terça-feira, 20 de março de 2012

Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos retoma trabalhos em SFI

A ambientalista Simone Pedrosa Galaxe, agente local do Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos - NEA-BC para Diagnóstico em São Francisco de Itabapoana, enviou ao Blog uma carta em que explica detalhadamente os trabalhos do Núcleo, retomados na última sexta-feira (16). No mesmo documento, Simone convida para a próxima reunião de trabalho, sexta-feira, dia 24 de março, no Restaurante Central, em Guaxindiba, das 9 às 16 horas.

CARTA CONVITE

O Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos - NEA-BC é um projeto de atendimento a uma condicionante de licenciamento ambiental, conduzido pelo IBAMA e executado pela Associação NEA-BC em parceria com a Petrobras e apoio técnico da empresa de consultoria Participar. O Projeto promove ações continuadas de educação ambiental em 13 municípios da Bacia de Campos, a fim de desenvolver uma consciência crítica e fortalecer o exercício da cidadania.

Por se tratar de um projeto participativo, o NEA-BC conta com treze Núcleos Operacionais - NÓs, um em cada município da área de influência do Projeto: Araruama, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, São Francisco de Itabapoana, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras, Saquarema, São João da Barra. Cada NÓ constitui-se em uma base institucional do Grupo Gestor Local, que promove ações ligadas às questões socioeconômicas e ambientais de seus municípios e da região.

O que você pode esperar do NEA-BC?

O estímulo ao protagonismo coletivo, para que os indivíduos se tornem líderes e representem sua comunidade nos espaços de decisão, reivindicando melhorias e promovendo mudanças de cunho socioambiental, através de discussões, debates, simulações e estudos de caso.

Por que participar?

Porque pela iniciativa do NEA-BC você tem a oportunidade de se apropriar de temas complexos como Estado, Políticas Públicas, Ética, Educação Ambiental, Direitos, Cidadania e outros, de uma maneira leve e dinâmica.

E o melhor você faz isso tudo em conjunto com a sua comunidade, que vivencia os mesmos problemas que você. Juntos, vocês podem se comprometer a encontrar soluções para as questões críticas da sua localidade/bairro, do
seu município, e por que não do seu estado ou do seu país!

Como acontece?

Uma das ferramentas é o Programa de Formação e Desenvolvimento de Lideranças (Pró-Lideranças NEA-BC), que é um mecanismo de apoio à iniciativa do NEA-BC. Este apresenta uma Etapa Formativa Local composta por um módulo introdutório e seis módulos temáticos, com duração de 08 horas cada. Simultaneamente, em âmbito regional, ocorrem os Seminários Regionais de Aprendizagem. Estes têm como objetivo reunir alguns jovens mais atuantes nos projetos locais para discutir, construir conhecimento e trabalhar questões que extrapolam o âmbito local, mas que também fortalecem a ação em cada um dos NÓs do NEA-BC.

Ainda este ano o Programa realizará Oficinas de Elaboração e Gestão de Projetos, visando construir os projetos de intervenção para o próximo ciclo do NEA-BC, que está previsto para iniciar a partir do segundo semestre de 2012.

O que vai acontecer agora?

Na sexta-feira, dia 16 de março de 2012, estivemos nos encontrando com os integrantes do Grupo Gestor Local de Guaxindiba, lideranças, jovens e moradores interessados em dar continuidade às ações de mitigação socioambiental da localidade. O encontro será realizado na Escola Municipal Dirceu Dias, das 18h00 às 20h00.

Este encontro marcou a retomada das atividades do Projeto NEA-BC em Guaxindiba no ano de 2012. Onde foram discutidas as próximas ações e atualizado nosso plano de trabalho.

Planeje-se para participar também das próximas ações do Programa de Formação. E para saber mais sobre o Projeto NEA-BC e o Pró-Lideranças NEA-BC acesse o nosso site: http://www.neabc.com.br.

Datas das próximas atividades que ocorrerão em sua localidade:

Dia 24/03/2012 – Módulo V das 9h00 às 16h00. Local: Restaurante Central

Agradecemos a sua atenção e contamos com sua presença e participação.

Simone Pedrosa

Nenhum comentário: