quarta-feira, 21 de julho de 2010

Juntando os fragmentos, cicatrizando as feridas


O Blog recebeu e-mail do presidente do Sindicato Rural de São Francisco de Itabapoana, Sigmaringa Reis, convidando os interessados em apoiar o renascimento do Cooperativismo no setor agrícola em São Francisco de Itabapoana. Com a mensagem vem uma convocação para um mutirão neste sábado, 24-07, o dia todo, em Imburi de Barra, para limpeza e anúncio das propostas.

O texto fala um pouco sobre a história da extinta Cooperfrut, entidade que simbolizou a luta do produtor em conseguir espaço no mercado, através da união do movimento cooperativista. Movimento que perdeu força nos últimos anos e silenciou-se, formando um “enorme vazio”. No futuro, o retrato da história do cooperativismo em São Francisco de Itabapoana apontará uma lacuna, uma ferida, ao que parece, perto de cicatrizar. O Blog torce para que os bons fragmentos dessa história sejam unidos, o movimento volte a ganhar força e São Francisco de Itabapoana ocupar os primeiros lugares da fruticultura estadual, quiçá nacional.


E-mail de Sigmaringa Reis:

QUANDO DEUS ESTÁ EM SILENCIO, É PORQUE ESTÁ TRABALHANDO!

Diante da situação intolerável que a região atravessa, aquele (a) que considera que o clamor da população alcançou o coração de Deus, aqui se manifestará cooperando com o que lhe for possível colaborando e fazendo parte da história de restauração do cooperativismo em São Francisco de Itabapoana, que quando sertão Sanjoanense, recebeu a primeira lavoura de maracujá em 1979; expandida em 1982, com a produção comercializada até meado de 1983, no terreiro de um dos produtores e a seguir debaixo da copa de um pé de manga de onde nasceu a Cooperfrut, cuja história permanece na memória daqueles (as) que em MUTIRÃO ajudaram a erguer e/ou vivenciaram a diversificação e que privilegiadamente ainda vivem.

Atitudes irresponsáveis e o capitalismo destruíram o nosso patrimônio (Cooperfrut), formando enorme vazio, impondo lenta escravidão, até alcançar o topo da servidão de nossa gente. Portanto, acredite e não sejas rebelde, pois conforme o povo de Israel foi resgatado, também seremos livres, pois quando Deus abre uma porta, ninguém mais fecha! Por MUTIRÃO iniciamos, por MUTIRÃO recomeçamos!

CONVOCAÇÃO:
Imburi de Barra
Dia 21/07 - às 16h - apresentação das propostas
Dia 24/07 (sábado) - operação de limpeza, etc.; dia todo.
Dia 24/07 (sábado), 15h30min - Anúncio reinício.

Nenhum comentário: