sábado, 4 de fevereiro de 2012

Myuska volta para casa




Recebemos e-mail de Nilce Henriques, da Praia dos Sonhos em SFI,  comunicando que, através do Blog, localizou o paradeiro da cadelinha Myuska desparecida no dia 13-01. O apelo foi feito com o seguinte relato: Caro Paulo Noel. Desapareceu uma cadelinha da raça Work Share na Praia dos Sonhos, de dois anos que atende pelo nome de Myuska.

Ela tem a cabecinha dourada e o corpo preto. É pequena e peluda. Por favor, quem estiver com ela favor devolver ou entrar em contato com o Blog ou a Rádio São Francisco FM. Tres crianças choram muito querendo a cadelinha de estimação de volta. Ela ficava com as crianças desde que nasceu.

Myuska foi parar em Macuco de São Francisco.
Hoje, recebemos outro e-mail, desta vez, informando que a cadelinha foi localizada numa residência na Estrada de Macuco de São Francisco, quando a internauta viu a foto no Blog.

"Agradeço a Paulo Noel através deste Blog de grande  credibilidade e que oferece serviço de utilidade pública gratuitamente. Foi achada, através desse site em São Francisco, a minha cadela Myuska desaparecida no dia 13 01 2012.

Myuska foi localizada na Estrada de Macuco de São Francisco, em uma loja. Viram a foto dela no Blog e me avisaram. Aproveito para agradecer a Deus e a todos que contribuíram para que eu a encontrasse. Atenciosamente Nilce Henriques".

Meu comentário
É gratificante o resultado obtido com êxito de qualquer trabalho. Fico feliz por você ter encontrado, através deste veículo de comunicação, o seu animalzinho de estimação. Att. PN.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Imagens aérea da Praia de Lagoa Doce, litoral de São Francisco de Itabapoana

(Foto: Marcos Lemos)

 (Foto Marcos Lemos )

Segundo o site Climatempo.com , o final de semana no litoral de São Francisco de Itabapoana  será de tempo bom com predomínio de sol. Apenas com pouca variação de nuvens e a temperatura ficará na marca dos 32 graus. Uma excelente oportunidade para você visitar as praias de São Francisco de Itabapoana (RJ).

Circo da Vida numa noite abençoada com Davi Sacer

Fotos: Iverson Rodrigues.
Público interagiu com o cantor até ao final do show gospel.

Iverson Rodrigues, através de e-mail enviado ao Blog,  informa que o show de Davi Sacer no Circo da Vida ontem à noite, 02-02, na Praia de Santa Clara foi  uma noite abençoada e repleta de surpresas.

"Muitas pessoas marcaram presença para adorar a Deus com as canções do cantor Davi Sacer e seu ministério",diz.

Segundo Iverson Rodrigues Davi Sacer apresentou sucessos como: ''O chão vai tremer'', ''Sorte de benção'', 'Sobre as águas'', 'Restitui'', entre outras e músicas do seu novo álbum como: ''No caminho de Milagres'' e ''Deus que surpreende''.

Cantor Davi Sacer



"O público esteve presente até o fim quando ele ministrou a música de grande sucesso ''Marca da Promessa", e terminou elogiando a estrutura do projeto, parabenizando e agradecendo ao Pr. Isaias Rodrigues e a Pra. Claudineia", conta. Agradecido  pelo convite o cantor espera retornar ao Circo da Vida em 2013.

Veículos que transitarem pelas areias das praias do litoral de SFI serão multados


Ação visa a proteção das tartarugas marinhas, seus ninhos e a vegetação rasteira da Praia.
Uma ação conjunta da Secretaria de Meio Ambiente e do projeto Tamar vai proibir o trânsito de veículos pelas areias das Praias do litoral de São Francisco de Itabapoana. O objetivo da ação é a proteção das tartarugas marinhas e seus filhotes. 

Segundo o secretário de Meio Ambiente Roberto Vinagre, neste final de semana, os fiscais irão apenas notificar os motoristas, num trabalho de conscientização do que prevê a Lei ambiental.
Fotos: Paulo Noel.
Foto do Blog flagrou dois veículos passando pelas areias da Praia de Santa Clara.


Comentário.
Um internauta postou um comentário  cujo assunto faltou ser incluido na matéria e estamos acrescentando agora. Diz o internauta que a ação é excelente. Pena que não citaram os banhistas. O mais importante foram as tartarugas e a vegetação, esqueceram de valorizar os banhistas  que correm risco com estes carros na areia, e o pior, alguns motoristas levam bebidas alcoólicas para beira mar e depois saem dirigindo. Parabéns pela iniciativa. 

Como disse caro internauta, concordamos com seu comentário e estamos acolhendo sua colaboração. Realmente os banhistas com crianças, enfim seus familiares também correm risco de um acidente. A Praia é um espaço para os banhistas e não para os carros.
 "No sábado e domingo  iremos notificar as pessoas  e divulgar. A partir de segunda-feira as pessoas que transitarem com veículos pela areia da praia ou pela vegetação com função fixadora de dunas serão autuados e  “multados”, tendo em vista o contido na Portaria 10 de  30 de janeiro de 1995 e Lei de crimes ambientais 9605/98", diz.

Cantora Adriana leva louvor e oração aos festejos de N.S. dos Navegantes




Com um carisma contagiante, a cantora Adriana Arydes se apresentou, nesta quinta-feira (02/02), para milhares de fiéis durante os festejos de Nossa Senhora dos Navegantes, em Guaxindiba. A programação levou aos fiéis a oração e louvor durante toda a noite.

Durante a noite houve também a celebração da Santa Missa presidida pelo administrador paroquial, padre Fagner Ribeiro. Logo após os fiéis acompanharam a tradicional procissão pelas principais ruas da comunidade seguida de coroação. Em torno das 22h, Adriana deu início ao show.

