segunda-feira, 10 de março de 2014

Incidente no Porto de Santos atrasa saída de Cruzeiro com turistas de São Francisco de Itabapoana


  
O Blog do Paulo Noel tomou conhecimento de um incidente ocorrido no Porto de Santos com o Navio de Cruzeiro MSC Magnifica, o que provocou atraso na partida rumo ao Uruguai e Argentina. No cruzeiro de sete dias há um grande grupo de moradores de São Francisco de Itabapoana que lotou três ônibus em excursão rumo a Santos. Segundo o site A Tribuna de Santos, um cabo de amarração prendeu acidentalmente na hélice do navio, mas, felizmente, o problema foi solucionado.

Previsto para partir às 18h30 deste domingo, 09-03, a embarcação deixou o Porto de Santos somente às 3h30 da madrugada desta segunda-feira, com 10 horas de atraso. A primeira parada, prevista para acontecer às 13 horas desta terça-feira (11) em Punta Del Este, no Uruguai, deve atrasar, e até mesmo o roteiro pode ser alterado. No momento desta postagem o Navio passava pela costa de Santa Catarina, como se vê aqui no site da MSC Cruzeiros. O fim da viagem está programado para domingo, 16-03, quando o MSC Magnifica estará de volta a Santos.

Uma moradora de São Francisco de Itabapoana disse em seu Facebook que acordou durante a madrugada no momento em que o navio finalmente deixava o Porto de Santos. “Exatamente às 3h30 da madrugada fomos acordadas com o navio zarpando. Vamos que vamos em direção a Punta Del Leste e que Deus nos acompanhe”.

O Blog do Paulo Noel quer tranquilizar todos os familiares dos turistas de São Francisco de Itabapoana. Foi apenas um incidente que atrasou a partida e não deixando feridos, nem tão pouco danos à embarcação.  É mais história para contar na volta.

Confira a reportagem completa extraída do site A Tribuna de Santos:

Com problemas na propulsão, MSC Magnífica atrasa saída do Porto de Santos em 10 horas

De A Tribuna On-line
*Com informações de José Claudio Pimentel

Agentes da Polícia Federal e guardas portuários 
permaneceram de prontidão durante esta madrugada
Um cabo de amarração preso acidentalmente na hélice do MSC Magnífica fez com que o navio atrasasse em 10 horas, entre a noite de domingo e a madrugada desta segunda-feira, a saída do Porto de Santos. O incidente não deixou feridos ou maiores danos na embarcação, mas assustou os mais de 3 mil passageiros que estão a bordo. Mergulhadores foram acionados e a água turva do Canal do Estuário prejudicou os trabalhos.

Oficialmente, a companhia trata o caso como uma "manutenção programada". Manutenção, esta, que ocasionou por pelo menos três vezes (17h30, 20h30 e 00h10) o adiamento da saída do navio do cais do Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini, administrado pelo Concais. O fato é que, às 3h34 desta segunda-feira, com o prático já no comando, o Magnífica finalmente seguiu viagem.

O prático é aquele profissional, habilitado pela Marinha do Brasil, responsável por conduzir e fazer as manobras das embarcações de grande porte dentro do Porto de Santos.

Entretanto, A Tribuna apurou com passageiros, tripulantes e trabalhadores portuários em terra que o atraso ocorreu devido a complicações na primeira manobra de desatracação, marcada para ocorrer no final da tarde de domingo. Uma corda utilizada para prender a embarcação ao cais foi, acidentalmente, sugada pela hélice - fazendo que o navio perdesse, imediatamente, a propulsão.

A partida foi, então, cancelada e mergulhadores foram acionados emergencialmente para tentar recolher a amarra e desprendê-la da pás da hélice. A falta da claridade do sol e  a água turva do Estuário dificultaram o trabalho das equipes, que só obtiveram sucesso no começo da madrugada. O Magnífica então precisou entrar na fila da Praticagem de São Paulo, que realizava as manobras de navios cargueiros naquele momento.

Imagem foi feita às 17h30, na 1ª saída prevista
Angústia e falta de informação

"Adiaram a partida três vezes e a falta de informação deixa todo mundo nervoso", contou no início da madrugada desta segunda-feira, de dentro do navio, a diretora de vídeos Renata Ruffato, de 42 anos. Da capital paulista, ela está junto com a família (18 pessoas, ao todo) para comemorar o aniversário de 70 anos do pai. "Garantem que vão conseguir cumprir o roteiro, mas há pessoas que não querem mais ficar".

Ainda segundo Renata, a equipe de bordo da MSC informou aos passageiros – por meio dos alto-falantes – que a partida inicial do navio (17h30) teve que ser adiada por "problemas operacionais" e que, portanto, a desatracação teria que ser remarcada para ocorrer às 20h30. "Nada aconteceu. Já passa da meia noite, o horário da terceira saída programada (00h10), e nada por enquanto".

"Durante o jantar, tinham barcos em volta e agora não tem mais nada. Depois de muitos questionamentos, anunciaram no alto-falante que a saída seria prevista pra meia noite. São 2h30 e o navio permanece desligado", disse o garçom da embarcação, Pedro Hemmel. Ele, que é santista, afirmou que a tripulação de serviços (terceirizada) também não era informada dos acontecimentos.

Os barcos de que Pedro fala eram justamente aqueles que trouxeram os mergulhadores para retirar a corda presa na hélice do navio.

"Manutenção programada"

A assessoria de comunicação da MSC limitou-se a dizer que a embarcação enfrentou problemas "técnico-operacionais", mas que está em segurança com os mais de 3 mil passageiros que estão a bordo – além deles, há mais de 1 mil tripulantes. A companhia disse que a Marinha do Brasil não precisou ser acionada, mas a informação ainda não foi confirmada pela Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP).

Por meio de nota, a empresa informou oficialmente que o atraso na partida do MSC Magnifica do Porto de Santos “foi devido a uma manutenção programada que demorou mais que o previsto. Após a saída do navio, será avaliado o melhor roteiro possível tentando respeitar ao máximo o itinerário original. A companhia fica à disposição para quaisquer esclarecimentos”.


A viagem prevista para iniciar na tarde deste domingo, marcada para ocorrer durante sete dias, tem escalas agendadas para ocorrer em Punta del Este, Montevideo, no Uruguai, e Buenos Aires, na Argentina. Inicialmente, a MSC informou que primeira parada (Punta del Este) havia sido cancelada, mas voltou atrás em seguida. Ainda não há informações sobre qualquer outra alteração no roteiro.

Barco de apoio com mergulhadores que trabalharam para retirar 
o cabo preso na hélice. (Foto André D. do Face Viver em Santos)

Nenhum comentário: