sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Pontinho do Bolinho: 34 anos de amor a Santa Clara


 Casal mineiro de Abaeté adota a Praia de Santa Clara como local de trabalho e de moradia
Até hoje, após 34 anos, vivendo na praia de Santa Clara, litoral de São Francisco de Itabapoana (RJ), a comerciante Eliane Ferreira da Silva Souza, faz uma referência especial a natureza quando acorda.

"Caminho  do meu Pontinho do Bolinho até o  mar é agradeço a Deus por mais um dia, pedindo suas bênçãos para os amigos e minha família", diz.

Santa Clara na verdade é um caso de paixão desses mineiros que descobriram a praia e a adotaram como local de trabalho e moradia onde constituíram família e hoje tem 4 filhos e dois netos.  Eles são de Abaeté (MG) e desde que aqui chegaram, por aqui ficaram e são muito queridos pelos turistas e veranistas. E quem não conhece o Léo e a Eliane do Pontinho do Bolinho localizado ao lado do Hotel Albinos no litoral de São Francisco de Itabapoana , na Praia de Santa Clara.

Mas, foi a Eliane a primeira a conhecer a praia de Santa Clara, onde chegou há 34 anos,  trabalhando como ajudante na confecção de salgados e bolinhos de aipim da amiga Anadeje.

"Anadeje,que hoje mora na Bahia,  foi minha inspiração para na arte de preparar os bolinhos de aipim, uma pessoa muito boa que me ajudou muito. Foi com ela que aprendi tudo sobre os bolinhos ", diz Eliane.

Segundo Eliane depois precisou retornar a Minas Gerais e,  na cidade de Abaeté,  conheceu o  Léo que na certidão de nascimento é Aurélio Antonio de Souza.

"Começamos a namorar, casamos e o convidei para conhecer Santa Clara. Chegamos e estamos aqui até hoje, 34 anos de luta, muito trabalho no mesmo ramo produzindo bolinhos de aipim", conta Eliane.

No início tudo foi muito difícil conta Léo. "Após o período de verão, quando o movimento diminui, acabei aprendendo a profissão de pescador. Aprendi a  nadar e os segredos da pesca. Hoje, faço rede, aprendi a remar e me adaptei a profissão de pescador", conta.

Eliane fala com orgulho dos filhos. "A gente fazia os bolinhos e colocava as crianças para vender na beira da praia. Depois montamos uma barraca que  hoje é o nosso comércio ao lado do Hotel Albinos. Aqui, criamos nossos filhos hoje formados o Jansem em advocacia, mas que atua no ramo de loja de celular; o Jhones que se formou em fisioterapia; o Marco Aurélio que está estudando engenharia mecânica e a mais nova, a Amanda que estuda em um colégio em Campos", conta.

A conversa da reportagem com a família do Pontinho do Bolinho foi em clima agradável. Ao final do bate-papo, Eliane revela que é uma pessoa temente a Deus e faz uma declaração de amor a família e a Praia de Santa Clara.

"Não  tem ninguém mais apaixonado do que eu por Santa Clara. Eu amo  essa praia. Nunca quis ser rica, sempre sonhei ter esta vida que tenho hoje. Quando levanto de manhã, a primeira coisa que faço e ir até o mar agradecer  a Deus por tudo", concluiu Eliane com os olhos brilhando .



Um comentário:

Fernanda disse...

sinto saudades de vcs...não sei se lembra de mim morei ai, la perto da ponte ;;;trabalhei com vcs ...é bom ver vcs juntos, e bem !!!grande abraço!!!!