segunda-feira, 24 de março de 2014

DER-RJ recebe propostas para licitação da Ponte entre SFI e SJB

Empresa vencedora deverá sair em até uma semana

O Departamento de Estradas e Rodagem do Rio de Janeiro – DER-RJ – realizou na tarde desta segunda-feira (24), a primeira etapa do novo processo licitatório para construção da Ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, que irá ligar São Francisco de Itabapoana a São João da Barra. As empresas interessadas entregaram a documentação exigida e as propostas à Comissão de Licitação do DER.

A empresa que cumprir todas as exigências e oferecer o menor preço para a realização da obra será considerada vencedora do certame. Segundo a Assessoria de Comunicação do DER, a Comissão passará a semana cumprindo etapas burocráticas de análise de documentação. A empresa vencedora da Licitação da Ponte deverá ser anunciada em até uma semana.

Em 2013 chegou a aconteceu uma licitação para a construção da Ponte, mas o processo foi revogado no dia 04 de fevereiro pelo DER, após embates na Justiça que estavam obstruindo o início da obra. A primeira licitação teve como vencedor o consórcio Ponte Paraíba do Sul, formado pelas empresas Imbeg, Imbé Engenharia Ltda. e a Premag, Sistema de Construções Ltda. A empresa Construtora A. Gaspar questionou o resultado da licitação e obteve liminar favorável na 7ª Vara da Fazenda Pública.

A ponte será construída entre São João da Barra, próximo ao trevo de acesso ao Porto do Açu, na BR-356, e o limite entre Campos e São Francisco de Itabapoana, na RJ-194, próximo a localidade de Campo Novo e terá 1.344 metros de extensão, largura de 16m20 com duas pistas de rolamento, dois acostamentos e uma área para pedestres e bicicletas.

Em maio de 2013, durante audiência pública realizada pela Câmara de São Francisco de Itabapoana, o superindentente do DER no Norte Fluminense, Ivan do Amaral, falou sobre as estradas de acesso à ponte. Segundo ele, a cabeceira da ponte do lado de São Francisco ficará em território campista. O DER irá pavimentar a RJ-194 desde a Usina São João, passando pela cabeceira da Ponte, em território campista. Quando entra em território sanfranciscano, apesar de a estrada ser a mesma, a nomenclatura muda para RJ-196, passando pela localidade de Campo Novo em direção a Gargaú. Porém, antes de chegar a Gargaú haverá um trevo, em uma localidade conhecida como “Cova da Onça”. Nesse ponto a estrada tomará um novo rumo, seguindo pela antiga estrada da linha, margeando o Canal do Engenheiro, saindo ao lado do DPO de Santa Clara.


A partir daí não há uma definição de onde passará a nova rodovia. Mas a hipótese mais provável é que a estrada siga margeando o Canal do Engenheiro até a localidade do Sossego. A partir daí acredita-se que, por uma necessidade de atender a demanda de tráfego que surgirá com a Ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, será construída também uma nova ponte sobre o Canal do Engenheiro, próximo a curva da antiga pinguela do Sossego.

Matéria: Vinícius Berto/Blog do Paulo Noel
Foto: Arquivo Ururau

3 comentários:

Família Siqueira de Campos disse...

Parabéns Paulo Noel, pela excelente reportagem. Seus dados de localização estão corretos. Abraços. Sempre leio seus posts.

Família Siqueira de Campos disse...

Parabéns Paulo Noel, pela excelente reportagem. Seus dados de localização estão corretos. Abraços. Sempre leio seus posts.

Família Siqueira de Campos disse...

Parabéns Paulo Noel, pela excelente reportagem. Seus dados de localização estão corretos. Abraços. Sempre leio seus posts.