quinta-feira, 17 de junho de 2010

O Blog na praia de Manguinhos litoral de São Francisco de Itabapoana aborda descoberta de sítio arqueológico

Confira no vídeo reportagem feita por este blogueiro na praia de Manguinhos.

Imagens de Fabrício Berto e narração do blogueiro em visita a praia de Manguinhos, praia onde recentemente foi descoberta uma grande quantidade de ossada humana, depois das últimas ressacas do mar. A descoberta, vem despertando a atenção de técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Duas arqueólogas do Instituto visitaram o local. Depois de analisar o material encontrado, o acervo foi registrado no órgão sendo reconhecido como sítio arqueológico.
Após análises preliminares, há fortes indícios de que as ossadas podem ser de escravos já que dados históricos indicam que a costa sanfranciscana foi uma região de grande importância no comércio de escravos no período colonial. De acordo o Departamento de Cultura da prefeitura, técnicas do Iphan ficaram surpresas com a quantidade de ossos. -As arqueólogas ficaram impressionadas. Quanto mais retirávamos a areia, mais ossos apareciam. Agora com esse registro em mãos, podemos buscar parcerias com empresas e faculdades para conservar os achados e criar um museu-, informou ao site da prefeitura de SFI a diretora de cultura da SEMC professora Maenilse.

Histórico

A primeira ossada encontrada na praia de Manguinhos ocorreu na década de 70. Em 2003, depois de uma forte ressaca, vários outros esqueletos foram descobertos. Na época um outro instituto avaliou o acervo, mas não houve respostas quanto ao material analisado. Agora, segundo a diretora do Departamento de Cultura, está sendo feito um trabalho no sentido de conscientizar a população para não mexer na ossada já que a maior parte do material permanece no local. Para ajudar no trabalho de conservação, a diretora pediu ajuda à guarda municipal para fazer uma ronda no local e evitar que as pessoas mexam no acervo. -Agora vamos demarcar o local e tentar descobrir a origem desses ossos-, informou Maenilse. (Matéria com informações da Ascom SFI.

Um comentário:

Anônimo disse...

vai ser dificil saber a origem deste material encontrados na praia pois ninguem sabe e acredito que manguinhos era depósito e cimintério de escravos,era enterrados em vala comum,e daqui eram conduzidos para as plataçoes da região mais ai é outra história . boa sorte aos pesquizadores.