segunda-feira, 24 de março de 2014

Qualificação da Mão de Obra é tema de reunião do Parlamento Regional


O Parlamento Regional, órgão que reúne representantes das Câmaras de Vereadores dos municípios do Norte Fluminense, realizou a primeira reunião de 2014. O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (24-03), na Câmara de Campos, e teve como tema “A Qualificação da Mão de Obra na Região”. A vereadora Patrícia Cherene (PTB) representou a Câmara de São Francisco de Itabapoana no encontro. Segundo a vereadora, durante a reunião foi criada a Câmara Técnica, uma comissão composta por vereadores e representantes de entidades como Firjan, Faetec e do Pronatec. Essa comissão irá aprofundar os estudos do tema.

Patrícia Cherene comentou ainda que o encontro abordou a necessidade das empresas em contratar mão de obra técnica especializada, mas que muitas dessas empresas encontram dificuldades em encontrar esse profissional. Com programas como o Pronatec e a própria Faetec tem aumentado o número de ofertas de cursos técnicos na Região Norte Fluminense, mas mesmo com esses avanços as empresas ainda encontram dificuldades na contratação. Patrícia disse que essas dificuldades foram apontadas na reunião, entre elas: a evasão nesses cursos, ou seja, muitos começam e desistem, além da necessidade de nas escolas e dentro das famílias os jovens receberem mais informações e incentivos para optarem pela carreira técnica. A qualificação da força de trabalho é considerado um dos grandes desafios da economia brasileira para a próxima década, e optar pela carreira técnica pode se tornar uma porta de entrada mais rápida para jovens no mercado de trabalho.

Também participou da reunião o Vereador Fabinho do Estaleiro, além de outros vereadores da Região, participaram da reunião a deputada estadual Clarissa Garotinho e representantes do IFF, UFF, Faetec e Uenf.

A vereadora Patrícia Cherene
representou a Câmara de SFI
O Parlamento Regional é presidido pelo vereador presidente da Câmara de Campos, Edson Batista. Além de Patrícia Cherene, representam a Câmara de São Francisco no Parlamento Regional os vereadores Claudinho Viana (PSC), que preside o Legislativo Sanfranciscano e Marquinho de Santo Amaro (PR). Compõe o Parlamento as Câmaras de Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, São Fidélis, São João da Barra, Quissamã, São Francisco de Itabapoana, Campos e Macaé.

Ao final ficou acordado que São Francisco de Itabapoana sediará a próxima reunião do Parlamento Regional, no dia 27 de abril, com o tema “Agricultura”.

Fotos: Facebook Câmara de Campos

Nenhum comentário: