sábado, 27 de abril de 2013

PSFs na luta contra a Hipertensão Arterial



O Blog lembrou em postagem feita nesta sexta-feira (26) o Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial. Desde o dia 25 de abril os PSFs (Programa Saúde da Família) do município vem promovendo eventos de conscientização sobre os riscos da hipertensão arterial e as formas de prevenção. O tema nacional da Campanha deste ano é “Quem tem bom coração combate a hipertensão – Eu sou 12 por 8,” fazendo alusão à medida desejável de P.A. A Lei nº 10.439, de 30 de abril de 2002 instituiu o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial (26/04).

Essas fotos foram enviadas por Jocivando Cardoso de Oliveira, e são da ação promovida pelo PSF de Travessão de Barra, também nesta sexta-feira. Durante o encontro, os profissionais dos Programas de Saúde da Família alertaram a população sobre os riscos da pressão alta e as formas de prevenção e controle. As pessoas ainda receberam orientações sobre os hábitos saudáveis de alimentação e ainda a importância da prática de exercícios físicos.

“É válido lembrar que a pressão arterial é uma doença silenciosa que muitas vezes não apresenta sintomas. O diagnóstico precoce é a melhor forma de evitar complicações da doença,” declarou o secretário de Saúde Jayme Tinoco.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o número de brasileiros com pressão arterial alta aumentou nos últimos cinco anos. Passou de 21,6% para 23,3%. Ainda de acordo com a pesquisa, o diagnóstico é maior em mulheres que em homens.

Hipertensão - Normalmente, o sangue bombeado pelo coração para irrigar os órgãos ou movimentar-se, exerce uma força contra a parede das artérias. Quando a força que esse sangue precisa fazer está aumentada, isto é, as artérias oferecem resistência para a passagem do sangue, há hipertensão arterial, ou popularmente pressão alta. (www.sbh.org.br)

Nenhum comentário: