terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Chegam a SFI três pás gicantes para o Parque de Energia eólica de Gargaú





Três pás eólicas transportadas de Fortaleza (CE) com destino ao Parque de Energia Eólica de Gargaú, em São Francisco de Itabapoana (RJ), chegaram ao município na manhã desta sexta-feira de Carnaval (24) e permaneceram nos caminhões prancha estacionados em uma área específica em frente a Praça dos Três Poderes, até o enaltecer.

O primeiro carregamento passando pelo Centro de São Francisco de Itabapoana ocorreu na madrugada desta terça-feira, 26, como parte da logística do transporte em função da complexidade no transporte desses equipamentos.

Segundo apurou a Rádio São Francisco FM e o VNOTÍCIA, o veículo alugado para esse transporte foi uma carreta especial de eixo móvel, que oferece mais facilidade para as manobras. As três pás eólicas de origem dinamarquesa, são de 40 metros de cumprimento e 9 toneladas cada. 

O presidente da Empresa Municipal de Trânsito de São Francisco de Itabapoana (EMTRANSF) coronel Eduardo Dias disponibilizou uma equipe de agentes para dar suporte logístico ao transporte.

As novas pás serão será utilizadas na substituição das torres que após 12 anos estão necessitando de manutenção.

Primeiro parque de energia eólica do Sudeste Brasileiro

Importante para o desenvolvimento e a construção de uma sociedade sustentável, a energia eólica tem custo competitivo e baixo impacto ambiental na implantação e operação. Primeira Central Geradora Eólica da Região Sudeste, o Parque de Energia Eólico de Gargaú tem capacidade instalada suficiente para abastecer uma cidade de 80 mil habitantes.

O parque ocupa uma área de 430 hectares, gera anualmente cerca de 70 GWh de energia e pertence à empresa Omega Energia.

Ao todo, 17 aerogeradores de 1,65 MW integram o empreendimento, cada um com 120 metros de altura. Os equipamentos, modelo V82 da fabricante líder do mercado mundial a VESTAS, sintetizam a busca pelo que há de mais eficaz e moderno na área de energia eólica.

A energia eólica é produzida a partir do movimento de hélices instaladas em torres, que acionam um gerador e produz corrente elétrica. Vários mecanismos como esse são ligados a uma central de transmissão de energia formando um parque eólico.



A quantidade de energia produzida por cada turbina varia de acordo com o tamanho das suas hélices e o regime de ventos na região onde está instalada. A Geração eólica não gera resíduos e necessita uma área bastante reduzida para a instalação dos aerogeradores.

O Brasil está entre os países de maior geração eólica e com o maior fator de capacidade, especialmente no Nordeste. Segundo o Ministério das Minas e Energia, em 2015, de 4% a 5% da matriz energética brasileira é composta por fonte eólica, assim como 35% dos projetos de geração em construção.


Nenhum comentário: