sábado, 29 de maio de 2010

Projeto “Minas Rio” é apresentado a empresários na ACIC



Com objetivo de atrair empresários da região para participarem do Projeto Minas-Rio, do grupo Anglo Ferrous, o representante da empresa, Leoni Rocha, proferiu na noite da última quinta-feira (27), na sala de multimídia da Associação Comercial e Industrial de Campos – ACIC- palestra para cerca de 60 empresários de diversos segmentos da economia local, sobre o empreendimento que consiste na extração de minérios de ferro, que começa em Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais, onde é feito o beneficiamento do produto, passando pelo transporte por mineroduto, até chegar a filtragem e o embarque pelo Porto do Açu, no município de São João da Barra. Ao todo são mais de 550 km de percurso até chegar ao Porto em São João da Barra.

Durante a reunião foi exibido um filme e slides, abordando o Projeto Minas Rio, visando atrair o interesse de empresas da região a participarem das futuras licitações do empreendimento. A expectativa é que sejam criados cerca de cinco mil empregos indiretos, através de empresas contratadas. A previsão da empresa Anglo American LLX-Minas Rio é que o primeiro embarque acontece em junho de 2012. A previsão é que pelo Porto do Açu seja embarcado cerca de 26,5 milhões de toneladas por ano.

De acordo com o presidente da ACIC, Amaro Ribeiro Gomes, este é mais um passo dado para o crescimento da região, com a chegada do Porto do Açu e de Barra do Furado, que uma vez entrando em funcionamento, vai gerar dezenas de empregos para a população, e trazer divisas para a região, aumentando a receita e o poder de compra da população. Amaro destaca que no final todos irão ganhar, não só as empresas que irão poder oferecer seus serviços para estes grandes empreendimentos, como também vai refletir na economia do comércio local, já que a população terá mais dinheiro para gastar, concluiu.

No Brasil, o Grupo Anglo American foi instalado em 1973 e possui as unidades de negócio Metais Básicos (Anglo American Brasil) e Minério de Ferro (Anglo Ferrous Brazil). A Anglo American Brasil é responsável pelas operações das empresas Mineração Catalão (nióbio), Codemin (níquel) e Copebrás (fosfatados), com atuação nos estados de Goiás (Catalão, Ouvidor, Niquelândia e Barro Alto) e São Paulo (Cubatão). A Anglo Ferrous Brazil possui operação de minério de ferro no Amapá e o Projeto Minas-Rio, que entrará em operação em 2012.

Ascom/ACIC - Jô Siqueira

Nenhum comentário: