sábado, 15 de maio de 2010

Familiares e amigos se despedem do mecânico Lili

Das três vítimas, duas já receberam alta médica.

Familiares e amigos de Eli Barreto Veloso (Lili – foto ao lado) lotaram o cemitério de São Francisco, na manhã deste sábado (15/05), para o último adeus ao mecânico. Lili faleceu após trágico acidente no km 87 da BR-101, altura de Ibitioca, nesta sexta-feira.

O mecânico acompanhava um grupo de amigos ao Rio de Janeiro. Um deles, o fiscal de postura Guilherme Venóvio de Carvalho iria comprar um carro, e Lili faria a avaliação do veículo. Também viajavam no carro Edivaldo Domingos dos Santos, o Pastor Domingos e o diretor do setor de fiscalização de postura de São Francisco de Itabapoana, José Carlos Silva Souza (Zezé Risadinha), que dirigia o Santana azul, placa KMN-5010, de propriedade de Guilherme.

Zezé e Pastor Domingos tiveram alta do Hospital Ferreira Machado neste sábado, e estão na casa de parentes em Campos. Pastor Domingos saiu ileso do acidente, mas passou 24 horas internado em função da diabete. Com o susto, a glicose ficou elevada. Zezé “Risadinha” sofreu algumas escoriações e fraturou a clavícula. Ele está com um encaminhamento para o Hospital Beneficência Portuguesa, e deverá ser avaliado por um ortopedista na segunda-feira (16).

Já Guilherme foi transferido na sexta-feira para o Hospital Doutor Beda. Ele fraturou as vértebras C6 e C7, mas familiares estão confiantes, pois a medula óssea não foi atingida. Ele consegue caminhar dentro do quarto do hospital. Uma ressonância magnética iria apontar a dimensão da lesão e o tratamento a ser feito, se cirúrgico ou apenas com medicação e repouso. Guilherme concedeu entrevista hoje à Rádio São Francisco, e se emocionou ao falar do mecânico Lili. “Ele estava fazendo um favor para mim. (pausa) Um amigo sai de casa a meu pedido e não volta mais, só me resta pedir desculpas a toda família do Lili”, disse bastante emocionado.

Zezé também voltou a conversar com o blog, e confirmou a versão passada anteriormente. “O motorista do caminhão, que tentávamos ultrapassar, acelerou, dificultando a ultrapassagem, e de repente fez um movimento como se quisesse nos fechar. Foi aí que houve um choque lateral do caminhão no Santana, o suficiente para eu perder o controle e sair da pista”, conta. A placa do caminhão não foi anotada. Chefe e amigo de Guilherme, Zezé confirmou que todos haviam retirado o cinto de segurança, pois iriam parar logo após o local do acidente para lanchar.

O blog conversou agora à noite com Raquel Miranda, filha do Pastor Domingos. “Obrigada a todos os pastores e amigos que ligaram para saber detalhes e trazer uma palavra amiga”, agradece Raquel. Pastor Domingos, além do susto, nada sofreu. “Parece que meu pai estava coberto por um escudo. Ele passou por um grave acidente e não sofreu um arranhão. Foi a mão de Deus mesmo”, conclui. Segundo Raquel, o pai estava no grupo do amigo Guilherme, pois conhece tudo no Rio de Janeiro, já que trabalhou durante 35 anos como motorista de ônibus na capital fluminense.

Bernardinho fala sobre liderança e motivação em palestra na Conferência Distrital do Rotary em Araruama

Blog estava presente e ouviu o que disse o técnico mais vitorioso da história do vôlei brasileiro. Aos 50 anos de idade, Bernardinho construiu uma carreira brilhante, e é conhecido e respeitado em todo o mundo.


Bernardinho chegou à Unicam pilotando o próprio helicóptero

Já próximo do auditório teve que dar muitos autógrafos. A palestra foi dirigida a centenas de rotarianos, além de convidados.

Imagens da área externa da Universidade Cândito Mendes

Como parte da programação da XXV Conferência Distrital do Rotary Internacional, conferência do amor e da paz, que acontece em Araruama (RJ), de 14 a 16 de maio, na Universidade Cândido Mendes, chamou a atenção do Blog a palestra proferida por Bernardo Rocha de Rezende, o Bernardinho, técnico da Seleção Brasileira Masculina de Volei, que se destaca por se um profissional extremamente perfeccionista e determinado em tudo que costuma fazer. Inovador, competente e muito dedicado, Bernardinho já soma vários títulos internacionais comandando as seleções feminina e masculina. Desde que assumiu o time masculino disputou 21 torneios, conquistou 17 e levou a equipe a 20 finais. Entre os diversos títulos conquistados, vale ressaltar o hexacampeonato da Liga Mundial, o bicampeonato Mundial de Vôlei (2002 e 2006) e a medalha de ouro na Olimpíada de Atenas 2004. Tais feitos o credenciam como o melhor técnico do mundo, independente do esporte, e referência em liderança, motivação e gestão de times vencedores.

Em sua palestra, Bernardinho aborda temas como a administração de equipes, o planejamento em busca de objetivos e a diversificação de fatores profissionais e emocionais. Com o tema "A roda da excelência", a palestra segue o seguinte roteiro: trabalho em equipe, liderança, motivação, disciplina, concentração, comunicação, comportamento e definição de metas. Bernardinho conta também algumas passagens marcantes em sua vida, valores obtidos com o esporte, desafios, dedicação, amor e garra.

Visto como um chefe enérgico e ao mesmo tempo amigo, o técnico é um pai presente e ao mesmo tempo vive percorrendo o mundo. Ele diz que não existe uma fórmula pronta. “Não há um passo a passo, tem que valorizar o estudo, o planejamento”, ensina.

“Todos fazemos parte de um time, e o esporte ilustra bem essas informações”, afirma Bernardinho. O treinador que lançou o livro “Transformando Suor em Ouro”, conta toda a sua trajetória. Ele diz que teve que aprender a lidar com seu temperamento. “Eu era excessivamente intenso, muitas vezes deixei que minha emoção tomasse conta, que meu excesso de vontade me prejudicasse”, explica.

“Com tempo, experiência e certa maturidade, aprendi a direcionar e controlar. O título já traz a imagem de que ninguém consegue conquistar nada sem trabalho e dedicação”.

De uma família de cinco irmãos, Bernardinho costuma dizer que já nasceu em um time. “Em Copacabana, comecei a jogar vôlei na praia, lá era um celeiro de atletas. Conquistei a prata em Los Angeles como jogador, fui campeão do mundo em 2002 como técnico. São lembranças fantásticas que tive a oportunidade de ter”, recorda.

O técnico critica os atletas insatisfeitos com posições de reserva. “Muitas vezes os jogadores da reserva não se sentem parte da equipe. Alguns não se conformam com a reserva, mas isso não deve virar uma rebeldia, tem que entender sua posição e ficar pronto para quando a oportunidade aparecer”, comenta.

Na qualidade de representante do Rotary São Francisco, como presidente, este blogueiro confessa que teve uma rara oportunidade em poder compartilhar da palestra assistida por centenas de rotarianos.

A bola vai rolar neste domingo em SFI

Clique nas imagens para ampliá-las


Neste domingo, 16-05, tem o nosso bom futebol em campo pelos gramados de São Francisco de Itabapoana. A terceira rodada do Campeonato Municipal de Futebol promete fortes emoções. Pela chave "A", o líder Buena enfrenta o Amavor, que fará a sua segunda partida. O Nova Belém recebe o Guaxindiba, já o Gargaú visita o Praça Imaculada e o São Francisco, que busca a reabilitação, joga em casa com o Flor de Maio. Sossego folga na rodada. Pela chave "B", com seis pontos, o líder isolado Quatro Bocas joga em casa contra o Morro do Bode, que ainda não pontuou. Na segunda colocação com quatro pontos, a equipe do Palmeirinha recebe a visita do Deserto Feliz, que também não pontuou. Santo Amaro, que também tem quatro pontos, recebe a visita do Vilão, que também busca a reabilitação. Fechando a chave "B", Travessão recebe a equipe da Amprajope.

Com informações de Helio Alves, do Blog São Francisco Futebol Society

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Secretaria de Esporte e Lazer de SFI adia final de torneio

Foto: Ascom-SFI
Devido ao falecimento do mecânico Eli Barreto Veloso (Lili), a Assessoria de Comunicação do município de São Francisco de Itabapoana divulgou na tarde desta sexta-feira, 14/05, comunicado informando o adiamento da final do Torneio Inter-secretarias. A decisão do terceiro lugar, entre as Secretarias de Saúde e Transportes, e a final entre a Guarda Municipal e a Secretaria de Esporte, seriam realizadas na noite de hoje, no estágio Nelson Silva, em Guaxindiba.

Comunicado

A secretaria de Esporte e Lazer da prefeitura de São Francisco de Itabapoana comunica que, em virtude do falecimento do Sr. Eli Barreto Veloso (Lili), na manhã desta quinta-feira (14), foi adiada a final do Campeonato Society Inter-secretarias. O torneio será realizado na próxima sexta-feira (21), a partir das 19 horas.

Casal de Minas Gerais é assassinado em Barra do Itabapoana

Fotos: Arquivo do Blog


O duplo homicídio aconteceu em uma casa localizada na “Rua da Praia”


Um duplo homicídio chocou a comunidade da Praia de Barra do Itabapoaba, ao norte de São Francisco de Itabapoana. Luciene Malta Damásio, 30 anos, natural de Viçosa-MG e seu companheiro Alex Vagner Xavier Moreira, 40 anos, de Belo Horizonte-MG, (fotos de O Diário) foram assassinados com vários tiros. O duplo homicídio aconteceu em uma casa alugada pelo casal na Rua da Praia, próximo a um bar. Populares ouviram tiros por volta de uma da madrugada, mas ninguém avisou à polícia. O 190 foi acionado por volta das 9 horas da manhã, e quando a polícia chegou constatou que o local do crime já havia sido mexido por vários curiosos, que antes da chegada dos policiais adentraram a residência. A polícia ainda não tem pista sobre a autoria, nem tão pouco o que teria motivado o crime. Segundo informações de moradores do local, Luciene estava morando em Barra há cerca de quatro meses, e trabalhava em um bar. Já Alex chegou há pouco tempo. O casal havia feito a mudança para o novo endereço ontem (13-05), e estava organizando a mobília.

O adeus ao mecânico Lili

Sepultamento será neste sábado (15-05) em São Francisco de Itabapoana. Velório está acontecendo na residência do mecânico.


O corpo do Mecânico Eli Barreto Veloso, o “Lili Mecânico” (foto), já está sendo velado na residência dele, na estrada RJ-232 (São Francisco – Guaxindiba), entre o Bar do Marreca e a localidade da Fazendinha. O sepultamento será realizado no cemitério de São Francisco de Itabapoana, na manhã deste sábado (15-05), às 8 horas. O prefeito Beto Azevedo decretou luto oficial de três dias.

Mecânico de São Francisco morre em acidente na BR-101

Eli Barreto Veloso, popular “Lili Mecânico”, não resistiu aos ferimentos. Grupo saiu para comprar um carro no Rio de Janeiro.

Fotos: Paulo Noel


O veículo foi retirado da ribanceira, às margens da Rodovia BR-101, pela concessionária Auto Pista Fluminense

Um trágico acidente por volta das 8 horas desta sexta-feira (14/05), no KM 87 da BR-101, altura de Ibitioca, ceifou a vida do mecânico sanfanciscano Eli Barreto Veloso, 47 anos, popular “Lili Mecânico”. Lili acompanhava um grupo que viajava ao Rio de Janeiro. Um amigo iria comprar um veículo, e o mecânico faria a avaliação do carro. Lili morreu no local, enquanto os outros ocupantes do veículo foram socorridos para o Hospital Ferreira Machado. Os fiscais de postura da Prefeitura de SFI, Guilherme Venóvio de Carvalho e José Carlos Silva Souza (Zezé "Risadinha"), além de Edivaldo Domingos dos Santos (Pastor Domingos), estão fora de perigo de morte. Os três seguem em observação no HFM.

Todos viajavam no Santana, cor preta, placa KMN-5010, de propriedade do Guilherme. O carro era dirigido por Zezé “Risadinha”, que do Hospital Ferreira Machado falou à Rádio São Francisco. “Estávamos ultrapassando um caminhão, e de repente o caminhoneiro jogou o caminhão em nossa direção. Com isso perdi o controle do veículo, saímos da pista, caímos numa ribanceira e o carro capotou. Perdemos um grande amigo que foi o Lili”, lamenta Zezé.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Promoção no Dia das Mães: prêmios foram entregues

O programa "Tribuna Livre" da Rádio São Francisco FM apresentado por este radialista e pelo advogado Enaldo Barreto sorteou diversos brindes na programação especial do Dia das Mães, dia 9 de maio.
A primeira entrega foi feita na maternidade do Hospital Manoel Carola de Ponto de Cacimbas em São Francisco de Itabapoana onde o bebê nasceu após cesariana.



Jovem mãe de Campo Novo, recebe das mãos da odontóloga Michelline Barreto o prêmio patrocinado por ela mesmo à primeira mãe a dar a luz a um bebê após a data de 9 de maio Dia das Mães. Rosane Berto da Rádio São Francisco observa a entrega. A mãe do bebê é de Campo Novo.
_______________________________________________________________


Comandante Gomes da Guarda Municipal entrega a mãe de gêmeas Dona Terezinha, a primeira a ligar para Rádio São Francisco na promoção das mães. Ela ganhou uma cafeteira. Falta entregar o presente da mãe mais idosa e da mãe de maior prole.

Mais imagens das torres do Parque de Energia Eólica de Gargaú

Recebemos da nossa internauta Maria Alice Cabral Moreira imagens feitas nesta quinta-feira, 13-05, das torres do Parque de Energia Eólica de Gargaú, no litoral de São Francisco de Itabapoana –RJ.






Caro Paulo Noel. Tirei essas fotos hoje. Mando para você. Se quiser utilizar no Blog, pode usar. Será mais uma maneira de divulgação do que esta acontecendo em nosso município. Estou encantada com essas torres. Acabo de enviar para todos os meus contatos. Vamos espalhar essa boa notícia. Mais uma vez obrigado pelo Blog. Maria Alice Cabral Moreira . (Clique na imagem para ampliar )

Jovem a procura do pai

Recebemos e-mail de Lucas Azevedo Ferreira, de Angra dos Reis, com pedido de apoio para encontrar o pai. Lucas suspeita que está em Sossego, praia de São Francisco de Itabapoana-RJ.
.
Na segunda-feira passada eu estive em Sossego, praia de São Francisco de Itabapoana-RJ, a procura do meu pai. É uma situação difícil, mas para Deus nada é impossível. Eu nunca vi o meu pai nem por foto, e as informações que tenho é que ele mora em Sossego, e se chama Geraldo (Carvalho), mas creio que este sobrenome não está certo. Na ida que dei a Sossego encontrei no local uma pessoa que seria o meu suposto tio com o nome de Gerson Rangel de Almeida o mesmo tem um irmão que se chama Geraldo. As informações que tenho são muito parecidas com a historia que a minha mãe me conta sobre o meu pai. Eu gostaria de saber se vocês podem me ajudar de alguma forma a encontrar o meu pai? Já tenho uma pista grande, mas preciso descobrir se realmente é isso. A minha dificuldade é que moro em Angra dos Reis e isso impossibilita a minha ida ai com mais frequencia, mas estou disposto a enfrentar qualquer obstáculo para desvendar este mistério de 28 anos.
Desde já agradeço um abraço.

Lucas Azevedo Ferreira.

Caso Julio Igresias: Adolescente foge a poucas horas do tão esperado reencontro



A mãe de Julio Igresias foi atendida no Rio de Janeiro pela conselheira Vânia Silva, do Conselho Tutelar da Zona Sul, em Laranjeiras

Vinícius Berto, do Rio de Janeiro
.
Tudo estava preparado para um final feliz. Uma mãe ansiosa para reencontrar o filho desaparecido, a confirmação de que o menino estava sob a responsabilidade do Conselho Tutelar das Laranjeiras, e de repente o inimaginável acontece. O adolescente Julio Igresias Gabi Barroso (foto), 14 anos, que havia fugido de casa há 28 dias em Praça João Pessoa, 3º Distrito de São Francisco de Itabapoana, momentos antes de ser entregue à mãe, foge do Centro de Recepção do Taiguara, próximo ao Conselho, no Rio de Janeiro. Para a família, nós do Blog e da Rádio ficou o sentimento de frustração em saber que caminhávamos para a direção certa, e agora foi como voltar à estaca zero.

A reportagem do blog acompanhou a viagem da mãe de Júlio, a secretária doméstica Margareth Gabi Barroso. Na metade do trajeto dos 350 km entre São Francisco de Itabapoana e Rio de Janeiro chegou a notícia da fuga do menino, por volta das 16 horas. Mesmo assim Margareth quis continuar a viagem, ainda na esperança de encontrar o filho, além de querer ouvir as explicações do Conselho Tutelar. A Administração Municipal, que cedeu um veículo para levar a mãe, determinou o seguimento da viagem.

Na chegada ao Conselho Tutelar da Zona Zul, nas Laranjeiras, às 19 horas, a conselheira Vânia Silva disse que o procedimento adotado foi encaminhar o menino para o abrigo, e aguardar a chegada da mãe. “Em um momento de distração do porteiro do Centro de Recepção o menino fugiu. Não tivemos culpa, pois não podemos impedir o ir e vir dos adolescentes. Esse menino já havia passado pelo Conselho Tutelar no final do mês passado, e na ocasião também havia fugido. Ele está muito rebelde, e quando falamos que a mãe estava vindo apanhá-lo, afirmou que não queria voltar, ‘pois o avô o espancava e o obrigava a trabalhar na lavoura’. Julio está muito debilitado emocionalmente e chora muito”, contou Vânia.

A mãe nega todas as informações do menino. “Não sei de onde ele inventou isso. O meu pai não bate nele, muito pelo contrário, o meu pai é de conversar”, conta a mãe. O menino morava com o avô, e agora Margareth quer chamá-lo para morarem juntos. A dona de casa tem outros dois filhos, mas assim como Julio, não moram com ela.

Perguntada sobre o porquê de não acionar a Polícia Civil para custodiar o jovem até a chegada da mãe, já que havia o risco de uma nova fuga, e também pelo fato de a família ter registrado boletim de ocorrência do desaparecimento do menino na 147ª DP, Vânia disse que a Polícia Civil só age em caso de infração ou crime.

Mãe vai continuar no Rio nesta quinta

A conselheira tutelar Vânia, após dar as explicações à mãe e conversar com a reportagem do blog, ligou para todas as delegacias da capital para informar o caso, e providenciou um abrigo no centro do Rio para Margareth passar a noite. Ela se comprometeu em levar a doméstica até a FIA, Fundação para a Infância e Adolescência, nesta quinta-feira (13), para registrar o desaparecimento e entregar uma foto do menino para que seja ampliada e distribuída por todas os órgãos públicos do Rio de Janeiro. O blog sugeriu também uma visita às emissoras de TV da capital para divulgação da imagem do adolescente, no intuito de facilitar a localização.

A família enfrenta sérios problemas de relacionamento, de que natureza e nível somente os especialistas (conselheiros tutelares, assistentes sociais e psicólogos) podem avaliar. Mas também fica visível que houve um descuido para o caso. De quem foi a responsabilidade para a escapada do adolescente? Talvez a Promotoria da Infância e Juventude, além do próprio Juizado teriam a resposta. Sinceramente, situações como essa não podem voltar a se repetir. Tudo bem que essa criança não queira voltar. Entretanto, deixaram escapar a chance da família se retratar dos possíveis erros e reconquistar a confiança de um adolescente rebelde. Foi angustiante acompanhar tudo isso sem um final feliz. E saber que esse menino continua perambulando pela segunda maior metrópole do país.


Antes da viagem, em entrevista à Rádio São Francisco, Margareth, acompanhada de um irmão, era só alegria aguardando o encontro com filho que acabou não acontecendo

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Adolescente que fugiu de casa em Praça João Pessoa encontrado no Leblon, Rio de Janeiro

Pelo google, comerciante do Rio de Janeiro localizou matéria no Blog do Paulo Noel e já fez contato com a família e a Rádio São Francisco FM

O adolescente Julio Igresias Gabi Barroso (foto), que fugiu da casa onde morava em Praça João Pessoa, 3º distrito de São Francisco de Itabapoana, desde o dia 15 de abril, está no Rio de Janeiro aos cuidados do comerciante Francisco Cymbra, que ligou ontem para a Rádio São Francisco FM informando que Julio Igresias apareceu, no sábado, 8-5, no Quiosque de Flores no bairro Leblon, Rio de Janeiro, pedindo emprego.

Segundo o comerciante Francisco Cymbra, que também atua no ramo de oficina mecânica no bairro Freguesia, em Jacarepaguá, Julio Igresias apareceu em seu Quiosque de Flores, no Leblon, pedindo uma vaga de emprego. “Ele estava com fome e com apenas uma muda de roupas”, disse o comerciante.

Ontem Francisco Cymbra, em entrevista à Rádio São Francisco FM, contou com detalhes o enredo desta história de final feliz. “Depois de uma rápida conversa com o adolescente, ele falou a princípio que morava na Paraíba- RN, mas logo descobri que estava mentindo quando também falou que a mãe era falecida”, disse. Outra informação que passou foi de que veio parar no Rio trazido por um ônibus do evento religioso da Igreja Universal, Dia “D”, realizado no aterro do Flamengo no Rio. A partir daí ficou perambulando pelas ruas e foi parar em um orfanato no bairro Lapa, de onde fugiu.
.
O comerciante foi enfático quando disse ao adolescente que precisava da verdade para poder ajudá-lo. “Foi quando ele passou o nome completo da mãe Margareth Gabi Barroso, e pesquisando no google acabei encontrando a reportagem (Menino de Praça João Pessoa continua desaparecido) do desaparecimento no Blog do Paulo Noel”, disse.

Conselho tutelar
Ontem mesmo a Rádio São Francisco FM fez contato com o Conselho Tutelar e recebeu a visita da conselheira Liana Cindra que anotou os telefones do comerciante para contato. Segundo ainda, o comerciante Francisco Cymbra, o adolescente está bem alojado, com banho e que não está passando nenhuma dificuldade. Disse que fez contato com inúmeros órgãos públicos no Rio de Janeiro dizendo que já tem um comprometimento com o Conselho Tutelar no Rio. O Conselho tutelar de São Francisco de Itabapoana deve seguir, hoje, com a mãe de Julio Igresias para o Rio de Janeiro.

Como foi o desaparecimento de Julio Igresias
Julio Igresias Gabi Barroso é de Praça João Pessoa, 3º distrito de São Francisco de Itabapoana, e estuda na Escola Municipal Estelita de Araújo Crespo.

A mãe de Julio Igresias, Margareth Gabi Barroso, esteve na Rádio São Francisco FM no dia 19 de abril pedindo ajuda para localizar o filho, que desapareceu de casa desde o dia 15 de abril. Segundo a mãe, o menino morava com a avó e cursava o primeiro ano do ensino fundamental. “Meu filho com 14 anos não estava indo bem na escola, pois ainda estava cursando a primeira série do ensino fundamental, e eu vinha pedindo para que ele não abandonasse o colégio. Cheguei a fazer algumas ameaças de que iria bater nele se ele não frequentasse as aulas. Acho que com medo ele teria fugido de casa, porque na verdade ele não estava querendo mais estudar", disse a mãe. Segundo ainda Margareth Barroso, o filho não estava ultimamente em boas companhias. Na ocasião da entrevista a direção da Rádio São Francisco FM sugeriu que Dona Margareth procurasse a 147 DP de SFI e convocou pelo microfone o Conselho Tutelar da cidade a tomar conhecimento do caso.


Adolescente fez parte do projeto Arte Lata

Julio Igresias, segundo a mãe, chegou a fazer parte do grupo “Arte Lata”, um projeto desenvolvido pela secretaria de Promoção Social com os alunos do Peti e Curumim, atração à parte durante a visita do Governador Sergio Cabral a São Francisco de Itabapoana. Os alunos executaram o Hino Nacional e clássicos da MPB encantando o público presente. Cabral elogiou a apresentação e convidou o grupo para ser apresentar no Palácio das Laranjeiras, durante a visita do presidente de Moçambique ao Rio de Janeiro. “Esses alunos estão de parabéns. Faço questão de que este grupo se apresente durante a visita do presidente de Moçambique e também em outras oportunidades já que sempre estamos recebendo autoridades de outros países e teremos orgulho de levar esta belíssima apresentação para a Capital para que este grupo passe a ser conhecido mundialmente”, disse Cabral em sua despedida.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Prefeitura e Igreja discutem preparativos de Corpus Christi

O Diácono da Paróquia de São Francisco de Paula, Lucas Mendes de Oliveira, se reuniu neste fim de semana, com representantes de diversas secretarias municipais para discutir os preparativos para a solenidade de Corpus Christi e a realização do III Concurso de Tapetes que será promovido no próximo dia 03 de junho. A reunião foi coordenada pela Primeira-Dama Romênia Azevedo e contou com presença de representantes da Paróquia e das secretarias de Turismo, Obras e Serviços Públicos, Promoção Social, Educação, Emtransfi (Empresa Municipal de Trânsito de SFI), Guarda Civil Municipal e Assessoria de Comunicação.

Os preparativos envolvem o apoio das diversas secretarias e departamentos quanto ao trânsito, limpeza da avenida principal, divulgação, placas indicativas e motivação (mobilização) da comunidade em torno do evento. O concurso de tapetes tem o objetivo de motivar os fies a confeccionarem os tapetes para a procissão eucarística. Os tapetes são produzidos a partir de vários temas e vão ocupar parte da Av. Vereador Edenites da Silva Viana e da Rodovia Afonso Celso.

Concurso

Nos anos anteriores foram produzidos mais de quarenta tapetes. “A experiência dos concursos anteriores foi muito positiva”, disse o Diácono Lucas Oliveira. Grupos de várias igrejas e capelas que constituem a Paróquia participam. As inscrições para participar do concurso já foram abertas e podem ser feitas na secretaria da Igreja Matriz, no Centro da cidade.

Mais detalhes sobre os critérios e diretrizes de avaliação do concurso podem ser obtidos também na secretaria da igreja.

Ascom-SFI

Prorrogadas as inscrições do Projovem em São Francisco

A secretaria de Promoção Social de São Francisco de Itabapoana prorrogou as inscrições para os cursos do Projovem Adolescente. Os interessados devem procurar a secretaria, no centro da cidade, até o dia 31 deste mês, no horário de 9h às 17h. O Projovem é um projeto do governo federal destinado aos jovens, de 15 a 17 anos, atendidos pelo programa do governo federal, Bolsa Família. A duração é de dois anos.

As inscrições estão abertas para os cursos de inglês e informática e para as aulas de dança e educação física. A secretária de Promoção Social, Francimara Barbosa Lemos falou que neste ano foram incluídas as novas habilitações com o objetivo de impulsionar a educação e a inclusão do jovem no município. Francimara ainda ressalta que em breve haverá aulas de natação e curso de confeitaria.

Para se inscrever é necessário apresentar cópias dos seguintes documentos: certidão de nascimento, comprovante de residência, declaração escolar, identidade e CPF, inclusive dos demais moradores da casa.

As aulas acontecem três vezes por semana em dois turnos; das 9h às 11h e das 13h às 15h. Os alunos recebem lanches todos os dias. Os cursos são ministrados nas localidades de Imburi de Cacimbas, Ilha dos Mineiros, Praça João Pessoa e Centro.

Alunos já inscritos se encantam com visita ao Centro Histórico de Petrópolis

Neste final de semana, alunos do Projovem de São Francisco de Itabapoana visitaram o Centro Histórico da cidade de Petrópolis, na região serrana do estado. Vinte e oito estudantes participaram da visita e se encantaram com o passeio educativo promovido pela secretaria de Promoção Social. A Conselheira Tutelar do município, Max Liana Braga, uma equipe de professores e a coordenadora do programa, Josiane de Azevedo coordenaram passeio dos jovens.

No início da manhã, os alunos foram ao Museu Imperial e conheceram a casa de veraneio do Imperador Dom Pedro II. Logo após, visitaram a Catedral de São Pedro de Alcântara onde estão enterrados os restos mortais do Imperador. Na parte da tarde estiveram na Praça 14 Bis, nome dado ao lugar onde se encontra a réplica do 1º avião construído por Santos Dumont. Ao final do dia visitaram o Palácio de Cristal, lugar utilizado para exposições e eventos de Petrópolis.

Na avaliação da coordenadora do Projovem, Josiane de Azevedo, o passeio foi bem produtivo. “Foi muito interessante visitar um dos lugares que marcaram a história do Brasil. Fiquei muito feliz em observar que os alunos voltaram da viagem relembrando tudo aquilo que já haviam estudado”, disse Josiane.

Ascom-SFI

Peti e Curumim de São Francisco participam do Circuito Cultural do SESI/Campos

Neste final de semana, cinquenta crianças e adolescentes dos programas sociais Peti e Curumim de São Francisco de Itabapoana participaram da programação do Circuito Cultural do SESI/RJ, em Campos dos Goytacazes. Os contemplados assistiram à peça teatral “A bonequinha de Pano”, encenação que fala sobre as fases da criança e a integração familiar numa mistura de humor e emoção. A participação dos alunos foi uma iniciativa da secretaria de Promoção Social em parceria com o SESI/RJ.

De acordo com a secretária de Promoção Social, Francimara Barbosa Lemos, essa participação no Circuito foi apenas o começo. “Já planejamos outros momentos como esse para as crianças dos programas sociais do nosso município. Nossa intenção é incentivar a cultura e proporcionar entretenimento a cada uma deles”, ressaltou.

Ficou agendado que no dia 18 de junho o pólo de Praça João Pessoa será o próximo a visitar o Circuito Cultural. Eles assistirão à apresentação teatral "Os Irmãos Brothers".

Ascom-SFI

Secretaria de Educação de SFI promove “III Expo-Reciclar”

No próximo sábado (15), a secretaria de Educação de São Francisco de Itabapoana através do Departamento de Cultura realizará a terceira edição da “Expo-Reciclar Municipal”. Nesse ano, o tema abordado será: “Geração – Planeta – Futuro” no intuito de promover ações culturais como o uso de materiais recicláveis no município. O evento acontecerá na Praça dos Três Poderes, no Centro da cidade, de 08h às 17h e contará com 15 escolas participantes.

As escolas terão, entre outras tarefas, a de conseguir o maior número possível de papelão. Cada uma receberá um stand para ser decorado de acordo com o tema. Além disso, será um dia inteiro de atividades como encenação de teatro de fantoches, desfile de roupas e apresentação de karaokê. Tudo, obrigatoriamente, preparado com material reciclado e reutilizável e apresentado em forma de gincana cultural à banca de jurados.

“A finalidade principal deste evento é a redução, reutilização e reciclagem da maior parte do lixo em nosso município, visando à promoção da consciência e da sustentabilidade, formando, assim, multiplicadores de ações benéficas”, disse Fabrício Siqueira, um dos coordenadores do evento.

Ascom-SFI

Enfim a lista

Está aí. Essa é a lista dos 23 jogadores que vão representar o Brasil em mais uma Copa do Mundo. Nada de Neymar, Ganso, Adriano e Ronaldinho Gaúcho. Grafite foi a surpresa.

GOLEIROS:
Julio César (Inter de Milão), Gomes (Tottenham), Doni (Roma)
LATERAIS:
Maicon (Inter de Milão), Daniel Alves (Barcelona), Michel Bastos (Lyon), Gilberto (Cruzeiro)
ZAGUEIROS:
Lúcio (Inter de Milão), Juan (Roma), Luisão (Benfica), Thiago Silva (Milan)
MEIO-CAMPISTAS:
Felipe Melo (Juventus), Gilberto Silva (Panathinaikos), Ramires (Benfica), Elano (Galatasaray), Kaká (Real Madrid), Josué (Wolfsburg), Julio Baptista (Roma), Kleberson (Flamengo)
ATACANTES:
Robinho (Santos), Luis Fabiano (Sevilla), Nilmar (Villarreal), Grafite (Wolfsburg)

Leia mais na globo.com

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Segunda rodada do Campeonato de Futebol de SFI


Data: 09/05/2010

Categoria Principal
Chave A:

Guaxindiba 3 X 2 São Francisco
Gargau 1 X 1 Nova Belém
Buena 5 X 3 Praça Imaculada
Sossego 1 X 1 Amavor
Folga: Flor de maio.

Chave B:

Amprajope 2 X 2 Santo amaro
Deserto Feliz 0 X 3 Quatro Bocas
Vilão 0 X 3 Palmeirinha.
O jogo entre Morro do Bode e Travessão não aconteceu, pois o árbitro não chegou a tempo.


Categoria Aspirante
Chave A:

Guaxindiba 0 X 0 São Francisco
Gargau 1 X 3 Nova Belém
Buena 7 X 1 Praça Imaculada
Sossego 1 X 3 Amavor
Folga: Flor de maio.

Chave B:

Amprajope 3 X 3 Santo amaro
Morro do Bode 0 X 6 Travessão
Deserto Feliz 1 X 2 Quatro Bocas
Vilão 2 X 4 Palmeirinha.

Voluntários do bem

Uma mulher dedica seu dia-a-dia ao treinamento de crianças com ensinamentos da prática do futebol
Nalva com uma das bolas da campanha no estúdio da Rádio São Francisco.
Rotary Club em ação no campo de futebol do Nova Belém.

A treinadora Nalva observa o jogo das crianças.

Nalva na Rádio São Francisco FM que recebeu a visita do vice-prefeito Frederico, e, na foto seguinte com Pedro Vicente e os rotarianos.
.
A treinadora de futebol de crianças Reinalva Oliveira dos Santos, 35 anos, moradora na comunidade de Nova Belém, em São Francisco de Itabapoana, é uma verdadeira voluntária do bem. Nalva, como é conhecida a técnica, realiza um trabalho voluntário e investe o pouco dinheiro que tem na compra de material esportivo para as crianças. No final do mês de abril, Nalva procurou a Rádio São Francisco FM em busca de apoio. Na entrevista, ela disse ser uma apaixonada por futebol, e que já jogou como goleira. Agora, dedica-se às crianças com treinamento no campo de futebol do Nova Belém Futebol Clube. Segundo Nalva, são cerca de 50 crianças e adolescentes que fazem parte do seu projeto. “E as crianças já sabem: para participar dos jogos tem que ir bem na escola”, diz. Nalva tem contato com os professores da comunidade que lhe informam quando um aluno não está com boas notas do colégio. “O castigo é a criança ficar de fora”, conta a disciplinada treinadora.

Campanha

Na Rádio São Francisco FM, Nalva, ao falar aos ouvintes, foi direto ao que pretendia: “Preciso de três pares de chuteiras e uma bola e, se possível, gostaria também de pedir ajuda para o meu colega Petrolino Vicente, que desenvolve um trabalho idêntico no bairro de Volta Redonda”. O Petrolino, conhecido por Pedro, é morador em São Francisco de Itabapoana, e também compareceu à emissora para falar do seu projeto. Deficiente físico, ele gosta de futebol e joga utilizando uma muleta. Pedro perdeu a perna direita após uma picada de cobra. “Treino as crianças e gosto de jogar futebol”, diz o treinador que também é funcionário da agência dos Correios em São Francisco.

Comunidade participa

Durante entrevista à Rádio São Francisco FM a resposta dos ouvintes aos apelos de Nalva foi imediato. O primeiro a participar foi o vice-prefeito Frederico Barbosa Lemos que doou três pares de chuteira e uma bola; o secretário de Planejamento da prefeitura de SFI e rotariano, Marcelo Garcia, doou uma bola. A partir daí outros ouvintes também se manifestaram. Nelinho “do Carrapato” doou um par de chuteiras; Juninho da Rua da Raia doou uma bola; Joilma, proprietária do Mercado e Açougue do Paraíba doou um jogo de colete vermelho; Alaildo, presidente da Associação do Carrapato, um fardo de refrigerantes; Maria Abílio doou uma bola; o casal Marcos e Aureni de Guaxindiba, responsável pela impressão da logomarca do Rotary São Francisco nos coletes esportivos, deram um desconto de 50 por cento no trabalho executado; e as padarias Viana e Modelo doaram parte dos pães para o lanche.

Rotary São Francisco abraça a causa

O Rotary Club São Francisco de Itabapoana também se interessou em ajudar as crianças com a doação de 30 coletes nas cores da seleção brasileira e distribuiu 200 lanches com refrigerantes para as crianças após um jogo que foi realizado no sábado, 8 de maio, véspera do Dia das Mães. Na última reunião do Rotary Clube no Hotel e Restaurante Batelão, na noite do dia 05 de maio, Nalva foi alvo de homenagens por parte dos rotarianos. “Nalva desenvolve um trabalho voluntário que precisa de apoio da comunidade”, concordaram todos os rotarianos durante as homenagens feitas à treinadora e às mães rotarianas presentes à reunião festiva.