sábado, 8 de setembro de 2012

Feriado prolongado de muito sol no litoral de SFI



Em Guaxindiba ventos fortes  impedem barcos de saírem para alto mar.


Sábado, 8,  ensolarado, mais com ventos fortes no litoral que acabaram impedindo que os barcos de pesca de Guaxindiba em São Francisco de Itabapoana fossem para alto mar em busca do pescado.
 
Apesar do vento, o clima estava agradável no litoral com o sol marcando presença o que motivou a ida de banhistas e turistas a curtirem a praia. Bares na Avenida Atlântica foram bastante prestigiados, principalmente para aqueles que oferecem mesas e cadeiras na sombra das casuarinas.
 
A previsão do tempo para este domingo é de sol com muitas nuvens e não chove. Será uma repetição do sábado: temperatura máxima em 32 graus e mínima em 20 graus segundo o site climatempo.com . Uma boa notícia para os turistas que  estão aproveitando o feriado prolongado 7 de Setembro e para os banhistas e sanfranciscanos que curtem o mar. 

Nota de Falecimento

Comunicamos com pesar o falecimento de Valnir Ornelas, 74 , irmão do secretário de Transportes da prefeitura de SFI, Nival Ornelas e da professora Fátima Ornelas. O velório acontece na capela do cemitério de Barra do Itabapoana, onde acontecerá o sepultamento às 16 horas deste sábado, 8. A família enlutada os sinceros pêsames do Blog do Paulo Noel  e da equipe da Rádio São Francisco FM. 

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Órgãos de segurança abrem desfile da Semana da Pátria em São Francisco

Projeto Art Lata fechou o desfile com a execução de uma versão adaptada do Hino Nacional Brasileiro.


Abriram o tradicional desfile do Dia da Independência do Brasil nesta quinta-feira, 06,  em São Francisco de Itabapoana pelotões representando os órgãos de segurança como Exército, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal.

O evento que começou às 14h, levou um grande número de pessoas às ruas do centro do município. Em seguida, vieram alunos de todos os segmentos da rede municipal.

Goe
Divididos em pelotões, marcaram sua participação, inclusive, carregando faixas com mensagens como a célebre frase de Paulo Freire: “Não se pode falar de educação sem amor”. 

Exército
Também houveram pelotões de professores e outros funcionários da área de educação, de creches, da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e da Promoção Social. Entre as bandas marciais e de fanfarra e pelotões musicais, participaram: Banda Municipal Deonicea Macedo Cordeiro (Barra do Itabapoana), Banda Marcial do C. E. Dr. Félix Miranda (Campos dos Goytacazes), Banda do C. E. Ercília Muylaert de Menezes (Gargaú), Banda da E. M. Custódio Generoso Vieira (Campos), Banda da E. M. Marechal Arthur da Costa e Silva (Campos), Banda do CIEP Arnaldo Rosa Viana (Campos) e Projeto Art Lata.



 O fechamento do desfile aconteceu com a apresentação dos integrantes do Projeto Art Lata de uma versão adaptada do Hino Nacional Brasileiro. Na sexta-feira (07/09) o desfile será na localidade de Ponto de Cacimbas, às 14h. (Redação com Ascom SFI)

Marlon Dias atleta do ciclismo de São Francisco de Itabapoana participa nesta sexta das Olimpíadas Escolares 2012 em Poços de Caldas MG




Etapa de 12 a 14 anos reúne jovens de 26 estados brasileiros mais Distrito Federal e cidade-sede.

O jovem atleta do ciclismo de São Francisco de Itabapoana, Marlon Dias, de 13 anos, participa nesta sexta-feira, 7 de setembro, das Olimpiadas Escolares 2012 na cidade de Poços de Caldas (MG) que será o palco da maior competição esportiva escolar do Brasil.

A equipe do Globo Esporte esteve em São Francisco de Itabapoana e produziu uma matéria especial com o Marlon, destacando que "com 13 anos, Marlon Dias conta com auxílio dos pais para competir nas Olimpíadas Escolares". A matéria destaca ainda que "competindo há três meses, o jovem Marlon Dias  participou de 10 provas e levou 8 medalhas de ouro. Filho de um agricultor e uma comerciante, Marlon Dias Motta conta com o patrocínio dos pais para continuar no esporte".

As competições de ciclismo foram incluídas nas Olimpíadas Escolares em 2010, com três provas diferentes. Cada estado pode inscrever dois alunos-atletas por gênero mais um técnico.

Todos os alunos-atletas podem participar das três provas: Contrarrelógio, 500m; Estrada individual, em circuito (35min + 2 voltas no masculino e 20min + uma volta, no feminino); e Prova de Critério.


Sobre as olimpíadas.
Até o dia 15 deste mês, mais de 3.800 jovens entre 12 e 14 anos disputam a etapa nacional das Olimpíadas Escolares. Nove modalidades individuais das 13 que compõem a programação iniciam suas disputas na sexta: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, lutas, natação, tênis de mesa e xadrez.

Na terça-feira, dia 11, entram em cena os esportes coletivos: basquete, futsal, handebol e vôlei. Participam desta fase escolas de 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal e a cidade-sede, que terá uma delegação própria. A entrada do público é gratuita para todas as competições.

“Durante dez dias de sonhos, os jovens atletas viverão uma grande experiência, na qual poderão experimentar um verdadeiro intensivo de excelência, respeito e amizade, alguns dos pilares do olimpismo.

 Ao fim das Olimpíadas Escolares, os estudantes voltarão para casa valorizados e inseridos em um processo de transformação social, em que a cidadania criará novas possibilidades para suas vidas. Além de gerar novos valores para o esporte brasileiro, a nossa meta é contribuir para a transformação social que está em curso no Brasil”, afirma Edgar Hubner, diretor geral das Olimpíadas Escolares.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e do Governo do Estado de Minas Gerais.

Baleia de espécie jubarte está encalhada morta na Praia de Santa Clara

Fotos: Rosane Berto da equipe do Blog do Paulo Noel.
Uma baleia da espécie jubarte, também conhecida como baleia-preta ou baleia-cantora, mamífero marinho que vive em mares do mundo amanheceu encalhada morta na praia de Santa Clara, litoral de São Francisco de Itabapoana, nesta quinta-feira, 06-09. Alguns  pescadores, entretanto,  desde ontem, 05, já avistaram a baleia distante da praia já sem vida. 



Segundo informações do pescador Cláudio tartarugueiro  a baleia teria vindo do litoral do Espírito Santo e, próximo do litoral de São Francisco de Itabapoana ao aproximar-se da costa, acabou presa as redes de pesca. "Ela já estava morta quando se prendeu as redes. Somente hoje, de madrugada a maré acabou levando-a até a praia", disse Cláudio.
 
Uma equipe de biólogo e ambientalistas está na praia para investigar a causa da morte da baleia. Parte da cauda foi cortada e foi parar no litoral em frente ao Parque de Energia Eólica.

A baleia está encalhada morta na direção do Hotel Mineirão em Santa Clara.


Os machos da espécie medem de 15 a 16 metros; as fêmeas, de 16 a 17. O peso médio é de aproximadamente 40 toneladas, sendo que o maior exemplar já visto possuía 19 metros. (Fotos de Rosane Berto da equipe do Blog do Paulo Noel. )



quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Um ferido em outro acidente com caminhão em SFI





O segundo acidente envolvendo caminhão nesta terça-feira (04) deixou uma pessoa ferida sem gravidade. Trata-se do caminhão Mercedez Bens vermelho, placa KNB-0206, carregado com areia, que tombou por volta das 12h30, na RJ-224, após a localidade de Imburi de Campos, sentido São Francisco. O veículo pertence a Alexandre Cerqueira Cabral, 35 anos, proprietário de um material de construção em Santa Clara. Além de Alexandre, estavam no caminhão Gustavo da Silva Santos, 17 anos, e o motorista Raul Ferreira Cabral, pai de Alexandre. Felizmente todos os envolvidos passam bem. Apenas Alexandre foi socorrido com um ferimento no joelho. Ele foi levado ao Hospital Manoel Carola, mas já foi liberado. O motorista perdeu o controle da direção após um pneu estourar. Por pouco o caminhão não cai numa ribanceira.

Caminhão transportando cana de açúcar tomba na RJ-224 na curva da localidade de Vilão

Motorista Marilton Gomes de Sousa, 36, morador de Volta Redonda, em São Francisco de Itabapoana escapa por milagre. Teve ferimentos leves e foi liberado pelo Hospital Manoel Carola . 


Foto: Blog Alo a Todos.
Numa curva perigosa, na chamada curva do Vilão, na Rodovia RJ-224, sentido Barra do Itabapoana em São Francisco de Itabapoana o motorista do caminhão Mercedes Bens Placa KPE -0008 de São João da Barra dirigido por Marilton Gomes de Sousa, morador de Volta Redonda, 36, perdeu o controle da direção e tombou na pista espalhando a carga de cana de açúcar que tinha como destino a Usina Paineiras no Espírito Santo.

O acidente aconteceu por volta das 10 horas da terça, 04-09,  e o caminhoneiro Marilton Gomes  foi socorrido pelo resgate da Secretaria Municipal de Saúde e levado para o Hospital Manoel Carola. 

Agora pela manhã o hospital informou que foi mais um susto e que o motorista já foi liberado sem ferimentos. Entretanto, o caminhão ficou bastante avariado.

Atletas de São Francisco se destacam em competição de Jiu Jitsu no Espírito Santo

Thiago(de quimono azul), lutou como um guerreiro.

Atletas de São Francisco de Itabapoana  se destacaram na 4° etapa do Estadual de Jiu Jitsu do Espirito Santo,  alguns  destes atletas competiram pela primeira vez.

Segundo o professor de Jiu Jitsu, Luís Duarte, os atletas obtiveram ótimos resultados, dentre eles se destacou o atleta Thiago Miranda, ajudante de pedreiro, que rala de segunda a sábado em seu trabalho, conseguiu se consagrar o vice campeão da 4° etapa do estadual do Espírito Santo depois de quatro lutas dignas de verdadeiros gladiadores. 

"Objetivando agora o estadual carioca e o Brasileiro do ano que vem tivemos também mais uma bela participação da atleta feminina  Patrícia Ribeiro que conquistou a  medalha de prata, e também o atleta Julio Cesar Ornelas, também medalha de prata no infanto juvenil, e os atletas Vitor Viana, Lucian Andrade e Lucas Carlos Costa, todos com excelentes participações", disse.

Luís diz que graças ao blog e a boa vontade de muitas pessoas nós estamos crescendo em nosso município." Temos o sonho em espalhar o Jiu Jitsu por todas as localidades de São Francisco. Consigo sentir uma energia positiva sobre isso. Segue anexo uma foto de um jovem que fez a diferença, parabéns Thiago (de quimono azul), lutou como um guerreiro.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Semana da pátria será marcada por desfiles cívicos em São Francisco



Nos próximos dias 06 e 07 de setembro acontecem, em São Francisco de Itabapoana, os desfiles cívicos em homenagem à semana da pátria.

A programação, que já é tradicional no município, acontece, neste ano, na quinta-feira (06/09) na Avenida Edenites da Silva Viana, na sede do município e na sexta-feira (07/09) na Rodovia Simão Mansur, na localidade de Ponto de Cacimbas. Em ambos os dias com início às 14h.

Nos desfiles deste ano, a temática abordada será “Educação: Compromisso de Todos”, tratando de assuntos relacionados à desigualdade social e ao engajamento não só dos profissionais, mas de toda a população nas áreas de Educação e Cultura.

Ascom

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Bispo fala sobre "Conscientização Política" em palestra realizada pela Paróquia de São Francisco


Salão paroquial da Igreja de São Francisco ficou lotado.

"Conscientização Política" foi o tema da palestra proferida na noite desta segunda-feira, 03, em São Francisco de Itabapona pelo Bispo Diocesano Dom Roberto Francisco Ferreria. Um público estimado em cerca de 800 pessoas ouviu atentamente o representante da CNBB no Estado do Rio de Janeiro para o assunto Fé e Política.

Para o padre Lucas Mendes o evento transformou-se numa noite histórica para a política. "Exercer como cristão e bom cidadão o voto consciente é de suma importância para a democracia", disse.

Na mesa principal, além do Bispo Dom Roberto, figuravam autoridades religiosas importantes de outras denominações religiosas devidamente convidadas para compor a mesa como os pastores Ademir Ramos e Rogério, ambos representando as igrejas evangélicas do nosso município,  além de candidatos a prefeito nas próximas eleições de 7 de outubro, Frederico Barbosa Lemos e Pedro Cherene.

Ovacionada por vários momentos durante a palestra,  o Bispo Dom Roberto convenceu a todos com suas sábias palavras sobre a importância do voto consciente. A palavra foi franqueada, após sua fala, e vários dos presentes na prateia aproveitaram para formular perguntas ao Bispo.

Ao final, aconteceram os pronunciamentos com o tempo estipulado de cinco minutos para os candidatos que concorrem ao cargo de prefeito no município. Primeiro falou Pedrinho Cherene e em seguida Frederico Barbosa Lemos.

Toda a palestra foi transmitida ao vivo pela Rádio São Francisco FM que retransmite no sábado, no Tribuna Livre, para aqueles que não tiveram a oportunidade de estarem presente ao grande momento da política de São Francisco de Itabapoana. As imagens retratam o sucesso do evento.








Andarilho encontrado morto em Gargaú nesta segunda pela manhã


Um andarilho identificado por José Luiz Oliveira de Almeida, 51, foi encontrado morto sentado no quintal de uma casa na Estrada da Muritiba na praia de Gargaú - São Francisco de Itabapoana, próximo ao sistema de captação de água da  CEDAE e das Torres Eólicas de Gargaú.

A Polícia Militar, DPO de Gargaú, informado da ocorrência esteve no local e já entrou em contato com o Instituto Médico Legal.

Populares é que encontraram, na manhã desta segunda-feira o corpo do andarilho que tem o apelido de Vidório. O Blog apurou que o andarilho é da localidade de Santa Luzia e que uma tia dele já está a caminho do IML para liberação do corpo.

Segundo uma sobrinha do Vidório ele tinha a mania de caminhar pelas estradas do município, mas não era uma pessoa agressiva.

domingo, 2 de setembro de 2012

Final de semana com cinco acidentes envolvendo motociclistas em São Francisco de Itabapoana


Resgate da saúde atendeu o último chamado por volta das 4 horas da madrugada deste domingo.

Este foi o primeiro acidente ocorrido em Imburi no início da noite de sábado, 01. O motociclista recebe os primeiros atendimentos no asfalto próximo a moto. Populares observam. 


As estatísticas médicas feitas em hospitais de Campos e São Francisco de Itabapoana são assustadoras e apontam para um alto índice de acidentes com motociclistas em São Francisco de Itabapoana na região Norte Fluminense.

Só neste final de semana, no sábado, 01,  e madrugada deste domingo, 02, até o momento foram registrados cinco acidentes envolvendo motos, dois deles com colisões frontais.

Imburi
O primeira acidente aconteceu por volta das 18 horas de sábado, 01, na localidade de Imburi na RJ-224, no perímetro urbano daquela localidade, bem em frente ao Posto de Saúde. Duas motos bateram de frente saindo feridos os motociclistas moradores em Imburi: Tarcísio Viana dos Santos, 21, com varias escoriações e Mário Carlos Correia, 44, com fratura da Tíbia da perna esquerda. Os dois foram socorridos pela viatura resgate da saúde levados para o Hospital Manoel Carola em Ponto de Cacimbas.

Santa Clara.
O segundo acidente aconteceu por volta das 22h30, também do sábado, 01, na localidade de Santa Clara próximo ao Circo da Vida, na Avenida Oswaldo Rezende. Este acidente também envolveu duas motos que bateram de frente saindo feridos: Alcimar Ribeiro,36, e Flávia da Silva Carvalho,33. Ambos foram atendidos pelo resgate e removidos para o Hospital Manoel Carola.

Boca da Areia
Já durante a madrugada deste domingo, por volta da 1 hora , outro acidente de moto aconteceu na localidade de Boca da Areia deixando ferido Alcimar da Silva Campos de 38 anos, que teve fratura no punho da mão esquerda e foi atendido pelo resgate levado para o Hospital Manoel Carola.

Santa Clara
Já em Santa Clara, por volta das 3 horas da madrugada deste domingo, mais um acidente com moto. O motociclista Delso Cabral do Rosário 37 anos teve fratura exposta da perna esquerda (na tíbia). Delso após atendimento no Manoel Carola em Ponto de Cacimbas foi levado para o Hospital Ferreira Machado em Campos dos Goytacazes.

Santa Amaro de Praça João Pessoa.
Por volta das 4 horas aconteceu o quinto acidente em Santa Amaro com um produtor rural cujo nome ainda não apuramos. Este senhor foi atendido pela ambulância de Praça João Pessoa.

Conforme o internauta confere as estatísticas não mentem. Vamos pedir a Deus que, ao terminar este domingo, nenhum acidente volte a acontecer. O que pedimos aos motociclistas é o de sempre: prudência ao pilotar a moto. E, se bebeu não conduza o veículo. Boa sorte para todos.