sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Filho de pescador da Praia dos Sonhos acha carteira com R$200 reais e devolve ao dono


.
Nícolas, 12 anos, exemplo a ser seguido.

Nem tudo está perdido: ainda temos exemplos de honestidade que fazem a diferença num mundo onde para muitos, o que vale é a “Lei do Gerson”, “Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também”, dizia a frase.
.
Mas essa lei não prevaleceu para uma criança de 12 anos, Nicolas Santos Melo, morador da Praia dos Sonhos, aluno da Escola Municipal João Batista de Almeida onde cursa a 5º série do ensino fundamental.
.
Filho do pescador Edeney da Silva Melo, 32, e da dona de casa Vanessa de Souza dos Santos Melo, Nicolas, que é tímido, disse ao Blog que na manhã de hoje, 28, foi comprar frango abatido para a tia, numa Mercearia localizada também na praia dos Sonhos. “Achei a carteira no “orelhão” em frente ao comercio da dona Edna e a entreguei, pois pensei tratar-se de algum cliente dela”, disse.
Só que na carteira havia, além de todos os documentos do turista Túlio Barros, , mais duas cédulas de R$100 reais.
.
Em contato com Rádio São Francisco FM, onde o nome de Túlio Barros já estava cadastrado no serviço de utilidade pública a comerciante obteve o número do celular do Túlio que teve de volta a carteira com o dinheiro.

Foi o final feliz para quem perdeu os documentos e mais um serviço de utilidade pública, dentre os muitos, prestados pela emissora. Só que o turista fez apenas o que é, na verdade, o correto. Agradeceu a dona Edna. Quem acha o que é dos outros, e, só entrega com a exigência de alguma gratificação, já passa para crime de extorsão. Gratificar alguém que achou uma carteira recheada de dinheiro ,e, entregou ao dono, fica por conta do perfil do proprietário dos documentos, o que não foi o caso do Túlio.

Sobre a “lei do Gerson”
A expressão originou-se em uma propaganda, de 1976, para uma marca de cigarros , na qual o meia armador Gérson da seleção Brasileira de Futebol era o protagonista.

A propaganda dizia que a marca de cigarro era vantajosa por ser melhor e mais barata que as outras, e Gérson dizia no final:

"Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também". Gerson.
.
Arrependimento

Mais tarde, o jogador anunciou o arrependimento de ter associado sua imagem ao anuncio, visto que qualquer comportamento pouco ético foi sendo aliado ao seu nome nas expressões Síndrome de Gérson ou Lei de Gérson. O diretor do comercial, José Monserrat Filho declarou: "Houve um erro de interpretação. O pessoal começou a entender como ser malandro. No segundo anúncio dizíamos: “levar vantagem não é passar ninguém para trás. É chegar na frente”, mas essa frase não ficou. A sabedoria popular usa o que lhe interessa. Nos anos 80 começaram a surgir sujeiras, escândalos e as pessoas começaram a usar a Lei de Gérson". (Fonte: site Wikipedia).

Enquete para responder nos comentários

E você, caro internauta, se encontrasse por aí uma carteira recheada de dinheiro entregaria ao dono? Participe desta pesquisa, responda: sim ou não?

7 comentários:

Fernando disse...

muito bonito hen seu Túlio! uma criança acha sua carteira e procura entregar, coisa que muito pouco na idade dele faria e o SR. nem para retribuir com uma gratificação! Se ele não tivesse entregado a carteira,o Sr. ia ver a dor de cabeça que é ter que pedir 2º via de documento!Se Havia um valor de 200 reais,será que o Sr.não poderia ao menos pegar 10% e gratificar a criança?Pra estimular não só ele, mais também outras crianças a devolverem um pertence como esse, caso encontre. A criança sim teve um gesto humilde para com o Senhor! Mais o senhor não teve a humildade de agradeçer e nem ao menos de gratificar o garoto.

Parabéns menino pela sua honestidade!!!

Profª Denize disse...

Caro Fernando,essa criança teve um Gesto BRILHANTE ,atitude que falta a muitos adultos que não tem o mesmo caráter e formação.Parabéns aos pais desse garoto que soube criá-lo,ele está no caminho correto,pois o Perdido é de quem acha até aparecer o verdadeiro dono;quem não conhece a Humildade é o cidadão que perdeu essa carteira com documentos pessoais e junto nessa carteira a importância em dinheiro,deveria no mínimo ter o reconhecimento dessa Grandeza de comportamento desse adolescente,mas ainda há tempo de repensar a sua atitude insensata e procurar a família desse menino pelo menos para agradecer e recompensá-lo,pq nem todos pensam igual a esse menor,o mais provável seria retirar o dinheiro e jogar os documentos em algum lugar e esse cidadão solicitar a 2ª via para rever a sua documentação.E que esse gesto lindo sirva de Exemplo a outras crianças de nosso Município .

Anônimo disse...

É de gestos assím que os nossos políticos deveríam se espelharem.

Ronnis disse...

infelizmente nem todos tem os mesmos pensamentos e atitudes fazer oque né, mais ainda existe pessoas de reconhecimentos,gratificar alguem é insentiva-lo a sempre fazer as coisas corretas. tomara que esse senhor não perca mais a carteira porque se isso acontecer quem achar deve panhar o dinheiro e deixar a carteira pura ai ele vai dar valor.

Ronnis disse...

É Paulo noel que matéria explendida, que isso sirva não só para outros garotos da idade do Nícolas mas para os pais que ensinem os seus filhos as coisas certas, na palavra de Deus diz:"pais ensinai os seus filhos no caminho em que devem andar para que quando eles crescerem não se desviem dele."aos filhos:Filhos sede obedientes a vossos pais para que seus dias se prolonguem na terra."

Anônimo disse...

Ola,boa noite!
Ano passado ao retornarmos de santa clara para sao francisco as 3 de manha,achamos na estrada uma carteira marrom com todos documentos e contendo dentro 600 reais e develvemos ao seu dono do jeito que perdeu.nós comunicamos com a radio e deixamos nosso telefone e logo apos o dono apareceu e deu uma gratificaçao por ter encontrdo e devolvido tudo,nos agradeu muito,agora esse sr,que nem um obrigado falou ao menino!poxa!!!ELE não tem nem um pouco de humildade.PARABENS AO GAROTO E AOS PAIS.

Anônimo disse...

INFELIZMENTE não estou tendo a mesma sorte,no dia 02/02 a minha filha Jessica Isabella da C.S.Batista,ao sair de uma loja proxima a Delegacia,no trecho entre a delegacia e o trayller do Ricardinho perdeu a carteira com todos os documentos,cartões de Bancos e uma importancia em dinheiro que acabara de sacar no Itau e até agora o cidadão que a encontrou provavelmente vinha caminhando atrás dela e não teve a sensibilidade de devolver.Eu faço um apelo a este rapaz,pelo amor de Deus devolva os documentos da minha filha ,a carteira com a importancia que vc sabe,fica na sua consciencia,pq com certeza aquele que se beneficia da coisa alheia não tem a felicidade que almeja,lembre-se que essa sua felicidade momentanea é através do trabalho serio e honrado de outros.