sábado, 19 de janeiro de 2019

São Francisco de Itabapoana completa 24 anos de emancipação político administrativa




Na sexta-feira (18/01/19) São Francisco de Itabapoana completou 24 anos de emancipação político administrativo.


A emancipação

Até o ano de 1995, São Francisco de Itabapoana pertencia ao município de São João da Barra. A emancipação foi sancionada pelo governador Marcelo Alencar, em 18 de janeiro de 1995. (Veja o texto da Lei aqui)

Antes, os moradores sofriam com a dificuldade de acesso à sede do município bem como para a aquisição de serviços públicos básicos que são oferecidos pela Prefeitura.
São Francisco de Itabapoana é um município com uma área de 1 122,438 quilômetros quadrados e uma população de 47 247 habitantes, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2008.


O município é constituído de três distritos, São Francisco de Itabapoana (sede), Barra Seca e Maniva.


Em seus 60km de litoral o município possui lindas praias, sendo as mais conhecidas: praia de Gargaú, Santa Clara, Sonhos, Sossego, Guaxindiba, praia de Barrinha, praia de Buena, praia de Tatagíba, praia de Guriri, praia de Lagoa Doce e raia de Itabapoana.


Meio Ambiente
O município apresenta vegetação nativa característica da Mata Atlântica, típicas das matas de tabuleiro, restinga e manguezais. São Francisco possui uma área de proteção ambiental, a Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG), que protege um dos maiores remanescentes de floresta estacional semidecidual do estado do Rio de Janeiro.

Na estação encontra-se espécies de vegetação do tipo angico, pau-ferro, jacarandá-da-bahia, assim como espécies ameaçadas de extinção, Peroba-de-campos, o Araçá, e a Braúna, por exemplo.

A estação possui também um grande variedade de animais como o Gongolô-gigante, encontrado somente no local, tatu, bugios, macacos-prego, encontramos também aves como o papagaio-chauá e o gavião-pombo, entre vários outros.

O Manguezal de Gargaú, considerado um dos maiores do estado do Rio de Janeiro, apresenta uma grande biodiversidade que atrai a atenção de vários ambientalistas e pesquisadores na área de todo o país; no mangue podemos encontrar caranguejos, guaiamu e pacas, além de aves como as garças; na vegetação predominam os vegetais halófitos em formações de vegetação litorânea ou em formações lodosas.


No litoral do município encontra-se vegetações do tipo restinga, típica de área litorânea, além de algumas falésias no litoral norte do município.






Nenhum comentário: