quarta-feira, 10 de julho de 2013

Agressão a natureza na rota do Recanto das Casuarinas em Guaxindiba.


Agressão a natureza na rota do Recanto das Casuarinas em Guaxindiba.

Domingo de sol, 7 de julho de 2013, a reportagem do Blog do Paulo Noel e da Rádio São Francisco FM volta a rota de acesso ao Recanto das Casuarinas na Praia de Guaxindiba, no litoral de São Francisco de Itabapoana.

A natureza, exuberante , convida para um momento de reflexão e de lazer diante do mar aberto e do céu azul com a brisa fresca vindo das águas do mar.

Mas, o que se vê logo no acesso daquele lindo recanto é uma agressão gratuita do homem à natureza.

Estamos aqui, passando pela Estrada de chão batido: de um lado, a fazenda com o pasto que alimenta o rebanho; do outro a vegetação onde tem sido comum o despejo de todo tipo de lixo.

É a agressão ao meio ambiente, praticada pelo homem que deveria preservá-la. O que está acontecendo? Falta de conscientização ou desprezo do homem pelo que Deus nos proporciona.

Se não fizermos nada agora, como será daqui há algumas décadas? Como será o planeta que deixaremos para as futuras gerações?

Pelo caminho, em pleno Século 21, o que se vê é a falta de respeito com o semelhante. Joga-se lixo, onde deveria ser preservado.

No Recanto das Casuarinas, a agressão continua: churrasqueiras são acesas na base do caule das casuarinas. Ao final da festa, o cenário e de sujeira e destruição. Todas as árvores estão com marcas do fogo, com enormes buracos carbonizados. Se continuar assim, logo não contaremos com a sombra dessas árvores, por culpa mais uma vez do homem.

Colchões velhos, plásticos, garrafas pets, pranchas de surf, todo tipo de lixo que serve para ser reciclado são jogados ali, numa área de lazer, como se fosse um aterro sanitário.

Volto triste para casa. Espero que estas poucas linhas possam fazer a diferença e ajudar a conscientizar quem polui. A esperança é essa. Encerro,  fazendo um apelo as crianças: orientem seus pais e falem da importância da preservação da natureza para o futuro do planeta terra. Conto com vocês.




Nenhum comentário: