sexta-feira, 18 de junho de 2010

Prefeitura discute compra de produtos para a merenda escolar de agricultores do município



Foto: Marcos Lemos.
A prefeitura de São Francisco de Itabapoana está mobilizando as associações de produtores rurais com o objetivo de passar a comprar produtos alimentícios de agricultores do município que enquadrem na condição de agricultura familiar. Nesta sexta-feira (18), a secretaria de Educação, com o apoio da secretaria de Agricultura, se reuniu com representantes das associações de produtores e o Sebrae para discutir estratégias de capacitação e legalização.



A prefeitura quer comprar os produtos diretamente dos agricultores para enriquecer a merenda escolar. Com isso o Executivo Municipal quer também cumprir uma exigência legal, já que o artigo 14 da lei 11947/2009 estabelece que no mínimo 30% dos produtos que compõem a merenda sejam provenientes da agricultura familiar.
O próximo passo será promover uma palestra onde os técnicos da Emater explicarão o que é agricultura familiar para os produtores. De acordo com o presidente da associação de produtores rurais de Nova Belém, Alaildo Gomes Barreto, a reunião desta sexta foi apenas o começo. “Esta palestra da Emater será ótima porque nos ajudará a divulgar, orientar e esclarecer para os produtores quanto à documentação necessária para fazer parte desta parceria com o município”, explicou Alaildo.



O secretário de Agricultura, Nival Ornelas, informou que hoje mesmo iria entrar em contato com o presidente da Emater para agendar a palestra. “Precisamos o quanto antes atender as exigências da legislação. Esta é uma questão cultural. Não tínhamos esta cultura porque não havia consumo interno. Agora, junto com as associações de classe e os assentamentos, vamos incentivar os pequenos produtores”, antecipou Ornelas.



Para a secretária de Educação, Yara Cinthia Nogueira, embora o governo federal dê preferência para que os municípios adquiram os produtos da agricultura familiar, eles fazem uma série de exigências. “É importante que os produtores sigam essas normas para que possam se tornar nossos fornecedores”, enfatizou Yara.
A consultora do Sebrae, Conceição Mendes Macedo e o chefe de gabinete Luciano Favorete também participaram da reunião

2 comentários:

meioambienteabertoleiseabusos.blogspot.com disse...

Olá, boa noite Paulo! muito bom o blog, tenho acompanhado as postagens, hoje nos encontramos em São João da Barra, rapaz eu tinha visto o video sim, muito bom, abraços.

Anônimo disse...

Olá,Paulo Noel : no momento não estou morando em São Francisco por motivo de emprego . E gostaria de saber se você sabe alguma coisa sobre o concurso , pois o tempo esta passando e os concursados ainda não foram chamados , lhe peço q me responda pois no momento a unica esperança que tenho de voltar morar na cidade é de ser chamada para trabalhar desde já te agradeço abraços. Dryka