quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Blog homenageia "Dia do Dentista"


Através de artigo da cirurgiã dentista Lorena Ramos, estamos homenageando, nesta quinta, 25, todos os dentistas brasileiros. Escreveu o Papa Pio XII: a odontologia é uma profissão que exige dos que a ela se dedicam os conhecimentos científicos de um médico, a destreza manual de um cirurgião  o senso estético de um artista e a paciência de um monge. O que é verdade, pois além do conhecimento  o exercício da profissão exige que o dentista seja meticuloso e tenha atenção concentrada  sem falar na habilidade manual e na coordenação motora. Abaixo o artigo escrito por Lorena Ramos, profissional do ramo da odontologia.

Artigo de Lorena Ramos. Feliz dia do Cirurgião Dentista!

Dra Lorena Ramos
Na cavidade bucal cada dente tem sua função específica, uns cortam, outros rasgam e trituram os alimentos. Sendo assim, a falta de um elemento dentario é o suficiente para que haja uma desorganização de funções em nossa boca, podendo causar problemas na articulação, mais conhecida como ATM (Articulação Temporo Mandibular) causando dores de cabeça, desgaste dos outros dentes, bruxismo severo, etc. A importância do tratamento endodôntico (de canal) é pelo simples fato de trazer  não só a saúde bucal, mas a saúde como todo,  salvando o elemento dentário e mantendo suas funções mastigatórias normais. 

A Endodontia é a especialidade da Odontologia responsavél pelo tratamento da polpa dentária, bem como todas as doenças que afligem os tecidos que circundam o dente.  Em caso de alterações por cárie, fraturas, traumas, lesões endo-periodontais e o outras patologias, o tratamento de canal está indicado, visando a manutenção do dente e a saúde dos tecidos ao redor.  Nos dias de hoje, ainda existem casos de dentes com condições de serem preservados que estão sendo extraídos, devido a falta de informação, as vezes também por falta de recursos financeiros.

 É importante ficar claro que todo dente sempre que possível, deve permanecer no arcada e não substituído por um dente artificial.  Quando realmente for necessário eliminar o dente comprometido, a função mastigatória e a estética podem ser restabelecidas através de próteses ou de implantes. Em alguns casos, os pacientes podem tratar o canal e preferem o implante. Este é um recurso que ainda é limitado a certo tipo de paciente, tais como: menores de idade, fumantes, diabéticos (devido a sua difícil cicatrização), cardíacos descompensados. Apesar da grande demanda, o tratamento endodôntico é encontrado em rede pública e de acesso a toda a população.

Devemos ficar atentos aos nossos dentes e a qualquer irregularidade em nossa boca, e procurar o dentista para revisões periódicas. Um dente não afeta só a nossa estética, mas sim o nosso fisiológico e psicológico, sorrir bem devolve a auto-estima de qualquer pessoa. Ser dentista é de forma segura devolver a estética e a função, sorrisos com espontaneidade, resolver os casos de difícil solução, respaldadas pela aplicação da arte e da ciência. Ser cirurgião dentista é uma nobre profissão, leva a saúde ao corpo inteiro implantando sorrisos com satisfação.

Feliz dia do Cirurgião Dentista!

3 comentários:

Gustavo Marinho disse...

Bom dia, queria parabenizar a dentista LORENA CRESPO RAMOS pelo seu empenho na sua profissão que ela possa cada dia mais se superar profissionalmente e que consiga alcançar todos os seus objetivos, porque você tem potencial e força de vontade para que tudo de maravilhoso aconteça em sua vida profissional e pessoal, mais um vez meus parabéns e felicidades e sucesso em tudo que você almeje.
GUSTAVO GOMES MARINHO

Rádio São Francisco disse...

Parabéns pelo texto. Att. PN

Unknown disse...

Parabéns à colega Lorena Ramos pelo dia do CD, pelo texto abordando a necessidade de preservação do elemento dental e também por entender a necessidade de aprimoramento técnico após a graduação. O bom profissional é aquele que aprende continuamente.Que você seja realizada na especialidade escolhida: a Endodontia!
Sandra Linhares