quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Planando acima das casuarinas na praia de Guaxindiba

Fragata, também conhecida por tesourão, dá um "show a parte".



.
O vôo da fragata tesourão.
A lente do blog, agora, ao entardecer na praia de Guaxindiba desta quinta-feira, (09), focaliza o bailar de um pássaro planando acima das causarias na beira-mar. Quando era criança chamava este pássaro de “tesoura”, e era comum observá-la sobrevoando o Rio Paraíba.

O vento forte na beira mar, perto do Recanto dos Amigos do Fiinho, na praia de Guaxindiba, SFI, nos proporcionou um espetáculo à parte deste pássaro que, em momento algum, batia as asas. Apenas planava junto com outros numa evolução de causar inveja.

Segundo o internauta Leandro Silva, em postagem corregindo o Blog, o pássaro é conhecido por fragata ou tesourão. "A ave pertence a ordem pelecaniforme, a mesma a qual pertencem os atobás", diz.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro amigo Paulo Noel, gostaria de dizer que a bela ave em questão não é um gavião, mas sim uma fragata, também conhecida como tesourão, entre outros nomes. Trata-se de uma ave da ordem pelecaniforme, a mesma a qual pertencem os atobás. O verdadeiro gavião-tesoura, assim como os demais gaviões, falcões e águias, pertence a ordem falconiforme. Ele também frequenta nosso município e é parecido com outros gaviões aqui encontrados. O que mais o diferencia dos outros gaviões é cauda em forma de tesoura.
Parabéns pelo blog e pela rádio!
Leandro Silva - São Fco.