domingo, 12 de outubro de 2014

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa nesta segunda em São Francisco de Itabapoana



Pela primeira vez na história do município de São Francisco de Itabapoana, acontece, na Praça dos Três Poderes, em frente à prefeitura, entre os dias 13 a 17 de outubro, a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia (SNCT), que tem como proposta “ciência e tecnologia para o desenvolvimento social”.

O evento, que vem ocorrendo há 11 anos em todo o Brasil, é uma iniciativa do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).

Entre as principais atrações, o público terá a oportunidade de apreciar a exposição ‘O Fundo do mar’, em 3D e conhecer um planetário inflável do clube de Astronomia Louis Cruls.

A secretária municipal de Educação e cultura, Kátia Martins, destacou que um dos principais objetivos é despertar nos estudantes e comunidade em geral o interesse maior pela ciência com foco na preservação ambiental, visando a sustentabilidade.

Além de popularizar a ciência e mostrar sua importância no desenvolvimento do País, e de incentivar a atitude científica e a inovação, esta 11ª edição traz como proposta estimular as instituições a abordarem a ciência e a tecnologia numa dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação e desenvolvimento humano.

A logomarca do evento traz a imagem de um átomo (menor partícula de um elemento) associado à figura humana e a símbolos que representam diversas áreas do conhecimento, de forma a refletir sobre a perspectiva em torno do tema central do evento. A expectativa é que a temática seja também uma oportunidade para discutir o próprio conceito de desenvolvimento social.

A SNCT, coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem por objetivo democratizar o acesso ao conhecimento científico e aproximar a população da ciência e da tecnologia, promovendo e estimulando atividades de educação científica.

Programação

As ações incluem palestras, debates apresentação de vídeos, atividades acadêmicas, interativas e voltadas ao público escolar, além de eventos culturais, esportivos e de utilidade pública.

A secretária disse ainda, que, outras secretarias municipais estarão participando com ações no evento, tais como, de Saúde, Meio Ambiente, Promoção Social, Agricultura e Emtransfi. Os alunos do 6º ao 9º ano das escolas municipais vão apresentar projetos voltados para a responsabilidade socioambiental.

Confira aqui a programação completa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. (Com informações da Ascom-SFI)

Nenhum comentário: