Empresa vencedora deverá sair em até uma semana
O Departamento de Estradas e Rodagem do Rio de Janeiro –
DER-RJ – realizou na tarde desta segunda-feira (24), a primeira etapa do novo
processo licitatório para construção da Ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, que
irá ligar São Francisco de Itabapoana a São João da Barra. As empresas
interessadas entregaram a documentação exigida e as propostas à Comissão de
Licitação do DER.
A empresa que cumprir todas as exigências e oferecer o
menor preço para a realização da obra será considerada vencedora do certame.
Segundo a Assessoria de Comunicação do DER, a Comissão passará a semana
cumprindo etapas burocráticas de análise de documentação. A empresa vencedora
da Licitação da Ponte deverá ser anunciada em até uma semana.
Em 2013 chegou a aconteceu uma licitação para a construção
da Ponte, mas o processo foi revogado no dia 04 de fevereiro pelo DER, após
embates na Justiça que estavam obstruindo o início da obra. A primeira
licitação teve como vencedor o consórcio Ponte Paraíba do Sul, formado pelas
empresas Imbeg, Imbé Engenharia Ltda. e a Premag, Sistema de Construções Ltda. A
empresa Construtora A. Gaspar questionou o resultado da licitação e obteve
liminar favorável na 7ª Vara da Fazenda Pública.
A ponte será construída entre São João da Barra, próximo
ao trevo de acesso ao Porto do Açu, na BR-356, e o limite entre Campos e São
Francisco de Itabapoana, na RJ-194, próximo a localidade de Campo Novo e terá 1.344
metros de extensão, largura de 16m20 com duas pistas de rolamento, dois
acostamentos e uma área para pedestres e bicicletas.
Em maio de 2013, durante audiência pública realizada pela
Câmara de São Francisco de Itabapoana, o superindentente do DER no Norte
Fluminense, Ivan do Amaral, falou sobre as estradas de acesso à ponte. Segundo
ele, a cabeceira da ponte do lado de São Francisco ficará em território
campista. O DER irá pavimentar a RJ-194 desde a Usina São João, passando pela
cabeceira da Ponte, em território campista. Quando entra em território
sanfranciscano, apesar de a estrada ser a mesma, a nomenclatura muda para
RJ-196, passando pela localidade de Campo Novo em direção a Gargaú. Porém,
antes de chegar a Gargaú haverá um trevo, em uma localidade conhecida como
“Cova da Onça”. Nesse ponto a estrada tomará um novo rumo, seguindo pela antiga
estrada da linha, margeando o Canal do Engenheiro, saindo ao lado do DPO de
Santa Clara.
A partir daí não há uma definição de onde passará a nova
rodovia. Mas a hipótese mais provável é que a estrada siga margeando o Canal do
Engenheiro até a localidade do Sossego. A partir daí acredita-se que, por uma
necessidade de atender a demanda de tráfego que surgirá com a Ponte sobre o Rio
Paraíba do Sul, será construída também uma nova ponte sobre o Canal do Engenheiro,
próximo a curva da antiga pinguela do Sossego.
Matéria: Vinícius Berto/Blog do Paulo Noel
Foto: Arquivo Ururau
3 comentários:
Parabéns Paulo Noel, pela excelente reportagem. Seus dados de localização estão corretos. Abraços. Sempre leio seus posts.
Parabéns Paulo Noel, pela excelente reportagem. Seus dados de localização estão corretos. Abraços. Sempre leio seus posts.
Parabéns Paulo Noel, pela excelente reportagem. Seus dados de localização estão corretos. Abraços. Sempre leio seus posts.
Postar um comentário