse que faria o possível para se pronunciar ainda hoje sobre o assunto. O Blog tentou contato com a Diocese de Campos dos Goytacazes. A Diocese informou que o Bispo Dom Roberto Ferreria está em Porto Alegre (RS), participando de um congresso. 

A pedido do Blog do Paulo Noel, o Padre Marcos Pinalli, da Paróquia São João Batista, em São João da Barra, comentou a foto:

“Interessante esta imagem refletida no ostensório. De fato, parece com Nosso Senhor. Muitos sinais são dados na presença de Jesus na Eucaristia. O detalhe desta imagem recorda a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. A Cruz: Paixão e Morte. A linha que corta a imagem da face: Via Sacra e ao fundo, a Sagrada Face: Cristo Ressuscitado. Então, busque o Senhor enquanto pode encontrá-lo. Despertem, "Cristão Thomé"! Com minha bênção sacerdotal!”, disse Padre Pinalli.

Poste pega fogo, cai e arrasta rede elétrica em Guaxindiba


Um posto de madeira pegou fogo na Rua 6 em Guaxindiba, litoral de São Francisco de Itabapoana, antiga Rua da Vala, próximo a um posto de gasolina.

Segundo uma internauta, que enviou as imagens, alguém ateou fogo no mato próximo a base do poste na noite de terça-feira, 4, e nesta manhã de quarta-feira, 5, o posto acabou caindo ao chão em chamas, arrastando a rede elétrica.

Moradores solicitaram a presença da concessionária de energia na Rua para colocação de um outro poste e conserto da rede. 






terça-feira, 4 de novembro de 2014

Ciclistas de São Francisco se destacam na Copa Light no Rio de Janeiro


Fabiele Mota (quarto ciclista da foto) chegou em segundo lugar na Elite, numa disputa espetacular com o campeão, o argentino Francisco Chamorro (Foto: Divulgação / Ivo Gonzalez)

Os ciclistas de São Francisco de Itabapoana brilharam na 7ª Edição da Copa Light de Ciclismo, realizada neste domingo, 02-11, na Enseada de Botafogo, no Rio de Janeiro. Além de ter como pano dois dos mais belos cartões postais do Brasil, o Pão de Açúcar e o Corcovado, o local será o cenário do ciclismo de estrada dos Jogos Olímpicos do Rio 2016.

Os ares cariocas e a bela paisagem fizeram bem aos sanfranciscanos. Na Elite Fabiele Mota, que representa a equipe ADF Bauduco foi o segundo lugar e travou uma disputa espetacular com o argentino Francisco Chamorro. O irmão de Fabiele, Fabiano Mota ficou em sexto.

Na categoria Open, São Francisco de Itabapoana subiu no lugar mais alto do pódio com Rafael Cerqueira. O ciclista que começou a competir em 2014 já é considerado uma grande promessa.

Os outros destaques foram: Izael Nunes, terceiro colocado na Sub-30 e Marllon Dias, segundo na Juvenil, chagando lado a lado com o primeiro colocado. No Feminino Luisa Sousa foi a quarta colocada. Gustavo Araújo vinha bem, mas teve uma quebra e não terminou bem colocado. O Blog parabeniza os atletas do ciclismo de São Francisco de Itabapoana. Orgulho para a cidade!


Blog do Paulo Noel

Corcovado emoldura disputa da Copa Light de Ciclismo (Foto: Divulgação / Ivo Gonzalez - legenda: Globoesporte.com)

Ciclistas fazem a curva em frente ao monumento a Estácio de Sá e com o Pão de Açucar ao fundo (Foto: Divulgação / Ivo Gonzalez - legenda: Globoesporte.com)

Fabiele Mota em segundo no pódio ao lado de Francisco Chamorro. (Foto: Equipe de SFI)

Rafael Correa foi o campeão da Categoria Open (Foto: Equipe de SFI)
Marllon Dias foi segundo na Juvenil (Foto: Equipe de SFI)
Luisa Sousa, à esquerda na foto, chegou na quarta posição (Foto: Equipe de SFI)
Izael Nunes, à direita, foi o terceiro na Sub-30 (Foto: Equipe de SFI)


Expectativa de grande público para 13ª edição do Deus é Show


Um público expressivo está previsto para próximo sábado (08), quando acontecerá o Deus é Show, tradicional evento católico do município de São Francisco de Itabapoana, que todos os anos reúne a população local, além de turistas de cidades vizinhas.

A programação está prevista para iniciar às 18h, com missa na Igreja Matriz do Padroeiro São Francisco de Paula, logo após, na praça em frente à Paróquia, shows locais com Flash Mob, Grupo Avivai, Ministério Pela Graça e a atração nacional mais esperada da noite: a cantora católica Jake.

Com o tema “Eu sou de Cristo”, em sua 13ª edição, a festividade religiosa é organizada pela Paróquia de São Francisco de Paula, com o apoio da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana.

O Secretário de Turismo Indústria e Comércio, André Ricardo, disse estar satisfeito com a realização de mais uma edição do evento no município.  “É com muita satisfação que o prefeito, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, apoia mais uma vez um evento de grande importância em vários sentidos para toda a população, porque além de trazer uma mensagem de paz, contribui para o turismo da região, já que atrai muitas pessoas, movimentando significativamente a economia local” destacou.

Segundo o Pároco da Paróquia de São Francisco de Paula, a novidade desta edição do "Deus é Show" é a união das paróquias participando da celebração, como, São Sebastião e Imaculada Conceição, situada em Barra de Itabapoana, Nossa Senhora da Penha, localizada em Morro de Coco, Cristo Ressuscitado, que fica em Conselheiro Josino e Menino Jesus de Praga de Travessão de Campos.

“O evento tem como finalidade a evangelização através da música, promovendo um encontro do homem com o seu criador, Deus. Em consequência dessa reconciliação, cria-se uma cultura de paz, como o Papa Francisco tem chamado a atenção para esta necessidade de diálogo pacífico, que começa com Deus e se reproduz na sociedade”, disse Padre Lucas.

O prefeito Pedrinho Cherene reafirmou o seu compromisso em oferecer os subsídios necessários para os eventos culturais de tradição no município. “A prefeitura sempre está apoiando o “Deus é Show”, o qual ajuda tanto de forma direta quanto indireta em todo o plano do meu governo, que prioriza a melhor qualidade de vida da população sanfranciscana, não só através de obras materiais, como, sobretudo, obras imaterias, como o amor e a paz, que vêm pela união da fé de um povo guerreiro, honesto e trabalhador”, enfatizou.

A jovem catequista da Paróquia Menino Jesus de Praga, Taiane Gusmão, disse que está ansiosa para participar de mais uma edição do "Deus é Show". “ Todos os anos eu participo desse evento que é muito importante para o bem estar de toda a região, porque sempre traz uma mensagem de otimismo pela fé em Deus, assim, transforma não só a minha vida como de outras pessoas”, contou.


Ascom-SFI

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Diga não à violência: Projeto “Conte até 10” é desenvolvido na Rede Municipal de Ensino de SFI


O projeto “Conte até 10: Valente mesmo é quem não Briga”, organizado pelo Conselho Nacional do Ministério Público como ação vinculada à ENASP – Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública, em parceria com Conselho Nacional da Justiça e Ministério da Justiça, e que foi aderido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Francisco de Itabapoana em abril deste ano, entrará na terceira e quarta fases, nesta quarta-feira, dia 05 de novembro, em evento na Praça dos Três Poderes, a partir das 8 horas. Na oportunidade serão expostos para os presentes os resultados da iniciativa e a avaliação de todo o desempenho do projeto.

O Conte até 10 foi dividido em quatro fases.  A primeira fase foi a aplicação dos temas de combate a violência em forma de palestras nas Unidades Escolares. A segunda fase foi a formação e treinamento dos mediadores de conflito.

Ação visa combater a violência

O projeto surgiu devido a necessidade de combate à violência, que vem crescendo nos últimos anos. O objetivo é criar uma cultura de paz, tolerância e reflexão na comunidade escolar, sensibilizando sobre os impactos negativos da violência, de modo que esta cultura se consolide nas escolas e se estenda, através da comunidade escolar, para toda a sociedade.

