domingo, 28 de agosto de 2011

LLX realiza doação de lancha para pescadores de Atafona



A LLX, empresa de logística do Grupo EBX, realizou na última semana a doação de uma lancha para a colônia de pescadores de Atafona (Z-02), no município de São João da Barra, onde a empresa desenvolve o Superporto do Açu.

A embarcação vai atuar na limpeza dos manguezais que estão na área de pesca da colônia. Ela irá auxiliar a retirada de plantas e sujeira dos mangues, que prejudicam os motores dos barcos e interferem diretamente na atuação dos pescadores. A ação irá beneficiar os cerca de 900 pescadores associados à colônia. Comunidade pesqueiraA LLX tem desenvolvido uma série de ações voltadas à comunidade pesqueira. Entre elas está a instalação de Entreposto Pesqueiro em Atafona, em São João da Barra. Desenvolvido em parceria com o Grupo EBX, o Entreposto Pesqueiro irá oferecer infraestrutura e suporte às atividades pesqueiras na região. O Entreposto também vai possibilitar o fornecimento de produtos com maior qualidade, agregar valor ao pescado e diminuir os custos da produção, além de melhorar as condições de comercialização. A licença de instalação do Entreposto já foi emitida.

Para orientar o desenvolvimento de ações específicas para os pescadores, a LLX também realizou diagnóstico de escolaridade da comunidade pesqueira de São João da Barra. Mil pescadores, entre homens e mulheres, foram e entrevistados. O estudo analisou o grau de instrução dos pescadores e suas famílias. Ele contribuiu para o desenvolvimento de programas voltados para a alfabetização deste setor. Um destes programas é o Rede ABC de Ensino, que possibilita que pescadores concluam o ensino fundamental (antiga 4ª série). Cerca de 30 deles, que começaram o curso em agosto de 2010, realizaram a mudança de classe no início de julho deste ano. Deste total, 11 concluíram a alfabetização e iniciaram o ensino fundamental. Outros 19 alunos avançaram um nível – correspondente a uma série. Atualmente o ABC de Ensino conta com 52 alunos.

O programa, equivalente ao supletivo, fornece certificado de conclusão ao final do projeto. Outra ação realizada pela LLX é a contratação de barcos locais no apoio à sinalização da área de dragagem, além da doação de equipamentos para a legalização de barcos (expedição de laudos) – como bóias de navegação, coletes salva-vidas e bandeiras do Brasil.

A LLX também adquiriu a sede da Colônia de pescadores Z-19, em Farol de São Tomé, em Campos. O imóvel foi doado aos pescadores. Por estar localizada em frente ao desembarque pesqueiro, a colônia favorece a organização e o atendimento aos associados e familiares da colônia, que conta hoje com 700 pescadores e cerca de 2.700 dependentes. Também foram implantados consultórios odontológicos e laboratórios de informática nas colônias de pescadores e realizada reforma da sede de pesca da colônia de Barra do Açu.

Nenhum comentário: