domingo, 13 de março de 2011

Educação a distância, a solução para os pequenos municípios

Recebemos e-mail de Adriano Pereira de Oliveira, Tapiraí, SP - abordando interessante tema sobre educação que aborda ensino à distância.

.
Quase todos os pequenos municípios brasileiros investem muito no transporte de estudantes para cursarem faculdades nos centros maiores, ou grandes centros.

Não resta dúvida de que é um investimento que vale a pena.

É uma atitude louvável dos dirigentes municipais.

Mas há outra opção que pode ser menos onerosa tanto para o estudante como para o poder público municipal.

Refiro-me ao ensino à distância, modalidade de ensino em que o estudante estuda em casa, via internet, e vai ao Polo de Apoio Presencial de vez em quando para fazer provas.

Creio que todos os municípios deviam fazer um grande esforço para instalar esses polos, facilitando assim a vida dos estudantes universitários, e economizando tempo e dinheiro de ambas as partes.

O ideal seria conseguir um polo da Universidade Aberta do Brasil - UAB, como fez o Município de Votorantim, SP, e tantos outros municípios por todo o Brasil.

Mas é importante também criar polos de universidades particulares que estão credenciadas pelo MEC para o ensino à distância, tais como, ANHANGUERA, UNICID, UNIP, UMESP, ULBRA, UNIGRAN, UNISUL, UNICSUL, e outras.

Muitos municípios já possuem em suas escolas de ensino fundamental a infra-estrutura adequada para a instalação de polos de apoio para o ensino à distância, precisa só de vontade política para incrementar o assunto.

O ensino à distância está fazendo uma revolução na educação brasileira, como já vinha acontecendo na Europa e nos Estados Unidos.

Quase todos os cursos já podem ser feitos à distância em instituições credenciadas pelo MEC.

Acho isso uma maravilha.


Adriano Pereira de Oliveira, Tapiraí, SP.

Do Blog - http://tapiradri.blogspot.com

5 comentários:

Felipe Online disse...

Dou o maior apoio e concordo com os benefícios, bastam, também destruir o mito que ensino à distância é menos eficiente que o presencial.

Anônimo disse...

Realmente a educação a distancia é muito eficiente... só consegue uma conclusão nessa modalidade de ensino quem tem um objetivo de um curso de ótima qualidade

Escola Municipal Benedito Pereira de Macedo disse...

Comentando esse assunto:

Hoje em dia as pessoas procuram cada vez mais sua autonomia e a auto- aprendizagem é uma das características que mais se destacam no perfil dessas pessoas. O profissional atual precisa ser versátil e estar sempre ligado a novas tendências aprimorando seu aprendizado em prol do seu trabalho e até mesmo da sua realização pessoal.

Eu comecei a cursar minha primeira Faculdade nesse ensino a distância, estou gostanto é preciso ter, disciplina e um tempo reservado por dia para o estudo.

Nicele Souza

Anônimo disse...

Olá pessoal!
É com imenso prazer que percebo o crescente interesse pela UAB(universidade Aberta do Brasil).
Sou graduando em PEDAGOGIA pela modalidade semi-presencial,e faço parte do polo do CEDERJ instalado em São Francisco de Itabapoana(ciep).Venham nos fazer uma visita.PS-Sábado é um bom dia,pois a unidade funciona das 8:00hs ás 17:hs e costuma ser bem movimentado.

Anônimo disse...

Realmente os cursos são ótimos e de qualidade. Sou tutora da Pedagogia desde a primeira turma aqui do Pólo são Francisco e sempre digo que as pessoas que o comparam com aqueles feitos através de correspondência estão perdendo tempo e ficando para trás falando do que não sabem. E mais, estão perdendo vaga no mercado de trabalho.
Como o objetivo é a autonomia nos estudos, quem consegue sair dele pode se considerar "o cara".
Alessandra