domingo, 24 de janeiro de 2010

Internauta de Gargaú diz ser contra construção de quiosque em frente ao Barracão de Gargaú

Recebemos e-mail da internauta Lucia De Luca se dizendo desrespeitada como cidadã gargauense e reclama do abandono do histórico “Barracão” de Gargaú. Lucia De Luca, esposa de Giancarlo De Luca, chefe de edição do Fantástico recém- aposentado confessa no e-mail estar triste com tudo que esta vendo. “Considero falta de respeito a permissão dada pela prefeitura de SFI para construção de um quiosque, na frente de um patrimônio histórico”, diz. Na opinião de Lucia De Luca o Barracão pertencente a comunidade gargauense registra os primórdios de um povo trabalhador e sofrido, pelas injustiças e diferenças de classes sociais. Enfatiza ainda: “o Barracão, além disso, está abandonado, podendo ser usado para fins culturais, como vem sendo dito pela Secretaria de Ação Social. Á noite, vejo um amontoado de pessoas comendo e se divertindo em mesas espalhadas na frente do "Barracão", alheias à sua importância, como se este fosse um pobre velho abandonado, que não serve mais para o seu trabalho. Fica aqui o meu protesto, pois no momento é só o que me resta fazer, perante o fato consumado”, conclui a internauta.

Comentário do Blog


Lucia. Realmente passando pelo local vi ali um quiosque de apoio aos visitantes e moradores que procuram aquele recanto para o lazer. Confesso que desconheço o critério para instalação do quiosque, o que a princípio não considero uma agressão à arquitetura do prédio histórico. Obviamente desde que o projeto urbanístico da área siga os padrões coloniais do antigo prédio. De qualquer forma o blog está aberto para outras opiniões. O anônimo, como sempre, aqui não tem vez.

17 comentários:

Roberto Figueiredo disse...

Lúcia (e Giancarlo de Luca),
Vocês têm muita moral para falarem sobre qualquer assunto de Gargaú!
Ridícula esta autorização dada pela Prefeitura e seus prepostos (e olha que temos um membro importante nato de Gargaú que pertence ao alto escalão deste governo).
Quem não se lembra dos dias de glória que viveu Gargaú e região com os desfiles belíssimos e bem organizados do BOI DOURADO?
Depois disto vimos só decadência em nosso turismo, nosso lazer e nossa estrutura como região TURÌSTICA. O que passa na cabeça destas pessoas despreparadas que só pensam em enriquecimento e vaidades pessoais?!?! Não têm um pingo de prazer em realizar algo grandioso e salutar à população em geral! Nunca imaginamos que governos ruins pudessem se suceder em tão curto espaço de tempo! Mas eles (os maus governos) conseguem se superar....!!!!
Mas nós ainda possuímos pessoas como vocês e como nós, com muita independência para podermos falar sobre tudo aquilo que é a realidade em nossa comunidade e nosso município!!!
Vamos ver se este comentário será publicado, na dúvida estou enviando cópia para seu e-mail pessoal e para outros BLOGS também!!
Abração para você,Lúcia e para seu marido Gian!

Roberto Figueiredo, turista e gargauense de coração.

Vilson do Parque Prudêncio disse...

Paulo Noel....Paulo Noel....o que é que é isto? Defendendo uma atitude destas? Não afeta o patrimônio histórico? Como assim? um quiosque? Presta atenção:defender este governo tem limites!
- -
Porque não correm para legalizar os quiosques na beira da praia?
Resposta minha:
-Porque isto não gera obra nova logo não gera propina e ainda por cima joga-se a culpa no governo que os construiu.
O antigo hotel do Dr. Assad ruiu e veio abaixo há cerca de três anos e agora a ameaça de desabamento é a sede da casa antiga que fica ao lago deste complexo histórico de nossa comunidade. Além da falta de manutenção do Barracão que o ameaça também.
Você sabe o que representa este Barracão para a história de Gargaú e da região do antigo Sertão Sanjoanense?
Veja o que faz a sua conterrânea Carla Machado em São João da Barra!

Leonardo Silva de Praça João Pessoa disse...

Roberto Figueiredo com seu comentário você demonstra falta de conhecimento e utiliza um espaço importante para difamar as pessoas sem apresentar provas. Falar que o turismo e a cultura estão em decadência mostra que você não acompanha as notícias relacionadas ao tema na mídia de um modo geral. Recentemente foi publicado na imprensa que a secretaria de Educação e Cultura de São Francisco de Itabapoana preparou para os turistas e moradores da região, eventos e atrações para uma temporada de verão com muita cultura, lazer e entretenimento. O projeto "Espaço Cultural SMEC", em Santa Clara e o "Espaço Cultural Itinerante", têm se destacado na programação, oferecendo oportunidade aos artistas locais para mostrarem seus talentos. Nesta semana, o Espaço Cultural Itinerante está instalado na comunidade de Sossego. O Espaço oferece oficinas de artesanatos, bijuterias, bordados, pinturas em tela entre outras atividades. As fases eliminatórias do Festival de Música também têm atraído um grande público.

Muitas pessoas tem freqüentado os espaços culturais durante toda a programação. As oficinas são um sucesso e o nível dos candidatos para as eliminatórias do Festival de Música são excelentes. Para o Festival, já foram classificados sete candidatos para a final que será em Santa Clara no dia 11 de fevereiro. Eles receberão certificados de participação e concorrerão, até o terceiro lugar, a prêmios em dinheiro. A próxima e última eliminatória do Festival de Música será em Guaxindiba, no dia 28 de janeiro, a partir das 20h. Em Gargaú o Espaço Cultural Itinerante foi um sucesso de público durante o período de uma semana. Leonardo Silva de Praça João Pessoa.

Anônimo disse...

Margareth Christina Bueno
Leonardo, nós não estamos aqui para fazer propaganda de espaços culturais efêmeros. Comparar um prédio histórico, como o barracão de Gargaú, com essas atividades que só se concentram no verão, parece até piada ou ignorância. Nós estamos falando de HISTÓRIA, se é que você sabe o que é isso! O Barracão data de séculos, é história pura, construída por pessoas que fizeram desse município um entreposto comercial conhecidíssimo. E voce ainda quer compará-lo com lonas culturais??!!
O que os internautas estão cobrando do Poder Público é somente tratá-lo com a importância devida que ele possui, e não mostrar aos veranistas que o munícípio está constantemente com eventos culturais como esses que voce elogia tanto.
Como diz minha maezinha querida: "Por fora bela viola, por dentro pão bolorento".
Para quem sabe ler, um pingo é letra.
Margareth Christina Bueno
São Francisco de Itabapoana-Centro.

André Cruz disse...

Bom Dia a todos, estava demorando a acontecer um protesto semelhante, mas em busca de manter a tradição de Gargaú de sempre criticar famílias que de algum modo estão lucrando com alguma atividade, mesmo sendo esta do quiosque que se tornou um local prazeroso de freqüentar nas noites de Gargaú, ambiente familiar, portanto entendo que protesto desse tipo poderá prejudicar o sustento de algumas pessoas e famílias que lá trabalham,e essa enorme vontade de buscar fundamentos politicos para liberação e construção,pessoas curiosas visando a desordem do local.
No entanto o protesto sobre o abandono do Barracão “Patrimônio Histórico” poderia ser feito há algum tempo atrás já que, quem questiona é morador e freqüentador, pois não é o quiosque que condena o Patrimônio, e foi construindo há alguns meses, e não havia nenhum tipo de protesto antes do quiosque e lá estava o barracão anos as escuras da noite,esquecido, sem ninguém lembrar do próprio!Hoje ele já esta sendo lembrado,veja o ponto positivo do quiosque!

André Cruz Morador de Gargaú.

Debora disse...

Ouvi hoje na Rádio São Francisco FM uma entrevista da Secretária de Educação afirmando que o quiosque em frente ao Barracão não foi construido pela Secretaria. Com relação ao Barracão ela informou que a reforma está prevista para sair este ano ainda. Debora Souza de Santa Clara

Anônimo disse...

É caro André concordo plenamente com voce..o Barracão de Gargaú por anos ficou abandonado desde o dia que tava correndo risco de desmoronar..agora vem veranista aqui ficar falando de''Patrimonio Histórico?'' Há fala serio ninguem tem de que reclamar o quiosque e um ambiente familiar onde varias familias procuram lazer, ja que Gargaú não tem muitas escolhas para lazer...Agora ja q reclamam tanto pq entao não reformam o Barracão para q seja como era antigamente?ai acho q todo mundo ira ficar satisfeito...antes a praça do barracão era tão abandonada q os vandalos estavam quebrando a vidraça de um patrimonio puplico(assistencia juridica) q tbm se estabelece na cuja praça...e vem veranistas q so vem a Gargaú uma vez na vida querer botar moral?fala serio...sou uma adolecente MORADORA DE GARGAÚ tentando pelomenos expressr a revolta de mtos com essa historia...

Fabiana Donato Nahid disse...

Fabiana Donato Nahid,

Ë uma pena que pessoas se preocupem com coisas banais, o passado passou e nós que somos de uma nova geraçao temos o direito de ter um pouco de lazer na cidade tao abençoada que é gargaú, o que vcs preferem? Que o turista vá para santa Clara, farol e outros? Ou prefere que o turista fique na cidade e desfrute das belezas, atrativos, bares, quiosques? Me desculpe acho isso um absurdo, eu como uma gargauense de coraçao e alma fico indignada com a postura de quem quer acabar com os poucos atrativos que ainda temos na cidade. O quiosque de Carlinhos sem sombra de dúvida veio somar no sentindo de proporcionar um lazer a mais para a populaçao e veranista.
Existem coisas mais importantes a serem vistas e tratadas do que prejudicar o trabalho de quem quer trabalhar e ganhar o seu sustento.

Frequento a cidade desde pequena, sou filha de saragarço que ama esse lugar, como também me sinto e de todos em nossa família.

Fica aqui o meu protesto e peço que deixem quem quer trabalhar trabalhar, sabemos que o barracao é um patrimonio municipal e nao historíco e que está abandonado a mais de 10 anos e nunca ninguem fez nada , pq agora isso está ocorrendo?

Obrigada

Unknown disse...

Bom dia,Paulo Noel
esta pessoa que esta criticando da construção do quiosque em frente ao barracão,nem se quer mora em gargaú,pois o mal do ser humano e não admitir que outras pessoas conquistem alguma coisas,pois sei o quanto carlinhos e hebia lutaram para conseguirem montar este quiosque e o quanto gastaram,foi atraves do seu suor,pois sei por que hebia a proprietária,e minha cunhada,ai vem essas pessoas que nem gargauense são,e fazem critica,pois ali ficou um ambiente familiar,antes ali ficavam uns vandalos que destruiam tudo por ali,e ainda tem mais,quando eles fecham o quiosque eles deixam tudo limpo,não ficam nem se quer um copo plastico para a limpeza urbana tirar,isso é pura inveja desse povo,pois a lúcia fez uma critica que não ficou muito bom para ela,pois pegou mal,e eu te convido para um dia você e sua família irem lá fazer um lanche,e vcs vão ver como é o ambiente...e obrigado por este espaço,deixo um abraço para todos...
ALEXANDRE ROSALVO,MORADOR DE GARGAÚ...

Guilherme Borges disse...

Não acredito que o quiosque seja uma "agressão moral" ao que representa o Barracão para Gargaú. No Rio de Janeiro, tem samba próximo aos Arcos da Lapa e isso é comentado no mundo inteiro.
O comércio, pelo contrario, divulga visualmente o Barracão. Sou morador de Campos e Guarda Municipal em São Francisco, conheço um pouco da história de Gargaú, pois minha família é oriunda de lá e durante a minha infância, sempre passei correndo pelos flancos do Barracão com medo de marimbondos e aracnídeos devido ao abandono do local. Incluive no último fim de semana ví pessoas tirando fotos do Barracão como recordação e, fui indagado por minha esposa, que não conhece muito da história de Gargaú sobre o Barracão, e eu prontamente expliquei para que serviu essa importante construção do município. As pessoas devem falar menos e agir mais, pois o imponente está abandonado e tem um espaço enorme lá dentro para cursos de geração de renda e atividades culturais sendo opções para entretenimento em Gargaú que hoje é bastante escasso. O quiosque é familiar, deu emprego à algumas pessoas e o lanche é muito bom.

Lucia de Lucas disse...

Boa noite Paulo Noel,
Queria frisar que o meu relato não tem nada de pessoal contra os donos do quiosque, até porque não os conheço. Apenas tentei enfatisar o estado de abandono em que se encontra o "Barracão", que ficou em segundo plano e que poderia ser restaurado e usado em favor da população, principalmente das crianças, que poderiam ter aulas de esportes como a capoeira e etc e também para cursos diversos de trabalhos manuais para os adultos também.
Minha intenção não foi de prejudicar ninguém, visto que a autorização foi dada pela prefeitura.
Quero relatar que estou sendo mal interpretada pelos visitantes do Blog.
Grata,
Lucia De Luca

Lucia De Luca disse...

Boa noite Paulo Noel,
Queria frisar que o meu relato não tem nada de pessoal contra os donos do quiosque, até porque não os conheço. Apenas tentei enfatisar o estado de abandono em que se encontra o "Barracão", que ficou em segundo plano e que poderia ser restaurado e usado em favor da população, principalmente das crianças, que poderiam ter aulas de esportes como a capoeira e etc e também para cursos diversos de trabalhos manuais para os adultos também.
Minha intenção não foi de prejudicar ninguém, visto que a autorização foi dada pela prefeitura.
Quero relatar que estou sendo mal interpretada pelos visitantes do Blog.
Grata,
Lucia De Luca

gustavo oliveira disse...

porque não reformar o barracão também? pois ai agradaria todo mundo. vai uma sugestão...

Anônimo disse...

Adorei os comentários sobre o barracão de Gargaú. O quiosque está sendo muito útil, pois nos traz muito lazer. Esta disciussão com certeza trará muitos benefícios para nossa comunidade em relação ao barracão.

Lucia De Luca disse...

Gostaria de,através do seu blog, me dirigir aos jovens e anônimos internautas de Gargaú, para fazer algumas considerações.
A reforma do Barracão já vem sendo solicitada a muitos anos atrás. Naquela época, não se falava em internet e muito menos em blogs, por isso nosso trabalho era desconhecido. Depois de muita discussão, conseguimos com que ele tivesse uma pequena biblioteca e nele funcionasse vários cursos proficionalizantes,com os quais muitas famílias humildes garantiram o sustento de seus filhos, ajudando seu maridos,( muitos eram pescadores).
Por essa ocasião, fizemos um trabalho através do extinto bloco "Boi Dourado" com crianças e jovens de Gargaú, ensinando-os a preparar as alegorias e seus próprios adereços, incentivando-os a preservar e não destruir os carros alegóricos. Fazíamos concurso para a escolha do samba enredo do bloco onde um dos vencedores na época foi o Sr. Laudo, hoje presidente da colônia de pescadores, tudo isso no espaço de um mes. A condição para que as crianças
participassem no próximo carnaval era de que eles tinham que estudar durante o ano, para isso era dado pelo bloco uma pequena contribuição para a compra de material escolar. Chegamos a participar nessa ocasião de uma entrevista na rádio São Francisco FM, abordando esse assunto e para nossa satisfação muitas dessas crianças hoje são ótimos pais de famílias, pessoas bem sucedidas nas suas profissões e até de certo destaque no município.
O tempo se passou, os governos mudaram e continuamos reenvindicando a reforma do Barracão para que ele desempenhe a sua verdadeira função.
A "adolencente anônima de Gargaú", conforme ela mesmo se intitula, desconhece que o prédio da Assistência Jurídica, a rodoviária e os correios que funcionam nas proximidades do Barracão, devem estar exatamente lá onde estão por serem de utilidade e assistência a comunidade.
Ela desconhece ,também, que eu e meu marido, já não somos simplesmente veranista( ver no dicionário o significado) uma vez que temos residência fixa em Gargaú por estarmos aposentados, residindo mais aqui do que no Rio de Janeiro.
Para a outra jove internauta, que acha que tradição é coisa banal e que o que é velho ficou pra trás, eu deixo uma mensagem:" Feliz é a família que tem uma história para contar".
Sugiro também que se informe se o Barracão é ou não, um patrimônio histórico e cultural da comunidade.
Sobre a comparação do mesmo com os Arcos da Lapa, o internauta está equivocado pois aquela área, desde os primórdios da fundação da cidade do Rio de janeiro era um local ermo, utilizado pela malandragem e pelo baixo meretrício que frequentava as noites cariocas,( o que não é o caso do Barracão), que com o passar do tempo, felizmente, a situação foi revertida, transformando a Lapa em um grande complexo de casas de show como o ASA BRANCA e outras e a construção de CIRCO VOADOR, onde a preços populares, podemos assistir aos melhores espetáculos de música popular brasileira de alto nível sendo reconhecido internacionalmente, haja vista a presença da cantora Madona que se encantou com a sua beleza.
Deixo aqui um abraço pra todos e uma reflexão:
"Não se pode defender o que não se AMA e não se pode AMAR o que não se conhece"
Lucia De Luca

Robson Vitorino - Barra Velha disse...

Parabéns Lúcia pelas respostas no último comentário!
Só não sei se vale a pena dialogar com pessoas deste nível intelectual...
O barracão é sim um patrimônio histórico (o que sabem estes jovens despreparados sobre história, patrimônio, raízes!?!?...) Querem é bagunça!
Alguém falou em lugar prazeroso...como assim? Prazeroso, mas destruindo o aspecto histórico?
Comparar com a área boêmia que foi/é a Lapa? Não conhecem nada, são vazios de conhecimentos e de argumentos!
Defender que uma família está tendo renda com aquele espaço é ridículo...
Achar que sem aquele quiosque Gargaú fica sem ponto de lanche, sem local para lazer...pior ainda!!


Fica difícil pensar em ver Gargaú melhorar: se não bastasse este governo horroroso e omisso, ainda temos "garguenses de coração" defendendo coisas indefensáveis!

O ponto de lanche poderia ficar até mesmo dentro do próprio barracão, só abrindo à noite para esta finalidade, enquanto durante o dia utilizaríamos para fins educativos/culturais. As mesas e cadeiras poderiam ser espalhadas em sua praça, pois seriam retiradas após o fechamento da noite e durante o dia teríamos a área em seu entorno livre e belíssimo como sempre foi.

Quem se lembra do pastel da D.Mariquinha? Por anos o barracão abria à noite para que ela vendesse seus pastéis... Nunca se cogitou de construir um barraco de madeira na frente desta relíquia histórica.

janetebarreiracaldas disse...

Róbson e Lúcia concordo com vcs, toda minha família é gargauense e moro no parque prudencio, achei o fim aquela construção, matando o pouco que restou de bom que tinhamos aqui. Coloquei um pequeno trailer na Barra Velha para trabalhar a poucos anos e a prefeitura me fez tirar alegando que estaria degradando o meio ambiente o que não é verdade porque alem de cuidar do local ainda levava as pessoas ao banheiro em minha casa que é próximo, porem obedeci como de mim não tiraram nada nem voto para esses que se dizem bem intencionados porém só prejudicam, parei com o negócio e agora deparo com aquele abisurdo em frente ao barracão e ao lado uma placa dizendo não pise na grama, que ironia contruiram em cima dela e as pessoas param para lanchar e pagar seus lanches pisoteando a grama, infelismente é daí para pior enquanto houver corrupçãp, que pena.
Janete S. Barreira Caldas