sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

São Francisco inaugura Centro de Especialidades Médicas e Centro de Atendimento ao Diabético

Fotos: Alessandra Lemos.

As novas instalações do Centro de Especialidades Médicas de São Francisco de Itabapoana foram inauguradas na noite desta quinta-feira (10), na comunidade de Ponto de Cacimbas, ao lado do Hospital Municipal Manoel Carola. Anexo ao Centro também foi inaugurado o Centro de Assistência a Saúde do Diabético. O atendimento ambulatorial era feito no próprio hospital e as novas instalações vão permitir desafogar o volume de pacientes na unidade hospitalar. Os dois centros foram inaugurados pelo prefeito Beto Azevedo, acompanhado do vice prefeito Frederico Barbosa Lemos e de vários secretários, além da presença de centenas pessoas da comunidade que aplaudiram a iniciativa. O Centro de Especialidades Médicas conta com ortopedista, cirurgião geral, cardiologista, clinico geral, ginecologista, obstetra, psiquiatra, neurologista, neurocirurgião, dermatologista, mastologista, angiologista, cirurgião vascular, urologista, hematologista, oftalmologista, nutricionista, psicólogo e endocrinologista. Além disso, oferece atendimento especializado em tuberculose e hanseníase e conta também com ambulatório especializado em planejamento familiar e patologia cervical (cólo de útero). As consultas são marcadas no ambulatório. Durante a inauguração, o secretário de Saúde, Fabiano Córdova, disse que o número de atendimento com médicos especialistas no município foi triplicado neste ano de 2009 e por isso a necessidade de desassociar o atendimento ambulatorial do hospital. Além disso, o novo local é mais confortável, os consultórios são mais amplos e equipados. “No ano passado, na gestão anterior, o ambulatório contava com apenas seis especialistas, hoje são 25. Em 2008 foram realizadas 7 mil consultas e agora em 2009 já atingimos a marca de 25 mil consultas com os médicos especialistas”, destacou o secretário durante seu discurso. O prefeito Beto Azevedo, durante o discurso de inauguração, disse que esteve recentemente em Brasília e obteve verbas para adquirir um aparelho de raio x para o posto médico do Centro da cidade e novos equipamentos para o hospital e ainda novos veículos para transporte de pacientes que recebem atendimento especializado no Rio de Janeiro. O prefeito também reafirmou o seu compromisso de oferecer um atendimento de qualidade na área de saúde. “É com muito orgulho que inauguramos hoje estas duas unidades. A área de saúde é nossa prioridade e já avançamos muito neste primeiro ano de governo. Mas a população pode esperar que ainda vamos fazer muito mais. Também vamos priorizar a prevenção e em 2010 vamos instalar três novos pólos do PSF no município”, revelou o prefeito.
Centro dos Diabéticos
O Centro de Assistência a Saúde do Diabético contará com duas salas de curativos e atendimento de endocrinologista, médico angiologista e cirurgião vascular. O enfermeiro-chefe irá realizar diariamente os curativos com materiais e técnicas de última geração. No local será distribuído aos diabéticos medicamentos, aparelhos e tiras para medir taxas de glicemia. O Centro funcionará todos os dias, no horário das 8h às 17h. As consultas também vão ser marcadas no local. (Matéria da Ascom SFI - Fotos Alessandra Lemos)

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa noite sr Paulo.
Vi na materia postada pelo blog q o CENTRO DE ESPECIALIDADES MEDICAS,conta com varios medicos,mas hoje minha mãe esteve lá pra marca uma consulta p/ a especialidade de endocrinologia,mais foi informada q nao tem.Gostaria q o senhor se possivel se informar com o secretario se essa especialidade ja esta sendo providenciada e q passase pra nós.Pois ela esta precisando mto de ir a um medico nessa area.Desde de ja lhe agradeço.Que Deus lhe der mta luz e paz.
Andréa