domingo, 30 de maio de 2010

Semana Integrada de Meio Ambiente dia primeiro em SJB

No dia 02 de junho será a vez de São Francisco de Itabapoana

Objetivando apresentar o uso do material didático de educação ambiental elaborado na I SIMA e discutir como esse conteúdo poderá ser utilizado no ensino-aprendizado, o Pólo de Educação ambiental de São João da Barra vai realizar nesta terça-feira, dia primeiro de junho, às 9h, no Auditório Municipal a II Semana Integrada do Meio Ambiente (SIMA) da Região Norte Fluminense.

O encontro, que tem a finalidade de comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, acontecerá também em Campos dos Goytacazes, dia 31 de maio, e em São Francisco de Itabapoana, dia 02 de junho.

Diversas palestras farão parte da programação da II Sima. O gestor do Pólo de São Francisco de Itabapoana, Edmar Henriques, falará sobre “Contextualização e apresentação dos produtos da I SIMA, objetivos da II SIMA e expectativas para a III SIMA”. Já o professor da UFRRJ, Alexandre Lopes, ministrará a palestra “Possibilidade de uso para materiais de apoio educativo como cartilhas no âmbito do ensino formal e não formal”. Os interessados ainda poderão participar da palestra “Apresentação da Cartilha Educativa Nosso Manguezal” com a gestora do Pólo Campos, Neusa Barros e Apresentação do vídeo educativo ”Nosso Manguezal”, com a co-gestora do Pólo São Francisco de Itabapoana, Kíssila Rangel.

Na parte da tarde serão enfocados: “Tecnologia educacional. O uso de audiovisual no ensino formal e não formal” com os palestrantes Alexandre Vairo, mestrando da UFRJ e Anita Barboza, multiplicadora do NTE*RJ-01; “Apresentação e entrega da Carta de Intenção em favor dos manguezais e debate sobre caminhos legais para a participação popular nas esferas municipais, estaduais e federais” com a outra gestora do Pólo Campos, Marizete Cardoso; e palestra “Processos para a construção de documentos oficiais pela comunidade. Modalidades e características dos documentos oficiais dentro da esfera Municipal, Estadual e Federal. Estudo de Caso: CI da I SIMA” com Jefferson Nogueira da OAB/Campos.

Secom\SJB – Fabrício Berto

Nenhum comentário: