sábado, 2 de agosto de 2008

Mutirão da próstata em SFI atende 375 homens



Segundo os médicos, cinco por cento dos pacientes atendidos estão com suspeita de inflamação na próstata.




A convite da Associação de Apoio aos Diabéticos de SFI, os médicos urologistas Edson Horvate, Waldir Simões e José Henrique Mariano da cidade de Campos dos Goytacazes, participaram do mutirão da próstata neste sábado, de 08:00 as 12:00 na sede da Ong no centro de São Francisco. O mutirão foi um sucesso e chegou a atender 375 homens. Porém, segundo os médicos, com um resultado indicando cinco por cento dos pacientes com suspeita de inflamações. Segundo o médico Edson Horvate o mutirão da próstata, na realidade, existe no Brasil inteiro. “A Sociedade Brasileira de Urologia estimula que os especialistas promovam campanha nesse sentido, visando fazer exames nas próstatas dos homens de mais de quarenta anos”. Para Dr. Edson, as campanhas de esclarecimento na mídia têm contribuído para reduzir o preconceito dos homens com relação ao exame bem como a prevenção do câncer da próstata. “Quanto mais espaço a gente tem nos jornais, no rádio e na tevê, para esclarecimento de que a próstata é um órgão sujeito a infecção, mais o homem se conscientiza de fazer seu preventivo” diz. Dr. Edson Horvate revela que as mulheres nesta questão de saúde, são sempre mais cuidadosas. Os homens sempre fugiram, preferindo esperar ter o sintoma para procurar o médico. “Quando a doença é diagnosticada logo no inicio, as chances de cura são de até noventa e nove por cento. Por isso, a importância desse mutirão”, diz. O médico José Henrique Mariano participou da campanha pela primeira vez. “Atualmente os homens procuram mais os consultórios, o que não acontecia há bem pouco tempo” disse. Dr. José Henrique revela que dentre as origens de câncer no homem, primeiro vem o câncer de pulmão, associado ao vício do tabagismo, e, em segundo, o câncer de próstata. “Por isso a importância do diagnostico precoce, que estará salvando vidas”, concluiu. Varias pessoas da comunidade participaram como voluntários da campanha. Foi servido a todos um lanche e, após o encerramento, os médicos e voluntários participaram de um almoço em Guaxindiba, no Bar do Noelson. Para a presidente da Associação de Apoio aos Diabéticos, Lenisia Cardoso, o mutirão foi um sucesso. “Lamento que após o encerramento, ainda compareceram cerca de 50 homens em busca do exame”, disse. Para Lenisia Cardoso, campanhas idênticas deveriam ser estimuladas pelos órgãos públicos de saúde, para facilitar a vida das pessoas. “Se o poder público não faz, sobra para as Ongs que, muitas vezes, não tem nenhum tipo de apoio das autoridades. Tudo fica por conta do apoio comunitário”, concluiu.

2 comentários:

Gargaú em Foco disse...

Publicação do Blog Gargaunews:
Folha da Manhã:
Dois dos três candidatos à Prefeitura de São Francisco de Itabapoana tiveram seus registros de candidaturas impugnados, na última quinta-feira, pelo juiz eleitoral Leonardo Cajueiro d’Azevedo. Fauazi Cherene (PDT) e Carlos Alberto Azevedo (PMDB) tiveram a impugnação pedida pelo Ministério Público Eleitoral, em razão de ação civil pública por improbidade administrativa que respondem junto com sete dos oito vereadores locais. Os dois devem recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O único registro deferido pela Justiça Eleitoral foi o da candidata Marcilene Nunes Daflon (PSB)....

Barrados, mas com as agendas mantidas.....

Unknown disse...

Caro Paulo Noel, tenho certeza absoluta e inequívoca de que de SÁBADO até agora outras notícias muito importantes foram alvo da imprensa e blogs campistas e que dizem respeito direto e imediato a nossa sociedade. Aguardo ansiosamente alguma matéria a respeito neste blog para que eu possa tecer minhas observações, que já tem algum tempo que não as faço. Um abraço, Alan.