sexta-feira, 8 de julho de 2011

Praça João Pessoa ganha quadra esportiva e ambulância nova



Na noite de quinta-feira (07/07) foi entregue a comunidade de Praça João Pessoa uma quadra de esportes e mais uma ambulância. O prefeito Beto Azevedo, acompanhado da primeira-dama, Romênia Azevedo, entregou a chave da ambulância e descerrou a placa inaugural da quadra na presença de toda comunidade local, além de diversas autoridades, entre elas secretários e vereadores.




A quadra foi construída através do convênio com o Ministério dos Esportes e custou em torno de 200 mil reais. A ambulância foi oriunda de verbas próprias e faz parte do projeto de renovação de frota do governo municipal. Só este ano foram adquiridas 6 novas ambulâncias. O secretário de Saúde, Fabiano Córdova falou que o serviço de Resgate também será ampliado dentro do município.




O secretário de Esporte e Lazer, Valdney Carvalho disse que será colocado um instrutor na quadra para realizar diversas atividades esportivas, além de competições e torneios.



Segundo informações do secretário de Planejamento, Marcelo Garcia, a obra sofreu um atraso porque houve dificuldades no repasse das verbas. Mas o problema foi solucionado e o convênio foi cumprido. “É mais uma conquista do governo municipal”, destacou o secretário.




Em seu discurso, o prefeito Beto Azevedo, ressaltou que serão construídas mais quadras esportivas em outras localidades. Emocionado, o prefeito ainda falou de sua luta para conseguir os Royalties de petróleo para a cidade. “Já estamos bem avançados nesse processo e queremos que façam justiça com São Francisco de Itabapoana. Fiquei ainda muito contente quando recebi a informação de que a minha iniciativa poderá beneficiar também outros municípios que foram injustiçados. Tenho fé e esperança que vamos conseguir”, concluiu Beto. (Texto e foto da Ascom )

Negada pelo TRE impugnação de mandato do deputado João Peixoto

Foto: Divulgação.





O Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro negou nesta quinta-feira pedido de impugnação do mandato do deputado estadual João Peixoto (PSDC), em ação movida pelo candidato Cléber Ribeiro Afonso (primeiro suplente de deputado federal do PHS). A relatora do processo foi a juíza Ana Tereza Basílio, que considerou que os elementos apresentados pela acusação não tinham provas suficientes para justificar a impugnação pedida.


Com a decisão, o parlamentar, que é aliado do governador Sérgio Cabral na Assembléia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), segue com seu mandato conquistado nas eleições do ano passado, quando conseguiu 33.203 votos, quase metade deles fora de Campos.


Por telefone, Peixoto afirmou estar feliz com a decisão favorável à manutenção de seu mandado na Alerj e disse que não via condição de ser condenado por uma coisa que, segundo ele, não aconteceu. “Não faço política com raiva. Ganhar as eleições como nós ganhamos, sem recursos, e ainda ser julgado por compra de votos? Sempre acreditei na justiça dos homens e na justiça de Deus e hoje ela foi feita”, relatou, aliviado, o parlamentar. (Fonte: Blog Mosca Azul )

Justiça impede governo do estado de cortar o ponto dos professores em greve

Recebemos e-mail do proefessor Marcelo Silva solicitando publicação do texto abaixo:


A 3ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro concedeu liminar em favor do SEPE (SINDICATO ESTADUAL DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO-RJ), que entraram em greve no dia 7 de junho. A decisão foi proferida pelo Juiz Plínio Pinto Coelho Filho, além de impedir o corte de ponto dos dias parados, determina que seja efetuada devolução, em folha suplementar, dos valores que porventura já tenham sido indevidamente descontados.
Processo No 0181463-81.2011.8.19.0001
TJ/RJ - 07/07/2011 20:22:29 - Primeira instância - Distribuído em 15/06/2011

Comarca da Capital 3faz - Cartório da 3ª Vara da Fazenda Pública
Despacho
Descrição:
Trata-se de AÇÃO CIVIL PÚBLICA interposta por SINDICATO ESTADUAL DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO -SEPE/RJ em face do ESTADO DO RIO DE JANEIRO, objetivando liminar para que seja determinado ao réu, através de seu representante legal, de abster-se de suspender o pagamento ou de descontar os dias paralisados nos vencimentos e salários dos servidores da rede estadual de educação, abarcados pelo movimento grevista, bem como se obrigue a não fazer qualquer retaliação, pelo mesmo motivo de greve. Todavia, para o fim de análise do pedido em sede liminar, entende esta Magistrada, com base no poder de cautela geral recomendado nas decisões judiciais, e levando-se em consideração o clamor público que venha a ser gerado, mister se faz a oitiva de todos os interessados para melhor apreciação dos reflexos oriundos do deferimento ou não da medida pretendida. Desta feita, com base no art.12 da Lei 7.347/85 c/c art. 125, IV do CPC, na forma do permissivo artigo 19 da Lei 7.347/85, designo audiência especial para o dia 28/06/2011 às 15,30 horas. Publique-se e intimem-se, COM URGÊNCIA e pessoalmente as partes, através de seus representantes legais, bem como dê-se ciência ao MP. Outrossim, dê-se ciência da presente ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Rio de Janeiro, bem como ao Ilustríssimo Secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro.
Marcelo Silva – Professor História da rede estadual
(22)27896278 / 99723255

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Preparativos para a Rancheirada a todo vapor em SFI

Durante toda a semana estão sendo realizados os preparativos para a 3ª Rancheirada da SMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura), em São Francisco de Itabapoana. A festa, que acontecerá neste final de semana (08/07 e 09/07), será realizada na Praça dos Três Poderes, em frente à prefeitura e terá início às 18h. Na programação estão previstos shows de quatro grupos de forró, sendo uma delas de renome nacional. Também haverá barraquinhas com comidas e brincadeiras típicas.

As estruturas já estão quase todas de pé com muitas cores dentro do espírito das festas julhinas. As Escolas Municipais já estão com as coreografias preparadas.

São 4 shows de forró, sendo 3 de bandas regionais e uma de expressão nacional. Os grupos da região são: Amigos do Forró e Os Pirata, no dia 08/07 e Gatinhos do Forró no dia 09/07. O grande show ficará por conta do Trio Forrozão, banda da Paraíba, que se apresenta por todo o país desde 1990. Em 2007 a banda chegou às finais do Prêmio Tim de Música, com o sucesso “Na Puxada da Rede”. O trio, que hoje possui quatro integrantes, já se apresentou também em outros países, tocando em Nova York, nos Estados Unidos; em Londres, na Inglaterra, entre outros.

Segundo a secretária Municipal de Educação e Cultura, Yara Cinthya Nogueira, a grande expectativa de público se dá em virtude de dois fatores: A participação maciça das Escolas Municipais e a qualidade dos shows. “Esse ano esperamos um recorde de público. Primeiro, pela participação das Escolas da grade Municipal e depois, por causa dos shows, especialmente do Trio Forrozão, uma banda de projeção nacional.” Comentou Yara.

Ascom

Foto: Flori Fernandes

Meio Ambiente e Ampla realizam o plantio de 100 mudas de árvores em Guaxindiba

Uma parceria entre a prefeitura de São Francisco de Itabapoana, através da secretaria de Meio Ambiente e a equipe da Ampla, promoveu o plantio de cerca de 100 mudas nativas na rua da Vala, em Guaxindiba. A ação em conjunto foi realizada na manhã desta quarta-feira (06/07) e mobilizou também alunos das escolas municipais Dirceu Dias e Rodrigues Barros Gomes.

A iniciativa faz parte do projeto itinerante “Consciência Ampla sobre rodas” que está instalado durante essa semana, em frente a prefeitura. Tem o objetivo de incentivar o plantio de árvores e melhorar a qualidade ambiental das áreas urbanas.

Antes do plantio, as equipes deram orientações aos alunos e destacaram a importância do ecossistema, a preservação e a responsabilidade coletiva ambiental.

Na prática os alunos foram para a rua e auxiliaram as equipes no plantio de diversas mudas, entre elas o algodoeiro da praia, aroeira e a flor de maio. Todos se comprometeram em ajudar no cuidado com as plantas.

Ao final, todos receberam um kit escolar da Ampla contendo estojo, lápis, borracha, régua e apontador.

No entendimento da técnica ambiental da secretaria de Meio Ambiente, Enilce Gonçalves, a iniciativa deve ser seguida. “Um dos pontos mais interessantes desse projeto itinerante da Ampla é o incentivo ao plantio de árvores que compensará a liberação do CO2 (Dióxido de Carbono) que é liberado pelos veículos. Se cada um fizer um pouco, ajudaremos a equilibrar nosso meio ambiente”, ressaltou a técnica.

Ascom

Dia 16 tem Arraiá do Paraíso em Manguinhos

Recebemos e-mail da internauta Simone Pedrosa, moradora em Manguinhos, que convida para a festa caipira da comunidade. Trata-se do Arraiá do Paraíso.

“Pelo segundo ano consecutivo será realizada no dia 16 de julho, a partir das 18 h, na Praça do Miolo, na Praia de Manguinhos-SFI, a festa julina Arraiá do Paraíso, que contará com a presença dos moradores, veranistas, amigos e convidados. O leilão em prol da AMAN - Associação de Moradores e Veranistas da Praia de Manguinhos - contará com 3 bezerros, 01 carneiro e 01 porco, que foram doados por Walk Mothé, Eduardo Correa de Lemos, Ailton Rangel de Freitas e Robertão de Guandu. Para o bingo da Igreja Nossa Senhora de Fátima foram doados mais de vinte brindes. Barraquinhas e dança típica não vão faltar. O som ficará por conta de Gilmar do Forró e Banda, a partir das 22 h. A agitação é grande, e tudo será enfeitado e organizado por Sidinho Ramos, Lucimere Estevão e Rubinho Mothé. O evento promete ser um sucesso e mais um dia de confraternização”, prevê Simone.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Bandidos Levam 20 mil de proprietário de Lotérica em São João da Barra




Foto do local do assalto - Divulgação


O proprietário da lotérica Passos da Sorte, de São João da Barra, foi assaltado por volta dás 14h15 desta quarta-feira (06), próximo ao Banco do Brasil, em São João da Barra.


Segundo populares, um homem vestido com uma calça jeans e blusa cinza andava na calçada em frente a União dos Operários, quando o proprietário da Loteria passou, o homem o assaltou e correu, embarcando em uma moto, aparentemente Honda Titan, de cor vermelha onde havia um outro homem de jaqueta e que saiu em disparada.


O dono da lotérica Passos da Sorte de São João da Barra, Renezinho, tentou correr atrás dos bandidos mais não obteve sucesso.


“Eu vi um rapaz, só que ele atravessou e aconteceu muito rápido. Sei que era Renezinho que estava vindo, de repente ouvi gritos de ‘assalto, assalto’ e quando fui ver, Renezinho saiu correndo atrás dos rapazes que estavam de moto.


O assalto aconteceu em frente a loja Brandili”, disse Simone, 32 anos, de Atafona.


“Foi muito rápido e não deu pra ver direito, eu vi um moreno alto andando pelo lado do Banco do Brasil, parou em frente a uma obra na Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho, de repente ele vazou, atravessou a rua e embarcou na moto vermelha, acho que era Titan (Honda), foi muito rápido”, disse R…, de São João da Barra.

Foi feito um cerco nas saídas da cidade, bem como no trevo de Grussaí, mais os policiais não conseguiram prender os dois assaltantes.


Segundo informações, o quantitativo levado pelos bandidos foi de R$ 20.000 em espécie, que estavam num malote da lotérica, que iria ser depositado na agência do Banco do Brasil no centro da cidade.
O assalto foi registrado na 145ª Dp/S.J da Barra, onde será investigado.

Fonte: OZKNEWS/Redação e do Blog A Cidade contra o Crime.

Dilma: Suas será "irmão gêmeo" do Plano Brasil sem Miséria




Ao sancionar projeto que cria o Sistema Único de Assistência Social, a presidenta Dilma disse que o Suas será determinante para vencer o desafio de superar a extrema pobreza.

Política: Ministro dos Transportes pede demissão





Denúncia da Veja derruba Ministro.





O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, encaminhou, há pouco, à presidenta Dilma Rousseff, pedido de demissão do cargo. Nesta semana, a revista Veja publicou reportagem denunciando um esquema de cobrança de propina no ministério comandado por Nascimento. De acordo com a denúncia da revista, a propina era paga ao PR, partido que é presidido por Nascimento.

Oposição no Senado tentará abrir CPI para investigar denúncias.

Prefeitura entrega ambulância e inaugura quadra de esportes nesta quinta em Praça João Pessoa

Convite enviado ao Blog pela Ascom – Assessoria de Comunicação Social, da prefeitura de SFI convida a população, nesta quinta-feira, 07-07, às 19 horas, para a inauguração, de uma quadra de esporte (vôlei, basquete e futebol de salão) no Parque de Exposição de Praça João Pessoa e da entrega de uma ambulância zero quilômetro ao Posto de Saúde do lugar.

Modelo mirim de São Francisco participa de concurso, e pede votação pela internet



Dê seu voto a Ariane.






Essa menina linda é Ariane Gomes da Silva, 9 anos, moradora na localidade de Bom Lugar, São Francisco de Itabapoana (RJ). A gatinha participa do Concurso Miss Belford Roxo Mirim. A primeira etapa do concurso consiste em uma votação pelo site de relacionamentos Orkut. Os pais de Ariane, Alcimar Miranda da Silva e Iriana Pereira Gomes da Silva apelam aos internautas que tenham Orkut para votar. A agência que organiza o concurso descobriu Ariane no desfile da Menina Flor do Maracujá, durante o 23º Festival do Maracujá de 2009. Para votar no concurso clique aqui, e ajude a sanfranciscana Ariane a vencer a primeira etapa.

Procon de SFI responde reclamação de cliente de operadora de celular


A coordenadora executiva do Procon de São Francisco de Itabapoana, Rita de Cássia Alexim Parente, em resposta ao e-mail do técnico em telecomunicações Carlos Eduardo Tostes Neves, enviou cópia ao blog. Carlos Eduardo reclama do péssimo serviço da Vivo S/A no município. Segundo Rita, o Procon precisa ser procurado pelo consumidor para agir. Apesar do péssimo sinal de celular nas comunidades, apenas cinco clientes da referida empresa procuraram o Procon desde a implantação do órgão em 2010. Mesmo com o número baixo de reclamações, a coordenadora enumera algumas ações junto à operadora de celular. Confira a resposta:

Ilmo. Sr. Carlos Eduardo Tostes Neves

O PROCON- Órgão de Defesa dos Direitos dos Consumidores do Município de São Francisco de Itabapoana, vem, em respostas as suas solicitações expor o seguinte:

Desde o dia 10 de junho de 2011, foi aberto por este Órgão de atuação, o primeiro protocolo junto a Vivo S/A, solicitando melhoria no serviço de telefonia móvel, tendo em vista a piora no sinal com a troca da tecnologia, bem como das constantes falhas no serviço.

De inicio recebemos como resposta que o sinal em nossa região era bom e que não havia reclamações da Vivo neste PROCON. Como não havia reclamações e para fazer valer os direitos dos consumidores, esta signatária, ofertou seu numero pessoal para que fosse feita a varredura, porém também não houve êxito, eis que a mesma reside no centro do município e o problema é maior nas adjacências.

Em contato com representantes das localidades de Barra do Itabapoana e Travessão de Barra, que procuraram este Órgão, foi solicitado uma relação contendo nomes e números dos usuários de telefonia móvel da referida operadora para varredura, que veio na forma de abaixo assinado, o que foi prontamente enviado a Vivo.

O PROCON visa resguardar os direitos dos consumidores, e por tal incumbência não poderia jamais omitir-se nesta situação, onde grande parte da coletividade vem sendo lesada.

Sendo certo que, se necessário, o PROCON, em defesa dos consumidores, intentará com Ação própria, mas existem tramites a serem cumpridos.

Pertinente suas colocações e solicitações, mas como já informado as providencias foram tomadas desde 10 de junho, tanto que hoje, dia 06/07/2011, as 10h, estará ocorrendo no Rio uma reunião com a equipe técnica e o jurídico, ambos da Vivo, buscando soluções e na semana próxima, em data que também será definida nesta reunião, receberemos a visita de um representante da equipe técnica bem como do jurídico para conhecer nossos reais problemas.

Por este Órgão de atuação, foi solicitada a vinda de um representante da Vivo para esclarecimentos a coletividade, mas somente ontem dia 05/07/2011, foi enviado o endereço para contato com a assessoria de Imprensa da Vivo, já tendo sido remetido os nossos problemas, solicitando esclarecimentos, bem como a possível vinda de um representante da Operadora para responder aos questionamentos da coletividade, o que aguarda-se que ocorra.

Este PROCON é jovem, conta com pouco mais de um ano e o objetivo de sua criação foi dar cidadania aos munícipes. Grandes vitórias já ocorreram, mas muito ainda há por fazer, tanto que de todas as reclamações cerca de somente 1% (um por cento) não foram resolvidas e encaminhadas ao judiciário.

Por fim, sem as reclamações formalizadas pelos consumidores, muito pouco ou quase nada pode-se fazer e a idéia de uma sociedade mais justa vai ficando cada vez mais distante. Urge a efetiva participação de todas comunidades para que possamos nos fazer ouvidos. Cidadania precisa ser exercitada todo o dia.

O PROCON está sempre de portas abertas e a inteira disposição de todos os consumidores do Município de São Francisco de Itabapoana.

Atenciosamente,

Rita de Cássia Alexim Parente
Coordenadora Executiva PROCON – São Francisco de Itabapoana/RJ.

Autoridades discutem acesso de pescadores a políticas públicas

A secretaria de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana promoveu reunião com representantes da SEDRAP - secretaria de Desenvolvimento regional, Abastecimento e Pesca do Estado nessa terça-feira (05/07), tendo como pauta o intuito de facilitar o acesso de pescadores a benefícios oferecidos por políticas públicas. Autoridades como o secretário de Planejamento do município, Marcelo Garcia, o subsecretário de Meio Ambiente, José Armando, e o coordenador da SEDRAP, Henrique Guitton, estiveram presentes à reunião.

Além de implementar o cadastramento para que pescadores possam acessar benefícios de políticas públicas, uma solicitação do Subsecretário José Armando foi a de que a SEDRAP contribua oferecendo metodologia adequada e pessoal técnico qualificado. O objetivo é promover levantamento de dados estatísticos que permitirão uma visão do real panorama da produção pesqueira no município.

Durante a reunião foi marcada uma visita à ALERJ para pleitear condições à execução dos projetos traçados. O subsecretário José Armando destacou ainda, a expectativa da contemplação de dois projetos de São Francisco pelo Núcleo Técnico do Território da Cidadania, ligado ao Ministério de Desenvolvimento Agrário, que pode totalizar um aporte de R$ 700.000,00 na produção de pescado.

A iniciativa de facilitar o acesso de pescadores às políticas públicas atende a um desejo antigo do prefeito Beto Azevedo de melhorar as condições e o atendimento à pesca, importante atividade econômica da região.

Ascom

terça-feira, 5 de julho de 2011

III Rancheirada da Smec



Rancheirada promete atrair grande público em São Francisco

Recebemos por e-mail a programação da Rancheirada da Smec – Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Em sua terceira edição, o evento está caminhando para virar tradição em São Francisco de Itabapoana.

(Para ampliar o programa clique na imagem)


Acontecerá nesse final de semana (08/07 e 09/07) a terceira edição da Rancheirada promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), em São Francisco de Itabapoana. O evento será realizado na Praça dos Três Poderes, em frente à prefeitura com início às 18h.
Um modelo tradicional de festa, que normalmente acontece entre junho e julho, a Rancheirada tem como principais atrações as quadrilhas e outras danças, além de pratos típicos e shows de forró. A SMEC tem como objetivo, além do lazer oferecido à população, manter viva a tradição das grandes festas juninas que no passado aconteciam em toda a região.
Nessa edição haverá apresentação de diversas danças típicas, com a participação de Escolas Municipais, barracas oferecendo toda variedade de comidas e brincadeiras típicas. Também haverá shows com as bandas “Amigos do Forró” e “Os Piratas”, no dia 08/07 e “Gatinhos do Forró” e “Trio Forrozão”, no dia 09/07.
De acordo com a diretora municipal de Cultura, Maenilse Gonçalves, as expectativas para o evento são grandes. “Nosso evento tem uma estrutura familiar. Aguardamos um grande público e esperamos que as famílias que comparecerem se divirtam bastante.” Comentou Maenilse.
Segundo a Secretária de Educação e Cultura, Yara Cínthia Nogueira, o público aguardado é maior que o dos anos anteriores. “Esse ano temos a participação massiva das Escolas Municipais e traremos uma banda de renome nacional. Esperamos um público recorde esse ano.” Afirmou Yara.

Revoltado com o serviço da operadora Vivo, morador da Ilha dos Mineiros envia e-mail para autoridades municipais, estaduais e federais

Correspondência foi endereçada até para o Ministro das Comunicações

O técnico em telecomunicações Carlos Eduardo Tostes Neves, morador na Ilha dos Mineiros, São Francisco de Itabapoana, fez valer seu direito de consumidor, e, após inúmeras tentativas de cobrar da operadora de telefonia móvel Vivo melhorias no sinal em várias localidades do município, enviou e-mail fundamentado na legislação do setor a autoridades municipais, estaduais e federais. A reclamação foi enviada até para o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo Silva. A reivindicação diz respeito à famigerada mudança de tecnologia CDMA para GSM (Chip). Os usuários têm aderido ao planejamento de troca de aparelhos da empresa, todavia o sinal com o novo sistema é inconsistente e fraco nas localidades antes atendidas com a antiga tecnologia. Sem falar no absurdo de oferecer celulares no valor de 99 reais, mesmo que o cliente tenha adquirido no passado um aparelho CDMA por um valor muito acima desse patamar e que tenha mais recursos. O blog reproduz abaixo todo o conteúdo do e-mail, e parabeniza Carlos Eduardo.


Excelentíssimo Senhor Ministro das Comunicações
Paulo Bernardo Silva

Excelentíssimo Senhor Presidente da Anatel
Ronaldo Sardenberg

Exelentíssima Senhora Deputada Estadual - Comissão de Defesa do Consumidor da ALERJ
Cidinha Campos

C/C Ilmª. Senhora Coordenadora do PROCON SFI
Rita de Cássia Alexim Parente

Eu Carlos Eduardo Tostes Neves, residente e domiciliado à Rua Um Nº13 na localidade de Guaxindiba Ilha dos Mineiros em São Francisco de Itabapoana-RJ, venho requerer de V. Exas. representar os moradores desta localidade junto à operadora de telefonia celular Vivo S/A. pelos seguintes motivos:

Recentemente a operadora Vivo S/A iniciou o processo de migração da tecnologia CDMA para GSM, enviando mensagens SMS ofertando um valor de R$99,00 para os clientes estarem substituindo os seus referidos aparelhos celulares, dentro do prazo determinado pela própria operadora. Tal fato descumpre o artigo 83 da Resolução da Anatel nº 477, de 07/08/07, publicada em 13/02/08, uma vez que a operadora tem que disponibilizar ao usuário, outro aparelho compatível ao aparelho atual do usuário sem ônus:

Art.83 – “A mudança de padrões de tecnologia promovida por prestadora não pode onerar o Usuário”.

“Parágrafo Único: Havendo incompatibilidade entre a Estação Móvel e os novos padrões tecnológicos a prestadora deve providenciar a substituição da Estação Móvel sem ônus para o Usuário”.

Assim, no ato da substituição, entendemos que o consumidor poderá exigir que o novo aparelho seja da mesma marca, características e preço compatível ao que possui.
A operadora Vivo S/A ignora o presente artigo, tendo o usuário que aceitar sua imposição de troca de aparelho celular dentro do prazo que a operadora exige e complementar o valor da diferença para adquirir outro aparelho celular compatível ao atual, com as mesmas funcionalidades.

Como se não bastasse, após sermos impostos a realizar a referida substituição da tecnologia CDMA para GSM, somos surpreendidos pela instabilidade de sinal GSM na localidade onde residimos e pior, somos destratados pelos atendentes da operadora que muitas das vezes ignoram à nossa reivindicação.
A Lei Geral de Telecomunicações 9.472 de 16 de Julho de 1997, diz:
Art.79º - A Agência regulará as obrigações de universalização e de continuidade atribuídas às prestadoras de serviço no regime público.

§1º - Obrigações de universalização são as que objetivam possibilitar o acesso de qualquer pessoa ou instituição de interesse público a serviço de telecomunicações, independentemente de sua localização e condição sócio-econômica, bem como as destinadas a permitir a utilização das telecomunicações em serviços essenciais de interesse público.

§2º - Obrigações de continuidade são as que objetivam possibilitar aos usuários dos serviços sua fruição de forma ininterrupta, sem paralisações injustificadas, devendo os serviços estar à disposição dos usuários, em condições adequadas de uso.

Nós moradores da Ilha dos Mineiros em Guaxindiba, São Francisco de Itabapoana-RJ, temos que muitas vezes sair de nossa residência para procurar uma melhor posição com um nível mínimo de sinal para estabelecer uma ligação, onde ficamos expostos ao risco, pois a vulnerabilidade a assaltos nas ruas, e risco de um problema maior é iminente. Com isso perdemos à nossa privacidade nas ligações, além de não podermos usufruir de serviços essenciais quando precisamos, pois efetuar ligações na rua nem sempre funciona, pois o nível de sinal é muito baixo, além de não podermos efetuar ligações em dias chuvosos por não poder sair do interior de nossas residências. Antes, com a Tecnologia CDMA, não havia quaisquer problemas, pois tínhamos um bom nível de sinal na área e o conforto de realizar nossas ligações de dentro de nossas residências.

A operadora VIVO S/A nos despreza como clientes, ignorando o Código de Defesa do Consumidor, descumprindo a Lei Geral de Telecomunicações, assim como resoluções da Anatel. Com base em protocolos da referida operadora, todos eles sem sucesso, resolvi protocolar uma denúncia na ANATEL sob o protocolo 793352 - 2011 em 05/06/11, onde tenho travado uma batalha constante com a referida operadora, pois a mesma, vem efetuando o fechamento do protocolo com a informação que irá solucionar o problema até o final de 2011, contrariando a "Lei Geral de Telecomunicações 9.472 de 16 de Julho de 1997, §1º - Obrigações de universalização são as que objetivam possibilitar o acesso de qualquer pessoa ou instituição de interesse público a serviço de telecomunicações, independentemente de sua localização e condição sócio-econômica, bem como as destinadas a permitir a utilização das telecomunicações em serviços essenciais de interesse público. §2º - Obrigações de continuidade são as que objetivam possibilitar aos usuários dos serviços sua fruição de forma ininterrupta, sem paralisações injustificadas, devendo os serviços estar à disposição dos usuários, em condições adequadas de uso." Além da referida denúncia, concordei com os moradores desta localidade, em estar protocolando uma denúncia no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, pois assuntos correlatos à defesa do consumidor compete à esse órgão, onde na data de hoje, 04/07/2011 sacramentamos sob o protocolo 145705.

Gostaria de solicitar a V.Exas., o máximo de empenho em fazer com que a VIVO S/A cumpra com a Legislação vigente, de forma que a mesma possa respeitar o consumidor como ele merece, pois as contas permanecem chegando rigorosamente em dia, estamos sem telefone, e não podemos ficar calados diante deste caos. O serviço prestado por essa operadora tem que ser ininterrupto conforme manda a lei, e não ser como está, onde a operadora nos promete uma solução para o final do ano. Sendo assim não teria interrupção do serviço por mais de 120 dias?

ATENÇÃO:

Excelentíssimo Senhor Presidente da ANATEL: A VIVO S/A anda fechando protocolos sem o consentimento dos usuários e sem a devida solução do problema, onde parece estar acontecendo uma omissão por parte de algum setor desta Agência Regulamentadora, conforme está acontecendo com o meu Protocolo: 793352 - 2011. Solicito de V.Exª gentileza em acompanhar o problema de perto para identificar os possíveis responsáveis que estão permitindo tais atitudes e, solicito também, que sejam realizadas as devidas punições à Operadora VIVO S/A pelo descumprimento do serviço na forma da Lei.

Excelentíssimo Senhor Ministro das Comunicações: Informo-lhe que a presente operadora de telefonia informa em seu site na Internet que dispõe de uma cobertura na localidade, com intuito de inibir uma atitude da ANATEL em riprimi-la caso não cumpra alguma exigência proposta pela mesma. A migração de CDMA para GSM foi proposta pela operadora onde a mesma não nos deu o suporte necessário para manter o serviço. Solicito de V.Exª um empenho em nos ajudar a solucionar o problema, no intuito de fazer valer a Lei sob pena de cassação da Licença e multar à Operadora VIVO S/A.

Ilmª. Senhora Coordenadora do PROCON SFI: Como representante do Direito do Consumidor de São Francisco de Itabapoana-RJ, solicito de V.Sª, gentileza em intimar à Operadora VIVO S/A a prestar esclarecimentos a esta Secretaria pois, conforme é de sua ciência, não sou o único desta localidade a reclamar sobre os serviços prestados desta operadora, afinal, estamos pagando nossas contas em dia e não estamos obtendo o seu serviço. Em paralelo a esta denúncia, nada impede que seja encaminhado uma cópia desta denúncia, para o Legislativo a quem possa responder à pasta dos Direitos do Consumidor nesta cidade para que possam tomar as providências cabíveis.

Exelentíssima Senhora Deputada Estadual - Comissão de Defesa do Consumidor da ALERJ: Como guerreira, fazendo valer os Direitos do Consumidor na Alerj, tenho certeza que irá nos ajudar nessa luta em prol de nossa comunidade que tanto precisa de seu apoio.

Em razão disso, solicito aos Excelentíssimos Senhores o máximo empenho para solucionar esta situação, pois acredito que a implantação de uma ERB – Estação Rádio Base (torre ou site) da Vivo S/A na localidade de Guaxindiba em São Francisco de Itabapoana-RJ, de uma forma BREVE, e uma ação focada da Anatel fiscalizando a operadora na localidade, irá solucionar o nosso problema.

Acredito que a intervenção dos Excelentíssimos Senhores, possam fazer com que a Operadora cumpra a legislação vigente no país, respeitando os seus usuários conforme devem, fazendo o seu papel.

Aguardo deferimento.
Cordialmente;
Carlos Eduardo Tostes Neves
Morador da Rua Um, Nº13 - Ilha dos Mineiros
Guaxindiba - São Francisco de Itabapoana-RJ

Esporte em alta na Festa de Gargaú

No último final de semana (02/07 e 03/07) a festa de São Pedro, na localidade de Gargaú, em São Francisco de Itabapoana, contou com uma grande programação esportiva. No sábado houve torneios de vôlei e futevôlei e no domingo, corrida ciclística e futebol. Um grande público,formado por cidadãos sanfranciscanos e visitantes de outros municípios, prestigiou o evento.

Na manhã de sábado, o torneio de vôlei foi disputado entre dez duplasdivididas em duas chaves. Foram premiadas as três duplas campeãs. Durante a tarde houve torneio de futevôlei disputado entre doze duplas, de onde saíram também, três campeãs. O público do sábado foi de aproximadamente 500 pessoas.

No domingo, às 9 da manhã, ocorreu a corrida ciclística que contou com 40 participantes em duas categorias: iniciante e elite. O percurso foi de 10 voltas para a categoria Iniciante e 20 voltas para a categoria Elite em um trecho de aproximadamente 3 km, totalizando 30 km para a categoria Iniciante e 60 para a categoria Elite. Os dois primeiros da categoria Iniciante e os cinco primeiros da categoria Elite a cruzar a linha de chegada foram premiados. À tarde houve partida de futebol entre as equipes de Gargaú e Barra. O jogo aconteceu pelo Campeonato Municipal de Futebol e terminou empatado, com um placar de 1x1. O público do domingo foi de aproximadamente 2000 pessoas.

Segundo o secretário municipal de Esporte e Lazer, Valdney Carvalho, a programação esportiva da festa agradou os moradores da localidade. “Os moradores de Gargaú gostam muito de esportes. E de modalidades variadas. O público de São Francisco e também de outros municípios gostamuito dos eventos esportivos em Gargaú.” Comentou Valdney.

Segue abaixo a lista dos campeões:

Vôlei
1º Cristiano e Passarinho (SJB)
2º Anderson e Caraça (SFI)
3º Marcos Paulo e Felipe (SJB)

Futevôlei
1º Roni e Júnior (SJB)
2º Bruno e Henrique (SFI)
3º Duda e Fabiano (Campos)

Ciclismo

Iniciante
1º Júnior (SFI)
2º Claudinei (SFI)

Elite
1º Vagner (SFI)
2º Léo (SFI)
3º Jhony (SFI)
4º Claumir (SFI)
5º Cris (SFI)

Ascom

Foto: Alessandra Lemos

Pré matrícula na Rede Estadual

O blog recebeu e-mail assinado pela diretora adjunta do Colégio São Francisco de Paula (CESFP), Izabel Cristina, sobre a pré matricula que já está disponível na internet.

Bom dia Paulo Noel!

Peço o favor que divulgue a pré matrícula para a Educação de jovens e Adultos (Ensino Médio) do Colégio Estadual São Francisco de Paula.

Período de: 27/06/11 a 10/07/11
Site:
www.matriculafacil.rj.gov.br

Para mais informações, procurar a Secretaria do CESFP de 2ª a 6ª feira das 8h às 17h.

Desde já agradeço a presteza e o carinho que tem manifestado.

Izabel Cristina
Diretora Adjunta

Palestra sobre meio ambiente na Acic

Recebemos da Assessoria de Comunicação da Acic – Associação Comercial e Industrial de Campos – o cartaz da palestra "O ESTADO DO RIO DE JANEIRO: PERSPECTIVAS SUSTENTÁVEIS E LUCRATIVAS", com a biológa da Comissão de Meio Ambiente da Alerj e pesquisadora da Uerj, Mariana Erthal, dia 12 de julho de 2011. O evento tem por objetivo, mostrar aos empresários a importância e os lucros obtidos com a preservação do meio ambiente. O envento é uma iniciativa da Acic, em parceria com a Pousada Rural Olho D'água, em Rio Preto, que na ocasião apresentará um modelo de projeto de responsabilidade social e educação ambiental, em busca do desenvolvimento econômico ordenado e sustentável da localidade. Clique na imagem para ampliá-la.

Note Caipira dia 30 de julho em Guaxindiba

A internauta Cristina Corrêa, da comunidade católica de Guaxindiba, solicita divulgação do cartaz da Noite Caipira na Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, 30 de julho de 2011. Clique na imagem para ampliá-la.




Mais duas comunidades de SFI atendidas com transporte coletivo

Recebemos e-mail do presidente da Emtransfi - Empresa Municipal de Transito de São Francisco de Itabapoana, Joilson Melo, com informações de atendimento a comunidades com transporte coletivo.



O Governo através da EMTRANSFI, atende mais duas comunidades com transportes:
*DESERTO FELIZ, Segundas Quartas e Sextas, horários de vinda de Deserto 6:30h e Ida 15:00h, começou a ser operado nesta segunda(04/07);
*Comunidade de CORRÉIA, 2 horários manha e dois a tarde(já operando);

2. Amanhã(05/07), conforme Requerimento do Presidente da Camara Ver. Tininho estará sendo colocdo mais um horário de ida para Barra Via Litoral às 17:20h, 18:20, além dos demais;

3.Próximo D.O. estará expedindo portariaS que definirão horários dos alternativos e preço de passagens( inclusive sábados e domingos).
obs. O Preço da Passagem deverá abaixar em alguns casos de R$2,50 para R$2,00.

4. O Presidente da EMTRANSFI está(05/07) , em reunião com o Gerente da 1001 para requerer maior quantidade de horários para Campos em virtude da regularização dos transportes municipais.

5.Informe especial que na ultima operação além de deter vários motoristas sem habilitação ainda orientou diversos motoqueiros sem estar usando capacetes, educativamente a buscarem o mesmo em suas casas e liberando posteriormente.

6. Previsão de Inauguração de Terminal do Transporte Alternativo Sábado(09/07), fato que ajudará no gerenciamento dos transportes;

7. A partir de sábado já haverá plantonistas na fiscalização e futuramente estaremos inaugurando um 0800, para denuncias e reclamações.

Núcleo Avançado do IFF inaugurado em São João da Barra

SJB investe em educação





A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, assinou nesta noite de segunda-feira (04) um convênio com Cibele Daher, reitora do IFF, para a implantação de um Núcleo Avançado do IFF no município, durante a inauguração do espaço que funcionará numa escola pré-moldada licitada com orçamento municipal. Os primeiros cursos, Eletromecânica e Metalurgia – inédito na região, já estão com inscrições abertas até o dia 18 de julho no site www.iff.edu.br ou no Ciep Gladys Teixeira, no centro de São João da Barra, onde funciona um polo de Educação à Distância do IFF com o curso de Segurança do Trabalho.

Diante de uma verdadeira representatividade institucional com a presença do deputado federal Chico D’angelo, deputado estadual Roberto Henriques, presidente da LLX, Otávio Lazcano, vereadores da base governista de São João da Barra, vereadores de Campos dos Goytacazes, Uenf, Fenorte, OSX, LLX, IFF, Faetec, Firjan, CDL de São João da Barra, associações de moradores e comunidade, a prefeita Carla Machado disse que sua gestão vem realizando grande investimento em qualificação profissional devido, principalmente, à demanda do Complexo Industrial e Portuário do Açu, lembrando que: “já existe uma parceria com o IFF nos cursos de Informática Industrial, Segurança do Trabalho e Logística Portuária – este foi criado para São João da Barra. Estamos descentralizando os cursos de Línguas e Informática da Faetec e os levando para todos os distritos. Além disso, estamos construindo a nossa escola profissionalizante nos padrões exigidos pelo MEC para futuramente federalizarmos. Isso sem contar com a construção do Centro Vocacional Tecnológico onde já doamos o terreno. A gente sempre vai buscar o melhor para o nosso povo”.

O deputado federal Chico D’angelo afirmou que a prefeita Carla Machado saiu na frente utilizando recurso próprio para fomentar a qualificação no município. “É como muita satisfação que venho aqui. A estrutura que está sendo montada vai facilitar a implantação do campus do IFF em São João da Barra. Este município tem uma prefeita com quilate, competência, visão e compromisso. É uma prefeita que sabe cobrar da bancada fluminense em Brasília e sabe do grande processo de crescimento pelo qual vai passar o município”, frisa.

O prédio inaugurado servirá como unidade provisória para os cursos do IFF e conta com duas salas de aula, dois laboratórios de informática, sala de desenho, lanchonete e setor administrativo. O local irá abrigar os cursos técnicos até a conclusão das obras da Escola Municipal de Ensino Técnico Profissionalizante, que vem sendo construída dentro das exigências do MEC para futura federalização, em uma área de 90 mil metros quadrados, na BR-356, com capacidade para atender até 1200 alunos.

Cibele Daher reforçou o compromisso de buscar apoio para federalizar o Núcleo Avançado. “Já estamos sensibilizando a Setec/Mec neste sentido. É uma missão dos Institutos, junto às prefeituras, oferecer educação profissional e tecnológica para a melhoria da qualidade de vida da população, por isso, é uma emoção compartilhar esse momento aqui”, comenta.

“Essa iniciativa é uma medida fundamental para atender esses empreendimentos, que apresentam uma avenida de oportunidades, pois damos prioridade para contratações locais. Essa parceria do IF Fluminense com São João da Barra se alinha com essas oportunidades que serão geradas”, destacou o presidente da LLX durante o evento, Otávio Lazcano.

INSCRIÇÕES - Os primeiros cursos oferecidos no Núcleo Avançado de São João da Barra, já no segundo semestre de 2011, Eletromecânica e Metalurgia, prosseguem com inscrições abertas até 18 de julho. A prova será realizada no dia 31 de julho e a relação dos classificados estará disponível no portal do IFF no dia quatro e agosto. Serão oferecidas 90 vagas em cada um dos cursos. É necessário ter concluído a 2ª série do Ensino Médio.

FAETEC E CVT – A prefeita Carla Machado também assinou convênio com Maria Cristina Lacerda, vice-presidente da Faetec, para expandir os cursos de Línguas (Inglês e Espanhol) e Informática (Básica e Avançada) para oito escolas do município o que abrangerá todos os distritos. A representante da Faetec disse, ainda, que com a doação do terreno por parte da prefeitura para a construção de um Centro Vocacional Tecnológico (CVT), que será voltado para o Setor Naval em princípio, um projeto já está sendo desenvolvido pelo governo do Estado para ser mostrado para a sociedade o mais breve possível. “Estamos preparando os sanjoanenses para as oportunidades que virão”, ressalta Antônio Neves, secretário municipal de Educação. (Secom SJB)

Neymar discute com técnico da seleção da Venezuela

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Tabela de classificação - Categoria Principal





Chave A

Dia 19/06 – 1ª Rodada

São Francisco 3 X 1 Barra
Palmeirinha 0 X 1 Nova Belém
Nacional 1 X 2 Santo Amaro
Praça Imaculada 1 X 0 Santa Rita
Barrinha 2 X 1 Guaxindiba

Dia 26/06 – 2ª Rodada

Barra 1 X 1 Palmeirinha
Nova Belém ___X___ Nacional
Santo Amaro 0 X 3 Praça Imaculada
Santa Rita 2 X 0 Barrinha
Guaxindiba 0 X 1 São Francisco

Dia 03/07 – 3ª Rodada

Santa Rita 0 X 0 Guaxindiba
Palmeirinha 2 X 3 São Francisco
Nacional 1 X 1 Barra
Praça Imaculada 1 X 1 Nova Belém
Barrinha 1 X 5 Santo Amaro

Dia 10/07 – 4ª Rodada

Nova Belém ___X___ Santa Rita
São Francisco ___X___ Nacional
Santo Amaro ___X___ Palmeirinha
Barra ___X___ Barrinha
Guaxindiba ___ X___ Praça Imaculada

Chave B

Dia 19/06 – 1ª Rodada

Buena 2 X 0 Travessão
Praça ___X___ Alegria
Aldeia 1 X 4 Santa Luzia
Quatro Bocas 0 X 0 Flor de Maio
Folga: Floresta

Dia 26/06 – 2ª Rodada

Travessão 0 X 0 Praça
Alegria 0 X 2 Aldeia
Santa Luzia 1 X 1 Quatro Bocas
Flor de Maio 1 X 1 Floresta
Folga: Buena

Dia 03/07 – 3ª Rodada

Praça 0 X 0 Buena
Aldeia 0 X 0 Travessão
Quatro bocas 0 X 0 Alegria
Floresta 0 X 1 Santa Luzia
Folga: Flor de Maio

Dia 10/07 – 4ª Rodada

Alegria ___X___ Flor de Maio
Buena ___X___ Aldeia
Santa Luzia ___X___ Praça
Travessão ___X___ Floresta
Folga: Quatro Bocas

NOTA OFICIAL

Recebemos da assessoria de Comunicação Social da prefeitura de São Francisco de Itabapoana (RJ) uma nota oficial relacionada ao Concurso Público 2008.

NOTA OFICIAL
Sobre os últimos questionamentos feitos pela imprensa em relação ao concurso público de 2008, a Prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana vem através de Nota Oficial esclarecer que:

- O concurso público em questão foi homologado pela atual administração municipal em 07 de abril de 2011.


- A secretaria de Administração, em conjunto com a secretaria de Controle Interno, está levantando o impacto orçamentário na folha de pagamento em consonância com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).


- E por último informa que está encaminhando, ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), toda documentação referente ao concurso em pauta para apreciação do mesmo.
São Francisco de Itabapoana, 04 de julho de 2011

Consciência Ampla sobre Rodas desembarca em SFI com concursos e até geladeiras de brindes



Durante esta semana, entre os dias 04 e 08 de julho, será realizada em frente à prefeitura de São Francisco de Itabapoana, a ação institucional Consciência Ampla sobre Rodas, que traz para a cidade uma série de ações educativas e de responsabilidade social, além de concursos com diversos brindes. Em parceria com a prefeitura, o projeto consiste na vinda de um caminhão equipado com sala de aula e maquete educativa, e tem como foco educar a população para o consumo consciente de energia e a preservação ambiental.


Estão previstas atividades como aulas de consumo inteligente para os visitantes e palestras certificadas. O projeto vai garantir ainda diversos brindes aos participantes, como kits para crianças e lâmpadas econômicas para os adultos que apresentarem conta de luz. A grande atração, no entanto, deverá ser o concurso de frases sobre o consumo consciente. Apresentando conta dos dois últimos meses, os autores das 90 melhores frases poderão trocar suas geladeiras usadas por modelos novos mais econômicos.

A Ampla conta com o apoio das secretarias de Educação e Promoção Social do município, que agendarão para alunos e assistidos, visitas ao projeto. Os organizadores do evento têm grande expectativa de difundir, em São Francisco, o uso inteligente de energia elétrica garantindo, ainda, economia nas contas de luz.

Prefeitura adquire novo caminhão limpa-fossa e pretende dobrar atendimento em SFI



A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana recebeu, nesta segunda-feira (04/07), mais um caminhão limpa-fossa adquirido para atendimento à comunidade.


O veículo é o segundo da frota da prefeitura destinado a essa finalidade e visa aprimorar a prestação desse tipo de serviço à população. O secretário de Transporte do município, Sandro dos Santos, destacou que a prefeitura, que hoje faz, em média 400 atendimentos mensais, pretende dobrar esse número com a nova aquisição.


O secretário destaca ainda que o atendimento será prestado obedecendo a ordem de solicitação na prefeitura.Os dois caminhões já devem estar operando normalmente na próxima semana

Entra em vigor nova Lei da Prisão Preventiva

Brasília – A partir de hoje (4), pessoas que cometerem crimes leves – punidos com menos de quatro anos de prisão – e que nunca foram condenadas por outro delito só serão presas em último caso. É o que prevê a Lei nº 12.403/2011, que altera 32 artigos do Código de Processo Penal.

Anteriormente, quem se enquadrava nesses casos ou era encaminhado à prisão, caso o juiz entendesse que a pessoa poderia oferecer riscos à sociedade ao longo do andamento do processo, ou era solto.

Com as alterações, nove possibilidades entram em vigor – o pagamento de fiança, que poderá ser estipulada pelo delegado de polícia e não apenas pelo juiz; o monitoramento eletrônico; o recolhimento domiciliar no período noturno; a proibição de viajar, frequentar alguns lugares e de ter contato com determinadas pessoas; e a suspensão do exercício de função pública ou da atividade econômica.

De acordo com a nova lei, a prisão preventiva só poderá ser decretada quando a pessoa já tiver sido condenada; em casos de violência doméstica; e quando houver dúvida sobre a identidade do acusado.

As medidas alternativas, entretanto, podem ser suspensas e a prisão decretada se houver descumprimento da pena. O texto determina ainda que se a soma das penas ultrapassar quatro anos, cabe a prisão preventiva.

A legislação brasileira considera leves crimes como o furto simples, porte ilegal de armas e homicídio culposo no trânsito (quando não há intenção de matar), além da formaçãode quadrilha, apropriação indevida, do dano a bem público, contrabando, cárcere privado, da coação de testemunha durante andamento de processo e do falso testemunho, entre outros.

A nova Lei da Prisão Preventiva deve resultar na liberação de milhares de presos que ainda não foram julgados. A população carcerária do país, atalmente, é de cerca de 496 mil pessoas, segundo dados do Ministério da Justiça. Em 37% dos casos – 183 mil presos – ainda não houve julgamento. (Ag. Brasil).

Professor solicita publicação de e-mail onde aborda piso salarial do magistério

O Blog recebeu e-mail, com pedido de publicação, do professor Cirábio Ramos, diretor do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Francisco de Itabapoana. No e-mail o professor questiona o cumprimento da Lei que estabelece piso para a jornada de 40 horas de R$ 1.187,97.

.
Quem não conhece a imagem ao lado, de uma professora do Rio grande do Norte, destemida que enfrentou uma Audiência pública na Câmara Legislativa daquele Estado com os deputados e juntamente com a secretária de educação? Estou falando da Amanda Gurgel que com uma atitude heróica teve coragem de desabafar naquela ocasião o descaso pela parte dos governos em relação aos professores: baixos salários, falta de estrutura nas escolas, merenda negada a estes entre outros. Em são Francisco não é muito diferente. Como se não bastassem os contratos temporários onde os trabalhadores da educação recebem apenas salários mínimos, agora temos a merenda e os trabalhadores da cozinha terceirizados ocupando vagas de quem conquistou por direito e mérito no concurso de 2008. Assim está sendo o cenário da educação em São Francisco. Mas não é para isso que ocupo o espaço deste Blog. Quero destacar aqui algo muito mais importante, que assim como a Amanda alguém tem que levantar a bandeira e partir para a luta. No último dia 24/06/11 o Sindicato dos Servidores de São Francisco se reuniu com os professores no Salão da Ana Festa, para começar assim uma série de reuniões para que todos tomem conhecimento da nova Lei do salário nacional do professor que foi aprovada, ou melhor, dizendo,ratificada pelo SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL no dia 06/04/11 recebendo assim total constitucionalidade, ou seja , agora o executivo municipal é obrigado a cumpri-la a risca. Acontece que se esperarmos a atitude por parte do gestor municipal não vai ser tomada nunca, se nós professores não nos unirmos e partir para a luta. O sindicato enquanto Entidade Classista representante dos professores começou a fazer sua parte, mobilizando a categoria, mas na primeira reunião apenas compareceu um número ínfimo e não podemos tomar ainda qualquer atitude. O Sindicato sugere a via da negociação, começando com o convite à Sra secretária de educação e ao Excelentíssimo prefeito para nos ouvirmos. Só a partir daí poderemos tomar outras atitudes, caso seja sem sucesso. Para os leitores desta matéria, gostaríamos de deixar bem claro que a Lei do salário (11.738/2008) é clara quando diz que jornada diferente das 40 horas o professor perceberá proporcionalmente ao número de horas trabalhadas, portanto um professor em formação de nível médio na modalidade normal ( Lei nº 9.394/96 LDB Art.62) o “piso” inicial passará de R$ 633,00 para R$742,48 para uma jornada de 25 horas. Levando em consideração que o “piso” inicial é o que norteia os demais salários, (professor II pedagogo, orientador educacional e supervisor) concluímos que em média o município está deixando de pagar desde janeiro um valor de aproximadamente R$ 160,00 para cada profissional. Como a matéria requer um esclarecimento mais aprofundado está marcada a próxima reunião para o dia 13 de agosto/2011 no Salão da Ana Festa às 9:00horas para podermos estar esclarecendo a questão. Prof.CIRÁBIO RAMOS autor da matéria. PRÓXIMA REUNIÃO DIA 13/08/2011. Salão da Ana Festa às 9:00h. a) Professor Cirábio Ramos

Aprovada em concurso público envia e-mail ao blog

O Blog recebeu e-mail da advogada Fábia Lutterbach, moradora da Praia de Sossego, em São Francisco de Itabapoana (RJ), com abordagem do concurso público. Fábia foi aprovada no concurso público de 2008 da prefeitura de SFI.
.
Boa Noite! O motivo desse e-mail é informar a você e a toda população de São Francisco de Itabapoa, principalmente aos aprovados no concurso público 2008 da Prefeitura, fatos relevantes, a saber: A PMSFI após impetrar vários recursos junto ao Tribunal de Justiça/RJ, visando a revogação da decisão de primeira Instância proferida pelo Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito Leonardo Cajueiro em 13/11/2009, a qual deferia o pedido do Exmo. Sr. Dr. Marcelo Lessa, Representante do Ministério Público da Tutela Coletiva/RJ em Ação Civil Pública, determinou o Douto Julgador que o Município homologasse o referido concurso em cinco dias, sob pena de multa diária no valor de dez mil reais e uma vez homologado o concurso, o Município deveria proceder a imediata convocação dos aprovados para ocuparem os cargos, se tal convocação não ocorresse em dez dias após a homologação fixou o Juiz multa diária de dez mil reais. O Município tevetodos os seus recursos negados pelo Tribunal e não tendo outra escolha homologou o referido concurso em 07/04/2011, dois anos e quatro meses após a realização do mesmo.Em 14/04/2011 o Prefeito Municipal sancionou a lei municipal 338/12-04-2011, que dispõe sobre a criação das vagas/cargos estabelecidos no edital do referido concurso.Porém, até a presente data a PMSFI não procedeu as convocações dos aprovados, estando assim descumprindo decisão judicial e incorrendo na multa estipulada na decisão judicial, o que com certeza trará grandes prejuizos aos cofre públicos e mais uma vez nós vamos pagar o"PATO", não só os concursados mas, todo o povo de SFI.Até o momento a Prefeitura não veio a público dar nenhuma satisfação aos aprovados por essa demora nas convocações.Estamos todos muito cansados, revoltados, indignados com tudo isso.Afinal AS LEIS, A CONSTITUÇÃO FEDERAL são para serem obedecidas por todos, mas infelizmente aqui a coisa é muito diferente.Onde estão os nossos representantes? Afinal foi com o nosso voto que foram eleitos e É com o nosso DINHEIRO que eles são pagos.Obrigada pelo espaço e desde já autorizo a publicação no se blog.Fábia Lutterbach.
.
O Blog procurou a Administração Municipal buscando um contra ponto relacionado ao e-mail publicado, e, aguarda uma resposta.

Ameaçava cair, e caiu

Caminhão tomba com carga de aipim e coco no centro de SFI, após decisão errada do proprietário

Fotos: Vinícius Berto







A decisão de Eliezer Silva da Mota, 43 anos, proprietário do caminhão Mercedes Bens 1214, placa KRM-1535, em mudar o local do baldeamento de uma carga de aipim e coco que ameaçava cair acabou provocando um acidente no centro de São Francisco de Itabapoana, em frente ao DPO, no fim da tarde deste domingo (03), por volta das 17h30min.

Após a recusa do motorista do caminhão em seguir adiante na direção do veículo, Eliezer assumiu o volante e acabou sendo vítima no acidente, juntamente com o carona Aroldo Carlos da Cruz Santos Conceição, 44 anos. Ambos moram em Amontado, Zona Rural de SFI, e tiveram ferimentos leves. Eles foram levados para o Hospital Manoel Carola.

Porém, antes de testemunhar o desfecho do caso, o blog acompanhou o prenúncio do que poderia ter sido uma tragédia. Mais cedo, às 17 h, chegava à redação a informação de um caminhão que acabara de estacionar em frente à Praça da Igreja Matriz com uma carga prestes a cair. O motorista Ebenezer Pereira Couto estava em direção ao Ceasa do Rio de Janeiro, e parou após perceber o risco de o caminhão tombar. “Estou aguardando o dono do caminhão chegar para resolver o que vamos fazer”, disse o motorista na ocasião.

Ao chegar, Eliezer recebeu algumas sugestões, e com cuidado estacionou o caminhão em cima da calçada. Foi o suficiente para a carga voltar ao normal. Com a carga aprumada, entretanto algumas caixas de plástico danificadas e as cordas frouxas, o proprietário achou que daria para chegar ao Portal para realizar o baldeamento em local mais espaçoso. No caminho, após andar 300 metros, a carga adernou o suficiente para fazer o caminhão tombar, avariando a lateral e o pára-brisa do caminhão, ferindo os ocupantes.

“Alertei sobre o perigo, e afirmei que a carga não chegaria ao Portal. Essas caixas de plástico não têm muita resistência se não for feita uma amarração perfeita”, disse Roosevelt Batista, ex-secretário municipal de Transportes. “Eu não quis mexer no carro com receio de acontecer algo pior”, contou o motorista. “Deveríamos fazer o baldeamento da carga na praça, mas ele (o dono do caminhão) preferiu fazer assim... Agora ficou o prejuízo material e o trabalho dobrado, mas isso aí a gente trabalha pra botar no lugar. O mais importante foram as vidas preservadas”, concluiu Ebenezer.

domingo, 3 de julho de 2011

Governo afasta quatro integrantes da cúpula do Ministério dos Transporte por suspeita de cobrança de propina

Da Agência Brasil
Brasília - O Ministério dos Transportes comunicou hoje (2) o desligamento temporário de quatro servidores citados em reportagem da revista Veja desta semana. Segundo a publicação, há um esquema no ministério de pagamento de propina para integrantes do PR - partido do ministro Alfredo Nascimento -, em troca de contratos de obras.

De acordo com a nota oficial, na próxima segunda-feira (4) será formalizado o afastamento do chefe de gabinete do ministro, Mauro Barbosa da Silva, do assessor do gabinete, Luís Tito Bonvini, do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luís Antônio Pagot, e do diretor-presidente da empresa pública de ferrovias Valec, José Francisco das Neves.

O comunicado do ministério diz que Alfredo Nascimento “rechaça, com veemência, qualquer ilação ou relato de que tenha autorizado, endossado ou sido conivente com a prática de qualquer ato político-partidário envolvendo ações e projetos do Ministério dos Transportes”.

O ministro decidiu instaurar uma sindicância interna para apurar o suposto envolvimento de dirigentes nos fatos mencionados pela revista. Também foi pedida a participação da Controladoria-Geral da União (CGU).

Edição: João Carlos Rodrigues

Imagens da procissão marítima de São Pedro em Gargaú

Procissão marítima realizada na tarde de sábado, 02-07
Fotos: Alice Cabral Moreira








A procissão marítima de São Pedro, da praia de Gargaú em São Francisco de Itabapoana (RJ) saiu da Lagoa da Praça dos Quiosques passando em frente ao Delta do Rio Paraíba para entrar no Canal de acesso a Gargaú, em frente a Igreja de São Pedro. A Imagem do Santo protetor dos pescadores ao chegar ao final do canal, seguiu em procissão por terra até a Igreja na Praça de São Pedro. Os barcos foram ornamentados pelos pescadores com ajuda de familiares. A procissão marítima de São Pedro é tradicional na festa religiosa e atraiu centenas de fiéis.