quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Novembro azul: nesta sexta na praça de São Francisco campanha de prevenção ao diabetes

Campanha liderada pela voluntária Marta Cordeiro alertará a comunidade da importância da prevenção ao diabetes que marca o novembro azul nesta sexta, 21, na Praça de São Francisco de Paula. Haverá, numa tenta montada no centro da Praça, orientação médica e teste de glicemia com apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

Além disso, profissionais voluntários de diversas áreas da saúde estarão presentes realizando exames e encaminhando as pessoas para acompanhamento ou tratamento caso seja necessário.

A doença
O diabetes é uma doença crônica e faz com que o organismo não produza insulina ou não a utilize adequadamente. A insulina é um hormônio necessário para transformar o açúcar, o amido e outros alimentos na energia que precisamos para nosso dia a dia, o que se traduz num aumento dos níveis de glicose (açúcar) no sangue.

Os principais sintomas do portador de diabetes são: muita sede; urinar muito, especialmente à noite; ter fome excessiva; sentir-se cansado; perder peso; visão borrada e infecções urinárias. Mas, lembre-se que também é possível o portador não apresentar nenhum desses sintomas.


Marta Cordeiro falou sobre o novembro azul de prevenção ao diabetes em entrevista ao jornal São Francisco é Notícia desta quarta-feira, 19. 

Nenhum comentário: