terça-feira, 7 de abril de 2020

Decreto estadual que libera reabertura do comércio será seguido em SFI





A prefeita de São Francisco de Itabapoana informou nesta noite de terça-feira, 07, em transmissão pela internet, que será publicado nesta quarta-feira, 08, um novo decreto municipal seguido o que já foi publicado pelo governador Wilson Vitzel permitido a reabertura do comércio no município.
“Não vou acrescentar e nem tirar nenhuma linha, vou seguir o decreto do governador”, disse a prefeita.
São Francisco de Itabapoana, a exemplo de mais 29 municípios fluminenses sem casos registrados ou suspeitos de Covid-19 estão autorizados à abertura de estabelecimentos comerciais.
No entanto, ficam mantidas as regras para evitar aglomerações e escolas públicas e privadas deverão continuar fechadas. Até o momento, 30 municípios estão enquadrados neste caso, mas os números de cidades podem mudar a cada dia, a depender dos dados epidemiológicos.

- Nossa preocupação inicial é sempre a de preservar vidas, mas também precisamos olhar para o futuro, para a economia. Nas cidades em que prefeitos podem fazer a barreira sanitária (com restrição de circulação de um a cidade a outra) o decreto permitirá que as cidades sejam liberadas de algumas restrições, sempre com os prefeitos decidindo em conjunto com o Governo do Estado. Estaremos monitorando estes casos minuto a minuto e a qualquer momento a restrição em relação a circulação pode aumentar – frisou o governador.  

Segundo o secretário de Saúde, Edmar Santos, a decisão não altera a estratégia do Governo do Estado de incentivar o isolamento social nas localidades que já registram casos da doença.

- Ainda estamos no início da pandemia e as pessoas precisam entender que precisamos ficar em casa. Movimentações nas ruas e praias têm sido grandes, estamos com um aumento do número de internações e isso é preocupante. Ainda não é o momento de estar nas ruas, a não ser nas atividades já autorizadas. Peço que as pessoas façam uma reflexão. O vírus não está escolhendo idade, pessoas abaixo de 50 anos estão sendo internadas – afirmou.

A seguir a relação das cidades inseridas no decreto para reabrirem o comércio: São Francisco de Itabapoana, São Fidélis, Quissamã, Carapebus, Conceição de macabu, Varre-Sai, Natividade, Bom jesus de Itabapoana, Italva, cardoso Moreira, São Jose de Ubá, Cambuci, Carmo, Laje de Muriaé, Miracema, Santo Antônio de Pádua, Aperibé, Itaocara, Paty do Alferes, Canntagalo, Comendador Levy Gaspparian, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, Macuco, Cordeiro, Duas Barras, Engenheiro Paulo de Frontin, Sumidouro, São Jose do Vale do Rio Preto e Vassouras.



Nenhum comentário: