terça-feira, 5 de agosto de 2008

Romeiros de várias partes do Brasil chegam hoje ao Santuário das Neves na praia das Neves- ES

O Blog do Paulo Noel visitou ontem o Santuário e preparou esta reportagem para os leitores internautas.



A Festa de Nossa Senhora das Neves, cujo principal dia é hoje, cinco de agosto, atrai romeiros de diversos estados do Brasil e começou no dia 1ª de agosto. De São Francisco de Itabapoana, como tradicionalmente ocorre, milhares de devotos da milagrosa Santa comparecem ao Santuário das Neves para agradecer por preces alcançadas durante o período da festa. Segundo Rogério da Silva Costalonga, um dos integrantes da equipe de apoio aos festejos, a Igreja de N. S. das Neves tem cerca de 460 anos. “Ao longo desses anos o prédio histórico sempre foi conservado pelos fiéis e devotos da Santa”, diz. Segundo Rogério Costalonga, a festa é patrocinada pelos romeiros e com a colaboração de voluntários. Costalonga citou como exemplo de doação, a participação do sanfranciscano “Dil Mecânico” que todo o ano patrocina a pintura da Igreja. Rosangela da Silva Costalonga, esposa do Rogério, já testemunhou muitos romeiros emocionados agradecendo diante do altar de N.S. das Neves. “Teve um homem que se ajoelhou diante do altar e permaneceu orando e chorando por quase duas horas”, conta.

Frei Levi, responsável pela paróquia de Presidente Kennedy, é quem celebra as missas. Depois de agradecer a presença da reportagem da Rádio São Francisco FM e do Blog do Paulo Noel, Frei Levi enviou uma benção especial a todos os ouvintes em São Francisco de Itabapoana. “É tão bom que uma rádio esteja, assim, interessada em cobrir um evento religioso. Fico feliz e agradecido com a presença de vocês”, disse. Sobre o fenômeno que acontece no Santuário, o Frei atribui a fé das pessoas. “Fico muito feliz quando as graças se referem a família: uma reconciliação ou a volta de um filho, ou quando um filho é recuperado das drogas ou o marido deixa a bebida. Destaco ainda, alguns fatos como operação e dificuldades na gravidez” diz. Entretanto, frei Levi enfatiza: "O que mais me deixa feliz é quando o milagre acontece na família, através da reconciliação".
Os organizadores da festa oferecem infra-estrutura de banheiros químicos, segurança e quentinhas a cinco reais cada, além de refrigerantes. Ao lado da Igreja, uma barraquinha vende artigos religiosos e segundo Rosangela a imagem de N.S. das Neves é o que mais tem saída.

Fora do Santuário das Neves, numa imensa área, dezenas de barracas são instaladas, transformando-se a num espaço para vendas de todos os tipos de produtos, desde comidas e salgados, refrigerantes, bebidas quentes, e, ainda barracas de confecções, bijuterias, DVDs, CDs, roupas, artigos para cama, mesa e banho, panelas, brinquedos, jogos diversos, sorveterias. Toda a área, em frente à Igreja, se transforma em uma imensa feira de produtos os mais variados. A prefeitura de Presidente Kennedy disponibiliza um palco para shows, enquanto outras barracas improvisam shows de forró e muita dança. Este ano, toda a área conta com segurança reforçada. Entretanto, o romeiro deve tomar todo cuidado com carteiras e documentos. O local dispõe também de estacionamentos para carros e ônibus que chegam de varias localidades. Muitos romeiros chegam a pé e instalam suas barracas de camping.

Nenhum comentário: