sexta-feira, 22 de março de 2019

Mar avança em Guaxindiba e derruba 15 árvores e três postes

Previsão de ciclone no ES deixa SFI em alerta; dois trechos da Avenida Atlântica foram interditados.

O avanço do mar, que provocou apreensão a moradores de Atafona e Açu, em São João da Barra, também vem provocando estragos na Praia de Guaxindiba. Até o final da tarde desta sexta-feira, 22, a Secretaria Municipal de Defesa Civil já havia contabilizado a queda de três postes e 12 árvores da espécie Casuarina na Avenida Atlântica.


Segundo o secretário Ilzomar Soares, foi emitido um alerta às 18 horas para que os barcos de pesca fiquem em terra devido ao risco de ressaca do mar e ondas grandes. No mesmo alerta, a Defesa Civil Municipal chama a atenção para a possibilidade de os efeitos do ciclone tropical, previsto para atingir a costa do Espírito Santo, serem sentidos também em São Francisco de Itabapoana.


“Estão previstos ventos mais intensos a partir de hoje (sexta) à noite até domingo (24), com rajadas entre 50 e 60 km/h em São Francisco de Itabapoana”, alertou Soares. Ele explicou ao VNOTÍCIA que o mau tempo, associado à maré equinocial, considerada a maior do ano, está intensificando o avanço do mar.

“Além de emitir o alerta, nós interditamos dois trechos da Avenida Atlântica, perto do Campo de Fiinho e no trecho próximo à Vazante (Boca da Barra). Devido ao risco de queda de mais árvores. Uma casa de veraneio também foi interditada, devido a um pequeno risco de uma árvore cair sobre o imóvel”, disse o secretário.


O imóvel interditado está fechado, o que indica ser uma casa de veraneio. Ainda de acordo com o secretário, para que o Poder Público retire a árvore com segurança é preciso aguardar a maré baixar.


Maré equinocial

A Maré Equinocial é a que ocorre nos períodos de equinócio, em Março e em Setembro, quando o Sol cruza o plano equatorial terrestre. Ocorre nas transições do verão para o outono e do inverno para a primavera. Nestas ocasiões a amplitude da maré é máxima.


Alerta da Marinha

O alerta para a possibilidade de um ciclone tropical foi feito pelo Centro de Hidrografia Marinha (CHM) em parceria com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe). O órgão explica que o sistema ocorrerá principalmente no oceano, associado a uma chuva intensa, "com volumes significativos e ventos intensos, com rajadas", podendo chegar a até 89 km/h.


Não está descartada a possibilidade de que os ventos atinjam também a costa do Rio de Janeiro, além da Bahia e do Espírito Santo. A Marinha e o Inpe acompanharão toda a formação do sistema nos próximos dias, com informações pelas redes sociais.


Como se forma um ciclone

Ele é formado através de um sistema rotativo e organizado de nuvens e tempestades que se originaram em águas tropicais ou subtropicais.

Quando a velocidade dos ventos atinge 74 milhas por hora (119 km/ h) ou mais, ele é classificado como furacão, tufão ou ciclone tropical. As nomenclaturas mudam de acordo com a região do mundo onde a tempestade se origina.

Nenhum comentário: