sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Mortes na enxurrada já chegam a 754 na região serrana do Rio


Rio de Janeiro – O boletim da Defesa Civil estadual, divulgado às 19h de hoje (20), apontou 754 mortes provocadas pelas chuvas que atingiram a região serrana do Rio na madrugada da última quarta-feira (12).

O município de Nova Friburgo registra 364 mortes, Teresópolis, 304; Petrópolis, 65 e Sumidouro, 21. O número de pessoas fora de suas casas é de 13.830, sendo 7.780 desalojados e 6.050 desabrigados.

Com a melhora nas condições do tempo e a redução das chuvas nos últimos dois dias, fica mais fácil para as equipes de resgate cavarem o solo para localizar corpos de vítimas soterradas pela avalanche de terra e pedras. (Ag. Brasil)

Vandalismo em Barra do Itabapoana: elementos arrombam igreja de São Sebastião e destroem ornamentação

Os vândalos arrombaram a porta lateral da Igreja de São Sebastião padroeiro de Barra no principal dia da festa.
.

Fotos: Flori Fernandes.


Depois de arrombarem a porta lateral os vândalos depredaram o templo católico.
.
Ao abrir a Igreja de São Sebastião, em Barra do Itabapoana, para a missa festiva das 10 horas do Padroeiro da comunidade, por volta das 9h30m de ontem, 20-01, a ministra de eucaristia foi surpreendida com um ato de vandalismo que chamou a atenção da paróquia de São Sebastião. Vândalos, durante a madrugada, arrombaram o templo católico e jogaram ao chão todas as flores que ornamentavam os bancos. Imediatamente o padre Fagner foi comunicado e acionou o DPO de Barra do Itabapoana.
.
Segundo o padre Fagner o sentimento da comunidade católica é de tristeza e pesar. “Infelizmente encontramos logo na manhã do principal dia da festa religiosa de São Sebastião a igreja arrombada e depredada. Estragaram os arranjos de flores a arrumação da igreja, mas graças a Deus nada foi roubado e o pior não aconteceu”, disse.
Segundo o padre esse lamentável fato não atrapalhou o sucesso da festa de São Sebastião com toda a comunidade participando. “Que esse incidente que aconteceu pela primeira vez em Barra e esperamos que não aconteça mais”, concluiu.

Segundo o fotógrafo Flori Fernandes o arrombamento da Igreja de São Sebastião aconteceu durante a madrugada, ou de manhã, não se sabe. “O fato foi logo comunicado ao DPO da localidade que compareceu com uma guarnição para fazer a ocorrência”, disse.Para a ministra de eucaristia Rosane só um maluco poderia agir assim. “Isso é coisa de gente louca, não pode ser normal, uma pessoa que faz isso”, disse. Segundo ela, o impacto do vandalismo para a comunidade foi grande. “As primeiras pessoas que vieram no local e aguardavam a missa, choraram”, conta.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Exército afirma que helicóptero sofreu queda em Friburgo

(Foto: Marcelo Piu / Agência O Globo)

Segundo o Comando Militar do Leste, queda ocorreu devido a forte vento.
O departamento de Comunicação Social do Comando Militar do Leste (CML) enviou uma nota afirmando que o helicóptero militar que trabalhava no resgate das vítimas da chuva na Região Serrana do Rio sofreu uma queda em Nova Friburgo, no início da tarde desta quinta-feira (20).Segundo o CML, a queda ocorreu devido a um forte vento quando o helicóptero estava pousando, no bairro Campo do Coelho. O Exército informou que peritos irão investigar maiores causas do acidente aéreo.Ainda de acordo com o Exército, cinco pessoas que estavam a bordo ficaram feridas, sendo três militares e dois voluntários da Cruz Vermelha. Todos tiveram ferimentos leves e foram levados para um hospital da região.No entanto, a assessoria de comunicação da Cruz Vermelha informou que apenas o presidente da Cruz Vermelha de Teresópolis, Herculano Abraão, estava no helicópetero. Ele sofreu escoriações leves e foi atendido no Hospital de Campanha dos bombeiros em Friburgo. Segundo a assessoria, ele passa bem. ( Lei mais aqui no site do Exército Brasileiro)

Ponte inacabada será concluída?



O governador reeleito do Estado do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, em comício realizado na localidade de Praça João Pessoa, distrito de SFI, disse no palanque, diante de autoridades de São Francisco de Itabapoana e São João da Barra, de deputados federais e estaduais, do vice governador Pezão e do povo que, reeleito governador do RJ, concluiria as obras da inacabada ponte entre SJB e SFI. Sergio Cabral, antes de anunciar a promessa de conclusão das obras da ponte fez expectativa e anunciou, eufórico, a sua decisão. Como o governador não disse em que dia, mês ou ano irá cumprir a promessa, o Blog resolveu lançar, hoje, 20-01, uma enquete para ouvir a opinião dos internautas sobre o tema. São quatro questionamentos feito pelo Blog, ou seja, o internauta tem quatro opções para indicar. Vote você também na enquete.


1) Vai deixar para o último ano de mandato.
2) Não concluirá e dará uma desculpa aos dois municípios.
3) Foi mais uma promessa política que ficará no esquecimento.
4) Vai concluir a obra.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O Grande Aprendiz divulga lista dos aprovados na primeira etapa da seleção

Saiu a lista dos candidatos pré-selecionados para o Projeto O Grande Aprendiz. São 142 alunos que agora estão sendo convocados para a segunda etapa da seleção. Quem estiver na lista deve se apresentar no Colégio Triunfo, nos altos da Mercedek, Centro de SFI, no dia 14 de Março de 2011, das 12h às 19h30min para fazerem a entrevista que selecionará os 90 alunos que irão compor a 3ª turma do projeto. A falta neste dia irá implicar na desclassificação do candidato a vaga no projeto. Confira a lista no Blog O Grande Aprendiz.

O projeto O Grande Aprendiz foi idealizado por Aroldo Leandro da Silva, professor do Senac-Campos e supervisor de plataforma. Aroldo é sanfranciscano da localidade de São Domingos. As aulas são realizadas aos sábados, no Colégio Estadual São Francisco de Paula. O aluno é treinado gratuitamente e recebe certificado de treinamento. Segundo Margareth, colaboradora do Projeto, cada aluno tem de comprar a apostila.

O certificado é bem aceito pelas empresas, entretanto elas exigem um curso de qualificação, geralmente feito em instituições como o Senac. Um curso como o de taifeiro dura em média sete dias. Com o certificado do Senac em mãos, e treinado pelo projeto, o interessado ainda tem de fazer um Curso de Salvatagem (Curso Básico de Segurança em Plataforma), e em alguns casos também o de Huet (Treinamento para escape de aeronave submersa, na sigla em inglês). É aí que o projeto entra em contato com as empresas que prestam serviço na Bacia de Campos, e consegue descontos para esses cursos. A possibilidade de conseguir um emprego é grande.

Sobe para 710 o número de mortos na tragédia da serra do Rio




Rio de Janeiro – O número de mortos em consequência das fortes chuvas na região serrana do Rio de Janeiro subiu para 710, segundo o mais recente balanço parcial da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil, divulgado às 21h de hoje (18).Nova Friburgo continua com o maior número de mortos: 335. Teresópolis já soma 292 óbitos. Petrópolis tem 62 mortos e Sumidouro, 21.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

São Francisco envia ajuda aos desabrigados da Região Serrana


Donativos chegaram à Rádio São Francisco de diversos pontos do município.













.
Dezenas de voluntários de São Francisco de Itabapoana (RJ) participaram da campanha SOS Região Serrana dedicando um dia de trabalho na separação e carregamento dos donativos que chegaram ao pátio da Rádio São Francisco FM, e ainda ajudaram a carregar um caminhão 710 baú que saiu lotado para entrega aos desabrigados da Região Serrana.
.
Donativos

A campanha iniciada pela Rádio São Francisco FM, no dia 14, numa sexta-feira, a princípio foi focada na doação de água mineral. Entretanto, após contato com vários coordenadores voluntários de Nova Friburgo, através da conterrânea Núbia em Rio das Ostras e da radialista Andréia em Macaé, houve um consenso de que também outros tipos de donativos deveriam ser arrecadados como: sal, velas, caixas de fósforo, material de higiene, de limpeza, roupas e calçados e até um saco de ração para cachorro, idéia da filha de Silvino Santos, do Rotary Club São Francisco. “Temos que pensar também nos animais, por isso acatei a lembrança da minha filha e trouxe também um saco de ração”, disse Silvino.
.
Igrejas participaram da campanha

O pastor Ademir Ramos da 1º Igreja Batista de São Francisco mobilizou os evangélicos e conseguiu, também, lotar um caminhão Mercedes 608 de donativos.
.
A Paróquia de São Francisco de Paula, através do Padre Lucas Mendes e a capela de São José Operário, em Morro Alegre, também participaram da campanha SOS ajuda aos irmãos da Região Serrana conseguindo bastante donativos que foram levados no caminhão baú que a Rádio São Francisco conseguiu com as secretarias de Agricultura e de Educação, através do prefeito Beto Azevedo. A Guarda Civil Municipal de SFI também se transformou em ponto de coletada, arrecadando muitos donativos.
.
Ajuda humanitária do Rotary Internacional
O Rotary Club São Francisco de Itabapoana conseguiu encher uma caçamba de uma caminhonete com donativos arrecadados nas praias de Santa Clara, Sonho e Sossego, do litoral sanfranciscano.

O rotariano Silvino Santos, ex-presidente do R.C. São Francisco de Itabapoana, representando o atual presidente Demilton Sales, comentou a importância da ação do Rotary Internacional na ajuda aos desabrigados com a doação de tendas que medem 25 metros quadrados cada uma com capacidade para até 10 pessoas. “As tendas já foram montadas em terrenos nas cidades de Teresópolis e Nova Friburgo”, contou.

Entrega dos donativos foi no Batalhão de Polícia Militar de Macaé

Os donativos que encheram os dois caminhões seguiram viagem com os motoristas Paulo e Davi, com destino a Macaé. Saíram de São Francisco às 15 horas, de segunda, 17. Em contato com a coordenadora da campanha em Macaé, de nome Andréia, houve um entendimento com a equipe da Rádio São Francisco que, de Macaé, a Defesa Civil se incumbiria de enviar, pelos helicópteros da Petrobrás, até a Região Serrana . Segundo fomos informados, três aeronaves estavam saindo por dia, em direção à Região Serrana, levando a ajuda às comunidades mais isoladas. Por outro lado, as informações eram de que por terra estava mais difícil a viagem, tendo em vista dezenas de pontes e estradas interditadas. O importante é que São Francisco de Itabapoana participou.

Campanha continua
A campanha em favor dos desabrigados não para. Se você quer participar procure as igrejas evangélicas do município que estão aceitando donativos, segundo informações do Pastor Adilson Sacramento da Igreja Batista Israel Pentecostal.

Acidente em Guaxindiba: carro bate em árvore e mata mecânico, mulher e filho de dois anos

Acidente foi durante a madrugada desta terça-feira ,18, na RJ-232, no Km 5.

Mortos da Rodovia RJ-232 com o filho de apenas 2 anos.
.
Um casal e um filho de dois anos morreram em um grave acidente na madrugada desta terça-feira, 18, na RJ- 232, que liga São Francisco de Itabapoana a Praia de Guaxindiba. Morreram no acidente: o mecânico Amauri dos Santos Benevides, 27 anos, a esposa do mecânico, Carla Fabiana Ferreira dos Santos, 30, e o filho do casal de apenas dois anos Amauri dos Santos Benevides Junior. A família morava na Rua da Servidão Godofredo nº 5, Parque São Silvestre- Guarus- Campos dos Goytacazes.
.
Segundo Boletim de Ocorrência da Polícia Rodoviária Estadual (BPRV) Posto 15 de Imburi o acidente, ocorreu durante a madrugada, por volta das 2h30m no km 5 da Rodovia RJ-232. O motorista, o mecânico Amauri, teria pedido o controle do veículo vindo a chocar-se com uma árvore. O veículo, um Santana azul placa LHM 4996 de São Gonçalo, ficou bastante avariado, com as vítimas presa nas ferragens.
.
Outros três ocupantes foram socorridos, dois para o Hospital Manoel Carola em Ponto de Cacimbas (SFI) e um foi para o Hospital Ferreira Machado em Campos dos Goytacazes. São eles: Mateus Paixão Benevides, Amanda dos Santos Benevides e Uelton Conceição Rodrigues, todos residentes, também, no Parque São Silvestre na Rua da Servidão Godofredo 05.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

D-20 capota com oito pessoas na caçamba e mata enfermeira de 27 anos na curva das Gaivotas próxima a Buena em SFI

O acidente aconteceu com família de Travessão de Campos que retornava de um passeio a Praia de Lagoa Doce. A família está veraneando em Guaxindiba, praia de São Francisco de Itabapoana.


A enfermeira Marielza Vieira Azeredo de 27 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do Hospital Manoel Carola. O asfalto riscado pela D-20 ao capotar na curva.

A curva das Gaivotas , uma das mais périgosas da Estrada Barra a Guaxindiba.


D-20 foi parar no mato, na propriedade às margens da Rodovia.
.
O que era para ser um passeio inesquecível na praia da Lagoa Doce, em São Francisco de Itabapoana (RJ), nesta segunda, 17, acabou por se transformar em uma tragédia para familiares e amigos de Travessão de Campos que passaram o dia na praia de Lagoa Doce.
.
No retorno, por volta das 16 horas o passeio teve um fim trágico para a jovem Marielza Vieira Azeredo de 27 anos que morreu no acidente. Ela estava na caçamba da camionete D-20, placa JOE- 0649- Presidente Kennedy - ES , com mais sete pessoas, que capotou numa das curvas mais perigosas da RJ-196 que liga Barra do Itabapoana a Guaxindiba, a chamada curva do S próximo a localidade de Buena. O motorista da D-20, Roni de Azeredo Barcelos, de 30 anos, que tinha como carona Iva Maria de Castrou Souza de Ururaí, perdeu o controle da direção na curva das Gaivotas e capotou indo parar numa ribanceira de cerca de dois metros de altura.
.
Além da vítima fatal a enfermeira Marielza Viera Azeredo, saíram feridos no capotamento, o casal Lenivan Candiano de Souza, 38 anos, a esposa de Lenivan, Karla Vieira de Azeredo, 30 anos, o a filha do casal, Laís Vieira de 10 anos, e, ainda Samuel Vieira da Silva de 16 anos e o primo Enilson Montes da Silva Junior de 18 anos, ambos residentes em Santa Felicidade em Curitiba (PR).
Sete pessoas foram socorridas por veículos particulares que passavam no momento do acidente. Um destes socorros foi prestado pelo sub-procurador da prefeitura de SFI, Dr. Luciano Favorete Alves que levou os feridos para o Hospital Manoel Carola em Ponto de Cacimbas. “Era muito sangue saindo das vítimas. Minha camisa e meu carro ficaram com manchas de sangue. Nunca tinha presenciado um acidente. As pessoas, pedindo socorro, saiam se arrastando do mato”, disse.
.
Quando a equipe de resgate da prefeitura de SFI chegou, com outra equipe de socorro do Corpo de Bombeiros, a enfermeira chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos, vindo a falecer no caminho. O motorista Roni e os demais foram atendidos com ferimentos leves sendo que apenas dois firam internados, enquanto os outros foram liberados.
O acidente foi registrado em Boletim de Ocorrência na 147º DP no plantão do investigador Adriano, tendo como titular o Delegado Renato Peres.

Morre prefeito de Itaperuna aos 91 anos


Cláudio Bastos estava na terceira gestão como prefeito de Itaperuna e morreu de pneumonia
Foto:Divulgação.
O Prefeito de Itaperuna, Cláudio Cerqueira Bastos, de 91 anos, morreu na manhã deste domingo (16/01). Ele estava internado desde o último dia 28 de dezembro com pneumonia.Conhecido como Highlander, "o guerreiro imortal", Claudão como era chamado, estava no terceiro mandado na Prefeitura de Itaperuna. Casado, o prefeito deixou três filhos e sete netos. Ele completaria 92 anos no próximo dia 24.Uma das filhas de Bastos, Claudete Cerqueira, era sua Secretaria de Governo em Itaperuna.Através de nota, o governador Sérgio Cabral lamentou a morte do prefeito. "O povo de Itaperuna perdeu um grande parceiro, alguém que amava a sua cidade e trabalhava incansavelmente para melhorá-la. É esse o exemplo que ele deixa.


"NOTA OFICIAL DO SITE DA PREFEIRTURA


Faleceu neste domingo (16), às 11h30min no Hospital São José do Avaí, o prefeito de Itaperuna Cláudio Cerqueira Bastos, o popular Claudão.Claudão estava internado desde o dia 28 de dezembro de 2010 tratando de uma pneumonia. Cláudio Cerqueira Bastos completaria 92 anos no próximo dia 24 de janeiro.O corpo do prefeito será velado no Itaperuna Tênis Clube (ITC) e será enterrado na segunda-feira (17/01), em Comendador Venâncio, às 10h. ( Site Ururau)