quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Obras da Ponte da Integração seguem em ritmo acelerado


Governo quer inaugurar no próximo mês de dezembro. Será que consegue?



Apesar de o governador Luiz Fernando Pezão ter anunciado que inaugura a Ponte da Integração em dezembro o VNOTÍCIA em visita as obras de construção da Ponte da Integração que ligará os municípios de São João da Barra a São Francisco de Itabapoana observou que ainda tem muito trabalho pela frente.


“Percorremos toda a estrutura da obra, no meio do Rio Paraíba e constatamos que as obras estão atrasadas”, disse o diretor do VNOTÍCIA, Paulo Noel.

Nossa equipe foi recebida pelos engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) Ivan do Amaral Figueiredo e Walquíria e da PREMAG, José Roberto Rocha, empreiteira responsável pela obra. 

Para Ivan do Amaral Figueiredo a obra será entregue. Otimista, o engenheiro do DER-RJ informou que a partir desta quarta-feira, 7, a Enel Distribuidora  começaria os trabalhos de substituição da rede de energia de alta tensão por uma rede subterrânea na RJ-194, onde está a cabeceira da ponte do lado de São Francisco de Itabapoana.

“As tubulações da rede de alta tensão estão prontas e aterradas. Com a rede subterrânea ligada, o trabalho será acelerado do lado de SFI”, disse.

Os engenheiros exibiram ao VNOTÍCIA, o projeto geométrico horizontal do acesso norte à estrada RJ-194 do lado de São Francisco de Itabapoana. Esta estrada é a que liga Campos a praia de Gargaú.

Neste trecho da Ponte da Integração na RJ-194, a estrada será interditada definitivamente. Nesta quarta-feira, 07/11, o DER-RJ começou, também, a construção de um desvio até que seja concluído o trevo previsto no projeto geométrico de acesso a ponte.

“Quando a obra estiver pronta. os carros não vão passar por baixo da ponte na RJ-194. Será construído um trevo de acesso”, disse a engenheira do DER,  Walquiria.

Pelo lado de São João da Barra, a construção do acesso a BR-356 está na fase de terraplanagem com a formação de uma elevatória por onde passará a estrada que ligará a ponte ao trevo do Porto do Açu.

“No meio do Rio Paraíba do Sul, ainda tem muito trabalho a ser feito.  Pezão, nas reuniões de transição com o governador eleito Wilson Wetzel terá que apelar para que as obras tenham continuidade. Isso porque, o prazo está muito apertado para que seja concluída em dezembro”, ponderou o diretor do VNOTÍCIA.

O engenheiro Ivan do Amaral disse que aproximadamente 40 homens, distribuídos entre a concretagem dos pilares e o assentamento da superestrutura da ponte trabalham no projeto. Aproveitando o período de baixa do Rio Paraíba do Sul, o DER informou que está intensificando os serviços para cumprir o prazo de entrega prometido pelo governador Pezão.

“Estamos precisando de mão-de-obra. Temos 20 vagas para armador e carpinteiros. Os trabalhadores devem procurar no canteiro de obras o engenheiro José Roberto Rocha”, informou o DER.

A Ponte da Integração terá 1.344 metros de comprimento, por 16,20 metros de largura, segundo projeto do DER, e está orçada em R$105.789.109,67. A ponte vai encurtar cerca de 80 quilômetros a distância entre os dois municípios.

Segundo o DER, a obra será fundamental para incrementar o escoamento de produção além do acesso de visitantes às diversas praias de São Francisco de Itabapoana e de São João da Barra, promovendo o fluxo turístico e gerando novos empregos. Será também um importante canal do Porto do Açu com a BR-101 e o aeroporto Bartolomeu Lisandro em campos.

Agora é torcer para que a Ponte da Integração não tenha o mesmo fim da Ponte Alair Ferreira.

Fonte e fotos: VNOTÍCIA













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