sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O porto de Presidente Kennedy (ES)


Recebemos de Tassya Rocha matéria do Século Diário com matéria de Flavia Bernardes sobre o impacto ambiental da obra do porto que será construído em Presidente Kennedy (ES). A Tassya considera o assunto também de interesse da população de São Francisco de Itabapoana. “O povo de São Francisco precisa ficar sabendo”. Concordo com você Tassya.
.

Baosteel, o retorno: vem aí parceria da Ferrous para usinas no sul

Flavia Bernardes



Por mais rodeios que ocorram, o fato é: o sul do Estado está condenado a virar um novo Complexo de Tubarão. O que se vê, dizem os ambientalistas, é que os grandes projetos apenas recuaram. E agora retornaram com ainda mais força. Prova disso é a ida dos representantes da Ferrous para a China a fim de negociar a construção de três usinas e um mineroduto em Presidente Kennedy.

Num momento em que a Vale quer construir uma siderúrgica em Anchieta com a mesma capacidade de produção que a antiga Baosteel, a sociedade reclama dos novos projetos. Diz que não foi ouvida e, mesmo assim, a empresa já anunciou como certo nesta sexta-feira (23) o número de empregos que irá produzir na região (6 mil), o início das obras para 2011 e a tentativa de parceria com a Baosteel. Um representante da empresa, inclusive, está na China para negociar essa parceria.

Além das usinas, a Ferrous quer construir um mineroduto e um porto, mas. apenas o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do porto foi iniciado.

O empreendimento, lembram os ambientalistas, está ignorando a constatação feita no ano passado de que a região de Presidente Kennedy, assim como Anchieta, não possui disponibilidade hídrica para abastecer o empreendimento. Eles ressaltam ainda que as manobras para a instalação da empresa já foram iniciadas e se dá do mesmo modo com que as grandes poluidoras se instalaram no Estado.

Além da falta de transparência com a população local, há pressão da prefeitura de Presidente Kennedy sobre os moradores da Praia dos Neves, mesma localização do empreendimento. A prefeitura, dizem os moradores, quer que a comunidade venda seus imóveis por preços irrisórios, e os que não concordam são ameaçados de desapropriação. O caso foi denunciado à Polícia Federal, mas até agora nada foi feito.

O prefeito de Presidente Kennedy é Aloísio Corrêa e, o vice, Reginaldo Quinta. E no local desapropriado pela prefeitura a Ferrous Resouces quer construir um porto de águas profundas, três usinas de pelotização e um mineroduto ligando Minas Gerais ao Estado. Para isso, a empresa já adquiriu área de 12 milhões de m², onde irá concentrar seu complexo industrial que será voltado para o mercado externom repetindo a atuação das demais poluidoras do Estado que deixam aqui apenas os impactos ambientais.

A Ferrous foi criada a partir de fundos de investimentos e fez aquisições diversas no Brasil, principalmente na região de Congonhas e Serra Azul, em Minas Gerais. O projeto de escoamento do minério é similar ao utilizado pela Samarco, da Vale, que utiliza dois minerodutos no Espírito Santo.

Para os novos empreendimentos, a empresa anuncia que as obras deverão estar concluídas em 2014.

Além das usinas, do mineroduto e do porto da Ferrous no sul, está prevista ainda a construção de uma siderúrgica da Vale, com previsão de produção semelhante à da Baosteel, quando a mesma tentou se instalar em Anchieta e não foi aceita devido aos inúmeros impactos ambientais e sociais que geraria à região. A Baostell previa a produção de 5 milhões de toneladas anuais, podendo chegar a 20 milhões. Já a Vale anuncia que sua produção será menor que a da Baosteel, mas se contradiz ao confirmar a produção de 5 milhões de toneladas/ano,

Outro projetos reservados para região, que já possui três pelotizadoras de minério, são: 4ª usina pelotizadora da Samarco, Unidade de Tratamento de Gás (UTG) da Petrobras e dois novos portos.

O governo Paulo Hartung chegou a cogitar aa possibilidade de um pólo petroquímico na região, incluindo uma refinaria de petróleo.

14 comentários:

Waguinho disse...

correção, o prefeito de Presidente Kennedy não é aloisio Corrêa e sim
Prefeito: REGINALDO DOS SANTOS QUINTA Vice Prefeito: EDSON DA ROCHA NOGUEIRA, Aloísio foi prefeito 2000 a 2008.

Waguinho

Thiago Viana disse...

Caro Paulo:

Esse assunto foi tratado pelo Blog do Roberto Moraes, e deixei lá um comentário, me reportando ao que está sendo descoberto pelo Jornal On-line Século Diário, que por sinal, é um primor de Jornal, tenho acompanhado este Jornal desde abril deste ano.

É realmente preocupante a situação, referente a este empreendimento, pois o problema não é o Porto, mas as usinas pelotizadores de minério que serão instaladas junto do Porto.

Irei melhorar o comentário que lá deixei, para caso você ache necessário, seja disponibilizado para as pessoas que acessam seu blog.

Anônimo disse...

ola eu pedi q meu nome não fosse divilgado e vocês divulgaram! isso prova q não posso confiar em vocês!

Anônimo disse...

olá, apouco deixe uma reclamação aqui sobre vocês tere divulgado o meu nome nessa reportagem, desculpa-me se foi rudi, ou grosseira, mais é q não queria o meu nome esposto(sou mto timida pra isso!rsrs) e coloquei isso no e-mail, porém não tem problema, só POR FAVOR NÃO POSTEM OS MEUS COMENTÁRIOS, OK!
SE QUIZER "FALAR" COMIGO ME MANDE E-MAIL,TÁ BOM!
Bom fim de semana a todos, e mais uma vez DESCULPA!

Escritora Bárbara Pérez. disse...

Esta é uma materia mentirosa. Este Blog eu Fernando Guimaraes, reputo como uns dos mais democraticos e verdadeiros mas tambem comete erros como todos nos na nossa vida. Primeiro o prefeito de PK é o Sr. Reginaldo, quanto as empresas em parte é verdadeiro, o que me causa estranheza é o fato desta materia com no minimo 12 meses atrás. Paulo Noel a quem reputo uns dos homens imquebraveis na conduta moral e etica foi enganado por esta materia leviana e mentirosa para os dias de hoje , prestem atenção para os dias de hoje, até por que hoje Presidente Kennedy sem ofender a quem quer que seja tem no seu comando o que podemos chamar de reserva moral da politica brasileira um homem que conspira com o povo.
Paulo Noel, meu carinho e respeito a voce e todos do blog e radio

Thiago Viana disse...

LOBA EM FÚRIA:

Paulo Noel divulgou uma matéria verdadeira, que foi publicada pelo Jornal Século Diário.

Quem errou o nome do atual Prefeito foi o Jornal.

Anônimo disse...

Quem não estiver satisfeito que se mude para a Amazônia.

Thiago Viana disse...

Nossa!! Então por que você não se muda para São Paulo, Cubatão, Tóquio? Pois lá já têm poluição à vontade. Se você quer poluição e empregos, vai para lá!

Thiago Viana disse...

Caro Paulo Noel:

Estamos diante de uma dicotomia terrível. Temos que desenvolver, porém, temos que desenvolver gerando empregos e preservando a natureza, bem como, a vida das pessoas.

É fácil observar o que as grandes empresas, em união com os entes governamentais, têm feito para alavancar o “crescimento econômico”. Os exemplos estão bem próximos de nós: Vitória e Anchieta. Nessas cidades, construíram portos, para “alavancar o crescimento”, para tornar mais fácil o transporte de minério para exportação.

Pois bem, com os portos vieram as famosas Usinas Pelotizadoras de Minério. Com as pelotizadoras, também veio poluição em números gigantes. Só para ter um ideia, a Vale emite 16,8 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera, sendo que desses 16,8 milhões, 11, 6 milhões são emitidos no Brasil, segundo o Jornal Valor Econômico, sendo que a grande maioria é emitida no Complexo de Tubarão, em Vitória. Não foi feito até hoje um inventário de emissão de gases que causam o efeito estufa no ES, porém, dados superficiais dão conta que a poluição é enorme. Em Anchieta, a Samarco fez coisa parecida, com suas pelotizadoras de minério.

Partimos agora, para o “complexo da praia das neves”. A população de São Francisco está efusiva com o porto, estão em êxtase, com a possibilidade de ganhar muito dinheiro.

Pois bem, quem se capacitar realmente ganhará muito dinheiro, porém, quem se capacitar. Sabemos que a maioria da população de São Francisco não gosta muito de estudar, gosta de ganhar dinheiro fácil.

Os que se capacitarem terão ótimos empregos. Os que não se capacitarem irão trabalhar como peão na construção, e depois, vão receber os “bônus” do desenvolvimento, ou seja, POLUIÇÃO NA CARA.

POLUIÇÃO NA CARA SIM, pois, se as pessoas não sabem, com a vinda do Porto, também vêm mineroduto e pelotizadoras de minério...

Thiago Viana disse...

...No mineroduto, o minério vem misturado na água; vêm muito minério e muita água. O minério vai para as pelotizadoras; agora, a água vai para onde? Estou falando de água misturada com minério, com coisinhas que causam câncer!

As pelotizadoras são um show, um show para os donos do empreendimento, pois aumenta o valor do minério transportado para o exterior, deixando na nossa cara, as chaminés emitindo CO2 à vontade, ou seja, eles ficam com o lucro, e nós com a poluição na cara. ISSO É TUDO QUE CAPIAIS DO INTERIOR, COMO NÓS, MERECEMOS.

Outra questão séria a ser tratada é a concernente aos recursos hídricos, pois os organismos ambientais (órgãos que zelam por nossa saúde, mais que são vistos como carrascos), afirmam, categoricamente, e com base em estudos, que não existe recurso hídrico suficiente para tocar o conglomerado. Pois é, não tem água suficiente na região, e a água que vai vir do mineroduto é poluída. É UM SHOW!!! É TUDO QUE OS CAPIAIS INTERIORANOS MERECEM!!!

Pergunto: Por que eles não aproveitam a capacidade do Porto de Tubarão, em Vitória; e o Porto da Samarco em Ubu?

É simples! Porque lá, para eles aumentarem a produção, eles terão que fazer novos estudos de impacto ambiental, o que vai acarretar em longas discussões, com os ambientalistas mostrando a inviabilidade dos negócios. No sul do Estado do Espírito Santo é mais fácil, pois o clamor popular pelas “Indústrias” é grande. Coisas do tipo: EMPREGO É O QUE VALE!

E tem outra, em Ubu e Vitória, os sindicalistas atuam com mais força, enquanto que no sul do ES, a mentalidade de luta sindica é sempre vista como coisa de outro planeta, é mais fácil ludibriar os direitos trabalhistas.

Assim sendo, estamos condenados a termos um desenvolvimento sem preservação, pois, pessoas como essas, que mandam as pessoas que têm consciência ambiental se mudarem para a Amazônia, estão em maior número, do que as que querem geração de empregos, com respeito às leis ambientais.

Eu, como morador de Travessão de Barra, tenho consciência, que daqui alguns anos, se aqui continuar, terei que conviver com muita poluição na cara e com um lençol freático bem poluído. É UM SHOW!!! SHOW DE FALTA DE CONSCIÊNCIA.

AS PESSOAS ESTÃO CAUTERIZADAS.

Gabriel ( centro) disse...

Nossa querer discutir assunto que vai prejudicar a população, devido à poluição, irritar algumas pessoas??
Só em São Francisco mesmo! PARABÉNS THIAGO por suas colocações, você está certíssimo, esse porto vai trazer mais ônus que bônus. E essa pessoa que quer poluição daqui alguns anos vai reclamar do problema respiratório, ou dermatológico do filho, ou neto ( não é rogando praga,porém).
Sem contar que o litoral de Barra virá a ser atingido, e os pescadores dessa região? E o banho de mar, em Barra? Será que não vai sofre nenhuma consequência?

fabiana disse...

é fácil criticar quando se tem a mesa farta,a questão é oportunidade de trabalho e renda para uma maioria descriminada,falo isso por que em presidente kennedy a realidade é essa fortunas nas mãos de uma minoria e miséria para a maioria
sabemos do impacto ambiental causado pelo progresso e do impacto moral causado pela miséria.

Anônimo disse...

SÓ VI TODA ESSA DISCUSSÃO AGORA E SÓ TENHO POUCAS COISAS A COLOCAR. PRIMEIRO QUE É BOM VER QUE ALGUMAS PESSOAS AINDA SE PREOCUPAM COM A QUALIDADE DE VIDA. SEGUNDO, QUE NÃO VAI TER DINHEIRO FARTO, EMPREGO FARTO ETC. ETC. pRIMEIRO PORQUE O MUNICÍPIO NÃO TEM MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA, OU SEJA, TODO TRABALHO SERÁ TERCEIRIZADO. VEJA ISSO NA VALE, NA SAMARCO, NA ARACRUZ, EM QUALQUER UMA DELAS QUE SE INSTALARAM EM PEQUENOS MUNICÍPIOS. SE QUEREM MESMO DESENVOLVER COMECEM VALORIZANDO SUA LOCALIDADE E RESPEITANDO SEUS MORADORES.PORQUE MESMO QUE DINHEIRO FOSSE TUDO, NÃO É DESTA VEZ QUE 'QUEM NÃO TEM A MESA FARTA' VAI ENCHER O BUCHO. PODE ACREDITAR. ISSO VAI TRAZER MAIS PREJUÍZOS (INCHAÇO POPULACIONAL, VIOLÊNCIA, ETC) DO QUE LUCROS. DINHEIRO MESMO, VAI PRO BOLSO DE QUEM ESTÁ SE ENGALFINHANDO POR AI PRA ABOCANHAR O PROJETO, VAI PARA OS GRANDES.

Joana disse...

SÓ VI TODA ESSA DISCUSSÃO AGORA E SÓ TENHO POUCAS COISAS A COLOCAR. PRIMEIRO QUE É BOM VER QUE ALGUMAS PESSOAS AINDA SE PREOCUPAM COM A QUALIDADE DE VIDA. SEGUNDO, QUE NÃO VAI TER DINHEIRO FARTO, EMPREGO FARTO ETC. ETC. pRIMEIRO PORQUE O MUNICÍPIO NÃO TEM MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA, OU SEJA, TODO TRABALHO SERÁ TERCEIRIZADO. VEJA ISSO NA VALE, NA SAMARCO, NA ARACRUZ, EM QUALQUER UMA DELAS QUE SE INSTALARAM EM PEQUENOS MUNICÍPIOS. SE QUEREM MESMO DESENVOLVER COMECEM VALORIZANDO SUA LOCALIDADE E RESPEITANDO SEUS MORADORES.PORQUE MESMO QUE DINHEIRO FOSSE TUDO, NÃO É DESTA VEZ QUE 'QUEM NÃO TEM A MESA FARTA' VAI ENCHER O BUCHO. PODE ACREDITAR. ISSO VAI TRAZER MAIS PREJUÍZOS (INCHAÇO POPULACIONAL, VIOLÊNCIA, ETC) DO QUE LUCROS. DINHEIRO MESMO, VAI PRO BOLSO DE QUEM ESTÁ SE ENGALFINHANDO POR AI PRA ABOCANHAR O PROJETO, VAI PARA OS GRANDES.