quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Água escura fornecida pela Cedae provoca transtornos em São Francisco

CDL de SFI prepara abaixo-assinado para encaminhar ao Ministério Público.

Mesmo após uma equipe da CEDAE realizar um serviço no dia 29 de julho deste ano em São Francisco de Itabapoana de limpeza de tubulações e reservatório da cisterna da caixa d’água em Santa Clara, a água fornecida pela empresa no município é essa da foto. Infelizmente estamos em outubro e ainda o município não teve o problema solucionado.

A CDL – Câmara Dirigentes Legistas - preparou um abaixo-assinado e está pedindo a população que assine. Segundo Romário Teixeira Bernardo, presidente da CDL – o abaixo assinado será entregue ao Ministério Público e uma cópia encaminhada à direção da empresa no Rio de Janeiro. “Pedimos a todos que assinem. Não podemos continuar com a água que está sendo fornecida”, disse Romário.

O representante da CEDAE explicou ao Blog que na Região da Muritiba existem cinco poços artesianos, cada um com uma profundidade de 210 metros, água de boa qualidade e suficiente para abastecer toda a cidade e praias.

O técnico explica o porquê da água chegar com a coloração escura às torneiras. “A água captada na Muritiba é de boa qualidade, porém, em contato com o ar ela fica oxidada, com aquela cor escura. Por isso a gente utiliza um produto para deixá-la clara. Não pode haver falha humana, caso contrário prejudica a qualidade da água”, diz.

O blog indagou do técnico se existe algum projeto da CEDAE para implantação de uma estação de tratamento captando água direto do Rio Paraíba. Ele disse que é possível, porém não próximo à Muritiba. Para construir uma estação de tratamento no Rio Paraíba, não pode ser na Muritiba, onde a água do Rio Paraíba já está tendo a influência de água salgada jogada pela maré, vindo do mar, na Foz do Pontal em Atafona, que deixa a água salobra. Existe um estudo de se fazer um projeto de uma estação de tratamento mais acima, próximo a Campo Novo de Cacimbas”, disse.

Comentário do Blog

Conversamos  com o gerente Mário Antônio da CEDAE de SFI. Ele disse que uma máquina irá retirar todo a sujeira dos canos e que pode levar algumas semanas. Disse que está convencido de que o problema da água em SFI tem solução e que num curto prazo de tempo, não soube precisar, os sanfranciscanos estarão recebendo a água clara. Conhecemos o Mário é nosso companheiro de Rotary e sabemos que ele está fazendo o possível e o impossível para resolver esta questão.

Ele disse: "A água só chega nesta coloração, quando acontece uma interrupção no abastecimento por conta de falta de energia na Muritiba, onde estão as bombas de captação". O Blog acredita e tem esperança que o caso tenha uma solução, embora os moradores estejam céticos.

Nenhum comentário: