quarta-feira, 2 de junho de 2010

II Semana Integrada de Meio Ambiente realizada em São Francisco


Nesta quarta-feira (02), o município de São Francisco de Itabapoana foi sede da II Semana Integrada de Meio Ambiente da Região Norte Fluminense. O evento é uma realização da Petrobras juntamente com a UFRJ, através do Projeto Pólen, e conta com o apoio das prefeituras de São Francisco, São João da Barra e Campos.

O objetivo do encontro foi apresentar e discutir os produtos do evento do ano passado (vídeo, cartilha educativa e Carta de Intenção) e assim refletir como tal material pode ser utilizado como ferramenta de ensino. Em 2009, ambientalistas e gestores dos Pólens das três cidades elaboraram o material, após terem participado de uma expedição pelos Manguezais da Carapeba (Campos), de Gargaú (SFI) e da CEAHB (SJB).

A cartilha será destinada aos alunos do ensino fundamental, o vídeo aos do Ensino Médio e a Carta será entregue a cada um dos prefeitos das três cidades. “Hoje vamos apresentar e discutir este material piloto com alunos e professores para verificarmos a necessidade de acrescentar ou modificar alguma coisa. O vídeo e a cartilha abordam os aspectos dos três manguezais em conjunto. Já a Carta de Intenção é individual para cada município”, explicou um dos gestores do Pólen de São Francisco, Edmar Henriques.

Pólen

O Projeto Pólen é uma parceria da Petrobras com a UFRJ. Foi criado em 2006 por determinação do IBAMA, como requisito para concessão da licença ambiental para estatal operar nos 13 municípios (Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Armação dos Búzios, Casimiro de Abreu Rio das Ostras, Macaé, Carapebus, Quissamã, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana ).

Ascom-SFI
Foto: Alessandra Lemos

Nenhum comentário: