segunda-feira, 26 de abril de 2010

Inaugurado aeródromo em SJB

Prefeita vai implantar escola de pilotagem



“Com ações assim, de interesse público, é que se constrói o futuro” ressaltou em sua fala o promotor de Justiça e piloto, Marcelo Lessa, na inauguração do Aeródromo de São João da Barra, localizado no Carrapicho, em Atafona, na manhã deste domingo (25) com a presença da prefeita Carla Machado, do vice-prefeito Dodozinho Mendonça, de autoridades locais, pilotos e população.
Com 580 metros de comprimento, seis metros de largura, 18 metros de aduelas e seis metros de diâmetros, respeitando rigorosamente a legislação ambiental, o Aeródromo já teve o requerimento de homologação enviado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O espaço possui área de manobra, área de estacionamento, hangar e base de comunicação. A área foi cedida em novembro do ano passado, por meio de um contrato de comodato, à Prefeitura de São João da Barra, por um período de cinco anos, renovável por mais cinco.

Segundo Luiz Rocha Pereira, piloto e proprietário da área, hoje só dois aeródromos homologados funcionam no Estado, um em Maricá e outro em Três Rios. “A nossa homologação vai ser rápida. Seremos o terceiro aeródromo legalmente pronto para receber ultraleves e aviões de pequeno porte. Estamos apenas aguardando o prefixo da pista e qualquer aeronave dentro de nossos padrões poderá pousar aqui”, comemora.

Luiz Rocha, que também é o piloto responsável pelo aeródromo, afirma que a prefeita Carla Machado nasceu para a construção de grandes obras. “Ela é uma visionária. Demos o passo inicial para este diferencial econômico. Aqui poderemos acolher empresários de outros municípios e de outros estados. Tem um colega que saiu do Rio de Janeiro há uma hora e está aqui entre nós”, ressalta.

Para a prefeita Carla Machado, este é um embrião para um empreendimento ainda maior no futuro. Na oportunidade, a chefe do executivo deu uma boa notícia para a população: “sempre nos preocupamos com qualificação e daremos mais um importante passo neste sentido com a criação de uma escola de pilotos com cursos básicos e avançados”.

Carla acrescenta que o Aeródromo é mais uma opção de turismo de um município dotado de belezas naturais e culturais, além de ser mais uma alternativa viária para empresários que chegam para conhecer e trabalhar no Porto do Açu e principalmente um mecanismo de inclusão social e autoestima para a localidade do Carrapicho, uma das mais humildes do município. “Vocês poderão dizer com orgulho que perto de suas casas tem um aeródromo. Vocês poderão se tornar grandes profissionais, grandes pilotos. Estamos trazendo mais uma oportunidade de qualificação”, comenta. O professor do curso já é conhecido pela população sanjoanense. Trata-se do tenente do Corpo de Bombeiros, o piloto Marco Antônio Ribeiro da Silva, o Careca.
Seguindo esta linha visionária da prefeita, o pequeno Otacílio Neto, de apenas nove anos, já começa a sonhar e pretende alçar grandes vôos em seu futuro. “Achei tudo muito show. Se receber o convite para voar aceito na hora. Quando tiver idade para entrar na escolinha de pilotos eu vou entrar”, afirma o menino que teve sua rotina quebrada com subidas e descidas de ultraleves e monomotores.

Marcelo Lessa disse que o Aeródromo de São João da Barra será um ponto de referência, consolidando a vocação turística do município. “Além de entretenimento e lazer podemos focar em ações de saúde pública, como no controle da dengue, que já fazíamos, mas agora com mais estrutura e segurança”, lembra, acrescentando que o governo da prefeita Carla Machado é de grande sensibilidade e exalta o pioneirismo do município com a passarela de acessibilidade e as cadeiras anfíbias para portadores de necessidades especiais, só agora mostrado pela novela global “Viver a vida”.

Outro benefício do Aeródromo foi lembrado pelo líder do governo na Câmara Municipal, vereador Aluízio Siqueira, em seu discurso: “vamos poder monitorar a maior Unidade de Conservação da América Latina que vai ser criada em São João da Barra”.
A prefeita Carla Machado foi a primeira a fazer um voo pelo município, inclusive sobre o Porto do Açu. O vice Dodozinho, aos seus 92 anos, conhecido como o desbravador do Quinto Distrito, teve a oportunidade de ver do alto o município sanjoanense que administrou por duas vezes e a região que teve por suas mãos as primeiras melhorias.

ENCURTANDO DISTÂNCIAS
A rapidez da economia globalizada faz com que as pessoas tenham que se deslocar com mais agilidade. Com o aeródromo, a distância para o município vizinho de São Francisco de Itabapoana se resume em cinco minutos, para Campos dos Goytacazes apenas oito minutos e para o Rio de Janeiro cerca de uma hora. Um ultraleve custa entre R$20 mil e R$300 mil dependendo do equipamento. Em média uma aeronave deste porte tem condição de permanecer entre cinco e seis horas no ar.

OUTRAS OBRAS
Além do Aeródromo, a localidade do Carrapicho já recebeu do governo Carla Machado, um posto do PSF ampliado e reformado, um pólo do Peti, extensão da rede de água, extensão da rede de energia elétrica e reforma da escola. Serão construídas, ainda, uma creche e uma praça humanizada com área esportiva, além de calçamento de todas as ruas. ( Matéria do jornalista Bruno Costa - SECOM - de SJB - fotos da equipe de fotográfos da Secom)

Nenhum comentário: