quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Deu na Folha: "Reféns em assalto a carro da Souza Cruz abandonados na praia de Gargaú"

Matéria do jornal Folha da Manhã, edição desta quinta-feira, 28-08-08
Bandido , com duas pistolas, entrou na Sprinter e obrigou o motorista a dirigir até Gargaú, em São Francisco de Itabapoana, onde as vítimas foram abandonadas
Três suspeitos de integrar uma quadrilha de Campos especializada em roubo de carga conseguiram escapar do cerco montado pela Polícia Militar, após roubar, na manhã de ontem, no Parque Prazeres, a Sprinter placa de São Paula da empresa Souza Cruz, com cerca de R$ 36 mil em cigarros e cartões telefônicos. Outros dois suspeitos de envolvimento no roubo foram detidos em flagrante. As esposas de dois dos foragidos também foram detidas. Todo o material foi recuperado e os quatro veículos utilizados pelo bando no assalto foram apreendidos. Durante a fuga, a quadrilha fez duas pessoas reféns dentro da própria casa, no assentamento do Movimento dos Sem Terra (MST) Zumbi-I.

Por volta das 8h, na moto CB 500 preta, dois dos quatro bandidos abordaram o motorista e o ajudante da empresa, enquanto faziam uma entrega no Parque Prazeres. Um deles, com duas pistolas, entrou na Sprinter e obrigou o motorista a dirigir até Gargaú, em São Francisco de Itabapoana, onde as vítimas foram abandonadas. Os bandidos seguiram no carro da Souza Cruz em direção à praia de Santa Clara. Outros integrantes da quadrilha davam cobertura em um Celta e em uma Parati, ambos brancos. A mercadoria foi transferida para uma caminhonete e uma Parati.

Imaginando que o bando utilizaria a RJ 194 — que liga o Parque Prazeres a Gargaú — como rota de fuga, a PM montou um cerco na área. Policiais que estavam próximos à usina São João e já tinham informações sobre os veículos envolvidos no crime abordaram um Celta. O motorista Alessandro dos Santos Alves, 25, foi encaminhado à delegacia, onde foi reconhecido pelo motorista e ajudante da Souza Cruz. Os bandidos vinham logo atrás do Celta em uma caminhonete e numa moto e viram a abordagem. Para não serem flagrados com a carga roubada, abandonaram os veículos e fugiram a pé pelo matagal. Moradores indicaram a direção para onde três integrantes da quadrilha correram e foi iniciada uma perseguição, que durou ate a tarde.

Horas depois do roubo, a esposa de Paulo Roberto de Souza, 35, que seria dono da caminhonete, foi à 146ª Delegacia de Polícia (Guarus) registrar o furto do veículo e acabou sendo detida por falsa denúncia-crime. Segundo Cristiane Pessanha Gomes, o marido teria ligado e pedido para que registrasse o furto.

A polícia conseguiu qualificar Tiago Barros Gomes, 27 anos, Gilmart Barbirato, 35, e Paulo Roberto de Souza, 35, como três dos integrantes da quadrilha, que, até o fechamento desta edição, permaneciam foragidos. Com base nas informações obtidas durante a ação de ontem, a Polícia Civil deve pedir à Justiça mandados de prisão para eles.

Já Adriano Moço Azevedo, 18, não teve a mesma sorte. Embora a polícia não tenha prova de seu envolvimento na quadrilha, ele foi detido e autuado por receptação. Ele foi encontrado com dezenas de cartões telefônicos ao lado de um dos veículos usados no roubo. A esposa de Thiago, Cristiane Schelck Reis, 28, também foi detida por receptação.

Nenhum comentário: