sábado, 27 de junho de 2015

Luto: morre a professora Gildith, proprietária do Externato Imaculada Conceição



Este sábado, 27/06/15, é um dia triste para São Francisco de Itabapoana. O Blog do Paulo Noel comunica o falecimento da professora Gildith Pessanha, proprietária do Externato Imaculada Conceição.

Gildith faleceu por volta das 12 horas na UTI do Hospital Ferreira Machado, onde estava internada há cerca de 20 dias.

A toda família, aos amigos e aos colegas de trabalho o Blog deseja os mais sinceros pêsames. Gildith sempre será lembrada pela grande administradora e empreendedora na área da educação particular do município.

O velório acontece no Cemitério Campos da Paz em Campos dos Goytacazes onde ocorrerá o sepultamento neste domingo, 28, às 10 horas.

Fotos: arquivo pessoal (facebook)

Gestantes de SFI recebem ações de saúde preventiva


Comunidades de São Francisco de Itabapoana estão recebendo ações estratégicas voltadas para a saúde preventiva.  Diversas gestantes do município participam de rodas de conversa, onde recebem orientações acerca dos cuidados para com o bebê e com elas mesmas. 

O trabalho está sendo feito pelas equipes do programa Estratégia Saúde da Família - ESF, que é administrado pela Secretaria Municipal de Saúde.

A coordenadora Técnica ESF/PACS, Dailane Henriques, explicou que o objetivo do evento é conscientizar sobre como cuidar da saúde antes, durante e depois da gravidez. " Os cuidados para com a saúde devem ser permanentes e não momentâneos. Por isso, trabalhamos fortemente com a prevenção de forma continuada ", enfatizou.

O Prefeito Pedrinho Cherene destacou a importância dos serviços de saúde de forma preventiva.  “É preciso informar sempre a população de como cuidar melhor da sua saúde, evitando complicações futuras, principalmente, quando se trata gravidez. Nesse caso, por sua vez,  vale chamar atenção que se trata de mais de uma vida em questão”,  ressaltou.

Confira o cronograma com data e local das ações:

• 22/06/2015 – Unidade de Saúde de Saúde da Família de Guaxindiba; Início às 08h30;
• 25/06/2015- Unidade de Saúde da Família de Praça João Pessoa, início às 08h30;
• 26/06/2015 – Unidade de Saúde da Família de Barra de Itabapoana, início às 08h30;
• 29/06/2015- Unidade de Saúde da Família de Travessão de Barra, início às 13h;
• 01/07/2015- Unidade de Saúde da Família de Imburi, início às 13h;

• 02/07/2015 – Unidade de Saúde da Família de Gargaú, início às 08h30.

Rede Única Farma comemora 1 ano em SFI


Informe publicitário

A Rede de Drogarias Única Farma completou nesta sexta-feira, 27-06, o seu primeiro aniversário em São Francisco de Itabapoana. O dia foi especial para diretores, gerentes, funcionários e clientes. A drogaria recebeu uma decoração especial para marcar o aniversário, além de oferecer teste de glicemia e aferição de pressão aos clientes. A animação ficou por conta do humorista Lindroso, que fez a alegria dos presentes. Também foi distribuída pipoca entre os visitantes.  O Blog parabeniza à Única Farma pelo aniversário de 1 ano.





sexta-feira, 26 de junho de 2015

Gargaú promove tradicional Festa de São Pedro

Fotos: Arquivo Blog do Paulo Noel.
A programação da festa de São Pedro nesta sexta-feira 26. Às 19h30 haverá show com Arautos do Evangelho e participação do padre João Carlos. Em seguida, quadrilha do Estreito e evangeliza show na praça com Mensagem Nova de Travessão de Campos.

Sábado, 27. Procissão fluvial. A imagem de São Pedro sairá da igreja as 15 horas acompanhada da banda de fanfarra da Escola Municipal de Gargaú até a praça dos quiosques onde os barcos estarão esperando para navegar pelo Rio Paraíba. Chegada em frente à igreja por volta das 18 horas. Missa as 19h30 com padre Luciano. Haverá ainda show na praça além de teatro e quadrilha na praça.
  

Domingo, 28: Alvorada as 5 horas com a banda de fanfarra da Escola Municipal de Gargaú. Almoço as 11 horas e as 14h30 (em ponto) show de prêmios com 20 prêmios e várias bicicletas. As 18 horas Santa missa de São Pedro e após procissão e  Evangeliza show na praça, com Mikael de Campos dos Goytacazes.

São Pedro: o Fundador da Igreja Católica

São Pedro, o Apóstolo e o pescador do lago de Genezareth, cativa seus devotos pela história pessoal. Homem de origem humilde, ele foi Apóstolo de Cristo e depois encarregado de fundar a Igreja Católica, tendo sido seu primeiro Papa. Considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, São Pedro é festejado no dia 29 de junho, com a realização de procissões marítimas em várias cidades do Brasil.

Depois de sua morte, São Pedro, segundo a tradição católica, foi nomeado chaveiro do céu. Assim, para entrar no paraíso, é necessário que o santo abra suas portas. Também lhe é atribuída a responsabilidade de fazer chover. No dia de São Pedro, segundo a tradição, todos os que receberam seu nome devem acender fogueiras na porta de suas casas.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Erradicação do Trabalho Infantil será tema de seminário em SFI


NEA-BC promove debate sobre mobilidade urbana com Cineclube em Barra do Itabapoana


Pipoca, vídeos e debate. Neste sábado (27-06), às 19 horas, acontece mais uma edição do Cineclube São Francisco, desta vez na Praça de São Sebastião, em Barra do Itabapoana. Organizado pelo Grupo Gestor Local (GGL) do Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos (NEA-BC), o evento visa debater a mobilidade urbana em São Francisco de Itabapoana.

“Todos podem participar para juntos discutirmos ações que possam contribuir para melhorar a mobilidade urbana em São Francisco de Itabapoana”, convida Victor Carvalho, assistente de mobilização e logística do NEA-BC.


Mobilidade urbana é a condição em que se realizam os deslocamentos de pessoas e cargas no espaço urbano de um Município. Assim, a mobilidade urbana adequada é obtida por meio de políticas de transporte e circulação que visam a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no espaço urbano, através da priorização dos modos de transporte coletivo e não motorizados de maneira efetiva, socialmente inclusiva e ecologicamente sustentável. (Conceito extraído do site Wikipédia)

Sindicato convoca servidores para Assembleia neste sábado, 27


O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Francisco de Itabapoana realiza no próximo sábado, dia 27 de março, às 8 horas, Assembleia Geral Ordinária para discutir assuntos de interesse da categoria, como o reajuste geral com data-base em maio.

Em edital de convocação o presidente Cirábio Ramos convoca todos os servidores filiados a participarem. Clique aqui, e confira o Edital de Convocação com os detalhes da Assembleia.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Dois jovens morrem em acidente na BR-356


Entre os mortos está um Italvense que trabalhou em drogaria de São Francisco de Itabapoana

Dois jovens morreram em um acidente por volta das 16 horas desta quarta-feira, 24/06, no km 81 da BR-356, entre Italva e Cardoso Moreira. As vítimas são funcionários da Drogaria Silveira, sendo que um dos mortos, Sávio Wilgner Faustino Alves, 20 anos, morador em Italva, morou em São Francisco de Itabapoana durante 1 ano e meio, onde trabalhou na Drogaria Silveira da cidade. 

A outra vítima, que não teve o nome divulgado, é morador em São Fidélis, onde também atua na mesma Drogaria.

O acidente envolveu um ônibus da Viação Brasil e o carro em que estavam os jovens, um Gol de cor prata, com placa de Muriaé/MG. O Corpo de Bombeiros Militar de Italva foi acionado, mas ao chegar ao local, as vítimas, presas às ferragens, já estavam sem vida.

No ônibus havia pelo menos 30 passageiros, sendo que seis sofreram escoriações e foram levadas para unidade de saúde de Cardoso Moreira. O motorista do coletivo também ficou ferido e foi levado para o hospital de Italva.

De acordo com relatos de populares, chovia muito no local do acidente. Antes de bater com o ônibus, que fazia a linha Itaperuna a São Fidélis, o Gol teria perdido o controle e rodado na pista.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local e conduziu a ocorrência para 148ª Delegacia Legal de Italva para registro de ocorrência.

Da Redação do Blog com informações do Ururau
Foto: Ururau/Facebook

Cantor Cristiano Araújo morre após acidente de carro em GO, diz hospital

Cantor sofreu um acidente na BR-153, em Morrinhos, nesta madrugada.
Namorada dele também não resistiu e morreu; outros dois ficaram feridos.

O cantor Cristiano Araújo morreu na manhã desta quarta-feira (24) após sofrer um acidente de carro na BR-153, no km 614, entre Morrinhos e o trevo de Pontalina, em Goiás.

O cantor voltava de um show em Itumbiara, no sul do estado, quando veículo em que ele estava, um Range Rover, saiu da pista e capotou. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), mas a unidade confirmou que ele não resistiu aos ferimentos.

Empresário do cantor, Antônio Pereira dos Santos já havia confirmado que a namorada de Cristiano, identificada como Allana Moraes, 19 anos, que estava com ele no veículo, morreu no local.


O acidente aconteceu por volta das 3h30 desta quarta-feira, segundo o Corpo de Bombeiros. 

Inicialmente o cantor foi levado ao Hospital Municipal de Morrinhos e depois transferido em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel até a capital. Depois, seguiu de helicóptero até o Hugo.

Além do cantor e da namorada, outras duas pessoas estavam no carro. Segundo os bombeiros, elas sofreram ferimentos leves e também foram encaminhadas a um hospital na capital.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que as causas do acidente ainda são apuradas. “Fizemos um levantamento no veículo, que é do ano de 2015, e ele estava em perfeitas condições. 

A suspeita inicial é que o motorista tenha dormido ao volante, mas tudo isso ainda é devidamente apurado”, afirmou o inspetor Newton Moraes.

Segundo o empresário, o cantor costumava viajar com um motorista particular para que "pudesse dormir após o show" e não precisasse dirigir. Ele ressaltou, ainda, que o condutor "é experiente e acostumado a guiar de madrugada".

Shows
Na última terça-feira (23), o cantor publicou em sua página no Instagram uma mensagem dizendo que estava partindo da Bahia, ao lado na namorada, com destino a Itumbiara. Após o acidente, muitos fãs comentaram na imagem sobre o ocorrido e mandam mensagens de solidariedade ao cantor.


O próximo show de Cristiano Araújo estava marcado para acontecer na noite desta quarta-feira em Caruaru, em Pernambuco. (Fonte: G1.com) 




terça-feira, 23 de junho de 2015

Jovem é baleado em tentativa de homicídio em Gargaú


Menor confessa o crime e se entrega no DPO.

Um jovem foi baleado no Bairro da Barra Velha, na Praia de Gargaú, em São Francisco de Itabapoana, em uma tentativa de homicídio ocorrida por volta das 17h45 desta terça-feira.

O baleado, de iniciais T.A.R.N., 21 anos, foi atingido na perna e socorrido pela equipe do Resgate Municipal para o Hospital Manoel Carola, encaminhado logo em seguida para o Hospital Ferreira Machado. O estado de saúde dele inspira cuidados.

Acusado, o menor de idade B.A.S., 16 anos, morador em Santa Clara, após o crime se entregou no Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) de Gargaú, temendo ser linchado por populares.

Ele confessou o crime e disse ainda aos policiais militares que namora a irmã da vítima, e que T.A.R.N. não é a favor do namoro. Segundo a sua versão apresentada no DPO, eles começaram uma discussão, foi quando T.A.R.N. teria colocado a mão na cintura. O menor disse que achou que a vítima iria sacar uma arma, mas, segundo apurou a PM, T.A.R.N. não estava armado. Nesse momento B.A.S., armado com um revólver calibre 38, sacou a arma, deu um tiro na vítima e ainda efetuou cinco disparos para o alto. O disparo atingiu a virilha, e por pouco não atingiu a veia femoral.

Após cometer o crime o menor fugiu do local, atravessou o mangue, se desfez da arma no próprio mangue e se apresentou no DPO. Os sargentos Jefferson e Batista, do DPO de Gargaú, com o apoio dos sargentos Jordany e Lage, do DPO de Santa Clara, realizaram buscas no mangue, mas não  lograram êxito na tentativa de localizar a arma.


O menor foi apresentado na 147ª Delegacia Legal, onde a ocorrência está sendo registrada.

PM apreende cocaína escondida em cemitério da Praia de Gargaú


A Polícia Militar efetuou uma apreensão de grande quantidade de cocaína na Praia de Gargaú, em São Francisco de Itabapoana, no início da tarde desta terça-feira, 23.

A partir de uma denúncia anônima, policiais militares do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) de Santa Clara, com o apoio do DPO de Gargaú, chegaram até o Cemitério de Gargaú.

A informação era de que o local estava sendo usado para esconder drogas. Após vasculhar o cemitério por cerca de 1 hora e meia, os policiais encontraram farta quantidade de cocaína. Foram apreendidos 120 sacolés da droga e 220 sacolés vazios, usados para endolar o entorpecente.

O que chamou a atenção dos policiais foi o fato de a droga ter siso separada em cinco sacolas. Em cada sacola a PM encontrou um papel com o nome de diferentes pontos da Praia de Gargaú, a que, possivelmente, se destinava a cocaína.

Os papelotes estavam escondidos do lado externo de uma das sepulturas, em um compartimento onde são colocados vasos de plantas.

A cocaína apreendida foi levada à 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana, onde foi registrada a ocorrência. Participaram da operação os sargentos Jordany e Lages, do DPO de Santa Clara, com o apoio dos sargentos Batista e Jefferson, do DPO de Gargaú.

Acidente da BR-101 fere motociclista

Acidente da BR-101O Blog passava na hora. Assista ao vídeo.



O Blog flagrou mais um acidente envolvendo uma moto com um veículo de passeio. Foi na manhã desta terça-feira, 23, por volta das 10 horas, no Km 58, no sinal de acesso ao supermercado Atacadão na BR-101, no Parque Jardim Aeroporto em Guarus no município de Campos dos Goytacazes.

O Corpo de Bombeiros com duas viaturas compareceu ao local. O motorista do veículo de passeio saiu sem ferimentos do acidente enquanto o motociclista foi socorrido pelos Bombeiros para o Hospital Ferreira Machado. 

Trabalhadores demitidos da Canabrava fazem manifestação em frente a Usina pelo não pagamento das rescisões trabalhistas

Usina diz que conseguiu aporte de 6 milhões para sanar todas as dividas trabalhistas e de gasto com o início da safra na segunda-feira, 29. (Veja ao vídeo).


Cerca de cem trabalhadores demitidos da Usina Canabrava amanheceram esta terça-feira, 23-06, na porta da usina realizando uma manifestação pacífica pelo não pagamento dos contratos rescisórios por parte da usina. Muitos destes trabalhadores demitidos em março deste ano, chegaram a assinar um documento denominado “Carta de Crédito”.

O documento é o resultado de um acordo coletivo firmado entre a Usina com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campos referente ao pagamento das verbas rescisórias em parcelamento mensal. “Só que o pagamento das parcelas está atrasado”, disse um trabalhador.

O portão de saída da Usina Canabrava chegou a ser broqueado com paus e pneus onde os manifestantes atearam fogo. Duas viaturas da Polícia Militar permaneceram no local com os policiais apenas observando a movimentação.

Logo que o Blog chegou ao local conversou com os trabalhadores que falaram ao “vivo” para a Rádio São Francisco FM narrando suas dificuldades, protestando contra a usina pelo não pagamento.

Durante a entrevista foi dito que a empresa está investindo na manutenção e compra de novos equipamentos para o inicio da safra da cana de açúcar e esqueceu de honrar seus compromissos com os trabalhadores demitidos.

Fernando Alfini
Após ouvir a versão dos trabalhadores, a equipe do Blog e da Rádio São Francisco FM conseguiu autorização para entrar na usina, oportunidade em que conversou com gerente administrativo da Canabrava Fernando Ziolli Alfini.

Alfini disse que estava dando em primeira mão a informação de que a Canabrava conseguiu um aporte de R$6 milhões para investimentos o início da safra e para liquidar as dívidas com os trabalhadores.

“Deste dinheiro, já na semana que vem, no mais tardar na quarta-feira, vamos reservar R$1 milhão de reais para liquidar nossas dívidas com os trabalhadores”, garantiu.

SAFRA 2015
Sobre a safra 2015, o gerente Fernando Alfini disse que já começa na próxima segunda-feira, com a expectativa de alcançar a mesma produção do ano passado de 800 mil toneladas de cana.


Na saída da entrevista com o gerente da Canabrava, os trabalhadores se aproximaram de nossa reportagem para saber o que foi dito pela Usina. Muitos receberam a notícia céticos. O Blog se comprometeu em acompanhar o procedimento de acerto da Usina com os trabalhadores. 

“Contamos com vocês da imprensa”, disse um dos integrantes do grupo de manifestantes no momento em que deixávamos a Usina Canabrava.  









Trabalhadores demitidos da Canabrava realizam manifestação na porta da Usina


Motivo do protesto é o não pagamento das  rescisões de contratos.

Foto: arquivo
Um grupo de trabalhadores demitidos da Usina Canabrava realiza uma manifestação desde às 7 horas da manhã desta terça-feira, 23-06, na porta da empresa, na RJ-224, no limite entre Campos com São Francisco de Itabapoana.

Segundo os trabalhadores, o motivo do protesto é a falta de pagamento das rescisões de contratos. 

A reportagem do Blog está nesse momento tentando ouvir os representantes da Usina

O protesto acontece as margens da rodovia, e não interditou a pista. Os manifestantes queimaram galhos e os colocaram próximo a portaria. 

A empresa admitiu em nota, divulgada no dia 07 de maio, que assim como várias outras empresas em todo o País, a Canabrava também está sofrendo os reflexos da Crise.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Do alfinete ao foguete


Fantástico denuncia empresas de fachadas, criadas para vender de tudo e prestarem os mais variados serviços. Relação entre políticos e maus empresários só alimenta a imoralidade e a corrupção no Brasil. Na lista de irregularidades tem até servidor público atuando como empresário.

Uma prática que só alimenta a corrupção e a imoralidade na administração pública no Brasil tem sido alvo de inúmeras denúncias do programa Fantástico da Rede Globo: a contratação de empresas de fachada.

Sem uma atividade fim principal, vendem de tudo, do alfinete ao foguete, de gênero alimentício a material de construção, além de prestarem serviços dos mais variados, de atividades paisagísticas a aluguel de carros.

Muitas dessas empresas são criadas com uma única finalidade, se tornarem ratazanas de licitações. Se aproximam dos políticos para oferecerem vantagens e se aproveitam de tráfico de influência. 


Na lista de irregularidades tem até servidor público atuando como empresário. “É vedado para o servidor público ter negócios com o órgão que o paga”, informa Paulo Sousa, procurador do Ministério Público de Contas.

Neste domingo, 22/06, o fantástico denunciou um esquema envolvendo políticos da cidade de Parauapebas, no Pará. Lá um dono de Supermercado de tanta venda superfaturada, se enveredou em incrementar a oferta de serviços. O supermercado passou a alugar carro, resultado, dos 40 veículos declarados em nota por mês pela locação, apenas oito existiam.

Em 26 de abril deste ano o Fantástico mostrou a farra no aluguel de carros em Boa Vista, Roraima. Uma loja de rações alugando carro para o Poder Público. A justificativa era que no contrato social da loja de rações consta a possibilidade de aluguel de carros. Mas nesse caso o serviço de aluguel de carro nunca foi prestado.

Como se vê, são maus empresários, que criam empresas e as entopem de atividades no contato social, sem sequer ter vocação para tais finalidades. Empresas de fachada que tiram a oportunidade de empresários vocacionados em vender ou prestar um serviço com excelência nas áreas que se propõe. Quase sempre essas empresas não existem em seus endereços declarados,  quase sempre não vendem, mas pagam seus impostos para não ficarem ao arrepio da lei. Existem perante a lei, mas não pregam um princípio básico na administração, a moralidade.

Classificação do Campeonato de Futebol de SFI


Após sete rodadas, veja como está a disputa:

Categoria Aspirante:


Últimos jogos, realizados neste domingo, 21/06:


Categoria Principal:


Últimos jogos, realizados neste domingo, 21/06:



Próximos jogos:

 Folga: FLUMINENSE

Veja aqui a tabela completa

domingo, 21 de junho de 2015

Jovem perde a vida em grave acidente na RJ-216 no Farol

Motorista teria perdido controle de direção e três ocupantes saíram feridos no acidente.

Fotos: Ururau.

Um jovem de apenas 20 anos foi mais uma vítima da violência no trânsito. Reonatan Francisco de Lima Ribeiro veio a óbito e outras três pessoas foram socorridas após o grave acidente ocorrido na madrugada deste domingo, 21, no no Km 19 da RJ216, trecho que liga Campos a Farol de São Tomé, altura da localidade de Paus Amarelo, na Baixada Campista.

O acidente envolveu um carro modelo Versailles de cor prata e, segundo informações do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), aconteceu por volta 5h30. No local ninguém soube dizer como o acidente aconteceu, porém o carro foi encontrado dentro do terreno de uma cerâmica completamente destruído. 

O carro, com quatro ocupantes, seguia de Santo Amaro com destino a Goitacazes. Há hipótese é de que o condutor tenha perdido o controle da direção e invadido o terreno, já que não foram encontrado vestígios de colisão com outro veículo ou em anteparos.

No local foram encontradas latas de bebidas alcóolicas que poderiam está no carro, mas isso será investigado.

A polícia foi acionada por um vigia da cerâmica, que após ouvir barulhos se deparou com o veículo destruído. O Corpo de Bombeiros Militar chegou a socorrer as quatro vítimas, mas no caminho para o Hospital Ferreira Machado (HFM), Ronatan não resistiu e morreu. Já as outras três pessoas, sendo uma mulher, permanecem na unidade hospitalar.


O corpo de Ronatan, que era morador de Goitacazes, foi removido para o Instituto Médico legal (IML). O acidente foi registrado na 134ª Delegacia Legal do Centro. (Da redação com informações do Ururau)

Bandidos assaltam casa da prefeita de Bom Jesus do Itabapoana, no RJ

Criminosos levaram joias, celulares e dinheiro.
Dois menores foram apreendidos por participarem da ação.

Stella Freitas
Do G1 Norte Fluminense

Branca Mota -(Arquivo do
Blog do Paulo Noel. )
A casa da prefeita de Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense, foi alvo de assaltantes na noite desse sábado (20). Segundo a Polícia Civil, cinco homens encapuzados e armados invadiram a residência de Branca Motta e fizeram toda família refém.

A ação, de acordo com a polícia, durou cerca de 20 minutos e os criminosos levaram joias, celulares e dinheiro. Dois adolescentes foram apreendidos por envolvimento no crime.

A Polícia Civil de Porciúncula, onde o caso foi registrado, informou que o assalto ocorreu por volta das 22h. Estavam na casa a prefeita, o marido dela, o filho, a nora e o neto. Todos foram surpreendidos pelos criminosos que entraram pelos fundos da residência, pulando os muros, segundo a polícia.

Conforme informaram as vítimas na delegacia, três assaltantes estavam armados com dois revólveres e uma arma, a princípio de calibre 12. A polícia não informou o bairro onde a prefeita reside.


Após a ação criminosa, a Polícia Militar realizou buscas no Morro da Areia, onde apreendeu dois adolescentes de 16 anos, que na delegacia confessaram a participação no crime, de acordo com a polícia. Para os agentes, os menores disseram que outros três homens participaram do assalto, dois deles são do Rio de Janeiro e um de Bom Jesus, onde também residem os menores.