O público-alvo para implantação do projeto foi estudantes do segundo-segmento ( 7º, 8º e 9º anos) das escolas municipais de São Francisco de Itabapoana.

Desta forma, as escolas que participaram do projeto foram:

E. M. Décio Machado – Barra do Itabapoana
E.M. Manoel Gomes S. Lemos – Morro Alegre
E.M. Aventina Maria Ferreira – Floresta
E.M. João Paes Viana - Aroeira
E.M. de Gargaú - Gargaú
E.M. Dirceu Dias da Silva – Guaxindiba
E.M. João Batista de Almeida – Sossego
E.M. Aníbal de Abreu Viana – Buena
E.M. Miguel Nunes Barbosa - Estreito
E.M. Manoel A. de Carvalho – Praça Imaculada
E.M. Domingos Santos – Ponto de Cacimbas
E.M. Abelino José de Souza - Batelão
E.M. Manoelina de S. Rodrigues – Travessão de Barra
E.M. Estelita de Araújo Crespo – Praça João Pessoa
E.M. Ilda Muylaert de Machado – Brejo Grande

O projeto teve início em 30 de abril deste ano, com uma passeata pelo Centro do município, que culminou no auditório do Colégio Estadual São Francisco de Paula, onde foi apresentado a operacionalização do projeto para a comunidade.   Várias autoridades estiveram presentes na ocasião, entre eles, o Prefeito Pedrinho Cherene.

Informações enviadas ao Blog pelo Departamento de Cultura da SMEC

Oportunidade de embarque: Balcão de Empregos de SFI com vagas offshore


O Balcão Municipal de Empregos de São Francisco de Itabapoana está com vagas disponíveis para embarque nas funções de CHEFE DE COZINHA, AJUDANTE DE COZINHA, PADEIRO E CONFEITEIRO, TAIFEIRO OFFSHORE, COZINHEIRO, SALONEIRO (GARSON DE BUFFET), COZINHEIRO OFFSHORE, COZINHEIRO MARÍTIMO E NUTRICIONISTA BILÍNGUE.

As exigências são: ser do sexo masculino, ter o ensino Médio, Huet e Salvatagem, curso específico na função pretendida ou experiência na carteira.


Os interessados deverão preparar currículo e encaminhar para o Departamento de Trabalho na Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social a partir desta segunda feira (03/11/2014), depois das 13h, para serem agendadas as entrevistas, após análise do mesmo por parte da firma contratante. (Informações: Ascom-SFI)

Audiência Pública dia 06-11 para apresentação do Diagnóstico Habitacional de SFI



Convite enviado ao Blog pela Ascom-SFI

Governador anuncia a permanência de Beltrame à frente da Secretaria de Segurança


Declaração foi feita durante inauguração da 2ª Companhia Destacada da PM em Nilópolis

O governador Luiz Fernando Pezão afirmou, nesta segunda-feira (3/11), que o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, continuará no comando da pasta. O anúncio foi feito durante a inauguração da sede da 2ª Companhia Destacada do 20º Batalhão da Polícia Militar, no município de Nilópolis, na Baixada Fluminense.

– Estou muito feliz de o secretário Beltrame aceitar continuar à frente da Secretaria de Segurança. Ele já prestou um grande serviço e temos uma série de planos para serem implementados. Vamos agora para o terceiro passo, solidificar as UPPs, e olhar a Região Metropolitana do Rio com muito cuidado e carinho, fortalecendo-a. É importante continuar a intensificar o policiamento. Fizemos um concurso recente para 6 mil policiais e serão implantados batalhões em nova Iguaçu, Itaguaí e Araruama, para melhorar a Região dos Lagos – disse Pezão.

Durante a inauguração da nova Companhia Destacada, o secretário de Segurança ressaltou a importância da política de pacificação.

– Os próximos passos da pacificação serão importantes. Estamos terminando agora um diagnóstico de todas as UPPs para fazer um redirecionamento para efetivas ações do nosso projeto – afirmou Beltrame.

Ascom - Governo do RJ

Foto: Carlos Magno