Dona de uma voz inconfundível, Adriana embalou os fiéis com as canções “Qual é a chave?” “Abraço de Pai”, “Minha Graça Te Basta”, entre outras. A cantora católica fez ainda vários agradecimentos e animou o público com mensagens de motivação. “Agradeço a atenção e o carinho das pessoas desta cidade. É muito bom se unir a todos em profunda intimidade com Deus. Para isso é necessário permitir que o Senhor esteja sempre à frente”, proferiu a cantora.

O encerramento dos festejos religiosos, que teve o apoio da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, também contou com a grande queima de fogos que iluminou o céu da comunidade.

Social - Além de apoiar a Festa Religiosa, a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio vai realizar nesta sexta-feira (03/02), às 22h, show com o grupo musical Copacabana Beat. A banda se apresentará também no palco da rua principal da praia.

Com informações da Ascom-SFI
Fotos: Fabrício Berto

Blog noticia com pesar falecimento de “Dona Santa” de SFI

Dona Santa era uma pessoa alegre e comunicativa.
Foto: Álbum de família enviada pela Lidiane, neta de Dona Santa.


Comunicamos com pesar o falecimento de Anair Pereira Barreto, 84 anos, conhecida por Dona Santa, ocorrido na manhã desta sexta-feira, às 9horas no Hospital Manoel Carola em Ponto de Cacimbas SFI.

O velório de Dona Santa acontece na capela do cemitériode São Francisco de Itabapoana onde ocorrerá o sepultamento neste sábado,04-02, às 9 horas. Dona Santa era muita querida na cidade, fazia parte doApostolado da Oração da Igreja de São Francisco. Deixa filhos, netos ebisnetos.

Dona Santa faleceu de infarto. Mas, ainda chegou a ser atendida por familiares que a levaram para o Posto médico da cidade e, em seguida para o Hospital Manoel Carola em Ponto de Cacimbas. Ela reclamava de dor no peito e falta de ar ao ser internada. Veio a falecer por volta das 9 horas.

II Prêmio Quarto de Milha em São Francisco de Itabapoana neste final de semana



Foto do site Rancho HS de Carambeí PR.
Os principais cavaleiros e amazonas do Brasil que curtem a raça quarto de milha estarão neste final de semana em São Francisco, na localidade de  Lagoa dos Paus no Sítio Vitória Ranche, participando do II Premio Quarto de Milha. A programação inclui apresentação dos animais nesta sexta e a partir de sábado, 04-02, haverá a competição classificatória para a grande final no domingo dia 05-02. Cavalo Quarto de Milha considerado o cavalo mais versátil do mundo. II Premio Quarto de Milha, organização do Magno Azevedo com apoio do Jaredio.

Quarto de Milha - História

O Cavalo Quarto de Milha foi a primeira raça a ser desenvolvida na América. Os Quarto de Milha surgiram nos Estados Unidos em 1600, originários de raças da Arábia e Turquia. Os garanhões dessas raças eram cruzados com éguas da Inglaterra, desses cruzamentos, resultaram cavalos compactos, versáteis, com músculos fortes, que podem correr distâncias curtas com mais velocidade do que qualquer outra raça.
Foto do site Rancho HS de Carambeí PR.
Em meados de 1955, os cavalos Quarto de Milha vieram para o Brasil, logo quando a SKR (Swift-King Ranch) importou seis cavalos dos EUA para o país.
Hoje, existem mais de 285 mil cavalos Quarto de Milha registrados no Brasil, divididos entre 39 mil criadores e proprietários. O principal centro de criação da raça Quarto de Milha concentra-se em Presidente Prudente, interior de São Paulo.

Características principais do Cavalo Quarto de Milha

Os cavalos Quarto de Milha são reconhecidos pela facilidade de domar, docilidade e inteligência. Os cavalos desta raça possuem grande capacidade de mudar de direção, com partidas rápidas e paradas bruscas. Sendo considerado o Quarto de Milha, o cavalo mais veloz do mundo. O cavalo Quarto de Milha se destaca principalmente em provas Western, corridas e trabalho no campo por ser muito dócil, robusto e veloz. Os cavalos Quarto de Milha são adaptáveis a qualquer situação, podendo se transformar também em instrumento de força, transporte e imbatível em provas eqüestres. Já no nordeste do país, o Quarto de Milha é o melhor em vaquejada.

Anatomia do Cavalo Quarto de Milha

Os cavalos Quarto de Milha geralmente medem 1,52m, possuem uma cabeça pequena, fronte ampla, olhos grandes e afastados e um perfil bastante reto. Seu pescoço em forma de “pirâmide” possui uma linha superior reta, dorso e lombos curtos, já a garupa é levemente inclinada, o peito profundo, membros fortes com excelente musculatura. (Fonte: estancia4m.com.br )

Professores do ensino médio serão os primeiros a usar o tablet

(Ministro da Educação Aloizio Mercadante.)

A partir do segundo semestre, o Ministério da Educação (MEC) deve iniciar a distribuição dos equipamentos para 598.402 docentes. Os primeiros da lista são os professores de escolas que já têm internet em alta velocidade.

Para o MEC, o programa tem mais chances de sucesso se o professor dominar o equipamento e o seu uso, antes de chegar ao aluno. “A inclusão digital tem que começar pelo professor. Se ele não avançar, dificilmente a pedagogia vai avançar”, disse o ministro Aloizio Mercadante. Cursos de capacitação presencial e à distância vão ser oferecidos ao professor, assim que o aparelho começar a ser distribuído.


Para o ministro, a tecnologia do tablet, em que os comandos podem ser acionados por meio de toques na tela, é mais “amigável” para leitura e acesso à internet em comparação a outros computadores.

Com a novidade, Mercadante espera também tornar a sala de aula mais atrativa para os adolescentes. “O ensino médio é o grande nó da educação. Os indicadores não são bons e a evasão escolar é alta. A escola não está atrativa para o jovem. Esses equipamentos fazem parte do esforço para melhorar o ensino médio”, diz.

Para levar o tablet à sala de aula, o MEC irá desembolsar de R$ 150 milhões a R$ 180 milhões para comprar até 600 mil unidades este ano. Em dezembro passado, o ministério abriu licitação para a aquisição de 900 mil aparelhos de fabricação nacional, de 7 e 10 polegadas, com câmera, microfone e bateria de seis horas de duração.

O governo pagará quase R$ 300 pelo tablet de 7 polegadas e aproximadamente R$ 470, pelo de 10 polegadas. No mercado, conforme o ministério, o equipamento de 7 polegadas custa cerca de R$ 800.

Apesar do processo de compra ter sido iniciado no ano passado, Mercadante destaca o programa como uma de suas primeiras ações no comando do ministério. “Esse programa foi desenhado nesse período que estou aqui”, disse, explicando que a gestão do antecessor, Fernando Haddad, lançou o edital de compra para atender a pedidos de estados e municípios.
As empresas Digibras e a Positivo venceram a licitação. O contrato deve ser fechado somente em abril, após o Inmetro avaliar se os produtos atendem às exigências do edital.
Depois de distribuir para os professores do ensino médio, o ministro quer entregar os aparelhos para os docentes do ensino fundamental. Ainda não há previsão sobre quando os alunos receberão o equipamento.

Apesar da chegada do tablet nas escolas, Mercadante garante que isso não significa o fim do Programa Um Computador por Aluno (UCA), que distribui laptop aos estudantes. (Ag BR)

Supremo mantém competência do CNJ para investigar magistrados



O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem total independência para investigar juízes, segundo definiu hoje (2), por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal. Os ministros entenderam que a Corregedoria do CNJ pode iniciar uma investigação envolvendo magistrados – ou reclamar processo administrativo já em andamento nas cortes locais – sem precisar fundamentar essa opção.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Quinta abençoada!

Uma quinta-feira para cristão nenhum botar defeito! Dois shows muito aguardados no litoral de São Francisco de Itabapoana acontecem simultaneamente nesta quinta-feira (2). Em Santa Clara, no Projeto Circo da Vida, da Igreja Batista Praia Clara, se apresenta o cantor Davi Sacer, às 20 horas. Já em Guaxindiba, às 21 horas, a cantora Adriana da Canção Nova faz o louvor de encerramento da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes.
 

Jornal da Globo reconhece erro após divular informação falsa sobre resgate de pescadores

O Jornal da Globo desta quarta-feira (1º) se retratou do erro cometido na edição desta terça-feira (31) ao noticiar uma nota sobre o resgate dos pescadores de Barra do Itabapoana. “A informação é falsa”, disse o apresentador William Waack. Confira:


Assista ao vídeo aqui

Fifa lança logomarca da Copa das Confederações


Brasília – A Fifa lançou, oficialmente, ontem,  01-02, a logomarca da Copa das Confederações, que será realizada no Brasil no ano que vem. O desenho, segundo a entidade esportiva, traz estampado um sabiá-laranjeira, ave nativa do Brasil. Faltam 500 dias para o início da competição – o jogo de abertura será disputado no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha no dia 15 de junho de 2013.

O torneio serve de teste para a Copa do Mundo, que será um ano depois, também no Brasil. Participarão os campeões continentais das seis confederações de futebol, mais a atual campeã mundial, Espanha, e o Brasil, país-sede. A competição terá como palco da decisão o Maracanã, em partida a ser realizada no dia 30 de junho.

Além de Brasília e do Rio de Janeiro, estão confirmados jogos em Belo Horizonte e Fortaleza. Recife e Salvador dependem de aprovação final da Fifa para serem sedes. O México, o Japão e o Uruguai, campeões em seus continentes, já estão garantidos no torneio, junto com o Brasil e a Espanha. Ainda resta a decisão dos campeões da África, da Oceania e da Europa.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Luau da SMEC supera expectativa em Guaxindiba


Foto: Magno Paes
Milhares de turistas e veranistas participaram do Luau que foi um dos melhores até agora programado pela SMEC
Na noite desta sexta-feira (27/01), aconteceu o segundo Luau da SMEC (Secretaria de Educação e Cultura) do ano de 2012. A praia de Guaxindiba foi palco da diversão que começou às 23h30 e se estendeu pela madrugada.

Ao som de Sandro Bali, músico de sucesso nas regiões Norte e Noroeste Fluminense e Região dos Lagos, o público dançou e cantou durante todo tempo. Com sucessos do pop rock e reggae nacionais e internacionais e grande carisma, o artista cativou toda a plateia. Nos intervalos do show, o DJ Leandro Siqueira animou o publico.
O som de Sandro Bali embalou o ritmo da multidão
A decoração, montada com palha, tecido e outros materiais rústicos aproximou a experiência do Luau da SMEC dos tradicionais luaus havaianos. Toda a estrutura do foi preparada para aproveitar a proximidade do mar e criar uma atmosfera musical agradável para o público.

Segundo a secretária de Educação e Cultura, Yara Cinthya Nogueira, o evento superou todas as expectativas da equipe organizadora. “Nós tínhamos boas previsões para o evento, mas nossas expectativas foram superadas. O público compareceu em peso e participou ativamente do show”, comentou a secretária.


