sábado, 29 de junho de 2013

Igreja de N. S. dos Navegantes em Guaxindiba promove I Domingo da Feijoada


Show de Dudu Nobre abre festejos de São Pedro em Gargaú - SFI



Com a presença de um público que superou as expectativas, foi aberto ontem os festejos de São Pedro de Gargaú com show do cantor Dudu Nobre.

O show foi possível graças a uma parceria entre a prefeitura de São Francisco de Itabapoana e o Serviço Social do Comércio (SESC-Rio), Unidade Campos, que viabilizou, ainda,  a oferta de atrações culturais e esportivas para o evento.  

Por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, ficou acertado que a instituição irá participar de forma efetiva dos festejos em homenagem ao padroeiro São Pedro, da localidade de Gargaú, entre os dias 28 e 30 deste mês de junho.

Além de patrocinar o show a nível nacional, com o sambista Dudu Nobre, ficou a  cargo do SESC, também, o espetáculo teatral Clube dos Palhaços, dirigido por Evandro Mesquita e direcionado ao público infantil realizado ontem.

Hoje,  29 de junho, dia do Padroeiro, a programação do SESC prevê, às 8h, aula de Tai Chi Chan para a terceira idade, prosseguindo com distribuição de mudas, exposição de insetos, competição de futevôlei, massoterapia e lambaeróbica.


A programação religiosa prevê para hoje, missa , procissão e show da música católica com a banda Frutos do Espírito de São Francisco de Itabapoana.

Vem aí o Arraiá do CIEP 470 de São Francisco de Itabapoana


Querido Paulo Noel,

Gostaríamos de convidar você, sua família e a toda sua equipe a participar da nossa festa ,  Arraiá CIEP 470,  que acontecerá dia 05 de julho, próxima sexta-feira a partir das 19 horas e de mais uma vez contar com sua colaboração para divulgar nosso Arraiá.

 A presença de toda comunidade é muito importante pois, família e escola precisam estar unidos para melhorar ainda mais a educação de nossos jovens.

Contamos com a presença de todos!.

"A Educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda."

Paulo Freire

Cíntia Teles Machado
Diretora Geral

CIEP Brizolão 470 Celso Martins Cordeiro

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Lutador sanfranciscano disputará Copa do Mundo em Belo Horizonte

O atleta graduado faixa preta 2º grau de Jiu-Jitsu, Wagner Barroso,vai representa São Francisco de Itabapoana na 2ª Copa do Mundo de Jiu-Jitsu, que será realizada nos dias 12, 13 e 14 de julho, no Mineirinho em Belo Horizonte-MG.

O lutador, que tem quatro títulos brasileiros no currículo e foi vice-campeão mundial em 2010, vai competir na categoria médio pesado (até 86 kg). Este será o 1º torneio que Wagner Barroso vai disputar depois da contusão que teve e que o deixou parado por muito tempo.


" Estou bem preparado. Tenho treinado muito. Com certeza vou voltar com o 1º lugar e eu estou também muito orgulhoso que os meus dois alunos Álvaro Belonia na categoria meio pesado , e o Anderson Henriques na categoria pluma, irão lutar o mundial", disse o atleta. (Da redação com informações do Blog Mundo Esporte). 

Muitas atrações no final de semana em São Francisco de Itabapoana

Além da tradicional festa em homenagem ao padroeiro São Pedro, em Gargaú, que tem início nesta sexta-feira (28/05), com show do cantor Dudu Nobre, vários outros eventos acontecem em diferentes partes do município no final de semana e contam com apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio.

Nesta sexta-feira, a partir das 19h, tem início a festa junina e o 1º Festival de Música da Escola Municipal Estelita de Araújo Crespo, em Praça João Pessoa. A festa prossegue no sábado com show do cantor Mazinho e Banda. Também no sábado, a partir das 20h, será realizada a festa junina da comunidade de Esquina de Itaquaruçu, tendo como atração o cantor Tony Brasil.

No pátio da antiga Cersan, a partir das 19h de sábado, será celebrado o aniversário do Mistério Só pra Evangelizar. Participação dos grupos Renovação, Sacerdote, Servo de Deus e Ministério da Primeira Igreja Batista de Farol de São Tomé.

Paróquia de São Francisco promove Arraiá da Providência


IPI para linha branca e móveis sobe a partir de segunda-feira

Brasília – A partir de segunda-feira (1º), os móveis e três produtos da linha branca – fogão, tanquinho e geladeira – pagarão mais Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou que as alíquotas reduzidas, que vencerão no fim de junho, serão parcialmente aumentadas.

Também será revogado, em parte, o imposto reduzido para laminados, luminárias, painéis de madeira e papéis de parede. De acordo com o ministro, a remoção gradual das desonerações ajudará a manter o equilíbrio fiscal. O governo estima que vá arrecadar R$ 118 milhões a mais entre julho e setembro por causa da medida.

“A recomposição de tributos estava anunciada desde o início do ano”, declarou Mantega. Ele também ressaltou que não existe mais espaço fiscal para novas desonerações, como as pedidas por produtores de aço na última terça-feira (25). “Temos de colher frutos das desonerações aplicadas e em curso, mas também temos de melhorar a arrecadação e o desempenho fiscal. Em função disso, novas desonerações não estão previstas”, acrescentou.

As novas alíquotas valerão até o fim de setembro. O IPI sobe de 2% para 3% no caso dos fogões, de 7,5% para 8,5% para geladeiras, de 3,5% para 4,5% para tanquinhos. Para móveis, painéis de madeira e laminados, a alíquota passa de 2,5% para 3%. Para as luminárias, o imposto aumenta de 7,5% para 10%. O IPI para papéis de parede subirá de 10% para 15%. Para máquinas de lavar, o imposto está definitivamente mantido em 10% desde o ano passado.


Mantega disse ainda que pediu aos empresários que não repassassem o imposto maior para os preços. “Conversei com o setor, e os empresários me informaram que procurarão absorver o aumento de tarifas de modo que o preço não se eleve. O setor fará um esforço para não venha prejudicar vendas, nem aumentar a inflação”, declarou.

'Vem pra rua São Francisco' voltou protestar novamente por melhorias

Quatro reivindicações foram protocoladas na Câmara de Vereadores
Foto: Imagem Inter TV ( Noé Tardin )
Manifestantes chegam a rampa de acesso ao Legislativo sanfranciscano.
Na tarde desta quinta-feira (27/06), aconteceu mais um protesto pacífico organizado pelo movimento apartidário “Vem pra rua São Francisco”. Dezenas participaram do movimento, que teve a concentração na Praça do centro da cidade, percorrendo toda avenida Edenites da Silva Viana, até o prédio da Câmara de Vereadores.

Antes mesmo que a sessão do dia tivesse sido iniciada, manifestantes solicitaram ao vereador Alexandre Barrão que fizesse um requerimento ao presidente da Câmara, Claudio Viana, para um dos organizadores usasse palavra por 5 minutos, porém não foi concedida autorização haja vista que não se inscreveram antecipadamente.

Ainda em plenária, uma das integrantes do movimento se levantou e pediu para usar a palavra, e mais uma vez teve pedido negado, bem como a realização de uma reunião extraordinária. O presidente da Câmara disse que colocará as reivindicações do movimento “Vem pra rua São Francisco” em pauta na próxima reunião que acontecerá no mês de agosto, pois aquela sessão antecedeu o recesso da câmara.

Representantes do movimento aproveitaram protocolar ofício com quatro que encabeça a mobilização social naquele município:

1-MAIOR DIVULGAÇÃO DO DIÁRIO OFICIAL NO MUNICÍPIO

Divulgação transparente, detalhada, impressa e veiculada em todo o município, incluindo versão online no site da Prefeitura.

2-VEICULAÇÃO DAS REUNIÕES DA CÂMARA

Transmissão ao vivo pelos veículos de comunicação (rádio, TV, internet) de todas as sessões da câmara para toda a população.


