quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Sai de circulação o jornal de papel, entra o digital na rede mundial de computadores



O JB a partir de hoje começa uma nova fase transformando-se em jornal digital.

O Blog do Paulo Noel leu os motivos alencados pelo JB para esta nova era digital. Lei mais no link do Paulo Noel.


A nova fase digital do Jornal do Brasil
JB Online
RIO - Qualidade. Interatividade. Respeito à Ecologia. Alinhamento com o futuro. Inovação.
1. Há cerca de um mês, o Jornal do Brasil, jb.com.br, comunicou a seus leitores a decisão de tornar-se o primeiro 100% digital do País.
2. A decisão, fruto de análise responsável dos rumos da imprensa escrita em todo o mundo, resultou também de pesquisa diária que o JB, promoveu mediante anúncios em suas páginas e no site jb.com.br.
3. Nela, o Jornal do Brasil convidou leitores e internautas a opinarem sobre preferências e hábitos de consumo de mídia – incluindo-se as inovadoras plataformas digitais.
4. À semelhança de tantos veículos de comunicação de elevado prestígio no mundo todo, o Jornal do Brasil quer atualizar seus modos de interação com o público leitor, privilegiar práticas ecologicamente sustentáveis e aperfeiçoar-se em tecnologias de última geração.
5. Ao dar efetividade a esse processo, o Jornal do Brasil trabalha para que sua centenária marca e conteúdo de qualidade se façam presentes, de maneira cada vez mais influente, para atuais e futuras gerações de leitores.
6. Nessas últimas semanas, alguns leitores do JB – e sobretudo muitos não-leitores – manifestaram-se legítima e democraticamente favoráveis à manutenção da versão em papel do jornal.
7. Em suas argumentações, fizeram-se referências à história do JB, seus grandes personagens; à gloriosa trajetória como espaço de liberdades. O fato é que esses ativos não são perdidos, mas expandidos, de novo, no meio eletrônico.
8. Não se pode optar por fechar os olhos - não ao futuro -, mas ao próprio presente da mídia em todo o mundo: o rumo, inexorável e crescente, à era digital.
9. Assim, ao contrário do que vêm propagando alguns poucos mal-informados, irresponsáveis e mal-intencionados, o Jornal do Brasil está caminhando para uma nova e melhor fase.
10. O JB continuará existindo – ágil, moderno e influente.
Leia mais aqui.

Um comentário:

Unknown disse...

Prezado
Paulo Noel

Essa matéria me pegou de surpresa. Mesmo com toda a velocidade da internet você surpreende muita gente com uma notícia de primeira mão. Agora fica uma pergunta. Quantos jornais ainda irão resistir a essa febre tecnológia? Pois a cada vez que se consegue uma informação pela internt, menor é a necessidade de buscar nas páginas de jornais. Lembro quando os jornais lançaram paginas coloridas o que era uma grande inovação tecnológica. Hoje as matérias estão nessa grande rede de computadores e em tempo muito curto certamente outros jornais seguirão o mesmo caminho.

Sds
Nilton Gomes
Campos dos Goytacazes/RJ