De acordo com o prefeito Beto Azevedo, os eventos culturais têm mostrado o potencial turístico do município. “São Francisco tem um ótimo potencial turístico. Nossos eventos culturais têm deixado isso cada vez mais claro e a prova concreta está no grande público que compareceu ao Luau desta noite. Num futuro próximo, teremos ainda muitos outros eventos culturais, principalmente por causa do Centro Cultural que está sendo construído município”, destacou Beto. (Matéria da Ascom - SFI)

Marinha divulga nota sobre pescadores desaparecidos

Pescadores seguem desaparecidos, diz Capitania

Sem citar uma nota equivocada veiculada pelo Jornal da Globo, na noite desta terça-feira (31), de que os pescadores haviam sido resgatados com vida no litoral de São Paulo, o G1, site de notícias das Organizações Globo voltou ao assunto em postagem agora à pouco. A informação vem confirmar o que o blog previa; tudo não passou de boato. Confira:

G1: Cinco pescadores de Itabapoana seguem desaparecidos, diz Capitania
Grupo deu notícias pelo rádio pela última vez no dia 14 de janeiro.
Barco foi achado com casco para cima a 120 km de Arraial do Cabo, no RJ.


Cinco pescadores de São Francisco do Itabapoana, no Norte do Rio, seguem desaparecidos há 18 dias, segundo informou a Capitania dos Portos nesta quarta-feira (1º). O grupo deu notícias pela última vez no dia 14 de janeiro. O barco foi encontrado com o casco para cima a 120 km de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos.

A Capitania dos Portos suspendeu as buscas no dia 23 de janeiro. Segundo a assessoria da Capitania, foram 72 horas de buscas sem que fosse encontrado qualquer sinal dos pescadores.

O barco partiu de Itabapoana em 12 de janeiro e na madrugada do dia 14 os pescadores fizeram o último contato, pedindo socorro pelo rádio.

“Eles pediam socorro, só que não falavam o nome do barco e eu também não reconheci a voz. A ligação estava péssima”, contou José Armando, diretor do Departamento de Pesca de São Francisco de Itabapoana.

Dias após o desaparecimento, na colônia de pescadores da cidade o clima era de tristeza e esperança. “Nesse momento temos que rezar mesmo. E pedir que encontre as pessoas que estavam no barco”, disse na época José Soares, presidente da colônia dos pescadores.

Causas desconhecidas

Ainda não se sabe as causas do acidente, mas o diretor de pesca de São Francisco de Itabapoana informou que o mar não estava agitado na ocasião. No entanto, o local é conhecido pela mudança brusca de tempo.

A embarcação havia sido reformada recentemente. O dono do barco já prestou depoimento e a documentação da embarcação estava regular.


Veja mais

Notícia dos pescadores pode ser "rebate falso" e mais um boato na internet

A estação costeira Rádio Atalaia de Cabo Frio, que dá apoio às embarcações de pescadores em alto mar, entrou em contato com o Blog do Paulo Noel e a Rádio São Francisco FM na manhã desta terça-feira, 01-02, às 07h10, comentando que não tem nenhuma informação de que os cinco pescadores de Barra do Itabapoana foram encontrados.

A operadora Marcela disse que já fez contato em Santos, São Paulo, com pelo menos oito entidades hospitalares, inclusive hospitais particulares e pronto-socorro, unidades do bombeiro marítimo e até a editoria de notícia da Rede Globo de Televisão. "O pessoal da Globo ficou de checar a notícia dada ontem de madrugada pelo Jornal da Globo", disse.

Marcela pediu ao Blog do Paulo Noel o telefone da internauta Mônica Cristina Machado de Oliveira, 57 anos, que passou informações de que o fato é verídico. Ela quer saber de onde ela conseguiu a notícia.

Jornal da Globo dá como certo resgate de pescadores no litoral de São Paulo

 












A edição desta terça-feira do Jornal da Globo deu como certo o resgate dos Pescadores que desapareceram em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro. Segundo o telejornal, eles foram achados com vida no litoral de São Paulo, e ficaram a deriva em alto mar dentro de um bote. Apesar da notícia, o blog ainda não conseguiu confirmação para o fato, e tudo ainda está muito estranho. O apresentador William Waack leu uma nota curta, sem muitos detalhes, em 12 segundos e sem citar a fonte. Confira o vídeo.

Os cinco pescadores, Clayton de Oliveira Ventura (Quequel), 28 anos; Dídimo de Oliveira, 49 anos; Ivan Lins Guimarães Curitiba, 22 anos; Rondinele Mota da Conceição, 32 anos e Claudemir Ferreira Mota (Mico), 41 anos, estavam na embarcação Marimanda, e saíram de Barra do Itabapoana, distrito de São Francisco, no dia 12 de janeiro, dois dias antes do naufrágio. O barco foi localizado a cerca de 120 km da costa de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos com o bico da proa para fora da superfície da água.

Marinha não tem informação sobre pescadores


Sobre as notícias que circulam por Barra do Itabapoana e na internet do possível resgate dos pescadores do Barco Marimanda, o blog esclarece o que conseguiu apurar. Conversamos no final da noite desta terça-feira (31) com o 1º Distrito Naval da Marinha do Brasil, com sede no Rio de Janeiro.

“Entramos em contato com a Capitania dos Portos de Santos, e eles não têm informação alguma de resgate de pescadores. Inclusive os nossos colegas da Capitania dos Portos paulista entraram em contato com todos os hospitais de Santos, SAMU, Corpo de Bombeiros, e não há informação nenhuma”, contou um integrante da Marinha que pediu para que seu nome não fosse divulgado.

Os pescadores desaparecidos são: Clayton de Oliveira Ventura (Quequel), 28 anos, Dídimo de Oliveira, 49 anos, Ivan Lins Guimarães Curitiba, 22 anos, Rondinele Mota da Conceição, 32 anos e Claudemir Ferreira Mota (Mico), 41 anos. Todos são moradores em Barra do Itabapoana, litoral norte de São Francisco de Itabapoana.

Como surgiu o comentário em Barra

A notícia do possível resgate correu rapidamente após um suposto contato de um familiar com “Quequel”, mestre do barco. O blog conversou agora à noite com Mônica Cristina Machado de Oliveira, 57 anos, moradora em Barra do Itabapoana. Mônica não tem parentesco direto com os pescadores, mas é viúva de um primo de Dídimo de Oliveira e “Quequel”. “A informação que sabemos é que eles foram resgatados por um navio, e que apenas o “Quequel” estaria em condições de falar. Os outros estariam em coma, internados em um hospital de Santos”, disse. Quando perguntada quem é esse familiar que falou com o Quequel, Mônica desconversa. O blog perguntou o porquê do segredo em não revelar qual familiar teria conseguido o contato. “Não estou autorizada a revelar quem falou com o Quequel, mas foi alguém da família”, conclui.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Blog pede cautela, pois não há nada de concreto

O blog está em contato com a Rádio Atalaia de Cabo Frio, uma base de rádio de apoio aos barcos de pesca e também com o Salvamar da Marinha. Até agora não há nada de oficial. Acreditamos que seja um alarme falso.

Mesmo que seja mais uma notícia frustrante para as famílias, o Blog resolveu apurar e entrar no assunto, até para servir de referência para familiares e sanfranciscanos que sofrem com a falta de informação em meio a uma enxurrada de boatos. Mesmo porque o assunto se espalhou rapidamente, agora à noite, pelo Facebook. Segundo o locutor Bruno Melo, várias pessoas estão ligando para a Rádio São Francisco buscando informações, além de que chegou uma informação de que pessoas estariam comemorando em Barra do Itabapoana.

O Blog pede cautela, pois não há nada de concreto!

Mais detalhes em instantes.

Blog checa informação de que pescadores teriam sido resgatados

O blog está checando uma informação de que cinco pescadores foram encontrados e resgatados em Santos, litoral de São Paulo, e estariam recebendo atendimento em um hospital. Há a possibilidade de os pescadores serem os tripulantes do Barco Marimanda de Barra do Itabapoana, que naufragou na costa da Região dos Lagos, na madrugada do dia 14 de janeiro de 2012.

Mais detalhes em instantes.

Internauta agradece após publicação de postagem sobre barraca em calçada

Após publicação de postagem sobre uma barraca montada em local indevido, na calçada de uma residência, nas festividades de Nossa Senhora dos Navegantes em Guaxindiba, o blog recebeu informações sobre os desdobramentos do caso. Quem nos informou foi a própria internauta que solicitou a ajuda.

Agradeço a força deste blog! É isso que me faz uma leitora inveterada do blog, eu sabia que o resultado sairia rápido! Agora sei que existe uma pessoa compreensiva e realmente atuante, o fiscal “Pantera”, que prontamente resolveu o problema! Quero também agradecer ao Alfredinho Abílio, que é funcionário da Prefeitura e que está sempre solícito para atender a população do Município. Vinicius, a resolução foi a retirada da barraca no dia 03, pois o barraqueiro é um deficiente físico e acabei concordando com a permanência dele até a data pretendida, e com a promessa do "Pantera" que não permitirá que outras barracas sejam colocadas aqui.

A todos da Radio São Francisco o meu abraço,
Nair Michel Abilio

Confira a postagem anterior sobre o assunto:

Barraca em calçada incomoda internauta de Guaxindiba

Recebemos e-mail da internauta Nair Michel Abilio, moradora em Guaxindiba, que reclama de uma barraca instalada na calçada de sua casa. Ela apela ao Departamento de Postura que intervenha para a retirada desta barraca. O barraqueiro se instalou no local em função da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes.

E-mail de Nair Michel Abílio:

Solicito o favor de me informar o que devo fazer, um barraqueiro armou sua barraca na frente da minha casa, invadiu a minha calçada e até uma palmeira que plantei não foi respeitada, está dentro da barraca dele! Não sei quem é o organizador da festa e ninguém da minha residência deu permissão para TAMANHO ABUSO. Ficamos sem a visão da rua, a casa é de esquina para podermos aproveitar do visual, mas chega um atrevido e se achando no direito de prejudicar a quem paga seus impostos legalmente e sem atrasos. O código de Postura do Município provavelmente não atua, mas gostaria de uma ajuda do Paulo Noel que é uma pessoa de bem e com certeza sabe o quanto incomodam. Minha casa fica em frente à sorveteria Pingo Doce. Agradeço muito. Se puderem mandar também o número da delegacia é bom.
Nair Michel Abilio

Resposta do Blog:

Nair, bom dia. O número da delegacia é 2789-1322. Concordamos com sua reclamação. Agora, sinceramente, não sei se o código de Postura atua, mas o que sabemos é que há um fiscal atuante no município, que é o popular “Pantera” de Santa Clara. Acredito que o “Pantera”, em parceria com a Comissão da Festa, possa intervir. Ficamos no aguardo.

Atenciosamente,
Vinícius Berto

Empossada nova administradora do PSF de Guaxindiba

O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, participou na manhã desta terça-feira (31/01), em Guaxindiba, do ato de posse da enfermeira Ana Cláudia Ribeiro da Silva (foto) que assumiu o Núcleo do Programa Saúde da Família (PSF) da localidade. A enfermeira Ana Cláudia foi convidada para assumir a unidade pelo próprio secretário de Saúde Cristiano Salles Rodrigues que destacou o trabalho de referência desenvolvido por ela na comunidade de Barra do Itabapoana.

O Núcleo do PSF de Guaxindiba é um dos mais bem equipados e atuantes do município. Conta com as especialidades médicas em ginecologia e clínica geral, além do médico da família. A unidade oferece ainda atendimento em odontologia, coleta de sangue para exames, setor de vacinação e salas modernas, totalmente climatizadas. Em breve, a meta é implantar também o atendimento em pediatria.

Segundo o secretário várias mudanças estão ocorrendo na área de saúde com o objetivo de buscar maior eficiência. A meta, segundo ele, é otimizar o setor “fazendo muito com pouco”. Várias mudanças já aconteceram e muitas ainda virão segundo o secretário. “Estamos fazendo mudanças em várias unidades e setores. Convidei Ana Cláudia para assumir o PSF de Guaxindiba porque se trata de uma profissional muito dinâmica que fez um trabalho de referência em Barra do Itabapoana. Ela tem uma missão importante para cumprir aqui e tenho certeza que se sairá muito bem”, disse o secretário em tom confiante.

Para o prefeito Beto Azevedo, a comunidade de Guaxindiba está de parabéns. “A comunidade pode ter certeza que estaremos fazendo o melhor para Guaxindiba. Esperamos que toda a equipe e a população recebam Ana Cláudia de braços abertos, colaborando no sentido de obter os melhores resultados”, disse Beto.

A enfermeira Ana Cláudia, que é de Guaxindiba, disse que já se sente em casa. “Quero agradecer o carinho com que fui recebida por todos. Estou me sentindo em casa porque estou em minha comunidade de origem, onde conheço a maioria das famílias. Espero corresponder às expectativas de todos”, finalizou Ana Cláudia.

Dilma diz que direitos humanos não devem ser arma ideológica




Em entrevista em Havana, ela disse que defende os direitos humanos de maneira global e não trata de assuntos ligados a violações específicas atribuídas a Cuba. "O mundo precisa se comprometer, em geral. Não é possível fazer da política de direitos humanos só uma arma de interesse político e ideológico. O mundo precisa se convencer de que é algo por que todos os países do mundo têm de se responsabilizar, inclusive o nosso

Ministro da Justiça diz que Lei Seca pode ser alterada


O objetivo é permitir que sejam processados motoristas que se recusem a fazer o teste do bafômetro quando flagrados dirigindo alcoolizados, diz José Eduardo Cardozo. A ideia é que todas as provas admitidas pelo Direito possam ser usadas contra o infrator, como testemunhas e filmagens por câmeras de segurança, explicou

Prefeitura assina convênio com Instituto Pinokio na área de educação


SMEC assumirá Colégio da instituição

Pais de alunos, alunos e funcionários do Colégio do Instituto Pinokio comemoraram nesta segunda-feira (30) a assinatura de um convênio com o Município de São Francisco de Itabapoana. O documento prevê que o colégio que funciona nesta instituição seja administrado pela SMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura). A reunião, que terminou com a assinatura do convênio, aconteceu no Pinokio, na praia de Guriri, em São Francisco de Itabapoana. Estiveram presentes o prefeito Beto Azevedo e a secretária municipal de Educação e Cultura, Yara Cinthya Nogueira.

O Instituto Pinokio é uma instituição sem fins lucrativos que tem por objetivo amparar crianças e adolescentes de 0 a 21 anos, órfãos, abandonados e em risco. Funciona em regime de abrigo e possui um colégio em suas dependências que atende à praia de Guriri e localidades vizinhas.

O colégio que funciona na instituição estava prestes a fechar quando a administradora, Lúcia Schulman, contatou a SMEC levantando a possibilidade de um convênio entre a prefeitura e o Pinokio. O convênio foi estudado e ficou acordado que a SMEC assumirá toda a parte administrativa fornecendo suporte pedagógico, funcional, operacional e merenda.

Com informações da Ascom-SFI

Barraca em calçada incomoda internauta de Guaxindiba

Recebemos e-mail da internauta Nair Michel Abilio, moradora em Guaxindiba, que reclama de uma barraca instalada na calçada de sua casa. Ela apela ao Departamento de Postura que intervenha para a retirada desta barraca. O barraqueiro se instalou no local em função da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes.

E-mail de Nair Michel Abílio:

Solicito o favor de me informar o que devo fazer, um barraqueiro armou sua barraca na frente da minha casa, invadiu a minha calçada e até uma palmeira que plantei não foi respeitada, está dentro da barraca dele! Não sei quem é o organizador da festa e ninguém da minha residência deu permissão para TAMANHO ABUSO. Ficamos sem a visão da rua, a casa é de esquina para podermos aproveitar do visual, mas chega um atrevido e se achando no direito de prejudicar a quem paga seus impostos legalmente e sem atrasos. O código de Postura do Município provavelmente não atua, mas gostaria de uma ajuda do Paulo Noel que é uma pessoa de bem e com certeza sabe o quanto incomodam. Minha casa fica em frente à sorveteria Pingo Doce. Agradeço muito. Se puderem mandar também o número da delegacia é bom.
Nair Michel Abilio

Resposta do Blog:

Nair, bom dia. O número da delegacia é 2789-1322. Concordamos com sua reclamação. Agora, sinceramente, não sei se o código de Postura atua, mas o que sabemos é que há um fiscal atuante no município, que é o popular “Pantera” de Santa Clara. Acredito que o “Pantera”, em parceria com a Comissão da Festa, possa intervir. Ficamos no aguardo.

Atenciosamente,
Vinícius Berto

Adriana canta nesta quinta (02) na Festa de Guaxindiba

Recebemos por e-mail o programa da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes. Nesta quinta-feira (02), a cantora Adriana sobe ao palco de Guaxindiba. Veja a programação do que rolou e ainda vai rolar até quinta-feira (02):

Clique nas imagens para ampliá-las



Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de SFI se reúne nesta quinta (02)

O escritório da Emater-Rio em Praça João Pessoa enviou ao blog um e-mail com o convite para a reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de São Francisco de Itabapoana nesta quinta-feira (02), às 14 horas, na Prefeitura de SFI. Confira:

Convite para Reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de São Francisco de Itabapoana (CMDRSFI)

O Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de São Francisco de Itabapoana (CMDRSFI), no uso de suas atribuições, vem respeitosamente à presença de Vossa Senhoria solicitar a divulgação deste convite as organizações sociais do Município de São Francisco de Itabapoana, e em especial, aos atuais membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural para participarem da reunião extraordinária que ocorrerá na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de São de Francisco de Itabapoana, na Praça dos Três Poderes, no dia 02 de fevereiro às 14:00 horas, onde serão tratados assuntos pertinentes a: Apresentação e aprovação de projetos do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), substituição de membros do conselho, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a elaboração da pauta da próxima reunião do Conselho.

Aproveitando o ensejo, renovo meus protestos de respeito e consideração.

Atenciosamente,

Presidência do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de São Francisco de Itabapoana

EMATER-RIO - Escritório Local – Praça João Pessoa

Estado prorroga prazo de inscrição para as 10.379 vagas nos cursos profissionalizantes da Faetec nas regiões Norte e Noroeste


A Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, prorrogou o calendário para as inscrições das 10.379 vagas nos cursos gratuitos profissionalizantes oferecidos pelos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Ceteps) no Norte e Noroeste do Rio. Agora, os interessados têm até o dia 5 de fevereiro para se candidatarem a uma das 10.379 vagas oferecidas pela Faetec para qualificação profissional na Região do Norte e Noroeste do Estado

As inscrições seguirão até o dia 5 de fevereiro. O sorteio das vagas, aberto ao público, ocorrerá no dia 6. A listagem será divulgada no site da Faetec no dia seguinte, 7 de fevereiro. A matrícula, para os candidatos sorteados, será realizada de 7 a 16 de fevereiro. Os candidatos reclassificados poderão fazer a matrícula de 27 a 29. E o início das aulas está marcado para o dia 5 de março.

As inscrições deverão ser feitas somente pela internet, no site: www.faetec.rj.gov.br. Quem não tiver acesso à rede pode procurar qualquer unidade da Faetec Digital, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Monitores e funcionários irão auxiliar em todo o processo. É necessário estar com o CPF (do próprio candidato) e com o comprovante de residência para confirmar o CEP e efetivar a inscrição.

Para a região do Noroeste Fluminense a oferta foi de 4.918 vagas, distribuídas entre as unidades dos Ceteps Itaocara (685), Santo Antônio de Pádua (670), São José de Ubá (400), Laje do Muriaé (1.008), Itaperuna (860) e CVT Miracema (1.295). No Norte o total foi de 5.461 vagas distribuídas entre os Ceteps Macaé (995), São Fidélis (579), São João da Barra (1.390), Campos dos Goytacazes (1.245), CVTs Campos Cerâmica (756) e Campos Solda (496). As vagas são para as áreas de Informação e Comunicação, Infraestrutura, Recursos Naturais, Gestão e Negócios, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Controle e Processos Industriais e Produção Industrial.

Para o Coordenador do Pólo Avançado da Faetec Norte e Noroeste Fluminense, professor Etevaldo Pessanha, agora mais do que nunca, é preciso refletir sobre a Educação Profissional e Tecnológica como um instrumento essencial para uma melhor qualidade de vida.

— Esta é maior oferta de vagas nos cursos gratuitos profissionalizantes já realizada pela Faetec e o prazo de inscrição foi prorrogado.O momento é de oportunidade e para sermos competitivos, temos que inovar sem deixar de provocar o setor produtivo para dar a sua contribuição nesta dinâmica de mudança. A Faetec está investindo na formação técnica como uma opção coerente e eficaz para um posicionamento efetivo do profissional no mercado de trabalho. Desta maneira, teremos novos profissionais com visão empreendedora através da educação profissional e tecnológica para atender as novas demandas sobre a mão-de-obra local, privilegiando sempre uma melhor qualidade de vida. Este é o futuro que já é presente, e por isso, temos que adotar, desde agora, o slogan “este emprego é meu” para aproveitarmos as oportunidades de crescimento do Porto do Açu e de outros empreendimentos que chegam rapidamente ao Rio de Janeiro — declarou o professor Etevaldo.

Rafael Vargas - Assessoria

Tamar e Meio Ambiente fazem soltura de tartarugas em Guaxindiba


O Projeto Tamar, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana, realizou a soltura de centenas de tartarugas nesse final de semana, na Praia de Guaxindiba. Os ovos das tartarugas foram inicialmente retirados do seu habitat natural e colocados em locais de desova nas praias de Santa Clara, Gargaú e Tatagiba. O objetivo da retirada é protegê-los dos predadores e do ser humano que muitas vezes anda de carro pela orla marítima, quebrando os ovos.

Essa união entre Projeto Tamar e Prefeitura está sendo cada vez mais intensificada. Neste mês, a secretaria de Meio Ambiente reforçou a fiscalização na beira-mar para coibir o uso de veículos.
Há 30 anos o Projeto Tamar preserva tartarugas marinhas. O Brasil possui 5 espécies, todas ameaçadas de extinção, que são pesquisadas e conservadas pelas equipes do projeto, espalhadas em todo litoral brasileiro.

Para o secretário de Meio Ambiente, Roberto Vinagre o foco na preservação da espécie sempre será uma prioridade. “Os profissionais do Projeto Tamar são muito sérios no trabalho que realizam. Estamos de mãos dadas com eles para sempre preservarmos nossa fauna,” completou Vinagre. (Fotos e matéria da Ascom SFI)

Homem mata a facadas namorado da ex-mulher em São João da Barra

Um homem foi assassinado a facadas, próximo ao retiro São João Batista, na rua da Itacar Motos, no Centro de São João da Barra, na madrugada de domingo (29) para segunda-feira (30) segundo informações do portal OZK News.