3-CRIAÇÃO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO MUNICIPAL

Com o intuito de informar à população, de forma detalhada, todo o movimento financeiro da verba pública.

4-CRIAÇÃO DO CONSELHO DE FISCALIZAÇÃO FINANCEIRO MUNICIPAL


Cujo objetivo de fiscalizar todas as demandas financeiras do município, com prestações de contas mensais. (Site Ururau - imagem Inter TV )

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Acidente com moto: motociclista atropela cachorro e cai no asfalto da RJ-196 na chegada de Santa Clara

O motociclista Jose da Conceição, 26,  conhecido por Zé, morador da Ponta da Ilha foi vítima de um acidente ontem, 26, por volta das 20h40m na Praia de Santa Clara. Ele pilotava a moto no sentido Gargaú, quando próximo ao trevo da chegada da Praia de Santa Clara atropelou um cão que atravessou a pista.

Com a colisão , Zé foi parar a pista junto com a mota que acabou em cima dele. Socorrido pelo resgate os médicos constataram que o motoqueiro teve fratura do punho da mão esquerda e fratura exposta no braço direito.

Levado para o Hospital Manoel Carola onde foram feitos os primeiros procedimentos, Zé teve que ser removido para o Hospital Ferreira Machado onde foi submetido a uma cirurgia do braça direito. José Conceição continua internado no Ferreira Machado em observação mas fora de perigo de morte. O capacete que usava evitou o pior. Zé trabalha na oficina Policarlos da Chica em São Francisco de Itabapoana.


quarta-feira, 26 de junho de 2013

Ministério SPE comemora dez anos

Neste sábado, dia 29 de junho, às 19h30, o Ministério SPE – Só Pra Evangelizar – da Primeira Igreja Batista de São Francisco, comemora dez anos de aniversário com evento no pátio da antiga Cersan. Confira a programação:

Ministérios de louvor Renovação, Sacerdotes e Servos de Deus;
Ministério Adorando em Santidade da PIB do Farol de São Thomé;
Ministérios de coreografias;
Pastores: Elias (PIB do Farol de São Thomé) e Moacir Junior, recém chegado da África;

Entrada: 1 kg de alimento não perecível

IBIP comemora oito anos

Acontece neste fim de semana o evento em comemoração aos oito anos de aniversário da Igreja Batista Israel Pentecostal (IBIP), com sede na Rua Balbina de Souza Gomes, na entrada do Bairro do Macuco, em São Francisco de Itabapoana. O pastor responsável pela Igreja, Adilson Sacramento, convida a todos a participarem. Confira a programação:


Governo descarta Constituinte exclusiva e propõe plebiscito sobre reforma política



O governo decidiu que um plebiscito é a solução de “convergência possível” para fazer a reforma política, anunciou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. A presidenta Dilma discutirá o assunto com os líderes partidários. A presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, será consultada sobre o tempo necessário para a realização do plebiscito. (Da Ag. Brasil)

Depois de pressão popular, Câmara rejeita PEC 37

A pressão das manifestações populares das últimas semanas, em todo o país, resultou na derrubada, pela Câmara dos Deputados, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37. Ela limitava os poderes de investigação do Ministério Público. Aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e na comissão especial que analisou o mérito, a proposta foi rejeitada por 430 votos a favor, 9 contrários e 2 abstenções. Com a rejeição, a PEC vai ao arquivo. (Da Ag. Brasil )

terça-feira, 25 de junho de 2013

Luto em São Francisco: morre vítima de infarto Gugu do Churrasquinho


Gugu era um comerciante muito
querido em SFI (Foto: Paulo Noel)
A notícia da morte do comerciante Marcos Augusto Ferreira, 48, o Gugu do Churrasquinho, vítima de infarto na noite desta terça-feira, 25-06 ,   pegou todos de surpresa. Segundo informações apuradas pelo Blog, Gugu  foi levado às pressas para o Posto de Saúde de São Francisco por volta das 20h30, após passar mal em seu estabelecimento.

Lá, a equipe do resgate tentou reanimá-lo, e o levou para o Hospital Manoel Carola, mas Gugu não resistiu. O comerciante era uma pessoa muito conhecida e querida no município. 

Gugu morreu sorrindo com os amigos

Segundo Cleiton Ferreira ,irmão de Gugu, tudo foi muito rápido.

"Ele estava trabalhando vendendo churrasquinho . Estava com muitos amigos e clientes por perto, sempre brincando. Ele morreu sorrindo. Passou mal e foi levado pelos amigos ao Posto de Saúde da cidade. Depois, uma viatura resgate da Saúde o levou para o Hospital Manoel Carola. Os amigos ainda o atenderam com os primeiros socorros com massagem no peito. Mas, infelizmente não deu mais tempo e veio a óbito", disse Cleiton. 

Gugu do Churrasquinho, uma pessoa alegre e amigos de todos, deixa quatro irmãos: Márcia Cristina, Kátia Cilene, Kely e Cleiton, além de esposa e uma filha de 6 anos. Estava com 48 anos e, iria completar, 49, no próximo mês. Lamentamos.  Aos pais, Seu Manoel Dentista e Ariceia e a todos os familiares, os sinceros pêsames da Rádio São Francisco FM e do Blog do Paulo Noel.

O velório acontece na Primeira Igreja Batista de São Francisco de Itabapoana, e o sepultamento será às 13 horas no Cemitério da cidade. 

Atualizado às 11h33m. O Colégio Gente Miúda de São Francisco de Itabapoana cancelou às aulas no turno da tarde desta quarta-feira. A filha do Gugu, estudava naquela instituição. O colégio está de luto. 

Exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente foi aberta oficialmente em Gargaú



As cores, os traços e toda a genialidade de Cândido Portinari, um dos mais importantes artistas plásticos brasileiros, estão presentes em uma exposição aberta oficialmente na manhã desta terça-feira (25/06), e que permanece até o dia oito de julho no Espaço Cultural Barracão, na praia de Gargaú. Denominada Portinari – Arte e Meio Ambiente, a mostra reúne 20 réplicas digitalizadas e distribuídas por cinco módulos e está em São Francisco de Itabapoana por meio de uma Parceria entre o Projeto Portinari e a Secretaria Municipal e Educação e Cultura.

Aberta à população, mas direcionada principalmente a professores e estudantes das redes municipal, estadual e particular do município, a exposição tem como um dos objetivos levantar questões ambientais que possam ser trabalhadas em sala de aula. Nos módulos, as temáticas vão desde a relação do ser humano no espaço em que vive até a preservação das florestas e dos animais, passando pelo equilíbrio entre os seres humanos, o uso dos recursos minerais e a água como fonte da vida. Tudo isso ilustrado em cada uma das 20 réplicas e acompanhado de textos de diferentes autores.

- A exposição tem acima de tudo um caráter pedagógico, pois as visitas são acompanhadas por monitores que explicam a importância de cada obra e sua criação, como se desenvolve a temática do artista e quem foi Cândido Portinari. É uma forma de fazer com que as questões relacionadas ao meio ambiente possam ser trabalhadas por meio da arte e tendo o acervo de Portinari servindo de instrumento para isso – destacou Suley Avellar, curadora da exposição e coordenadora do Núcleo de Artes e Educação do Projeto Portinari.

Como forma de ratificar o caráter ambiental e pedagógico, as telas foram fixadas em suportes confeccionados em bambu e tecido em algodão cru e cada uma das escolas participantes será presenteada com um baú contendo material didático para ser trabalhado. Além disso, é promovida uma atividade simultânea durante as visitas com a participação dos estudantes, sendo estimulados a fazer trabalhos com argila, tinta guache e desenhos em lápis de cor e giz de cera.

