segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Matéria especial: Barra do Itabapoana mantém tradição nas comemorações das festividades do Padroeiro São Sebastião

Tradicional missa de São Sebastião reúne fiéis, autoridades e políticos de várias correntes partidárias.
.
Fotos do Blog e de Alessandra Lemos.



O Padre Gustavo, da Paróquia de Barra do Itabapoana, com os coroinhas e membros do ministério entram no templo para a missa do Padroeiro que teve a participação especial do grupo “Arautos do Evangelho”.

Tatê, um autêntico contador de história, num mundo de fantasia que me lembra Dom Quixote de La Mancha, livro escrito pelo escritor espanhol Miguel de Cervantes. Um morador querido e respeitado por todos.

Banda Revelação desceu do palco e foi cantar junto com o povo

Milhares de turistas e moradores no clima contagiante da Banda Revelação.
.
Leilão de ricas prendas, procissão e missa campal, barraquinhas e a integração do povo com visitantes e a chegada dos filhos de Barra do Itabapona para a tradicional festa. Assim, Barra do Itabapoana, durante uma semana, foi palco de uma das mais tradicionais festas religiosas do interior do Brasil: a festa de São Sebastião. Com dois palcos montados, uma para a festa religiosa e outro para os shows, a comunidade deu um exemplo de como se faz uma festa. Durante toda a programação, que transcorreu em clima de paz e alegria, reinou a confraternização da comunidade com os visitantes. O Blog esteve presente em vários momentos e documentou em fotos cujas imagens estamos publicando em homenagem aos queridos conterrâneos de Barra do Itabapoana.
.
Figura querida e folclórica
Tive o prazer de conversar com o popular "Tatê", João Faria de Souza, 60 anos, figura querida e popular de Barra do Itabapoana. O perfil de Tatê foi muito bem descrito por um dos ilustres moradores de Barra, o Sr. Eziu Tavares casado com dona Vânia da Conceição. “Tatê é um membro da nossa comunidade muito prestativo e querido”, diz. Quando disse que o estava entrevistando para o Blog, João Faria fez questão de exibir uma medalha que ganhou do Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil. “Para cada dia da festa coloco uma roupa de gala já que faço parte do “conselho de segurança nacional”. Hoje estou com a farda do comando do Corpo de Bombeiros. Mas no Dia do Padroeiro venho trajando a farda da Marinha”, diz o folclórico e sonhador morador que é muito respeitado por todos. Tatê, um autêntico contador de história, num mundo de fantasia, me lembra Dom Quixote de La Mancha, livro escrito pelo escritor espanhol Miguel de Cervantes. Na sua simplicidade não deixa de fazer seu protesto: “Sou contra carros estacionando na Praça em frente ao templo sagrado e abençoado pelo Papa”, diz, defendendo o espaço da Praça para as crianças e o povo. “As crianças são abençoadas no Reino de Deus, e temos de dar toda atenção aos pequeninos”, conclui.
.
Reforma do prédio da Igreja com apoio popular
É seu Eziu Tavares quem afirma que toda a reforma da Igreja de São Sebastião não teve um centavo de político. “Foram doações dos moradores e filhos de Barra do Itabapoana que estão morando em outras cidades, mas que na Festa do Padroeiro retornam para rever e matar a saudade dos amigos e familiares. Todos ajudaram”, diz. Assim a comissão de festas comemorou com a comunidade os 50 anos de fundação da igreja totalmente reformada e pintada para a festa. A missa tradicionalmente reuniu políticos e autoridades da região, além de moradores ausentes que sempre prestigiam a festa e têm na data a oportunidade de rever os familiares.
O prefeito Beto Azevedo, acompanhado de seu vice, Frederico Barbosa Lemos e da primeira dama, Romênia Azevedo, participou no dia (20), da tradicional missa solene em homenagem a São Sebastião, em Barra do Itabapoana. A missa, que teve início às 10h, foi celebrada pelo padre Clécio Silva dos Santos, da Paróquia de Barra do Itabapoana e teve a participação especial do grupo “Arautos do Evangelho”.

Entre as autoridades e políticos, estiveram presentes o ex-deputado federal Paulo Feijó, o deputado estadual João Peixoto, vários vereadores e secretários municipais.

3 comentários:

Anônimo disse...

agora é a vera !!!!!valeu pelo show !!! foi demais quem não foi perdeu ! graças a DEus não teve brigas nem nenhum caso de confusão .
marcia teixeira

Anônimo disse...

valeu paulo noel e equipe pela cobertura ,legal demais .
obrigada
marcia teixeira

Anônimo disse...

Só uma correção, o Padre Gustavo pertence a Paróquia de São João Batista em São João da Barra. E nesse dia ele foi convidado para celebrar no novenário.