A Polícia Civil informou que o nome da vítima é Aparecido de Campos, 47 anos. Ele é natural do Espírito Santo e o corpo foi removido para o IML por volta dás 4h. O nome do autor do crime é Josiniano Pontes Ribeiro, o Lico, 62 anos. Ele já se encontra na Casa de Custódia, em Campos dos Goytacazes.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

MEC quer tablets nas escolas, mas programa anterior que entregou laptops chegou a menos de 2% dos alunos




Brasília – Quando o computador começou a chegar nas escolas, no final da década de 80, ficava restrito às atividades administrativas. O equipamento começou a ser inserido no cotidiano dos alunos por meio dos antigos laboratórios de informática, ainda sem acesso à internet. Hoje, em plena era digital, a promessa é que, em pouco tempo, os tablets estejam nas mãos dos alunos disputando espaço com o quadro negro, livros e cadernos. Para isso, o Ministério da Educação (MEC) vai lançar este ano um edital para que as redes de ensino possam adquirir o equipamento a custo mais baixo, como fez com os laptops do programa Um Computador por Aluno (UCA).

“Estamos definindo as características do aparelho, vai depender muito inclusive do custo. Não soltamos ainda o edital porque precisa ter uma definição clara dos pré-requisitos do equipamento. Tem que ter acessibilidade, ser resistente e rodar qualquer conteúdo”, explica Sérgio Gotti, diretor de Formulação de Conteúdos Educacionais da Secretaria de Educação Básica do MEC.

Atualmente, cerca de 500 escolas do país contam com os laptops educacionais do UCA. O MEC calcula que 574 mil equipamentos foram adquiridos por meio do pregão do UCA, seja pelo próprio governo federal ou por prefeituras e governos estaduais - o número inclui máquinas que já foram solicitadas e estão a caminho das escolas. Considerando o total de matrículas na rede pública nos ensinos fundamental e médio, o número de estudantes que têm um computador em mãos hoje dentro da sala de aula representa menos de 2% das matrículas - se cada máquina estiver sendo utilizada individualmente, como previa o projeto original. Segundo Gotti, a intenção nunca foi universalizar o programa e levar os laptops a todos os alunos. O ministério defende que os tablets não virão para substituir os laptops, mas complementar as tecnologias existentes nas escolas.

“As políticas na verdade se complementam e a gente espera universalizar a tecnologia unindo os tablets, os laptops e os computadores de mesa. As tecnologias se somam e a gente trabalha com as alternativas disponíveis dentro da melhor realidade de cada ambiente”, explica o diretor do MEC.

O UCA começou a ser pensado em 2005, mas demorou a sair do papel, e as máquinas só chegaram aos estudantes em 2009. Os primeiros computadores foram distribuídos pelo MEC para alguns municípios e na segunda fase as próprias prefeituras adquiriram os aparelhos por meio de um edital organizado pelo governo que reduziu os custos. O governo ainda não decidiu se irá comprar parte dos tablets com recursos próprios e distribuir para as redes de ensino consideradas prioritários pelo baixo desempenho nas avaliações, como ocorreu com o UCA. Mas o edital para que as prefeituras e os governos estaduais possam comprar os equipamentos se tiverem interesse já está sendo produzido.

Às vésperas da chegada de uma nova tecnologia nas salas de aula das escolas brasileiras, ainda não há uma avaliação oficial dos resultados alcançados pelo UCA em termos de melhoria da qualidade do aprendizado. A percepção nas redes de ensino é que o equipamento desperta grande interesse nos alunos e dá mais motivação, diz Gotti.

“A Universidade Federal do Ceará (UFC) está fazendo esse trabalho de avaliação do UCA, mas não há resultados ainda porque faz pouco tempo que os laptops estão em uso. Mas em geral tem-se constatado que há muito interesse por parte dos alunos no uso do computador em sala de aula que foge daquele modelo tradicional do laboratório de informática. Ele traz um ganho em termos de curiosidade desse aluno que pode pesquisar e entender melhor os conteúdos”, explica.

Neste ano, o MEC divulga o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011, indicador que mede a qualidade do ensino oferecido pelas escolas do país e é calculado a cada dois anos. Com esses dados será possível comparar se houve melhoria no desempenho das escolas que receberam os laptops entre 2009 e 2011.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Obrigado Senhor

Ultrapassamos dois milhões de acessos. Mas, segundo um amigo nosso ligado a internet em sua opinião o Blog já teria alcançado mais de 20 milhões de acessos. Ele cita os internautas de uma "Lan House" com o chamado endereço eletrônico com único IP. Se vinte computadores acessam o Blog com o mesmo IP logicamente que os números de acessos aumentam e não aparecem nesta ferramenta de contagem dos internautas on line.

Mas, o relevante é o resultado do sucesso das matérias aqui postadas de interesse público e também matérias de interesse do público. Assim tem sido o perfil deste blog, sempre colocando em pauta estas propostas.

Vamos continuar. Ao alcançarmos esta marca, não poderíamos deixar de agradecer aos internautas que todos os dias estão aqui acessando esta página. Este índice é o resultado da credibilidade de como é feito o jornalismo da chamada era digital.

Agradecemos também a todos, mesmo aqueles que, sem conteúdo postam comentários anônimos desconexos criticando o Blog.

Temos motivos para comemorar sim. Quando esta página foi criada muitos indagavam: mais quem vai acessar este Blog? A resposta está aí, através de um trabalho sério e apaixonante de quem gosta de fazer jornalismo, e fazer o que faz. Sempre observando o inquestionável: o contraditório e acrescentando também a transparência total. Obrigado Senhor