Na cerimônia de abertura, com a presença do vice-prefeito Amaro Barros representando o prefeito Pedrinho Cherene, que cumpre agende em Brasília, houve a participação de escolas da rede municipal. Até o final da exposição, o cronograma prevê a visita de seis unidades escolares por dia, nos turnos da manhã e da tarde. Também está previsto o funcionamento da exposição, em determinadas datas, no período noturno, com o intuito de atender alunos do Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Na opinião do Diretor do Departamento Municipal de Cultura, Edson Martins, existe um significado especial em Gargaú para sediar a mostra. “Gargaú tem uma forte relação com o meio ambiente, devido as suas lagoas, seu manguezal e por ser um local que produz energia limpa por meio do parque eólico. Soma-se a isso todo o aspecto histórico e cultural que envolve o Barracão, transformado agora em Espaço Cultural”.

Ascom-SFI

Confira a programação da Festa de São Pedro em Gargaú:


Saiba mais:

Igreja Batista realiza encontro de jovens e adolescentes em Santa Clara


Após quatro rodadas, Amproab e Pingo D’Água seguem na liderança do Campeonato de Futebol de SFI

Após a realização da quarta rodada no último domingo (23), Amproab e Pingo D’Água se mantêm na liderança de suas respectivas chaves no Campeonato Municipal de Futebol. Isolado como líder da chave A e mesmo folgando na rodada, o Amproab não foi ultrapassado pelo Quatro Bocas, que com a vitória sobre o Santo Amaro foi a sete pontos e segue firme na segunda colocação. Na chave B, o Pingo D’Água, que empatou com Morro do Bode em 1 a 1, não teve a liderança ameaça. Com o empate, Morro do Bode permanece na segunda colocação com oito pontos.

Confira aqui a classificação atualizada.

RESULTADO CATEGORIA PRINCIPAL
Chave A
Quatro Bocas 3x 0 Santo Amaro
Travessão 0x 0 Santa Rita
Floresta 1x 0 Batelão

Chave B
Morro do Bode 1x 1 Pingo D’Água
Palmeirinha 3x 0 Barra
Aldeia 2x 0 Alegria dos Anjos

RESULTADO CATEGORIA ASPIRANTE
Chave A
Quatro Bocas 3x 2 Santo Amaro
Travessão0 x 1 Santa Rita
Floresta 3x 2Batelão

Chave B
Morro do Bode 0x 1 Pingo D’Água
Palmeirinha 1x 0 Barra

Aldeia 2x 2 Alegria dos Anjos

Informações : Ascom-SFI

Os 5 pactos nacionais propostos por Dilma













................................................................

Foto: Ag. Br. OS 5 PACTOS NACIONAIS PROPOSTOS POR DILMA
1. Responsabilidade fiscal e controle da inflação
2. Plebiscito para formação de uma constituinte sobre reforma política
3. Saúde
4. Educação
5. Transportes

A reunião com governadores e prefeitos foi convocada como forma de resposta à série de manifestações que levaram milhares às ruas em protesto contra aspectos da conjuntura política, econômica e a qualidade dos serviços públicos.

Economia
O primeiro pacto apresentado pela presidente a governadores e prefeitos foi por responsabilidade fiscal, estabilidade da economia e controle da inflação . "Este é um pacto perene para todos nós", declarou.
Segundo a presidente, o pacto pela preservação dos fundamentos da economia "é uma dimensão especialmente importante no momento atual, quando a prolongada crise econômica mundial ainda castiga as nações".

Reforma política
No capítulo da reforma política, Dilma propôs aprofundar a participação popular por meio de um debate sobre a convocação de um plebiscito.
De acordo com a presidente, o processo constituinte seria específico para estabelecer regras da reforma política. Uma reforma política pode produzir mudanças na forma de escolha de governantes e parlamentares, financiamento de campanhas eleitorais, coligações entre partidos, propaganda na TV e no rádio e outros pontos.
Segundo Dilma, o debate da reforma política "entrou e saiu" várias vezes da pauta nas últimas décadas.
"É necessário que nós [...] tenhamos a iniciativa de romper um impasse. Quero neste momento propor um debate sobre a convocação de um plebiscito popular que autorize o funcionamento de um processo constituinte específico para fazer a reforma política que o país tanto necessita", disse.
É necessário que nós [...] tenhamos a iniciativa de romper um impasse. Quero neste momento propor um debate sobre a convocação de um plebiscito popular que autorize o funcionamento de um processo constituinte específico para fazer a reforma política que o país tanto necessita."

Corrupção
A presidente defendeu um combate "contundente" à corrupção e disse que, para isso, é necessário endurecer a legislação, de modo a que a corrupção dolosa seja classificada como crime hediondo, "com penas severas".

Saúde
Para melhorar os serviços públicos de saúde, Dilma pediu aos governadores e prefeitos para "acelerar" os investimentos já contratados em hospitais, unidades de pronto-atendimento e unidades básicas de saúde e ampliar a adesão de hospitais filantrópicos ao programa do Ministério da Saúde que troca dívidas por mais atendimento.

Ela disse que o governo quer incentivar a ida de médicos para as cidades que mais necessitam de atendimento de saúde, e, quando não houver brasileiros disponíveis, contratar médicos estrangeiros para trabalhar exclusivamente no Sistema Único de Saúde (SUS).


"Gostaria de dizer à classe médica brasileira que não se trata nem de longe de uma medida hostil ou desrespeitosa aos nossos profissionais. Trata-se de uma ação emergencial, localizada, tendo em vista a dificuldade que estamos enfrentando para encontrar médicos em número suficiente ou com disposição para trabalhar nas áreas remotas do país ou nas zonas mais pobres das nossas grandes cidades", afirmou Dilma, para quem o Brasil é um dos países que menos emprega médicos estrangeiros. ( Do portal G1 ).

Dilma propõe plebiscito para Constituinte da reforma política

Da Agência Brasil

 
Brasília - Na abertura da reunião com governadores e prefeitos, a presidenta Dilma Rousseff disse que vai propor a convocação de um plebiscito que autorize uma Constituinte para fazer a reforma política.

"O Brasil está maduro para avançar e já deixou claro que não quer ficar parado onde está", disse a presidenta.

Dilma Rousseff propôs ainda uma nova legislação que considere a "corrupção dolosa [quando há intenção] como crime hediondo", com penas mais severas.  A presidenta pediu ainda agilização na implantação da Lei de Acesso à Informação.

A presidenta defendeu ainda pacto de responsabilidade fiscal, com o objetivo de manter a estabilidade da economia e o controle da inflação.

"É muito bom que o povo esteja dizendo tudo isso em alto e bom som. Cabe a cada um de nós - presidenta, ministros, governadores, governadoras, prefeitas e prefeitos - cumprir essa nova e decisiva dimensão da vontade popular. Nós todos sabemos onde estão os problemas. Nós todos sabemos que podemos construir soluções, mas também sabemos das incontáveis dificuldades para resolvê-las", disse.


"Junto com a população, podemos resolver grandes problemas. Não há por que ficarmos inertes, acomodados ou divididos", acrescentou. Ela disse ainda que "país deixou de ser governado para um terço da população".

Manifestações em SFI: foto do Blog do Paulo Noel foi parar no G1

Confira aqui no G1.

Uma das fotos do Blog do Paulo Noel da cobertura das manifestações em SFI foi parar no G1 Norte Fluminense, portal de notícias da Globo. 

Penso que tanto o Blog do Paulo Noel quando a Rádio São Francisco FM, cumpriram com o que  manda o dever da imprensa séria e responsável com os fatos. 

Fomos para a rua e documentamos tudo. Havia uma preocupação inicial com o surgimento de vândalos e depredadores do patrimônio público, principalmente depois que boatos circularam pelas redes sociais. Entretanto o movimento foi marcado pela forma pacífica.

Também as previsões pessimistas de pessoas contrário ao protesto, que espalharam boatos de que viriam de Campos dos Goytacazes ônibus com baderneiros, não se confirmaram. O protesto aqui aconteceu com os jovens da cidade, e dentro de um clima de tranquilidade. 

Algumas frases, em cartazes, chamaram atenção deste blogueiro, até mesmo pelo "bom humor" de alguns  das crítica. Podemos destacar:

01- Policiamento só hoje não, + todo dia...

02- De uma criança com os pais: "Praça de lazer para todos, principalmente para as crianças". Outras frases:

03-  Não a PEC 37;

04-  Mas respeito e valorização do servidor público;

05- Por um Brasil que respeite também os direitos dos animais. Políticas públicas para os animais abandonados em SFI;

06- Queremos industrias e + empregos.

07- Queremos mais médicos;

08- Abaixo a corrupção;

09- Aumento dos salários dos professores, já;


segunda-feira, 24 de junho de 2013

Manifestações em São Francisco de Itabapoana foram pacíficas

Povo vai às ruas com palavras de ordem e canto do Hino Nacional.
Fotos do Blog do Paulo Noel (Vinícius Berto e PN )

......................................................................
As manifestações que ocorrem em todo o Brasil também ganharam as ruas de São Francisco de Itabapoana na tarde desta segunda-feira, 24-06. O ato foi realizado de forma pacífica, e contou com a participação de centenas de jovens que cantaram o Hino Nacional em frente ao Legislativo, Colégio Estadual São Francisco de Paula e Prefeitura, além de gritarem palavras de ordem e por serviços públicos de mais qualidade e o fim da corrupção no país.

Por volta das 15 horas a passeata saiu do Trevo de acesso às Praias de Santa Clara e Guaxindiba com destino à Praça dos Três Poderes, seguindo pela Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, e passando antes em frente ao Colégio Estadual São Francisco de Paula.

Um forte aparato de segurança foi montado, mas a manifestação foi marcada pela forma pacífica, contando com o apoio da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e da Empresa Municipal de Transito – Emtransf. O grande número de participantes era de jovens estudantes, entretanto se viu pessoas de todas as gerações com a participação de casais que levaram os filhos.

Em alguns pontos da Avenida Vereador Ednites da Silva Viana, por onde os manifestantes passaram, muitos sanfranciscanos acenavam dos prédios em forma de apoio ao movimento, inclusive crianças de exibiram cartazes confeccionados por elas mesmo.

Quando alcançou a Praça de São Francisco de Paula, os manifestantes optaram por passarem em frente ao Colégio Estadual São Francisco de Paula. No retorno, foram em direção a Praça dos Três Poderes, onde está o prédio da prefeitura de São Francisco de Itabapoana. Lá um aparato da Guarda Civil Municipal formado por Guardas Municipais, se posicionou em frente à sede do Governo Municipal.

Os manifestantes chegaram fazendo muito barulho com  a execução do Hino Nacional, muitos aplausos e a palavra franqueada ao povo. Foram momentos de muitos protestos diante do Executivo Municipal, onde alguns secretários acompanhavam tudo. O prefeito Pedrinho Cherene não estava presente, pois segundo a assessoria de imprensa, cumpre agenda em viagem a Brasília.

Ao final os manifestantes entregaram um documento com todas as reivindicações oriundo do protesto. Foi criada uma comissão que passou o documento às mãos do procurador geral do município, o advogado Mariano Amorim, tendo assim encerrado pacificamente o movimento.

O documento

1 Transporte

Padronização de tarifa, de horários e fiscalização efetiva para que os mesmos sejam cumpridos sob pena de multa.
Mais horários de ônibus para as localidades do norte do município
Renovação da frota de ônibus tendo em vista a acessibilidade aos deficientes.



2 Saúde

Cumprir com o compromisso firmado com a população de construir um hospital no centro da cidade.

3 Educação

Melhorias na qualidade da merenda escolar,
Investimento na qualidade e quantidade de material didático que sirva a todos os alunos,
Formação continuada dos professores em prol da qualidade do ensino público
Aumento da remuneração dos Profissionais da Educação Municipal
Melhorias na biblioteca municipal

4 Segurança Pública

Aumento de efetivo de guardas municipais e polícia militar durante a noite, principalmente nas praias, em pontos estratégicos para inibir a ação de maus elementos e o tráfico de drogas no município.

5 Trânsito e Infraestrutura

Mão única para a Avenida Joaquim da Mota Sobrinho e construção de ciclovias para a população.