terça-feira, 13 de maio de 2008

Saúde Bucal – A porta de entrada para um corpo saudável.

Quem não admira um belo sorriso?
Dentes brancos, brilhantes, gengivas sadias e hálito fresco, são resultados de uma boa higiene oral, além de promover boa mastigação, deglutição, comunicação e ser esteticamente agradável, a saúde bucal, representa uma porção indivisível da saúde geral.
Como a saúde é indispensável para o bom funcionamento de qualquer atividade e a saúde bucal interfere diretamente em todo bem-estar do indivíduo, associar saúde geral com os cuidados bucais é fundamental.
A boca é um meio pelo qual nos comunicamos e expressamos nossos melhores (e piores) sentimentos. Poder sorrir quando estamos felizes, não trincar os dentes quando estamos nervosos, não deixar de escová-los quando estamos tristes ou ansiosos é ter saúde bucal. Uma boa interação do corpo e da mente reflete na promoção dessa saúde.
Manter o equilíbrio dos componentes da cavidade oral é importante para evitar o aparecimento de doenças, como a cárie, doença periodontal, além de dores de cabeça, coluna, e até mesmo doenças cardiovasculares.
A quebra desse equilíbrio influencia diretamente a quantidade e qualidade da microbiota bucal, levando não só a problemas dentais e gengivais, mas sim, fazendo com que todo organismo e órgãos vitais não funcionem perfeitamente.
A ingestão de 8 copos de água por dia, por exemplo, mantém o fluxo salivar e o pH equilibrados, garantindo uma limpeza fisiológica da boca.
Evitar alimentar-se entre as refeições principais, pois geralmente não são seguidos de higienização adequada e dificultam o reestabelecimento do pH satisfatório na cavidade oral, pode ser uma outra medida adotada para manter o equilíbrio bucal.
A qualidade dos alimentos é importante. Quanto mais pegajoso, maior é o tempo de permanência na cavidade oral, maior é seu potencial cariogênico. Portanto, evite o consumo de biscoitos recheados, balas, caramelos, etc. Além, de uma higienizaçao adequada, utilizando escova dental de cerdas macias compatível com a arcada dentária e creme dental fluoretado pelo menos três vezes ao dia, o uso do fio dental e limpador de língua, também deve ser associado, pelo menos uma vez ao dia. Os enxaguatórios bucais só devem ser usados em casos específicos recomendados pelo dentista.
Portanto, a preocupação individual com o cuidado adequado dos dentes e as consultas periódicas ao dentista garantem que esses elementos dentários durem a vida inteira. Independente da idade, pode-se ter dentes e gengivas saudáveis, garantindo assim, a promoção da sua saúde geral.
Seja você, alvo de admiração de um belo sorriso!
Drª Rina Silva Jassus
Cirurgiã Dentista
rinajassus@hotmail.com

Nenhum comentário: